Flor gerânio: como cuidar, os benefícios, significado e muito mais!

Flor gerânio: como cuidar, os benefícios, significado e muito mais!

A flor gerânio possui vários significados. Confira aqui alguns deles, dicas de plantio, seus benefícios e outras curiosidades.


O que é gerânio?

Gerânios rosa

Você com certeza já viu um belo exemplar de gerânio (pelargonium), também popularmente conhecido como sardinheira, no peitoril de uma janela, na fachada de uma casa ou em um jardim, mesmo não sabendo seu nome.

Originárias da região da África do Sul, com espécies australianas e neozelandesas, mas hoje espalhadas por todo o mundo, essas vibrantes e perfumadas flores têm presença garantida na casa de muitos brasileiros.

Consideradas queridinhas do paisagismo, são uma fácil atração para os olhos de observadores capturados por sua beleza e para todos os tipos de amantes de plantas, já que o seu cultivo pode ser administrado facilmente com as informações certas. Quer saber mais sobre os gerânios? Confira a seguir!

Informações básicas do gerânio:

gerânio vermelho em vasos


Nome científico (gênero)Pelargonium
Nomes popularesGerânio, sardinheira, pelargônio
OrigemÁfrica do Sul, Austrália, Nova Zelândia
Porte0.3~1.2 metros
Ciclo de vidaPerene
Floração Primavera e verão
ClimaOceânico, subtropical, tropical


É muito comum confundir gerânios do gênero Pelargonium e do gênero Geranium. Apesar de serem da mesma família, são duas espécies diferentes. Os gerânios pelargonium, que vamos chamar somente de gerânios ao longo do texto, são originários principalmente da África, mas contam também com espécies australianas e neozelandesas. São mundialmente conhecidos por seu aspecto clássico e suas cores vibrantes.

Seu tamanho varia de acordo com a espécie, mas fica, em geral, entre um pouco menos de meio metro e um pouco mais de 1 metro. Seu principal período de floração é na primavera e verão, podendo, porém, ter flores ao longo do ano inteiro.

Apesar disso, o pico da floração pode ser em épocas diferentes de acordo com a espécie. Em geral, são plantas amantes de sol, sendo originárias de climas quentes, tendo pouca tolerância a temperaturas muito baixas.

Como cuidar do gerânio:

gerânio sendo regado

Os gerânios são considerados plantas de baixa manutenção, com sua grande adaptabilidade e potencial de crescimento. Como toda plantinha, porém, é necessário tomar as precauções e medidas corretas para que tudo dê certo no seu desenvolvimento. Confira as dicas a seguir e aprenda também sobre os métodos de propagação dos gerânios!

Temperatura e umidade para o gerânio

Sabendo que gerânios são originários de climas tropicais e temperados, é possível deduzir que as plantinhas têm uma boa relação com o calor. Com o frio, a história é outra: não só atrapalha seu desenvolvimento, como pode matá-las em temperaturas muito baixas.

Para quem mora em regiões muito frias, é uma boa ideia proteger os gerânios que estiverem em vasos trazendo-os para dentro de casa em tempos de geada. Se estiverem plantados em ambiente externo, o clima pede por uma poda e por cobri-los com tela sombrite ou plástico para evitar a perda de umidade.

Iluminação para o gerânio

Os gerânios não só gostam, como precisam de luz, ou seja, devem ser deixados a pleno sol. Em climas muito quentes e durante o verão, algum tempo de sombra durante as horas mais intensas de calor pode ser vantajoso para o cultivo, mas é necessário ter cuidado: falta de luz pode atrapalhar o crescimento e a floração.

Rega do gerânio

A rega com os gerânios precisa de regularidade, mas moderação: excesso de água pode apodrecer o caule e as raízes. Deve-se evitar ao máximo também molhar as folhas e flores, pois tendem a queimar com acúmulo de água.

No outono e inverno, épocas de maior umidade e com maior intensidade de chuva, a frequência de rega deve diminuir, sendo recomendado deixar a terra secar antes de molhá-la novamente.

Solo para o gerânio

O solo para cultivo dos gerânios deve ser arejado, permeável, com boa drenagem e fértil, valendo essas condições tanto para cultivo dentro de casa, quanto em ambientes externos. Uma boa ideia para melhorar as possibilidades de desenvolvimento das plantas é utilizar matéria orgânica para incrementar a nutritividade do solo e manter sua umidade em níveis adequados.

Além de tudo isso, é importante lembrar novamente também que um solo encharcado pode acabar com a plantinha e apodrecer suas raízes e seu caule. A qualidade do solo também está diretamente ligada a uma rega consciente.

Como podar o gerânio

Como bons amantes do sol, os gerânios pedem por uma poda logo antes de períodos de frio, para suportar melhor as baixas temperaturas, mas não somente: é importante retirar as folhas e talos que forem secando periodicamente para manter a planta saudável.

Folhas que não estão completamente mortas podem ser podadas também para dar lugar a ramos novos e mais fortes. Essas recomendações é mais importante no início do período de maior crescimento, isto é, na primavera, mas a poda pode ser feita durante o ano todo.

Fertilizante para o gerânio

Além do adubo orgânico, fertilizantes baseados em nitrogênio, potássio e fósforo também são úteis para fortalecer a folhagem e floração e garantir a manutenção das raízes, como você pode conferir em os Melhores Adubos para Flores. Os gerânios não são extremamente exigentes com adubação, mas certamente uma maior quantidade de flores, além de mais saudáveis, surgirão com um enriquecimento equilibrado do solo.

Propagação do gerânio por semente

A primavera, isto é, a época de início da floração típica dos gerânios, é considerada a melhor época para a propagação, seja por semente ou por haste.

No primeiro caso, o processo é mais longo para a maior parte dos gerânios, em razão de seu desenvolvimento relativamente lento, e é possível ter que esperar alguns meses para que as flores comecem a aparecer. No inverno, cujas temperaturas baixas, em geral, não são da preferência dos gerânios, a situação pode parecer ainda mais difícil. Nesse caso, uma boa ideia para não perder tempo, contudo, é plantar as sementes dentro de casa.

O processo começa com o despejo em uma bandeja apropriada do mix de plantio, sobre o qual são despejadas duas camadas de sementes, sendo a camada superior mais fina. Cobre-se então a mistura com plástico, mantendo-a sob a luz em temperaturas amenas. Quando o brotamento começar, remover o plástico. Assim que for possível avistar duas folhinhas ou mais nas mudas, pode-se movê-las para contêineres individuais sob boa iluminação e com regas frequentes.

Propagação do gerânio por haste

Para propagar os gerânios por haste, primeiro deve-se escolher um bom caule, que seja saudável e com muitas folhas. Então, corta-se de 10 a 15 cm, colocando a peça cortada em um pequeno contêiner com terra úmida de boa drenagem.

A umidade do solo deve ser checada e conservada, mas com o devido cuidado para não encharcar. Depois de algumas semanas, as raízes devem começar a aparecer. Para testar o andamento dessa etapa, pode-se cutucar levemente a planta: se ela resistir, é porque está formando raízes.

Com o crescimento da planta, é hora de movê-la para um contêiner maior ou transplantá-la para fora de casa. Aqui, o cuidado está na paciência: é importante que a transição seja gradual para que a planta possa se adaptar adequadamente ao clima.

Usos e benefícios do gerânio:

gerânio roxo

Nem só de beleza vivem os gerânios: além de elevar a qualidade do visual de um lar ou jardim, as plantinhas têm muitas utilidades terapêuticas e benefícios para o corpo, se utilizadas corretamente. Aprenda mais sobre isso a seguir!

Óleos essenciais

Produzido por destilação a vapor das folhas de pelargonium graveolens, uma das espécies da planta, o óleo de gerânio é utilizado desde o Antigo Egito como produto de beleza para a pele, além de seus benefícios terapêuticos. Está presente na composição de perfumes e até mesmo na aromatização de comidas e bebidas.

Há ainda dois tipos, que vêm de variedades diferentes da espécies, mas que tem composição e propriedades semelhantes, o óleo essencial de gerânio e óleo essencial de gerânio rosa, que tem aroma mais floral. Ambos têm sido presentes também na prática de aromaterapia em tratamentos de estresse, ansiedade e depressão. Cuidado, porém: consumir os óleos pela via oral pode ser tóxico para humanos.

Anti-inflamatório

As pelargonium graveolens têm também propriedades antibacterianas e antifúngicas, sendo seu extrato e seu óleo essencial (diluído em óleo carreador) utilizado para o tratamento de uma grande variedade de condições, como acne, pé de atleta, alta oleosidade da pele, feridas e até mesmo problemas bucais. Alguns estudos sugerem que a eficácia dos gerânios no tratamento de certas cepas bacterianas, como Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes, é tão eficaz quanto a da amoxicilina.

Antioxidante

Pesquisas científicas indicam que o gerânio tem propriedades anti-inflamatórias. O extrato de suas folhas, adquirido fervendo-as em água, e o óleo essencial de gerânio, diluído em um óleo carreador, são bons aliados, com poucos efeitos colaterais, no combate a inflamações, acne, dermatite, infecções e irritações na pele e hemorroidas. Mais estudos também sugerem efetividade no tratamento de certas alergias.

Antibacterianos e antifúngicas

O gerânio pode também ser utilizado para a confecção de chás aromáticos de efeito terapêutico, banhando as folhas da planta em água, que podem ajudar a reduzir dores no corpo e até mesmo beneficiar diabéticos.

Pesquisas científicas recentes ainda sugerem que a administração diária de seu óleo essencial, com suas propriedades antioxidantes e hipoglicêmicas, pode ser benéfica para aliviar altos níveis de glicose. Mais estudos, contudo, ainda são necessários para obter resultados mais conclusivos.

Repelente de carrapato

Até mesmo repelente de carrapato está entre as mil e uma utilidades do gerânio. Seu óleo essencial é um remédio popular contra os incômodos aracnídeos e sua utilização foi até mesmo comprovada por pesquisas. Algumas gotas do óleo devem ser suficientes para ajudar no combate a uma infestação de carrapatos no seu animal.

Alguns tipos de gerânio:

São conhecidas mais de 200 espécies de gerânio, que, por pertencerem à mesma família e gênero, compartilham muitas características, mas que também têm suas peculiaridades, seja em seu uso estético ou medicinal, sua forma de cultivo ou até considerando as condições necessárias para sua sobrevivência.

Mesmo sendo espécies demais para se aprender sobre em pouco tempo, algumas das mais populares têm características marcantes o suficiente para valer a pena conhecer. Descubra algumas delas nessa seção!

Pelargonium Hortorum

gerânio vermelho

A espécie mais comercialmente comum de gerânio é a pelargonium hortorum, ou pelargonium x hortorum. É uma das mais populares no paisagismo e na decoração de ambientes internos. Originada como híbrida entre as outras espécies pelargonium zonale e pelargonium inquinans, provenientes da África do Sul, se popularizou na Inglaterra, e posteriormente no resto da Europa, por sua beleza considerada exuberante.

Seu porte é relativamente grande entre os gerânios e suas cheirosas flores estão presentes em muitas cores, das mais comuns como vermelho e branco até amarelo e laranja. Por se tratar de uma espécie hibrída, seu fruto não produz sementes férteis, sendo necessária a utilização de sementes especiais obtidas pela polinização cruzada entre as espécies que originam a P. hortorum. Se propaga somente por haste.

Pelargonium Zonale

Pelargonium Zonale

Nativas da África do Sul, as pelargonium zonale pertencem ao grupo mais tradicional de espécies de gerânio e dão origem, quando cruzadas com pelargonium inquinans, à pelargonium hortorum. Têm porte ereto, com altura que pode chegar a 1 metro.

Suas folhas são peludas e arredondadas e têm a característica marcante de frequentemente apresentarem uma zona escura de pigmentação, o que justifica o seu nome científico ("zonale"). É a espécie que iniciou a febre em toda a Europa, que se espalhou depois pela América do Norte e pelo resto do mundo, pelos gerânios.

Pelargonium Peltatum

Pelargonium Peltatum

As pelargonium peltatum são queridinhas de janelas e sacadas, tendo sua beleza destacada como planta pendente, tendo por isso o nome popular de "gerânio pendente". Diferentemente da pelargonium hortorum, suas flores não tem perfume e suas folhas se assemelham a folhas de hera, tendo também aspecto brilhante e textura semelhante ao couro.

Com inflorescências grandes sustentadas por grandes hastes, podem chegar a 1,5 metro de comprimento. Apesar de seguir a tendência dos gerânios de não se sustentarem bem em temperaturas muito baixas, essa espécie aprecia o frio de climas tropicais e pode se beneficiar de temperaturas amenas. Em regiões mais quentes, assim, é conveniente manter a planta à meia-sombra.

Pelargonium Echinatum

O inverno é importante para as pelargonium echinatum. Apesar de se apresentar flores em boa parte do ano, é justamente essa a época de maior floração da espécie em seu habitat nativo. Isto acontece porque, no verão, elas conservam energia fazendo a fotossíntese por meio de seu caule espinhoso.

Têm folhas escuras e em formato de coração e suas flores vêm em cores como branco, rosa e roxo, comumente caracterizadas por manchas vermelhas. Podem chegar a 1 metro de altura, mas são consideradas um tipo compacto de gerânio.

Pelargonium Radens

As pelargonium radens estão entre entre as espécies altas de gerânios, chegando a 1,5 metro de altura. Têm porte ereto e rápido crescimento. Suas folhas tem formato triangular e são aromáticas quando pressionadas. Suas flores apresentam cores em tons de roxa e roxo, com longo período de floração. São uma boa pedida para perfumar um jardim com sua fragrância marcante.

Pelargonium Sidoides

Com seu porte pequeno, suas folhas sedosas em formato de coração e suas flores em tom vermelho-escuro, as pelargonium sidoides são uma espécie de gerânio conhecida por suas propriedades antibacterianas e expectorantes.

O extrato de suas raízes é utilizado para infecções respiratórias, tendo eficácia conhecida como tratamento de suporte contra bronquite, sinusite e o resfriado comum. São amplamente comercializadas como medicamento fitoterápico.

Pelargonium Endlicherianum

Com suas grandes flores de cor magenta e largo porte, mesmo não crescendo tanto em altura, as pelargonium endlicherianum são plantas relativamente espaçosas. Além disso, estão entre as mais resistentes: diferentemente de outros gerânios, essa espécie pode suportar melhor temperaturas mais baixa e até mesmo o inverno de países do hemisfério norte, desde que não seja exposta a chuvas pesadas. Tudo isso torna a espécie uma ótima opção para embelezar a casa de moradores de regiões frias.

Significado do gerânio:

Como muitas outras flores, os gerânios são muito ricos em simbolismo, tendo sido plantas especiais para culturas de regiões distintas do mundo, do Oriente Médio à Escandinávia. Sendo conhecidos por suas cores vibrantes, essas não poderiam deixar de ter significados únicos também. Descubra mais sobre os significados do gerânio a seguir!

Gerânio rosa

Gerânio rosa

A cor rosa nos gerânios significa romance, gentileza, carinho e preferência. É associada à feminilidade clássica e à maternidade. Em outros lugares, o gerânio rosa representa sorte e sentimentos sinceros.

O gerânio rosa é perfeito para presentear alguém querido ou no dia das mães. A cor é a mais popular no Brasil por causa da delicadeza.

Gerânio branco

Gerânio branco

Crenças populares associam o gerânio branco à proteção: reza a lenda que cobras, moscas e mosquitos não se aproximam da planta. Não há indícios científicos de que isto seja verdade no caso dos répteis, mas pode ser justificado, no caso dos insetos, pelo odor forte de suas flores. Também simbolizam a pureza, a inocência e a celebração.

Gerânio vermelho

Gerânio vermelho

A cor vermelha nos gerânios, escolha comum de muitos amantes da planta, representa amor e paixão, ou mesmo superação e consolo. Em tradições da Wicca, gerânios vermelhos, quando colocados próximos à porta da casa, podem afastar doenças e energias negativas e sentir a presença de estranhos.

Gerânio roxo

gerânio roxo

Gerânios roxos, com sua notória sobriedade em comparação às outras cores, representam sofisticação, estilo e nobreza. São utilizados para expressar admiração por alguém.

A cor roxa dessa flor representa também lealdade e honestidade, é muito utilizada em decoração de cerimônias e casamentos também.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da flor gerânio

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da flor gerânio, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Deixe seu lar mais colorido com o gerânio!

galho de gerânio

Depois de ler o texto, é fácil perceber por que os gerânios estão entre as plantas mais queridas no Brasil e no mundo. Com sua beleza marcante, suas cores exuberantes e sua praticidade de cultivo e manutenção, qual amantes das plantas e flores não gostaria de um gerânio embelezando sua sala, sua janela ou seu jardim? Além de tudo, não são difíceis de encontrar: são amplamente comercializados no Brasil, em várias de suas muitas variedades.

Supondo ainda que você não queira adornar seus ambientes com as cores e o perfume dos gerânios, não é por isso que as plantinhas não podem fazer parte da sua vida, na composição de medicamentos e óleos essenciais. Além de belos, ajudam na saúde!

Seja como for, escolha seu gerânio, ou derivado de gerânio, e aproveite as dicas! Nunca é tarde para deixar uma bela flor embelezar as nossas vidas.

Gostou? Compartilha com a galera!

Autor deste artigo

Mestrando em física, leitor ávido e escritor. Apaixonado por arte e por contemplar a natureza em suas diversas formas.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas