Tipos de plantas medicinais: quais são, para que servem e mais!

Tipos de plantas medicinais: quais são, para que servem e mais!

Sejam plantas com fins estéticos ou com propriedades milagrosas, existem várias que melhoram a saúde. Confira algumas delas.


Tipos de plantas medicinais: fáceis de se cultivar em casa!

Plantas medicinais

A fitoterapia, tratamento realizado com plantas medicinais, tem se popularizado de uns anos para cá e sendo uma opção para aquelas pessoas que querem melhorar mas não querem fazer a ingestão de remédios. Optar por essa forma de cuidado traz vários benefícios para quem usufrui.

Mais do que ter uma melhora no problema em questão, também será possível levar uma vida mais saudável, já que ao invés de consumir produtos químicos estará utilizando elementos naturais. Isso, consequentemente, faz com que seja mais fácil economizar durante o período do tratamento, já que são mais acessíveis.

Contudo, por se tratar de um produto medicinal, é necessário passar com um médico para que ele recomende a medicação, não se deve realizar a ingestão sem que o profissional do ramo tenha recomendado. Um dos motivos para isso, é porque existem várias opções de plantas que podem ser benéficas.

Escolher a certa, é uma forma de conseguir ter o resultado desejado mais fácil. Neste artigo, apresentamos alguns dos principais tipos de plantas medicinais que são utilizados para fins médicos.

Quais são os tipos de plantas medicinais

Plantas e vegetais são ótimos para prevenção e tratamento de doenças. Não é à toa que essa tática costumava ser muito utilizada pelos antepassados. Dentre os vários benefícios que as plantas medicinais oferecem, tem um que pode ser considerado o mais vantajoso: o fato de que elas podem ser cultivadas em casa, evitando um gasto excessivo.

Capim-cidreira

Mudas de capim-cidreira

Uma planta nativa da Índia, o capim-cidreira pode ser considerado uma peça coringa, isso porque ele pode ser utilizado para várias coisas no dia a dia, inclusive para cuidados médicos. O mais comum de ser visto é o consumo do chá feito com essa planta. Entretanto, existe uma outra forma de aproveitar o capim-cidreira.

O óleo extraído dessa planta tem propriedades bactericidas, tornando-o um bom componente para tratar feridas, seja na forma de compressa ou unguentos. Algo bem comum de se encontrar por aí, é o cultivo do capim-cidreira em casa.

Para ter em sua residência, é necessário ter um recipiente de pelo menos 40cm. Caso opte pelo vaso, é preciso que as mudas tenham, aproximadamente, 50cm de distância.

Hortelã-pimenta

Mudas de hortelã

Se tem uma planta que é aliada da saúde, essa planta é o hortelã. Ele possui propriedades anti sépticas, anti-inflamatórias, anti espasmódicas, estimulantes, ou seja, basicamente você pode usar ele para tudo. Não é por acaso que é bastante comum o chá de hortelã ser receitado por alguém que está doente ou passando mal.

Essa planta, que pode ser usada como tempero ou como anfitriã, como em um suco, foi trazida para cá pelos japoneses. Sua pluralidade de benefícios fica ainda melhor ao descobrir que são fáceis de serem cultivadas, o que permite que você tenha um pezinho na sua casa para usar quando quiser.

Para tê-lo em casa é preciso uma muda, vaso e cuidados diários para que a planta continue boa e saudável e se possa utilizar os benefícios que ela oferece para nós.

Macela-do-campo

Mudas de macela-do-campo

A Macela-do-campo é uma das flores mais tradicionais de serem utilizadas pelos brasileiros. Isso porque ela tem propriedades medicinais que auxiliam no tratamento de doenças e sensação de bem-estar.

O fato de ser nativa da América do Sul faz com que seja mais fácil localizá-la por aqui e usufruir de seus benefícios, como: aumento da imunidade, aliviar dores, relaxar e auxílio em tratamentos respiratórios. Ela também pode ser cultivada em casa. Contudo, para isso será necessário ter um espaço adequado para ela, que consiste em: vaso, semente da Macela-do-campo e luz.

Cravo-da-índia

Cravos-da-Índia

Os Cravos-da-Índia são antigos conhecidos da população. Costuma ser constantemente utilizado na cozinha e ele também tem funções medicinais que marcam presença. É uma planta fácil de ser cultivada e não exige tanta atenção. Para o seu cultivo em casa é necessário optar por vasos largos e resistentes, já que a planta pode chegar até 5 andares.

Mais recomendado para tratamentos odontológicos, o óleo de cravo-da-índia auxilia no alívio das dores ocasionadas pelos procedimentos, entre eles o de extração. Há anos, essa planta tem sido utilizada na medicina de funções curandeiras.

Carqueja

Mudas de carqueja

Apesar de ser amarga, a carqueja é uma boa aposta para quem busca um produto que regule a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue e fortaleça o sistema imunológico. Tudo isso só é possível graças a sua ação anti-inflamatória e diurética.

Além desses benefícios que foram citados, há outras coisas que podem ser levadas em consideração quando se fala do consumo dessa planta medicinal, como: melhoria da digestão, combate a gases e ajuda no emagrecimento.

Assim como as outras que já foram apresentadas neste artigo, essa planta também pode ser cultivada em casa. O melhor de tudo é que, devido a versatilidade, você pode plantá-la onde achar melhor, seja em vasos, canteiros ou jardineiras.

Calêndula

Flores de calêndula

A Calêndula é mais uma daquelas plantas versáteis que podem ser cultivadas em casa. Se você não conhece ela por esse nome, provavelmente deve estar popularizado com um dos seguintes nomes: bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou verrucaria.

São vários os benefícios que essa planta oferece para quem a utiliza. Apesar de serem constantemente utilizadas para tratamento de pele, mais especificamente queimaduras e inflamações, também podem ter outras funcionalidades.

Segundo alguns estudos, a calêndula pode auxiliar na proteção do fígado, regular o nível de açúcar no sangue e ainda contribuir para o fortalecimento do sistema imune.

Pata-de-vaca

Muda de pata-de-vaca

As propriedades e benefícios encontrados na planta Pata-de-vaca são amplos. Vão desde o combate à diabetes até o emagrecimento. Ou seja, essa planta oferece vários benefícios para quem a utiliza.

Se você está se questionando no que ela ajuda, a gente apresenta para você. Combate à diabete, redução do nível de açúcar no sangue, redução de colesterol, diurético, emagrecedor, são alguns dos benefícios oferecidos, porém, ainda existem outros que podem ser observados.

Para ter a Pata-de-vaca em casa vai ser necessário ter um espaço para o seu plantio, isso porque ela cresce bastante. É uma planta adepta a climas quentes, sendo necessário contar com um solo rico em matéria orgânica para que se desenvolva saudável.

Erva-doce

Planta erva-doce

É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar das propriedades medicinais da erva-doce e até mesmo consumido essa planta, até porque, elas são bem populares. Mas, se você não sabe no que ela ajuda, não tem problema, a gente informa para você.

A erva-doce auxilia na gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dor de cabeça. Tudo isso porque possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e anti dispéptica. Ela também pode ser cultivada em casa. Mas, existem algumas instruções para isso, como, por exemplo, colocá-la em uma vaso e manter uma distância de aproximadamente 25cm entre uma e outra.

Babosa

Planta babosa

A babosa é bastante conhecida pelo seu benefício em produtos cosméticos. Contudo, não é só no cabelo que ela auxilia, pelo contrário, também é ótima para outras partes do corpo, principalmente pelo fato de ter propriedades anti inflamatórias.

O consumo da babosa costuma ser recomendado para alguns casos, como: anemia, artrite, dor de cabeça, dor muscular, queimaduras, feridas, gripe, insônia, pé de atleta, inflamações, prisão de ventre, problemas digestivos e outros, são várias as parte do corpo que essa planta consegue auxiliar.

Ela pode ser cultivada em casa, entretanto, é necessário escolher um espaço em que bata bastante luz solar, mais ou menos por 8h por dia. Seu solo precisa ser bem drenado, por isso, uma opção são aqueles arenosos ou argilosos.

Confrei

Planta confrei

Se busca uma planta medicinal com poder de cicatrizar, não pode deixar de apostar no confrei. Essa planta costuma ser constantemente recomendada por médicos para tratar inflamações, reumatismo, micoses, dermatites, espinhas, psoríase, eczemas, além do fato de ter ótimo poder de cicatrização.

É mais uma das opções de plantas medicinais que podem ser cultivadas em casa, o que faz com que o gasto com medicamentos seja menor. Para ter esse produto, é necessário se atentar a alguns fatos, sendo uma deles que o confrei gosta de sol pleno e bem adubado.

Cravo

Cravos

Assim como o outro tipo de cravo que já foi citado neste artigo, esta planta também tem um ótimo poder na hora de auxiliar no tratamento de determinadas doenças e apresentar benefícios para a saúde.

Dentre as vantagens que podem ser observadas quando falamos do consumo do cravo, podemos citar: aumento da secreção de enzimas gastrointestinais, melhora da digestão, alívio de problemas de indigestão, prisão de ventre, náuseas e mal-estar estomacal.

Mas, não é só isso, os benefícios vão muito além porque o cravo ainda tem propriedades que aceleram a queima rápida de gordura e auxiliam no processo de emagrecimento. É uma planta que pode ser cultivada em em casa. O melhor, é que é fácil de ser tratado. Contudo, para isso, é necessário contar com vasos largos e resistentes.

Alecrim

Muda de alecrim

O uso do alecrim na medicina é bastante recomendado para melhorar a digestão. Contudo, não é só para isso que é recomendado. Devido às propriedades presentes na planta, também costuma ser usado para reduzir a produção de gases, aliviar problemas de azia, diarreia e constipação.

Essa planta é tão boa, que além dos benefícios que já foram citados, o alecrim também auxilia no tratamento de gastrite e tem funções antibacterianas. Para cultivar, é necessário se atentar ao vaso que vai escolher pelo fato de que, além de ser uma planta que cresce bastante, também precisa ser um solo bem drenado, pois o alecrim gosta de solo mais seco.

Pitanga

Pitanga

A pitanga é mais uma das plantas medicinais que apresentam propriedades que fazem bem para a saúde. Além de ser uma planta gostosa de ser consumida, também é uma ótima aliada da pele e visão.

É uma planta que costuma ser bastante utilizada para fins estéticos, pois, além de proporcionar benefícios para essas duas partes do corpo que já foram citadas, elas também auxiliam no emagrecimento, pois reduzem o inchaço do corpo.

É uma boa opção para se ter em casa. Contudo, seu plantio deve ser realizado entre maio e o final do inverno, isso porque ela gosta de climas mais temperados e não tão quentes.

Eucalipto

Planta eucalipto

Um velho conhecido das pessoas e da própria medicina, o uso do eucalipto faz sucesso até hoje e é utilizado para tratar alguns casos como doenças respiratórias. Seja por meio do vapor, óleo ou chá, vai ser possível se beneficiar e aproveitar as propriedades dessa planta.

É uma espécie fácil de ser plantada, contudo, para se ter um eucalipto saudável e bonito em casa é necessário se atentar ao solo. Por isso, uma recomendação nesse momento é realizar a limpeza da área e preparar bem o solo, se atentando ao tamanho dos talhões e espaçamento.

Laranja-da-terra

Laranjas-da-terra


Laranjas, em um sentido geral, são ricas em vitamina c. E essa propriedade junto com outros benefícios que ela proporciona para o corpo, faz com que ela se torne uma ótima aliada da saúde.

Quem faz o consumo constante de laranja-da-terra ou faz seu uso medicinal, poderá contar com as seguintes ações proporcionadas: rejuvenescedora, anti-inflamatória, calmante, digestiva, relaxante, sudorífica, sedativa, dentre outras que podem ser observadas.

A laranja-da-terra também pode ser cultivada em casa, contudo, é preciso ter atenção à irrigação, pois é uma planta que gosta do solo úmido, porém, não pode estar encharcado. A rega precisa ser feita conforme a necessidade e a adubação a cada dois meses.

Alho

Alhos

Além de serem excelentes aliados da cozinha, o alho também pode ser utilizado como tratamento medicinal, sendo ótimo para saúde. Isso porque ele pode ser utilizado para tratar infecções por fungos e pressão alta.

O alho é uma planta que gosta de solos frios, por essa razão, as melhores épocas para plantá-lo é no outono e inverno. Eles não são adaptáveis ao clima quente. Outro ponto de atenção, é a necessidade da terra ser rica em matéria orgânica.

Alcaçuz

Alcaçuz

Apesar de ser mais conhecido como alcaçuz, essa planta também pode ser encontrada como glicirriza, regaliz ou raiz-doce. É uma das mais antigas plantas medicinais, sendo ótimas aliadas da saúde e contribuindo com o tratamento de problemas no estômago, inflação e doenças respiratórias.

Para ter o alcaçuz em casa é preciso ter uma vaso forte e resistente, isso porque é uma planta arbustiva que chega de 1 a 2 metros de altura e possui raízes fortes e volumosas. São popularmente desenvolvidas em campos secos, arenosos ou pedregosos.

Boldo-do-chile

Boldo-do-chile

O boldo-do-chile é bastante conhecido dos brasileiros. A planta é constantemente utilizada para melhorar a digestão e diminuir os gases. O uso desse produto é feito por meio de um chá. O consumo do boldo melhora a beleza e ajuda a melhorar a sensação de mal estar no estômago.

Para o plantio do boldo-do-chile é preciso ter um solo pouco úmido, porque ele não gosta de solo muito encharcado. Outra coisa que merece atenção é a quantidade de matéria-prima que deve ser utilizada, porque é preciso contar com esse produto para que ele se desenvolva melhor.

Aloe Vera

Aloe vera

Aloe Vera é um velho conhecido do setor estético e de cosméticos, isso porque ele serve tanto para melhorar a pele como o cabelo. Suas propriedades têm ações que possuem efeito calmante, cicatrizante, anestésico, antitérmico e antiinflamatório.

Assim como a babosa que já foi mencionada aqui, a aloe vera precisa ter luz solar direta e um solo bem drenado para o seu bom desenvolvimento. As melhores opções de solo são aqueles arenosos ou argilosos.

Guaraná

Planta guaraná

Para quem quer emagrecer, não pode deixar de contar com o guaraná, afinal, essa planta auxilia na queima de gordura no corpo. Porém, não é só desse benefício que se pode ter proveito, pelo contrário, também é possível obter melhoras na atenção e humor, já que ela dá disposição para o treino e dietas.

Seu cultivo pode ser realizado por meio de mudas ou sementes selecionadas e o clima favorável para seu plantio é o tropical, ou seja, quente e úmido. Essa planta, perene e trepadeira, pode atingir até 10 metros de altura, porém, quando feitas em cultivos isolados, chegam no máximo a dois ou três metros.

Valeriana

Planta valeriana

A valeriana é mais uma das plantas medicinais que proporcionam benefícios para quem a utiliza. São várias as coisas que ele ajuda, sendo alguma delas: combate a insônia, redução de ansiedade e estresse, alívio de sintomas da TPM, redução dos sintomas da menopausa, alívios de cólicas menstruais e controles de déficit de atenção e hiperatividade

É uma planta que gosta de sol, por isso, o melhor lugar para realizar o seu cultivo é em um espaço que tenha sol e que esteja junto a muros ou paredes. Nos meses frios, é necessário contar com uma proteção, pois elas não são tão adeptas a essa estação e clima.

Jaborandi

Planta jaborandi

A planta jaborandi costuma ser bastante utilizada para o cabelo, principalmente o couro cabeludo. Isso porque suas propriedades fortalecem a raiz capilar e evitam a queda. Essa planta também é constantemente utilizada para tratar seborreia, aquelas casquinhas brancas que se formam no couro cabeludo.

Pelo fato da planta jaborandi ser grande, é necessário ter um bom espaço para realizar a sua plantação, que deve ser realizada colocando as sementes ou mudas nas covas, cobrindo com terra e, na sequência, jogando água.

Cáscara-sagrada

Cáscara-sagrada

A cáscara-sagrada é ótima para atuar como laxante. Mas, além disso, também é uma opção para prevenir que os eletrólitos sejam absorvidos no intestino. Essa planta também amolece as fezes, promove contrações intestinais, o que facilita a evacuação.

O plantio da cáscara-sagrada é simples e não requer muito espaço, isso porque podem ser colocadas em um local pequeno, pois atinge de 4 a 6 metros de altura. É uma ótima opção de cultivo para ambientes urbanos.

Arnica

Flores de arnica

A arnica é uma velha conhecida, principalmente de idosos ou quem pratica algum esporte e tem dor em um determinada região do corpo, isso porque, seja em forma de gel, chá ou pomada é capaz de tratar dores musculares, contusões, dores nas articulações e inchaço.

A arnica é uma planta que se adapta a solos arenosos e levemente ácidos. Não esquecer de se preocupar com o húmus e a iluminação é uma forma de fazer com que a planta cresça mais saudável. O melhor clima para o plantio dessa planta é o tropical.

Rosa-mosqueta

Rosa mosqueta

A rosa-mosqueta é uma planta medicinal que auxilia no tratamento de peles secas e ásperas. Isso porque ele é rico em ácido oleico, linoleico e vitamina A. Além dessa planta ser ótima para hidratação da pele, ela também possui efeito regenerador.

Não é só para fins estéticos que ela funciona, também é uma boa recomendação para tratamento de queimaduras e prevenção de envelhecimento precoce da pele. Para plantar essa planta, é necessário ter um ramo - cortado no verão - e colocado em espaços livres. Ela tem um crescimento rápido e precisa tomar sol direto.

Camomila

Muda de camomila


É bem complicado encontrar alguém que não conheça o efeito calmante da camomila, contudo, esse não é o único benefício que se pode usufruir dessa planta. Combate a gases, náuseas e dor no estômago são mais algumas das funções que a camomila oferece para quem a consome.

O plantio dessa planta deve ser realizado na primavera e se deve espalhar suas sementes em canteiros de terra. Porém, é necessário que mantenha sempre úmida, contudo, com um bom efeito de drenagem e mantida em áreas sombreadas.

Agrião

Agrião

O agrião faz muito bem para a saúde, tanto que ele auxilia na prevenção de anemia, redução da pressão arterial e manutenção da saúde dos olhos e da pele. É uma planta fácil de ser encontrada. Por ser comprada tanto no mercado como em feiras.

Para cultivar essa planta se deve ter um solo fértil e rico em matéria orgânica. A irrigação precisa ser regular e a planta precisa estar sempre sob o sol. Quanto mais substrato colocar durante o plantio, melhor será a germinação e o crescimento do agrião.

Hortelã

Hortelã

A hortelã também é uma das plantas medicinais mais conhecidas que se tem. Constantemente utilizada para tratar problemas digestivos, enjoo, vômitos ela também tem efeito calmante e expectorantes.

A hortelã é uma planta que se desenvolve em solos fofos, adubados e úmidos e que precisa receber constantemente luz pela manhã e sombra durante o período da tarde. O plantio dessa planta precisa ser realizado em vaso separado dos demais para que não interfira no desenvolvimento das outras.

Alfazema

Alfazema e substancias de Alfazema

A alfazema é constantemente utilizada para combater estresse, ansiedade e depressão. Seja por meio do seu aroma ou chá, é possível aproveitar os benefícios dessa planta. Para o dia a dia, também é uma ótima opção, porque auxilia na redução e até cura do mau humor.

Existem duas formas de plantar a alfazema. Uma é a partir da própria semente, enquanto a outra pode ser realizada por estaquia, ou seja, plantio de pequenas estacas e caule.

Coentro

Coentro

Além de um ótimo aliado da cozinha, já que é um dos principais ingredientes para temperar as comidas, o coentro também traz vários benefícios para a saúde de quem o consome.

Essa excelente fonte de vitaminas, entre elas a C e A, o centro também possui ácido fólico, betacaroteno e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na formação de colágenos e na reposição dos nutrientes essenciais que evitam flacidez e mantém a saúde da pele.

O coentro é uma planta que precisa de bastante luz e água, por isso o clima ideal para o plantio dessa planta é quando está quente, ou seja, no verão. As altas temperaturas auxiliam no florescimento e na fase reprodutiva.

Canela

Canela

A canela é ótima para saúde, e se você está em processo de emagrecimento, não tem como deixar de fora o consumo dessa planta. Isso porque, pelo fato e ser rica em fibra, ela diminui o apetite. Mas, não é só isso, ela também auxilia na redução de gordura, melhora a circulação e aumenta a sensibilidade.

Por ser uma planta afrodisíaca, ela também melhora o contato íntimo e aumenta o prazer, o que é um benefício para as relações sexuais. Seu cultivo não se difere muito dos outros que já foram citados neste artigo.

O plantio da canela deve ser realizado em períodos chuvosos e devem ser plantadas em covas abertas e adubadas. Em seguida, é necessário cobri-las com palhas para que fiquem protegidas dos raios solares.

Dente-de-leão

Plantação de dente de leão

O Dente-de-leão é bastante conhecido por ser aquelas plantas que você pega, faz um desejo e assopra. Contudo, essa não é a única utilidade dela. Pelo contrário, elas têm propriedades que são benéficas para a saúde.

O consumo constante do dente-de-leão auxilia em tratamentos de transtornos digestivos, problemas no fígado e pâncreas e doenças da pele. Essa planta é fácil de ser plantada, tanto que não requer nenhum tipo de solo específico.

Seu plantio pode ser realizado em qualquer solo, isso porque ele terá um bom desenvolvimento em todos, contudo, é necessário que haja uma boa drenagem e uma boa quantidade de matéria orgânica. Dessa forma, seu crescimento será possível e saudável.

Louro

Folhas de louro

Assim como outras plantas que foram citadas neste artigo, o louro é ótimo para a gastronomia devido ao seu sabor e aroma. Contudo, não é só por isso que ele é lembrado. O fato dele ter propriedades benéficas para a saúde faz com que ele seja um aliado da medicina.

O louro é uma planta medicinal que costuma ser utilizada para alguns tratamentos, como: problemas digestivos, infecções, estresse e ansiedade. É mais uma opção que pode ser plantada em casa e, dessa forma, poder usufruir de seus benefícios a qualquer hora.

Em geral, o louro tem uma boa adaptação em regiões que possuem entre 800 e 1.000 metros, ou seja, lugares onde a temperatura a noite fica amena. São plantas subtropicais que gostam de um clima mais frio, de preferência temperaturas entre 10 ºC e 18 ºC.

Tomilho

Tomilho

Rico em substâncias, o tomilho traz benefícios para a saúde de quem o consome. São várias as propriedades que ele possui, o que faz com que consigam atuar como: anti-inflamatórios, expectorante, antitussígena, redutores de excesso de catarro das vias respiratórias e combate à tosse.

O tomilho é uma planta que pode ser cultivada em casa, isso porque, em geral, não é tão grande e pode ser plantada em vasos. O melhor, é que ele não precisa necessariamente ser plantado sozinho, pelo contrário é possível juntá-lo com outra planta que não haverá problema em seu desenvolvimento.

Pimenta

Pimentas

Seja para comer, temperar a comida ou para a saúde, as sementes são ótimas. Isso porque possuem uma série de benefícios que auxiliam a saúde. Por serem ricas em capsaicina, têm efeito antioxidante e anti-inflamatório, o que acaba por auxiliar no alívio de dores e na melhora da digestão.

São vários os tipos de pimentas que podemos encontrar, e todas elas têm os mesmos benefícios e funções. O seu plantio pode ser realizado por meio de uma semente em um solo fértil.

Elas possuem uma boa germinação, então, entre 15 e 20 dias já será possível acompanhar o seu desenvolvimento. Quando as mudas começarem a aparecer, é o momento de trocá-las para o local em que ficarão por definitivo.

Malva

Flores de malva

A malva é uma planta de cai bem em qualquer espaço e que decora os ambientes. Porém, não é só beleza que ela pode trazer para os locais, pelo contrário, também são boas para auxiliar na saúde, por isso, seu consumo costuma ser recomendado na medicina.

São ricas em propriedades, o que aumenta ainda mais os seus benefícios e fazem com que sejam capazes de acelerar a cicatrização, proteger contra infecções, redução da inflamação, retardar os sinais de envelhecimento, melhora da saúde respiratória, otimização das funções digestivas, melhora do sono e muito mais.

Como já citado aqui, podem ser cultivadas em casa. Mas, para isso, é necessário tomar os cuidados necessários para que ela tenha um bom desenvolvimento. Ou seja, receber sol diretamente e ter solos ricos em matéria orgânica.

Unha-de-gato

Muda de camomila

Pó e folhas secas de unha de gato

Há quem diga que a unha-de-gato é uma planta milagrosa. Claro que não há nada que confirme essa afirmação, contudo, o que sabemos e podemos afirmar é que elas são ótimas para a saúde.

Uma planta rica em propriedades medicinais, costumam ser utilizadas na produção de remédios anti-inflamatórios e auxílio no funcionamento do sistema digestivo. Não é à toa que sua principal função se associa ao fato de que possuem excelente ação anti-inflamatória, seja de artrite, tendinite ou inflamações no sistema urinário.

A unha-de-gato é uma planta que gosta da luz do sol, por isso, devem ser cultivadas em muros à meia lua. Para plantá-la é necessário respeitar os 30cm de profundidade e largura.

Guaco

Folhas de guaco

O guaco é uma planta fácil de ser encontrada, principalmente se você mora no sudeste, já que ele é nativo dessa região. São ótimas aliadas da saúde por causa das suas propriedades medicinais que trazem vários benefícios para quem as consome.

Dentre as várias coisas que podem ser observadas pelo consumo dessa planta, temos algumas indicações que são mais recomendadas do que outras, como: fortalecimento do pulmão e redução da tosse. Isso acontece porque o guaco tem substâncias anti coagulante que relaxam a musculatura das vias aéreas respiratórias.

O Guaco é uma planta grande, podendo chegar de 1 a 2 metros de altura, por isso é mais complicado - porém não impossível - tê-lo em casa. É uma planta que precisa de um solo rico em matéria orgânica para ter um bom desenvolvimento.

Tamarindo

Tamarindo

Sabe aquela planta que tem vários benefícios e que pode ajudar várias partes do corpo? Pois é, o tamarindo é uma dessas. Essa planta, que tem sua polpa rica em vitamina A e C, possui fibras, antioxidantes e minerais que são ótimos para cuidar da saúde, desde o coração até as vistas.

Quem adota o tamarindo no seu dia a dia ou passa a tomá-lo com a recomendação de um profissional da saúde, vai perceber que ele ajuda a reduzir o colesterol, controla a diabetes, previne o envelhecimento precoce, cuida da saúde visual, fortalece o sistema imune, melhora a saúde gastrointestinal, fortalece a cicatrização e muito mais.

O tamarindo é de uma região tropical úmida ou árida, por isso, para o seu plantio, é recomendado optar por locais que tenham uma temperatura média anual de 25 ºC e tenham uma boa intensidade de luz.

Gengibre

Gengibres

Gengibre e dieta tem tudo a ver. Contudo, ele não é só aliado da queima calórica, pelo contrário, faz muito mais do que isso e auxilia bastante na saúde de quem o consome.

Uma planta rica em propriedades medicinais, o gengibre é capaz de ajudar a tratar a má digestão, azia, enjoo, resfriado, colesterol alto, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite. Ele é ótimo para boa parte do corpo e problemas.

Os melhores meses para plantar o gengibre estão entre agosto e dezembro, ou seja, pode ser tanto no fim do inverno como no começo do verão. Para ter um bom desenvolvimento da planta, é preciso respeitar o espaçamento entre as plantas de 1,20 m a 1,40m

Flores de malva

Folhas de oliveira

Chá e folhas de oliveira

Uma planta medicinal utilizada em vários países, as folhas de oliveria possuem compostos bioativos que possuem ações antioxidantes, anti-hipertensivos, propriedades anti-inflamatórias, hipoglicêmicas e hipocolesterolêmicas, ou seja, auxiliam na saúde.

Para cultivar as folhas de oliveira não é necessário tanto cuidado, isso porque a árvore responsável pelas plantas, só exige solos poucos férteis e que não tenham acúmulo de água. É uma planta que gosta de bastante exposição ao sol, por isso, dê preferência para o plantio em locais quentes.

Tamarindo

Cultive essas plantas medicinais em casa e use-as de modo seguro!

Plantas medicinais

São várias as plantas medicinais existentes que podem auxiliar na melhora de determinadas doenças ou, quando consumidas constantemente, evitar o aparecimento de algumas delas. Mas, apesar de serem fáceis de serem acessadas e cultivadas em casa, não é recomendável que faça o consumo sem que tenha a prescrição de um médico, afinal, mesmo que naturais ainda são remédios.

Consumir plantas medicinais, é uma forma de melhorar o seu bem-estar de forma econômica, ecológica e ainda ter a chance de cultivar em casa, assim, mais do que um remédio, também vai ter uma plantinha para chamar de sua.

Autor deste artigo

Uma jovem jornalista apaixonada pela escrita e por criação de conteúdos para blog. Apaixonada por esporte, música, natureza e estilo de vida, gosta de estar sempre embarcando em um novo desafio e buscado novas formas de conhecimento.

Últimos posts


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto