Como limpar porcelanato fosco: encardido, como conservar e mais!

Como limpar porcelanato fosco: encardido, como conservar e mais!

Quer saber como limpar seu piso de porcelanato fosco, de modo fácil e rápido? Confira neste artigo, diversas dicas de como tirar manchas e conservar o piso.


Saiba como limpar o porcelanato fosco do seu ambiente!

Homem limpando o chão de porcelanato dentro de casa.

O porcelanato fosco é um piso muito bonito e que pode deixar qualquer ambiente mais elegante. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados durante a limpeza para que ele mantenha o seu aspecto sem ficar manchado e conserve a sua beleza por muito mais tempo. 

Felizmente, o processo de limpeza do porcelanato não é tão difícil quanto parece, desde que as dicas sejam seguidas e os produtos corretos sejam utilizados. Usando o método de limpeza indicado, é possível remover manchas de bebida, de gordura e até de caneta do porcelanato fosco. Além disso, o uso de produtos menos agressivos pode ser útil para a remoção de resíduos de produtos pós-obra. 

A seguir, veja como limpar porcelanato fosco de acordo com as manchas presentes no piso e adquira o melhor resultado possível, sem deixar nenhum resíduo de sujeira e nem retirar a camada que cobre o porcelanato, mantendo o piso sempre uniforme.

Como limpar porcelanato fosco

Mulher agachada com luvas de limpeza, limpando o porcelanato.

Existem diversas maneiras diferentes de limpar pisos de porcelanato fosco. A seguir, veja como retirar a sujeira caso eles estejam encardidos, após obras e também como realizar a limpeza comum, feita no dia a dia.

Encardido

O ideal para limpar um porcelanato fosco encardido é usar uma solução feita com água e detergente neutro. Já que o produto é eficaz para remover manchas superficiais e também a gordura impregnada no chão (principalmente se o piso estiver na cozinha). 

Já, se existem manchas mais difíceis de serem tiradas em seu piso de porcelanato fosco, vale usar um ingrediente caseiro bastante eficaz: o vinagre branco. Jogue o produto puro sobre as manchas que devem ser removidas e deixe que ele aja por cerca de 20 minutos. Depois, é só remover com um pano úmido. Se a sujeira persistir, use um produto específico para porcelanato fosco. 

Pós-obra

Antes de começar a limpeza das manchas de rejunte e resíduos de outros produtos pós obra, o ideal é retirar toda a poeira com uma vassoura e um pano úmido. Você também pode varrer e depois jogar água, puxando o excesso com um rodo. Depois, é só usar uma bucha ou um pano úmido e esfregar o porcelanato com cuidado, até remover os restos de rejunte.

Caso exista alguma mancha de tinta, use um solvente para removê-la com maior facilidade. Não se esqueça de enxaguar o piso com água logo em seguida. Você também pode usar um produto fabricado exclusivamente para a limpeza de porcelanatos, que costuma ser vendido em supermercados ou em lojas de materiais de construção.

No dia a dia

A limpeza ideal para remover sujeiras fáceis do piso de porcelanato e que pode ser feita no dia a dia, na qual consiste no uso de uma mistura de água e detergente neutro. No entanto, é necessário tomar bastante cuidado para evitar escorregar, já que o detergente pode deixar o chão bem liso. Primeiro, use a vassoura para retirar sujeiras simples e poeira.

Esfregue a mistura com uma vassoura de cerdas macias. Para finalizar a limpeza, use água em temperatura ambiente, puxe tudo com um rodo e finalize com um pano seco. Caso queira, você também pode adicionar um pouco de álcool ou vinagre branco à mistura (principalmente se o piso for de um tom mais claro).

Como tirar manchas do porcelanato fosco

Produtos de limpeza com esfregão e balde sobre a porcelanato.

Os pisos de porcelanato fosco (assim como de qualquer outro material) podem ficar um pouco manchados ao longo do tempo de uso. Para evitar que isso aconteça, siga as dicas a seguir.

Mancha de bebida

Bebidas podem ser um problema na hora de limpar o seu porcelanato fosco, já que algumas delas podem manchar o piso. Se você observou manchas de café, vinho ou outras bebidas fortes, pode usar uma mistura de detergente neutro ou saponáceo com água: ela pode ser suficiente para retirar toda a sujeira do piso.

Lembre-se de usar um pano limpo e macio para fazer a limpeza. Caso necessário, use uma escova com cerdas mais duras e esfregue o local levemente, até perceber que a mancha está saindo. Use um pano seco após a limpeza para evitar que outras sujeiras e poeiras grudem nele (principalmente se ele for branco).

Mancha de caneta

Embora seja um produto polêmico, já que pode manchar algumas superfícies. Um pouquinho de acetona pode ser usado para retirar manchas de tinta de caneta do porcelanato fosco. Para isso, basta molhar um algodão com um pouco do produto e esfregar com movimentos bem delicados.

Outro ingrediente que pode ser útil para a limpeza de manchas de caneta é o vinagre branco. O processo é o mesmo: use um algodão umedecido com a solução e esfregue a mancha até que ela comece a se dissolver. Não se esqueça de retirar a acetona ou o álcool com água e, depois, usar um pano macio para secar o local.

Mancha de gordura

A gordura costuma ser um empecilho para a limpeza de pisos e azulejos, principalmente os da cozinha. Se você cozinhou alguma fritura e gotículas gordurosas foram parar no chão, não se preocupe: é possível removê-las facilmente. Para isso, basta usar água morna e detergente neutro.

Para esfregar a mistura sobre as manchas de gordura, use uma escova ou uma vassoura, até perceber que elas estão saindo. Depois, é só finalizar com água em temperatura ambiente e um pano macio.

Cuidados para conservar o porcelanato fosco

Homem equipado com luvas e avental, limpando o chão da sala de estar.

Agora que você já sabe como limpar o porcelanato fosco e retirar manchas mais difíceis, veja também como conservar a superfície do piso sempre limpa e em bom estado. Confira, vários truques que são essenciais para uma boa manutenção do porcelanato.

Evitar cera

O porcelanato fosco, como o próprio nome já diz, não requer o uso de cera. Por isso, se você quer mantê-lo sempre em bom estado, evite usar o produto, já que ele pode manchar o chão ao invés de deixá-lo brilhando.

Se você quer limpar bem o porcelanato e deixá-lo com aspecto de novo, use sempre produtos indicados para esse tipo de piso, que podem ser encontrados em lojas de produtos de limpeza, materiais de construção, supermercados ou pela internet.

Não use produtos muito fortes

O porcelanato é um piso mais delicado mesmo quando é fosco e, por isso, é necessário evitar o uso de produtos muito fortes, como alvejantes, desinfetantes que não sejam diluídos em água, álcool puro em grande quantidade e outros do tipo. Sempre que estiver em dúvida sobre como limpar o seu piso, escolha produtos delicados.

A dica é sempre usar produtos indicados para superfícies foscas ou que são comumente usados, como o detergente neutro e o sabão líquido, ambos diluídos em água. Assim, você evita que o piso fique manchado ou que perca a sua cobertura devido aos produtos.

Não deixe a sujeira acumular

Realizar limpezas periódicas é a melhor maneira de evitar que o seu piso de porcelanato fosco (ou de qualquer outro material) fique manchado ao longo do tempo. Tente limpá-lo toda semana, ao menos duas vezes. Caso você não queira ter que lavá-lo com frequência, use um pano molhado em uma mistura de água e um produto de limpeza indicado.

Se o piso estiver na cozinha, limpe sempre após preparar refeições gordurosas ou com ingredientes que podem manchar o piso caso caiam nele. Você pode colocar tapetes próximos ao fogão para impedir que a sujeira caia no chão.

Não jogue os produtos de limpeza direto no piso

Não jogue os produtos de limpeza diretamente no piso. Sempre que possível, use um balde ou uma bacia com água para molhar bem o pano ou o esfregão, retirando o excesso de água logo em seguida.

O contato direto dos produtos de limpeza (principalmente dos que são mais agressivos) com o piso de porcelanato fosco pode fazer com que ele acumule manchas. Além disso, é importante sempre retirar qualquer resquício desses produtos usando água.

Use cerdas macias

Usar cerdas macias pode ajudar a impedir que o piso fique arranhado após a limpeza, o que também causa manchas e pode fazer com que ele acumule sujeira nas fissuras. Por isso, é importante evitar usar materiais muito abrasivos durante a limpeza e usar pouca força para esfregar as manchas e sujeiras do piso.

Caso não existe nenhuma mancha no seu piso de porcelanato fosco, mas somente poeira, use um pano de chão macio para remover a sujeira. Você também pode lavar o piso somente com água.

Limpar na hora

Derrubou bebida, comida ou alguma outra sujeira no piso de porcelanato fosco? Limpe na hora. Essa prática é ideal para impedir que o piso acumule sujeira com o tempo. Quanto mais as manchas se acumularem no piso, mais difícil a remoção delas e caso a limpeza exija o uso de produtos mais fortes para retirar a sujeira, eles poderão manchar a superfície do porcelanato.

A limpeza instantânea do piso pode ser feita usando um pano macio com água e detergente neutro ou até um pedaço de guardanapo úmido tudo depende do conteúdo que foi derrubado sobre o porcelanato fosco.

Não reaproveite o pano para cômodos diferentes

É importante não reaproveitar o mesmo pano para fazer a limpeza de cômodos diferentes. Isso porque os produtos que devem ser usados para limpar o porcelanato fosco podem diferir daqueles usados para outros pisos.

Sempre que possível, tenha um pano específico (e macio) para fazer a limpeza do porcelanato fosco. Já, se você precisa muito usar o mesmo pano, lave-o com detergente e água antes de usá-lo novamente.

Não deixe o sabão "agir"

Não deixe o sabão agir sobre o porcelanato fosco. Isso pode causar manchas. O ideal é esfregar o piso e, logo depois, enxaguá-lo usando água em abundância. Além de causar manchas no piso, deixar o sabão por muito tempo pode manter o piso escorregadio. Portanto, evite essa prática. O mesmo vale para outros produtos de limpeza, que podem agredir a superfície do piso, caso sejam deixados sobre ele por muito tempo.

Sobre o porcelanato fosco

Indivíduo polindo o chão com equipamento, próximo de um cone de aviso.

Existem algumas dúvidas sobre a textura do porcelanato fosco que podem ser facilmente respondidas e que estão relacionadas à ausência de brilho do piso. A seguir, confira algumas delas e saiba mais sobre esse tipo de piso.

Tem como polir porcelanato fosco?

Se você não gosta mais do aspecto fosco de seu piso de porcelanato, é possível polir a sua superfície. No entanto, o uso de cera não é recomendado para isso. O ideal é usar um pó para polimento de porcelanato, que deve ser diluído em água.

Após fazer a mistura com o produto, esfregue o piso em movimentos circulares. Você pode usar uma enceradeira para deixar o processo muito mais simples. Sempre que perceber que o seu porcelanato está ficando fosco, repita o processo.

Como recuperar porcelanato danificado

A recuperação do porcelanato fosco deve ser feita após uma limpeza completa no piso, acompanhada de uma impermeabilização e também da cristalização da superfície.

Você pode recuperar o seu piso por conta própria. No entanto, se o seu porcelanato estiver com muitos defeitos, pode ser que você precise contratar alguém para fazer o serviço e garantir o melhor resultado possível. Caso você queira mudar o aspecto do piso, pode usar o pó para polimento durante o processo.

Conheça também produtos de limpeza

Neste artigo te ensinamos a como limpar porcelanato fosco. E agora que você sabe essas dicas, que tal conferir alguns de nossos artigos sobre produtos de limpeza? Se tiver um tempo sobrando, não deixe de conferir abaixo!

Os 10 melhores panos de chão de 2022: EsfreBom, Scotch Brite e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1974

Procurando o melhor pano de chão para limpar a sua casa? Então fique com a gente para saber mais sobre os melhores modelos e dicas para uma compra certeira!

Os 10 melhores mops giratórios de 2022: da FlashLimp, Condor e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1570

Quer comprar o melhor mop giratório para a limpeza de sua casa? Descubra agora os principais pontos para decidir qual comprar e os principais modelos!

Os 10 melhores desinfetantes de 2022: Pinho Sol, Coala, Omo e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1887

Não sabe qual desinfetante escolher para sua casa? Aqui você descobre as fragrâncias e tipos ideais para cada cômodo, além de conhecer os 10 melhores de 2022!

Aproveite as dicas de como limpar e deixe seu porcelanato fosco conservado!

Conjunto de materiais e produtos de limpeza no chão.

Agora que você já sabe como limpar o seu piso de porcelanato fosco e mantê-lo sempre em bom estado, basta colocar as dicas em prática para evitar que ele fique com sujeira acumulada, manchas, arranhões ou até com infiltrações. Lembre-se sempre de evitar o uso de produtos abrasivos ou que possam comprometer a superfície do material. 

A limpeza do porcelanato fosco pode ser bem mais simples do que a dos porcelanatos com superfícies brilhantes, já que eles podem manchar com muito mais facilidade. Por isso, se você procura uma limpeza mais prática, invista em um piso do tipo, que costuma ser usado para áreas externas, mas também pode ser instalado dentro de casa.

Você pode encontrar pisos de porcelanato pela internet, em lojas de materiais de construção ou em lojas especializadas em pisos. Não se esqueça de pesquisar bem os preços, antes de escolher um dos modelos disponíveis que mais lhe agradar.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Pensando em adquirir um forno para pizza? Confira no artigo a seguir seus tipos, preços, funções extras, onde comprar e como limpá-los.


Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Quem não ama ter a casa sempre perfumada? Veja neste artigo as melhores opções de aromatizadores de ambiente disponíveis no mercado, seus preços e onde comprar!


As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

Quer comprar uma arara de roupas? Confira neste artigo uma lista com as 10 melhores de 2024, além de dicas para escolher o modelo ideal para você!


As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

Pensando em comprar uma pipoqueira elétrica? Confira neste artigo os melhores modelos de pipoqueiras de 2024 e veja como escolher qual combina mais com você!


Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Está em busca de um excelente licor? Confira a lista com os 10 melhores licores do mundo que separamos para você e como escolher o licor ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Treinos