Esportes radicais: o que são, urbanos, no ar, na água e mais!

Esportes radicais: o que são, urbanos, no ar, na água e mais!

Se você é adepto dos esportes radicais, ou deseja conhecer mais sobre as suas práticas, confira neste artigo algumas modalidades.


O que são os esportes radicais?

Várias pessoas na cidade praticando ciclismo

Esportes Radicais são aqueles que envolvem algum tipo de risco físico ou perigo e elevam a adrenalina, pois, devido a condições extremas como altura, velocidade e fortes emoções, o corpo humano libera esse hormônio capaz de gerar sensações incríveis de bem-estar.

Para realizar esportes radicais é indispensável o uso de aparelhos certificados, pois esse mecanismo é fundamental para garantir a segurança dos seus praticantes, além disso, antes de realizar esses esportes é necessário ter um bom condicionamento mental, corporal e uma alimentação saudável.

Apesar de todos os riscos que envolvem os esportes radicais, saiba que existem muitos benefícios, e alguns deles são o aumento da flexibilidade, tônus muscular, aumento da alegria, motivação, liberdade, além de diminuir o risco de doenças.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre algumas modalidades de esportes radicais, e entre elas estão os esportes urbanos, os do ar e os aquáticos, confira e aproveite para começar a planejar e praticar algum deles!

Esportes radicais urbanos

Os esportes radicais podem ser um caminho para o autoconhecimento onde os seus praticantes são capazes de encontrar deficiências e qualidades em si mesmo, que até então eram desconhecidas. Nesse sentido, ao escolher uma modalidade é importante que você tenha afinidade com ela, assim como ela te proporciona bem-estar. A seguir listamos alguns esportes radicais urbanos, confira!

Skate

Um skatista fazendo manobras com seu skate

O skate surgiu em meados de 1950 na Califórnia - Estados Unidos, e os seus inventores foram surfistas, que em períodos de maré baixa colocaram rodinhas em uma prancha de madeira e criaram o “surf de asfalto”. Entretanto, o esporte ganhou projeção mundial apenas em 1990, através do skatista Tony Hawk.

O skate é uma prancha da qual possui dois eixos, quatro rodas pequenas e rolamentos. Atualmente é um esporte radical bastante praticado, e essa modalidade consiste em realizar manobras equilibrando sobre a prancha e deslizar sobre o solo. Além disso, muitos praticantes consideram o esporte um estilo de vida.

Cicilismo

Pessoas andando de bicicleta

No Brasil, atualmente o ciclismo é um dos esportes radicais urbanos mais praticados, pois ele pode ser executado por quase todas as pessoas, e tem uma variedade enorme de modalidades. Além disso, o esporte é uma categoria fundamental no triathlon, esporte que une corrida, natação e ciclismo.

Algumas das modalidades mais populares do ciclismo são o Mountain Bike, uma das vertentes mais radicais da qual envolve muitas manobras arriscadas, obstáculos e saltos, e as suas competições são realizadas em trilhas de terra. O BMX, uma categoria que consiste em fazer manobras radicais, e o ciclismo de estrada, sendo a modalidade mais praticada, é considerada a mais tranquila.

Parkour

Homem fazendo Parkour

O parkour é um esporte radical idealizado por Georges Hébert e inspirado no estilo de treinamento militar francês. Essa modalidade consiste em utilizar elementos do meio urbano como obstáculos a serem superados, e o seu objetivo é encontrar meios diferentes e mais arriscados para fazer caminhos que as pessoas normalmente fazem andando.

Algumas técnicas utilizadas no esporte são os saltos, e entre eles existem diversos tipos como por exemplo, o Salto do Gato, que tem como objetivo se pendurar e ao mesmo tempo se segurar em alguma superfície. Além disso, o parkour exige técnicas específicas em rolamentos, equilíbrio, aterrissagem e no desmonte, quando o praticante se solta de uma superfície para outra.

Downhill urbano

Pessoa andando de bicicleta na cidade

O Downhill urbano é um esporte do qual usa a estrutura de uma cidade, sendo considerado radical e perigoso. Pois a sua prática consiste em atravessar corredores com corrimão, e saltar calçadas com uma bicicleta que em algumas circunstâncias chegam a velocidade de 70 quilômetros por hora.

O Downhill urbano surgiu no final da década de 1970 nos Estados Unidos, e em 2000 ficou popular por conta de uma apresentação em um evento em Lisboa — Portugal. Já no Brasil, o esporte começou a ganhar espaço em 2003, devido a eventos no litoral paulista, nas famosas Escadas de Santos, que conta 4 com 17 degraus e 650 metros de extensão.

Rapel

Vista de uma mulher na montanha amarrada por cordas praticando Rapel

O Rappel é uma palavra que em francês significa recuperar ou chamar, e foi utilizada para batizar a técnica de descida com cordas. O Rapel é um esporte radical com influência do alpinismo, e tem como o objetivo descer paredes, vão livres e edifícios.

Além disso, o esporte tem algumas categorias, sendo elas o Rapel Positivo, o Rapel Negativo ou Salvamento com Rapel. Para praticar essa modalidade é necessário o acompanhamento de um profissional, bem como o uso de equipamentos de segurança como cadeirinha, fitas solteiras, mosquetão de aço e alumínio, capacetes, luvas, freio 8, e é claro: as cordas!

Slackline

Uma pessoa se equilibrando em uma corda amarrada em duas árvores

Atualmente, o slackline é um esporte que vem sendo muito praticado nas praias e ruas do Brasil, e a sua prática consiste em executar movimentos estáticos ou dinâmicos sobre uma fita estreita e flexível de nylon ou de poliéster presa em dois pontos fixos. Entre as suas modalidades estão o longline, highline, jumpline, waterline, entre outras.

Considerado um esporte completo por trabalhar todo o corpo, o slackline teve origem nos Estados Unidos em 1980 e a sua prática alia a resistência física, consciência corporal e concentração. Além disso, a modalidade contribui para o aperfeiçoamento de outros esportes como o skate, corrida, escalada e o surf.

Esportes radicais no ar

Os esportes radicais praticados no ar são capazes de proporcionar doses extremas de adrenalina, além de dar um sentido ainda mais especial para sua vida, bem como potencializar emoções únicas e causar uma paixão de longa data aos seus praticantes. Conheça a seguir, algumas modalidades incríveis e se apaixone!

Paraquedismo

Quatro pessoas fazendo paraquedismo

O Paraquedismo é um esporte radical onde o praticante da modalidade salta em queda livre de um avião com uma velocidade entre 200 e 350 quilômetros por hora e em um determinado momento abre um paraquedas do qual diminui a velocidade e possibilita o pouso. Os primeiros saltos de paraquedas foram registrados em 1878, e as primeiras pessoas a realizar os saltos foram André-Jacques Garverin e a sua esposa.

Entretanto, o esporte só foi reconhecido nos anos 50, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Para praticar o esporte é necessário ter mais de 18 anos, passar por um exame médico, além de fazer um curso teórico e prático por uma escola certificada pela Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Arvorismo

Duas pessoas praticando Arvorismo

O arvorismo é um esporte radical recente do qual proporciona muita aventura e bastante contato com a natureza. Desse modo, a prática consiste em fazer travessias de um percurso suspenso e com vários tipos de obstáculos montados entre as copas das árvores utilizando equipamentos como cordas e cabos de aço.

O esporte é acessível para todas as idades, e pode ser praticado como lazer ou como competição esportiva. Para praticar o arvorismo não é necessário ser atleta, ter bom condicionamento corporal ou experiência, basta ter vontade de superar as limitações e coragem.

Asa Delta

Vista de um homem praticando Asa Delta e abaixo árvores

A Asa Delta é uma modalidade muito popular entre os esportes radicais praticados no ar, principalmente em locais com montanhas e precipícios. Nesse sentido, ao contrário do paraquedas, para voar de Asa Delta não é necessário saltar de um avião.

Ao saltar de Asa Delta os praticantes podem voar de forma livre, desde que tenha raios solares suficientes e ventos favoráveis, e apesar de ser um esporte famoso por provocar adrenalina, a Asa Delta é um esporte bastante tranquilo, e promove uma enorme sensação de bem-estar ao flutuar no céu entre os pássaros. Para praticar é necessário ter algumas instruções e treinamentos básicos.

Base jump

Alguém praticando Base jump na cidade

O Base jump é um esporte no qual o praticante salta de locais totalmente inusitados como prédios, penhascos ou pontes, e para quem curte muita aventura e adrenalina, este esporte é ideal. Mas atenção, o Base jump tem alto risco de morte ou acidentes, por isso é proibido em muitos países.

No Brasil o Base jump não é muito popular quando comparado aos Estados Unidos e Suíça, sendo que o primeiro salto no país aconteceu em 1993 pelo americano Mark Hewitt. Para praticar essa modalidade, além de muita coragem também é necessário utilizar wingsuit e paraquedas, e para começar, o esportista deve ter saltado de paraquedas pelo menos 100 vezes.

Balonismo

Um lindo balão no céu

O balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente há cerca de dois mil anos, sendo que no Brasil a primeira tentativa de voo foi no ano de 1709, pelo Padre Bartolomeu Gusmão. O balonismo é um esporte capaz de proporcionar ao praticante uma sensação de flutuar no céu e cada vez mais tem ganhado adeptos em todo o mundo.

Um balão médio geralmente mede 26 metros de altura, e tem capacidade para levar até 3 pessoas, e pode sobrevoar até 3 horas. Confeccionado em tecido anti-chamas, 2 maçaricos e alimentado por gás propano, flutuar de balão pode provocar sensações únicas, além de vistas panorâmicas em 360°.

Parapente

Pessoas no céu com paraquedas praticando Parapente

O parapente é uma modalidade esportiva de voo livre, sendo uma mistura de paraquedas e asa delta, e pode ser praticada tanto para recreação quanto para competição esportiva. Sendo que para a sua prática são necessários alguns equipamentos como paraquedas reserva, óculos de sol, capacete, bota de voo, além de acessórios como GPS e variometro.

Criado em 1978 na França para servir de treino para paraquedistas na precisão de aterrissagem sem necessidade de utilizar um avião, o voo de parapente é dinâmico, e o piloto pode controlar a direção, bem como voar por períodos longos quando as condições do tempo estiverem favoráveis.

Wingsuit

Alguém no céu praticando Wingsuit

O Wingsuit é um macacão com asas utilizado por paraquedistas para práticas de voos de alta performance e com altas doses de adrenalina. O esporte consiste em uma queda livre, e o macacão utilizado na modalidade aumenta o tempo de duração de um salto de 50 segundos para uma média de 3 minutos.

Esse esporte é ideal para aqueles que têm vontade de voar como os pássaros, e se a asa-delta, o parapente ou paraquedas não enchem os seus olhos nesse sentido, não perca mais tempo e experimente o wingsuit.

Esportes radicais aquáticos

Os esportes aquáticos radicais trazem muitos benefícios como por exemplo, o aumento da confiança, ganho de força muscular, aumento da resistência, além de uma enorme sensação de bem-estar, paz, felicidade e integração com a natureza. Confira algumas modalidades a seguir e se inspire para começar a praticar esportes radicais aquáticos.

Surf

Um surfista pegando uma onda

Não se sabe ao certo quando surgiu o surf, pois há poucas histórias acerca do assunto, entretanto alguns historiadores defendem a ideia de que o esporte surgiu nas Ilhas Polinésias quando alguns moradores saiam para pescar, e para voltar mais rápido à terra deslizavam seus barcos nas ondas.

No ano de 1778, James Cook chegou ao Havaí e teve a ideia de levar o esporte para a Europa, sendo que na década de 50 que o esporte ganhou muita popularidade nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia. Atualmente o esporte é bastante popular no Brasil e o acessório principal para a sua prática são as pranchas, disponíveis em diversos tamanhos e formatos.

Bodyboard

Vista de cima de um homem praticando Bodyboard no mar

O Bodyboard é um esporte radical dinâmico praticado sobre as ondas do mar e consiste em o esportista deslizar sobre a água do mar, curva ou face em direção da areia, e durante muito tempo a prática foi conhecida por morey boogie por causa de Tom Morey, o inventor da prancha.

Assim como o surf, o bodyboard é um esporte praticado no mar, e nesse sentido, o uso de trajes de neoprene é ideal para que o praticante não sinta frio. Além disso, alguns praticantes de Bodyboard utilizam pés de patos com objetivo de adquirir uma propulsão maior e controle da prancha.

Rafting

Várias pessoas em um barco praticando Rafting

O rafting é um dos esportes radicais mais praticados na água, sendo que essa modalidade garante boas doses de adrenalina e emoção. O rafting consiste em atravessar com botes infláveis obstáculos naturais como quedas d’água, pedras, corredeiras, ondas grandes e pequenas, além de redemoinhos.

Durante o trajeto a atividade deve ser coordenada sempre por um responsável e pode ser executada por equipes de quatro a doze pessoas, a depender do tamanho do bote. Além disso, é necessário o uso de equipamentos de segurança como remos, coletes de flutuação, capacete e sacos de estanque.

Canoagem

Várias canoas na beira de um rio

A canoagem é um esporte praticado com caiaque ou canoa, e devido a sua organização e tradição, a modalidade é considerada como uma das principais categorias dos esportes olímpicos. A canoagem surgiu na Groenlândia, na época em que as canoas eram utilizadas por esquimós como veículo de trabalho e pesca, e foram desenvolvidas pelos povos nativos da América do Norte.

No Brasil, o esporte é regulamentado pela Confederação Brasileira de Canoagem desde 1988, sendo um esporte bastante popular. A modalidade também aproxima o homem da natureza, e segundo alguns especialistas, os adeptos desse esporte desfrutam de muitos benefícios físicos e psicológicos.

Kitesurf

Um homem na praia praticando Kitesurf

O Kitesurf é um esporte radical considerado uma mistura de surfe, windsurf e wakeboard, sendo bastante recente, e cada vez mais está se tornando popular no Brasil e no mundo. O Kitesurf é uma modalidade da qual utiliza uma prancha com suporte para os pés, além de uma pipa, com o objetivo de deslizar sobre a água ao ser puxada por ela.

Na prática, a pipa fica presa a um cinto no corpo do esportista, e ele se coloca sobre a prancha na superfície da água. Desse modo o vento impulsiona a pipa, fazendo a prancha deslizar sobre a água e o praticante geralmente sente uma incrível sensação de “voo”.

Wakeboard

Uma mulher praticando Wakeboard na água

O Wakeboard é uma variação do Surf que utiliza uma prancha idêntica a de snowboard, com botas conectadas a ela. Ao praticar a modalidade o esportista deve se manter em pé na prancha, e ao mesmo tempo se segurar em um cabo ligado a um barco, nesse sentido, o barco forma ondas e assim o praticante pode fazer manobras no ar.

Para praticar o Wakeboard, é necessário utilizar equipamentos como capacete e colete salva-vidas, seguir regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Wakeboard, bem como se inscrever na associação, além de assinar um termo de Responsabilidade assumindo reconhecer a natureza do esporte e os riscos da sua prática.

Mergulho

Quatro pessoas nadando no mar com equipamentos

O mergulho é um dos esportes praticados na água mais conhecido em todo o mundo, sendo considerado um esporte libertador, do qual possibilita um grande contato com a natureza e a vida aquática. Desse modo, essa prática é indicada para todos, e deve ser experimentada pelo menos uma vez na vida.

O Mergulho é um esporte que consiste em submergir na água, e existem muitas modalidades no esporte. As mais comuns são as recreativas, como o mergulho livre ou autônomo, mergulho de apneia, entre outros. Para praticar o mergulho com segurança é ideal utilizar equipamentos como cilindro de ar comprimido, regulador de pressão e snorkel.

Esqui aquático

Um homem no mar praticando Esqui aquático

A prática do esqui aquático é constituída de no mínimo duas pessoas, pois, enquanto uma pilota a lancha, a outra é puxada por uma corda com cerca de 18,25 metros. Além disso, o esporte demanda equilíbrio dentro da água a uma velocidade de 80 quilômetros por hora.

No Brasil os primeiros esquis aquáticos surgiram por volta dos anos 40 e 50, e nessa época o esporte era praticado com cada pé em um esqui, sendo que o seu progresso também era bastante limitado a algumas acrobacias. Atualmente o esporte é bastante popular e a sua prática trabalha a resistência e força.

Flyboard

Uma pessoa praticando flyboard no mar

O Flyboard foi inventado no ano de 2011 por Franky Zapata, e é um esporte cada vez mais difundido no mundo. A modalidade consiste em aproveitar a turbina do jet ski como uma bomba d’água para disparar uma pessoa que está sobre uma prancha, presa por botas semelhantes às que são utilizadas no wakeboard.

Para a sua prática são necessários equipamentos de segurança como colete salva-vidas e capacete, além de demonstrações e explicações feitas por um instrutor antes de iniciar as sessões, que geralmente duram cerca de 45 minutos.

Waveski

Vista da praia com duas pranchas azuis na areia

O Waveski chegou ao Brasil na década de 1980 através de uma prancha trazida da África do Sul por José Ramon do Amaral, e o esporte é composto por uma prancha grossa com um assento, quilhas, suporte para os pés além de cinto de segurança.

E em 1989 o esporte foi oficialmente reconhecido pela Confederação Brasileira de Canoagem, sendo incluído na categoria de Canoagem em onda. Entretanto, a categoria não caracteriza exatamente o esporte, pois, de acordo com os adeptos da modalidade, o Waveski é mais similar ao surf do que a canoagem.

Aproveite as dicas e comece a praticar um destes esportes radicais!

Um homem praticando Rapel

Neste artigo apresentamos alguns dos principais esportes radicais praticados em todo o mundo. Agora que você já tem opção de várias modalidades de esportes radicais que podem ser praticados tanto na cidade, como na água e no ar, é só escolher algum desses esportes incríveis, preparar o seu equipamento e deixar a emoção e a adrenalina tomarem conta.

Afinal, além desses esportes promoverem bastante adrenalina e emoção aos seus praticantes, eles proporcionam muito bem-estar, além de inúmeros benefícios para saúde, como melhora da resistência física, concentração, e muito mais!

Autor deste artigo

Nômade digital.
Produz textos para blogs e outras ferramentas de marketing e conteúdo.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos