Escritório home office pequeno: dicas para fazer um projeto e mais!

Escritório home office pequeno: dicas para fazer um projeto e mais!

Pensando em montar um escritório para home office pequeno? Confira dicas para aproveitar bem o espaço.


Está pensando em fazer um home office pequeno?

Home office pequeno

Um escritório para home office não precisa ser grande para ser confortável e atender às suas necessidades para o trabalho do dia a dia. Se você está pensando em montar um escritório em casa, mas não dispõe de muito espaço para isso, existem diversos jeitos de aproveitar bem o cômodo para suas tarefas diárias.

Quando pensamos em uma decoração, devemos ter sempre em mente que cada detalhe escolhido conta na hora de fazer o cômodo parecer maior, menor, menos ou mais confortável. Por isso, pense bem em elementos fundamentais para o resultado de seu home office, como a cor das paredes, as cortinas, o tamanho da mesa, a poltrona e outros.

Quanto mais atenção houver para a escolha desses detalhes, melhor será o seu escritório. A seguir, confira dicas para montar um bom escritório home office e garante o conforto necessário para trabalhar de sua casa e tornar a sua rotina muito mais dinâmica.

Dicas para se inspirar e fazer um home office pequeno

As dicas para a decoração de seu home office pequeno podem ser muito mais simples do que você imagina e, mesmo assim, garantir um ótimo resultado e trazer a eficiência necessária para o seu dia a dia. A seguir, confira dicas para se inspirar e escolher bem os itens do seu escritório.

Aproveite bem o espaço

Ambiente home office

É fundamental saber aproveitar bem o espaço para garantir que o seu home office pequeno não fique apertado demais. Evite usar móveis muito grandes e prefira guardar os seus objetos de trabalho em armários com várias divisórias — assim, você evita ter que usar móveis extras.

Outra boa dica para aproveitar bem o cômodo disponível para home office é usar prateleiras nas paredes. Nelas, você poderá manter seus livros, pastas, cadernos e outros objetos importantes para a sua rotina. Providenciar móveis planejados também pode ser uma boa maneira de usar bem o espaço disponível para o seu home office.

Escolha as cores certas

Escritório

As cores escolhidas para as paredes e até para os móveis podem fazer toda a diferença na hora de deixar o seu home office mais confortável ou mais espaçoso. Se você quer fazer com que o cômodo pareça maior, use cores claras.

Prefira cores como branco, bege ou creme para as paredes. Já, para os móveis, escolha materiais mais claros, mas que tenham certo contraste com as paredes. O mesmo deve ser feito para as cortinas. Deixe as cores mais chamativas e escuras para enfeites pequenos, como porta-retratos, porta-canetas e outros objetos.

Dê importância para a iluminação

Iluminação de escritório com janela aberta

Uma boa iluminação pode fazer toda a diferença para qualquer cômodo — e isso não é diferente no home office. Para garantir que o seu escritório pareça mais confortável e até maior, prefira luzes bem distribuídas e use luminárias em sua mesa, que poderão ser ligadas sempre que necessário.

A iluminação da janela também faz toda a diferença — e ela pode ser potencializada com o uso de espelhos posicionados estrategicamente para que ela possa refletir melhor. Escolha uma cortina clara, e prefira deixá-la aberta durante o dia.

Use organizadores recicláveis

Mesa home offce

Organizadores recicláveis são uma boa maneira de manter o seu home office organizado e livre de toda a poluição visual que um amontoado de canetas, borrachas e clips causa. Além disso, eles ajudam a natureza e estão disponíveis em diversos estilos diferentes.

Você pode manter os organizadores recicláveis sobre a mesa de trabalho ou nas prateleiras. Eles podem ser comprados em lojas de departamento, de decoração ou pela internet — e costumam ser encontrados em vários tamanhos diferentes.

Parede lousa

Uma ótima maneira de economizar espaço em seu home office é usar uma parede lousa, pintada com uma tinta específica que permite escrever sobre ela usando giz. Isso evita que você tenha que usar o espaço da parede ou até do chão para colocar uma lousa — além de trazer um ar moderno para o escritório.

As tintas efeito lousa são encontradas em lojas de materiais de construção ou pela internet (e não são nem um pouco mais caras do que as tintas clássicas). Elas podem ser adquiridas em diversas cores.

Coloque quadrinhos ou pôsteres

Decoração de mesa de escritório

Colocar quadrinhos ou pôsteres na parede pode ser uma boa forma de trazer um ar mais moderno para o seu escritório sem usar muito do espaço disponível para os móveis. Você pode escolher as imagens ou estampas com base em seu estilo e gosto pessoal.

Além disso, é possível brincar com as cores das molduras dos quadros, montando uma combinação de vários tons da mesma cor ou usando cores diferentes, mas que combinam entre si. Essa é uma maneira fácil e barata para decorar o seu home office e deixá-lo mais bonito.

Nichos vazados são uma boa escolha

Nichos vazados são móveis que deixam qualquer cômodo mais moderno, além de conter diversas divisórias que permitem economizar bastante espaço. Eles não custam caro e podem ser encontrados em marcenarias ou em lojas de decoração.

Você pode escolher os nichos com o número de divisórias que melhor atende às suas necessidades. Uma boa dica é comprá-los sem tinta e, usando uma tinta spray, pintá-los da cor que desejar.

Plantas são ótimas decorações

Mulher no escritório com planta na mesa

Plantas podem deixar qualquer casa mais alegre — e são ótimas decorações. Você pode comprar plantas em vasos pequenos (como suculentas) para colocar de enfeite na mesa ou nas prateleiras, trazendo um charme a mais para a decoração.

Além disso, você também pode colocar os vasinhos em um suporte na parede, em um dos lados das prateleiras ou do nicho vazado. O tipo de planta pode ser escolhido conforme o seu gosto, mas, lembre-se, ela deve se adaptar bem a ambientes internos.

Papel de parede

Home office com papel de parede

Usar papéis de parede com estampas em uma das paredes pode deixar o seu escritório muito mais bonito e prático, principalmente se eles forem laváveis.

A mesma regra da tinta vale para o papel de parede: se você quer fazer com que seu home office pareça ser maior, escolha um papel de parede estampado com tons claros. Assim, você garante a decoração sem deixar o ambiente com informação demais.

Escolha estampas que combinem com o seu gosto pessoal. Você pode trocar o papel de parede sempre que achar necessário, já que ele não costuma ser muito caro.

Mesas de vidros são perfeitas para home office

Mesa de vidro

Mesas de vidro são muito bonitas e bastante modernas, além de fáceis de limpar. Por isso, se você quer trazer um ar mais sofisticado para o seu escritório, vale a pena investir em uma delas.

Escolha um tamanho que seja pequeno, mas suficiente para guardar o seu laptop e outros itens imprescindíveis para a sua rotina de trabalho. Você pode forrar a mesa usando uma toalha de plástico, que pode ser estampada ou não. Caso queira, também é possível deixar a mesa só com o suporte de vidro (mas ele terá que ser limpo com certa frequência).

Lembre-se de colocar protetores nas quinas da mesa de vidro. Assim, você evita bater partes do corpo contra elas, o que não é nada agradável.

Use um mural

Escritório com mural

Um mural pode ser uma boa maneira de organizar a sua rotina, já que você pode usá-lo para anotar os seus lembretes e evitar que compromissos sejam esquecidos durante o dia. Existem diversos estilos de murais com cores, estampas e tamanhos diferentes.

A escolha depende de seu gosto e estilo pessoal, mas é importante que o mural combine com o restante da decoração, o que deixa o escritório muito mais harmônico. Escolha cores que combinem com as das paredes, das cortinas ou até dos móveis para ter um melhor resultado.

Parede de jornais

Se você gosta de um estilo de decoração mais moderno, investir em um papel de parede feito de jornais pode ser uma boa opção de trazer mais atitude para o seu ambiente de trabalho remoto. Além de prático, esse item decorativo pode deixar qualquer lugar mais estiloso.

Os papéis de parede de jornal podem ser encontrados em lojas de decoração ou pela internet. Existe uma ampla variedade deles e, por isso, essa é uma opção bastante fácil para garantir uma decoração que deixe o seu home office mais moderno. Complemente a decoração com uma mesa de vidro e prateleiras pretas ou brancas.

Faça uso de pallets

Pilhas de paletes

Além de ser uma opção mais sustentável, o uso de pallets pode ajudar o seu escritório a ficar com um ar bem mais moderno. Se você gosta de se aventurar no DIY, pode até mesmo construir alguns móveis usando a técnica.

É possível usar os pallets para fazer mesas, bancos, painéis, prateleiras, divisórias e até cadeiras. O restante da decoração pode ser complementado com uma mistura de tons claros e cores mais vibrantes, criando um ambiente bem despojado para o cotidiano. Caso necessário, você também pode pintar os pallets usando tinta spray nas cores que quiser.

Coloque um quadro grande e emoldurado

Quadro grande com moldura de madeira

Usar um quadro grande e emoldurado em uma das paredes pode trazer mais seriedade ao ambiente, mas sem deixar de proporcionar um design moderno. As imagens do quadro podem ser escolhidas conforme o seu gosto, mas um uso bastante comum consiste em fotos de paisagens.

Prefira molduras mais sérias e em cores neutras, já que elas podem combinar com qualquer cor usada para o restante da decoração do seu home office. De preferência, coloque o quadro logo acima da mesa que você usará para trabalhar ou em uma das paredes do lado, caso você queira ter os seus objetos de trabalho a fácil acesso.

Organizadores de arame

Mesa de escritório

Organizadores de arame também podem ser uma ótima opção para quem quer trazer mais sofisticação para o ambiente de home office. Você pode usá-los para guardar suas canetas, lápis, borrachas e diversos outros itens que são essenciais para a rotina de escritório.

Os organizadores feitos de arame podem ser encontrados em várias lojas de utilidades e de decoração, mas também é possível comprá-los pela internet. Eles estão disponíveis em vários tamanhos, o que é ideal para quem tem muitos objetos para guardar.

Parede de cortiça

Instalação de placa de cortiça na parede

Se você quer garantir um bom isolamento térmico e até certo isolamento acústico em seu home office, invista em uma parede de cortiça. O material é 100% natural e bastante ecológico, além de trazer uma decoração mais moderna e original ao ambiente.

As paredes de cortiça também podem proporcionar mais conforto para a sua rotina de escritório. Elas são fixadas através de grandes painéis, usando uma cola específica para o material. Além disso, é possível encontrá-las em várias espessuras diferentes, que devem ser escolhidas de acordo com a sua necessidade.

O design escandinavo para home office

Mesa de home office com design escandinavo

Você já ouviu falar em design escandinavo? Suas características principais são o minimalismo e a praticidade, o que o torna ideal para o home office pequeno. Os móveis que o compõem são simples, práticos e exibem tons neutros.

É possível encontrar diversas inspirações de designs escandinavos em sites dedicados a projetos de interiores. Você pode garantir o seu usando quadros minimalistas, um tapete pequeno, uma poltrona que seja confortável e enfeites que não chamem muita atenção. Além de prática e elegante, essa decoração pode ser mais barata, já que requer menos itens.

Se você é adepto ao minimalismo na decoração, com certeza aprovará o design escandinavo para o seu home office.

Tapetes dão uma cara nova para seu home office

O uso de tapetes nunca sai de moda. Além de deixar qualquer cômodo muito mais confortável e bonito, o seu uso promove um bom isolamento térmico e pode ajudar a aumentar o isolamento acústico de seu home office. Existem diversos modelos e cores disponíveis, que podem ser escolhidos de acordo com o estilo da decoração.

Ao escolher um tapete, é importante considerar a presença de alergias, a praticidade da lavagem e também o seu design. Tapetes retangulares podem cobrir melhor o chão, mas tapetes redondos trazem um toque muito moderno para o ambiente. Além disso, cores claras tendem a sujar mais fácil, mas proporcionam a sensação de que o escritório é maior.

Você pode encontrar várias opções de tapetes em lojas de decoração ou pela internet. Evite modelos que ocupam todo o espaço do chão do escritório, já que a limpeza deles não é nada prática. Materiais que sejam fáceis de aspirar são sempre bons.

Coloque cortinas que irão combinar

Cortina amarela

Combinar as cortinas com o restante da decoração é importante. O ideal é que elas tenham cores que combinem com vários tons diferentes, assim, você não precisará mudá-las caso decida trocar as cores de sua decoração. Cores como creme, branco e tons pastéis podem ser uma boa pedida. 

No entanto, nada impede que você use cores mais escuras para as cortinas caso o restante do escritório tenha sido decorado com tons mais claros. Modelos do tipo blackout podem ajudar a conter o excesso de luz vindo de fora e impedir que a iluminação excessiva o atrapalhe na hora de enxergar a tela do computador durante o dia.

Aproveite as dicas e faça um lindo home office pequeno!

Ambiente de home office

Agora que você já conhece várias dicas para decorar o seu home office pequeno, aproveite-as para valorizar o ambiente e crie um escritório confortável para trabalhar no dia a dia. Você pode usar imagens como inspiração e mudar algumas características para que o resultado combine melhor com o seu gosto. 

Lembre-se de que não é preciso gastar muito para ter um escritório bem mobiliado: você pode reaproveitar móveis antigos, pesquisar bem os preços antes de fazer as suas compras e até fazer alguns itens para a decoração com a ajuda de tutoriais na web.

Sempre que necessário, vale pedir dicas e opiniões para amigos, familiares ou até conhecidos. Isso pode ajudar a fazer as melhores escolhas e a garantir que a decoração de seu home office seja feita da melhor maneira possível — e com muita economia. Além disso, confira também o que muda nos direitos trabalhistas de um colaborador em home office.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas