Tinta para pintar móveis MDF: tipos de tintas, dicas de como pintar e mais!

Tinta para pintar móveis MDF: tipos de tintas, dicas de como pintar e mais!

Veja neste artigo, principais tintas para MDF, suas cores, dicas de pintura e acabamento.


Quer dar uma cara nova aos movéis de MDF? Veja mais!

Utensílios para pintura de mdf

Decidiu redecorar a casa sem precisar trocar os seus móveis mais não sabe como? A pintura nos seus móveis de MDF pode ser a solução perfeita, já que você poderá mudar totalmente o seu ambiente, sem precisar gastar muito com isto.

Existe algumas maneiras fáceis e dicas para que você consiga redecorar a sua casa, ou até mesmo dar aquela customização nos seus móveis da melhor maneira, preservando o material e renovando os seus ambientes.

Então, veja algumas dicas sobre como pintar os seus móveis em MDF, e também alguns estilos de tintas e materiais que serão necessários para que você faça este trabalho. Confira!

Tipos de tintas para pintar MDF

Escolher uma tinta adequada é um dos primeiros passos para que a pintura dos móveis em MDF seja satisfatória e dê um bom resultado a longo prazo. Existem vários estilos diferentes de tintas para você encontrar no mercado atual, e saber qual a mais indicada para o material faz toda diferença.

Então, veja abaixo alguns estilos de tintas que são os mais indicados para a pintura de MDF.

Tinta PVA

A tinta de PVA é uma das mais utilizadas para a pintura de MDF, como ela é extremamente fácil de ser aplicada, não cria manchas e seca rapidamente é indicada para pessoas que não possuem experiência com pintura. Assim, você poderá pintar o seu móvel sem medo de cometer algum erro no momento da pintura.

Essa tinta pode ser facilmente encontrada em lojas especializadas ou em lojas comuns de departamento e possui uma paleta repleta de cores, desde as comuns, até cores específicas, que podem ajudar você a transformar o seu móvel do jeito que você desejou.

Tinta acrílica brilhante

A tinta acrílica brilhante também é uma das mais utilizadas no momento de pintura de MDF, ela possui diversos benefícios, como a alta durabilidade da tinta no material, já que a mesma possui resina na sua composição, porém, ela é um pouco mais difícil de ser aplicada, pois pode causar manchas quando não aplicada corretamente.

Assim como a tinta PVA, a tinta acrílica também possui uma infinidade de cores disponíveis no mercado a sua escolha, além de você poder misturar cores para chegar a tonalidade desejada, e também é facilmente encontrada em lojas de departamento ou lojas comuns.

Tinta acrílica fosca

A tinta acrílica fosca possui as mesmas qualidades da tinta acrílica brilhante, porém, ela traz um visual fosco ao MDF, que também traz um acabamento impecável a peça, ela é um pouco mais fácil de ser aplicada comparado a brilhante, visto que deixa menos manchas caso houver algum equívoco no momento da pintura.

Este estilo de tinta possui uma tabela de cores um pouco menor comparada aos demais, visto que o fosco é mais procurado em cores neutras e específicas. Também pode ser facilmente encontrado em lojas de departamento ou específicas de tinturas.

Verniz

Pessoa aplicando verniz

A tinta verniz é mais utilizada em trabalhos mais profissionais, ela costuma ter um preço mais elevado em comparação as demais, mas possui benefícios como a altíssima durabilidade e proteção para a peça, como a impermeabilidade e preservação da madeira, além de possuir um acabamento impecável.

Este tipo de tinta é encontrado em lojas de materiais ou lojas de tinturas, ela pode ser comprada em diferentes tamanhos, e as cores são diversas. Nesse tipo você também poderá escolher seu próprio estilo de cor, misturando pigmentos em lojas especializadas.

Betume

Tinta betume

A tinta em betume é mais utilizada para trazer um aspecto envelhecido para madeira MDF, ela possui uma coloração marrom escura que traz um acabamento impecável ao MDF cru, e também é funcional em MDF que já possui uma tonalidade mais clara.

Este estilo de tinta pode ser encontrado principalmente em lojas específicas de tinturas e a pintura é simples e prática, perfeita para amadores de pintura que gostam de se aventurar, ela também é muito utilizada em artesanatos.

Tinta spray

Spray de tinta

Outra dica muito válida para quem gostaria de pintar os móveis de MDF de uma forma prática e rápida é usando as famosas tintas em spray, ela são um pouco complicadas na aplicação e podem facilmente deixar manchas na pintura, mas é um dos métodos mais rápidos de se fazer a coloração e secagem da tinta dos móveis de MDF.

Elas podem ser facilmente encontradas em lojas de materiais ou lojas de tintas, possuem uma tabela gigante de cores disponíveis, além de acabamentos foscos ou brilhantes de acordo com o seu desejo. Ela também possui diversos benefícios como a durabilidade da tinta e a proteção da madeira MDF.

Como pintar MDF

Pessoa pintando mdf

A pintura em MDF necessita de alguns cuidados para que possa possuir o melhor acabamento para o móvel da sua casa, como a tintura pode ser facilmente manchada ou não pegar direito no material existem algumas dicas que você poderá seguir para obter sucesso durante o seu trabalho manual.

Veja abaixo algumas dicas para que você consiga efetuar a pintura do seu móvel de MDF de uma forma simples, prática e eficaz, além de caprichar no acabamento.

Lixe as peças que nunca foram pintadas

Assim como qualquer tipo de madeira, o MDF necessita de preparações anteriores a pintura para que a mesma seja feita corretamente, e lixar as peças cruas é essencial para o melhor acabamento da pintura do seu móvel, além de também auxiliar na maior durabilidade da tinta no MDF.

Você deverá efetuar a lixação da peça de uma maneira mais suave, e que apenas deixe a superfície lisa para que as lascas de madeira não atrapalhem no acabamento da sua pintura, além de também poder acabar machucando você de alguma forma. Esse passo também aumenta a durabilidade e proteção da tinta no MDF.

Peças prontas para pintura devem ser limpadas

Se você irá fazer a pintura de um móvel de MDF que já esteja pintado, uma das primeiras ações que você precisará para efetuar uma boa pintura no seu móvel é fazer uma boa limpeza da superfície do mesmo, já que, a poeira, sujeira ou até mesmo pequenos pedaços de madeira podem atrapalhar no processo da pintura e danificar a cor e o acabamento.

Você poderá fazer a limpeza do móvel em MDF com um pano úmido com água e produto de limpeza, em caso de sujeiras mais profundas o uso de uma escova ou esponja podem ser uteis na remoção. Após esta limpeza é necessário que você espere até que o móvel esteja completamente seco para o inicio da pintura.

Prepare a tinta de acordo com os fabricantes

Outra dica importante para que você consiga efetuar de uma forma eficaz a pintura do seu móvel é seguir as instruções de como preparar a tinta da sua escolha. Geralmente, as embalagens constam com um manual de instruções da melhor forma que você deverá preparar a tinta para o uso.

Por isso, para que a mesma não perca a qualidade, busque sempre preparar a tinta para pintura da forma indicada pelo manual, assim, você não correrá riscos de prejudicar a qualidade da sua tinta.

Utilize um fundo preparador para madeira

Usar um produto específico para o preparo de madeira no seu móvel também é uma dica valiosa, assim você terá muitos benefícios, como a maior durabilidade e qualidade da própria madeira de MDF.

Este estilo de produto costuma trazer um efeito nivelador de madeira o que trará um melhor acabamento no momento da pintura do seu móvel.

Espere no mínimo 3 horas para aplicar outra demão

Como geralmente uma peça de MDF precisa de 2 a 3 mãos de tinta para que a cor fixe bem, uma boa dica é esperar secar totalmente a última camada de tinta para a aplicação da próxima. Principalmente na aplicação de tintas acrílicas cintilantes e brilhosas.

Deixando a tinta secar totalmente, você terá menos chances de acabar manchando o seu móvel durante a pintura, e consequentemente terá um melhor acabamento da mesma, já que o recomendado é esperar no mínimo 3 horas entre uma pintura e outra para não manchar.

Aplique verniz se a peça for só pintada

Quando você terminar a pintura da sua peça de MDF, para um melhor acabamento e proteção da tintura e da própria madeira, é indicado que você faça a utilização de um bom verniz para acabamento.

O verniz traz um acabamento impecável para a tinta e traz muitos benefícios a madeira, como impermeabilidade e mais resistência da cor da tintura, você também poderá usar o verniz como tintura única. Ele pode ser encontrado em diversos tons, para você que busca manter a cor marrom do seu móvel de MDF.

Dicas para pintura em MDF

Pessoa pintando madeira

Agora que você entendeu mais sobre as tintas usadas na pintura de MDF e também nos passos recomendados para a pintura, vamos deixar para vocês algumas dicas importantes para amadores da pintura que gostariam de arrasar na pintura dos móveis de dentro de casa.

Então, veja abaixo as dicas e faça a sua pintura ficar espetacular.

Materiais necessários

Para uma boa pintura, possuir os materiais corretos é fundamental para um bom acabamento. Para inicio é necessário que você possua luvas e uma lixa fina, para lixar brevemente o seu móvel caso ele não possua nenhuma tintura, ou um pano úmido para a limpeza de um móvel que já possua uma camada de tintura.

Por fim, é necessário que tenha pinceis comuns em diferentes tamanhos e também um pincel em rolo pequeno caso o seu móvel seja mais grande. Também é indicado o uso de um recipiente específico para a colocação da tinta.

Use tinta branca na primeira demão

Uma das melhores dicas para iniciantes na pintura é usar um fundo claro, então, caso você queira uma cor mais clara no seu MDF, invista em uma primeira camada de tinta branca no seu móvel, essa é uma das melhores formas de manter a cor vívida de tintas mais claras, além de não interferir na cor das mesmas.

A primeira camada de tinta branca trará uma melhor base para as tintas mais claras, e poderá dar um melhor acabamento para as mesmas, além de ser mais eficaz em manter a cor original da tinta que você escolher.

Limpe o pincel ou rolinho de espuma a cada uso

A limpeza dos materiais também é de extrema importância no momento da pintura, por isso, sempre que acabar uma demão de tinta no seu móvel, aproveite para limpar e secar os seus pinceis para o próximo uso para que não ocorram problemas indesejáveis.

Dessa forma, você evitará certos problemas com a sua pintura, como aparecimento de manchas, ou até mesmo acabar tirando o aspecto liso por causa de um pincel com tinta seca. Além de que, a tinta seca poderá danificar severamente o seu pincel e será necessário a compra de novos para a nova demão de tinta no seu móvel.

Opte por materiais e tintas de qualidade

Outra dica importante é a utilização de tintas e materiais de qualidade no momento da sua pintura. Desta forma, você poderá garantir uma melhor qualidade de pintura e durabilidade da cor e tintura no seu móvel e manter a aparência por um tempo maior.

Você pode encontrar produtos de tintura de qualidade em lojas especializadas em tintas ou até mesmo em lojas de materiais. É necessário conversar com um profissional para que encontre o melhor produto e a melhor solução para a pintura do seu móvel.

Tintas escuras precisam de mais demão

Assim como as tinturas mais claras necessitam de um fundo claro, as tintas de coloração escura necessitam de algumas demãos para manterem a cor original e ficarem com o acabamento mais impecável. Além de também ser necessário para a melhor durabilidade da cor.

É recomendado em cores mais escuras que sejam aplicadas de 3 a 4 demãos de tinta para que a cor fique da forma desejada, assim você terá uma tintura em cor mais vibrante, e também terá um móvel com uma cor duradoura e permanente.

Saiba como pintar seus movéis em MDF com as dicas!

Pessoa pintando mdf

A pintura de móveis em MDF é uma das melhores dicas para quem busca reformar os móveis ou redecorar a casa de uma forma prática, sem gastar muito e também trazendo o benefício da maior durabilidade dos móveis de dentro dos ambientes.

Existem vários estilos de tintas, cores e acabamentos para você escolher e encontrar a que melhor se encaixa com a sua decoração de interiores. Você também poderá encontrar tintas com funções de tratamento, ou que realçam a cor da própria madeira, que também são ótimos para a decoração.

Siga nossas dicas e não deixe de criar a melhor decoração de interiores na sua casa, da maneira mais prática, barata e eficaz, além de ser leve para o bolso e positiva para a manutenção dos seus móveis de MDF.

Autor deste artigo

Estudante de marketing de conteúdo, amante da escrita, decorações e do estilo de vida em contato direto com a natureza.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos