Pedras para revestimento externo: conheça os tipos e muito mais!

Pedras para revestimento externo: conheça os tipos e muito mais!

Você sabe as vantagens de ter um revestimento de pedra em casa? Neste artigo, descubra os principais tipos e o estilo ideal para a sua decoração.


Qual é o melhor tipo de revestimento de pedra?

Quintal moderno com cascalho decorativo

O revestimento de pedra está cada vez mais popular nos projetos de arquitetura, sendo utilizado em ambientes internos, como cozinhas e banheiros, mas principalmente em áreas externas, como fachadas de casas e prédios, calçadas, escadas e projetos paisagísticos.

Há uma variedade de opções no mercado, possuindo uma grande diversidade de tamanhos, cores, formas e texturas, garantindo muitas oportunidades de uso. No entanto, para revestimentos externos, as opções acabam diminuindo um pouco, visto que não são todos os materiais que contém características para serem usados nesse tipo de ambiente.

As áreas externas servem como o cartão de visita de uma casa, portanto, utilizar as pedras adequadas nesses lugares ajuda a formar ambientes sofisticados e modernos, oferecendo uma aparência única e personalizada conforme o estilo de cada um.

É muito necessário escolher as pedras apropriadas para o local, assim evita que a chuva e o calor prejudiquem a sua durabilidade com o tempo. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre o revestimento de pedra e qual o ideal para a sua casa.

Tipos de pedras para revestimento externo

No momento em que for decidir quais pedras usar para o revestimento externo da sua casa, é importante lembrar de alguns pontos que permitem um projeto de alta qualidade, além de garantir um ótimo custo-benefício no final. Confira a seguir, os tipos de rochas mais populares para um revestimento de pedra apropriado.

Seixo

O seixo é um tipo de fragmento mineral ou de rocha, possuindo uma granulometria maior do que a areia. Em razão do seu pequeno tamanho, que não ultrapassa alguns centímetros, essa pedra é muito usada para revestimentos e decorações em jardins, complementando o espaço de diversos ambientes da casa.

No entanto, é importante verificar as variedades de modelos da pedra seixo, podendo ser encontrada em diferentes tipos, como o seixo natural, o artificial, o rolado e o telado. Além disso, as suas cores também variam entre o branco, marrom, preto e cinza.

Pedra Miracema

A pedra Miracema, também chamada de laranjinha, é um tipo de granito em um formato mais bruto, ou seja, ela é utilizada sem passar pelo processo de polimento, sendo perfeita para compor fachadas mais rústicas e naturais, além de muros, calçadas, rampas e escadas.

Esse tipo de pedra possui uma grande variedade de cores, auxiliando na hora de escolher a mais adequada conforme a decoração da sua casa. Além disso, a Miracema é bem resistente e durável, contendo propriedades antiderrapantes.

Pedra Madeira

A pedra madeira, como o próprio nome já indica, é um revestimento que possui uma estrutura muito semelhante a madeira. Em projetos de arquitetura, a pedra madeira é bastante utilizada nas fachadas de casas, formando muros de pedras, rampas, calçadas, pisos para garagem e ambientes internos.

Esse tipo de pedra contém uma diversidade de cores, no entanto, a que possui acabamento em amarelo é a mais popular e comum. Além disso, a instalação do revestimento de pedra madeira requer um profissional bem qualificado.

Pedra Ardósia

A pedra ardósia é de origem metamórfica, formada especialmente por minerais como grafite, quartzo e material carbonoso, tornando a pedra muito mais resistente a impactos, riscos e agentes naturais. A ardósia contém uma baixa porosidade, portanto, não absorve gorduras, líquidos e outros resíduos, além de ser um ótimo isolante térmico.

Esse tipo de pedra é uma boa opção para compor fachadas com um estilo mais contemporâneo, visto que a sua coloração geralmente é escura, garantindo um tom moderno e imponente ao ambiente.

Pedra São Tomé

A pedra São Tomé possui uma alta resistência contra riscos, agentes naturais e manchas, contendo uma longa durabilidade que pode deixá-la perfeita por cerca de 30 anos. É um material que não absorve calor e aguenta grandes cargas de peso e atrito, além de também ser antiderrapante.

Essa pedra é bem sofisticada, oferecendo muita beleza nos ambientes em que ela for instalada, deixando o lugar mais fresco e confortável. A pedra São Tomé é usada em revestimentos de paredes e pisos de áreas externas, mas também é possível instalar em fachadas, murais de TV, bordas de piscina, jardins e entre outras.

Pedra Grés

A pedra grés é um tipo de revestimento que vem ganhando bastante popularidade nos projetos de arquitetura com o passar do tempo. No entanto, é importante lembrar que esse material costuma ser dividido em dois tipos: pedra grés de argila e pedra grés de porcelana.

O revestimento de pedra grés de argila é muito usado para compor muros de pedras e pisos em ambientes externos. Em relação a pedra grés de porcelana, por possuir uma coloração branca e uma elevada aparência visual estética, ela é muito utilizada para áreas internas.

Pedra Portuguesa

A pedra portuguesa é originária de Portugal, formada por calcário e basalto, possui uma estrutura pequena com forma irregular que simplifica a criação de uma variedade de projetos, seja em áreas de calçamentos, fachadas e até mesmo revestimentos internos.

As cores mais comuns da pedra portuguesa são pretas e brancas, muito popular por decorar o calçadão de Copacabana, mas também é possível encontrar tonalidades diferentes, como amarelo, castanho, vermelho, cinza e azul. É uma pedra bem versátil e se ajusta em todo estilo de ambiente.

Pedra Ferro

A pedra ferro, também chamada de topázio ou pericó, possui origem vulcânica e é composta por rochas metamórficas. É uma espécie de material que passa pelo processo de oxidação, liberando a aparição de uma grande variedade de texturas, formas e colorações, variando entre um marrom com tons de ferrugem até uma cor quase preta.

O revestimento de pedra ferro é geralmente encontrado no mercado em dois formatos, o mosaico e o filete. Essa rocha é bem popular pelos seus tons escuros, sendo muito utilizada para fachadas de casas, assim como salas, banheiros e espaços gourmet, oferecendo uma aparência bem moderna e elegante.

Pedra Goiás

A pedra Goiás, também chamada de pedra Pirenópolis, é um quartzito natural e extremamente resistente, possuindo uma coloração esverdeada e garantindo bastante harmonia em qualquer área. O popular tom sobre tom desse material é responsável por transformar um ambiente único, visto que cada pedra contém detalhes próprios que proporcionam luxo e sofisticação.

Esse tipo de pedra é recomendado para áreas de piscinas, garagens e calçadas por causa de sua função antiderrapante, oferecendo boa qualidade, resistência e durabilidade. Além disso, é um material térmico e com poros fechados, permitindo uma baixa manutenção.

Pedra Bolão

A pedra bolão possui uma forma arredondada e uma coloração marrom bem marcante, chamando bastante atenção em qualquer lugar em que for instalada. As características principais dessa rocha são as suas expressões de marca d’água causadas pelas chuvas no decorrer do tempo, realçando ainda mais a sua tonalidade e as suas propriedades naturais.

O revestimento de pedra bolão é muito usado para obras de grande porte, principalmente em fachadas de casas, paredes internas, áreas de churrasqueiras e para compor grandes muros de pedra.

Granito

Sala com piso de granito

O granito é uma rocha magmática e, por essa razão, possui algumas características que o tornam bem favorável para utilizar em ambientes externos. Essa pedra contém uma grande resistência contra riscos, impactos, manchas e agentes naturais, sendo muito eficaz em garantir uma durabilidade por longos anos.

Além das suas características originais, essa rocha pode obter diferentes tipos de acabamentos que aumentam a qualidade final do material, os mais populares são os acabamentos flameados, acabamentos jateados e os acabamentos escovados. Além disso, o granito possui uma baixa porosidade, garantindo a instalação em áreas mais úmidas sem prejudicar ou danificar o revestimento.

Nano Prime

A nano prime é uma das pedras mais inovadoras e modernas apresentadas, conhecida como a 4ª e mais recente geração do nanoglass. Essa rocha é fabricada através de nanotecnologia, possuindo um processo produtivo que integra uma grande quantidade de cristais de vidro e pó de mármore, resultando em um material muito resistente.

Em razão disso, a sua alta resistência e boa durabilidade certificam que não sofra riscos, impactos e manchas, além de impedir que produtos químicos e mofos não prejudiquem o material. É um tipo de pedra muito versátil, indicada para revestir ambientes externos, como fachadas de casas, paredes, pisos e jardins, combinando também com áreas comerciais e qualquer tipo de estilo desejado.

Slim Flex

Embora a slim flex seja uma pedra natural e desenvolvida por compostos geológicos, essa pedra acaba sendo o contrário do conceito criado do que é uma pedra, visto que ela é bem fina, leve e muito flexível. Esse material é procedente do xisto e do quartzito, coberto por um manto de poliéster e fibras de vidro para garantir ainda mais qualidade.

Esse tipo de pedra possui um grande diferencial, possibilitando a maleabilidade do material para curvaturas de até 360º, uma espécie de tecnologia moderna que não pode ser encontrada nas outras pedras comuns. Essa característica permite a instalação em áreas mais curvas e não lineares.

A slim flex contém baixa porosidade e boa resistência a raios ultravioletas, podendo usá-la para revestir vários tipos de materiais, como madeira, alumínio, MDF, vidro, cimento, azulejo, gesso e cerâmica. Além disso, é muito utilizada para o revestimento de paredes, painéis, pisos, colunas, fachadas e entre outras.

Quartzito

O quartzito é uma pedra totalmente natural, sendo uma espécie de rocha metamórfica na qual o seu principal componente é o quartzo. Esse material possui uma grande resistência, tanto à chuva e vento, como também a produtos químicos e substâncias que podem cair sobre ela.

Essa pedra também contém uma longa durabilidade, podendo ser preservada em bom estado por mais de 30 anos. Em razão disso, é uma ótima opção para ser instalada em ambientes externos para garantir um visual bem glamouroso e sofisticado.

O quartzito é muito utilizado para revestimentos de paredes, assim como piso, já que é capaz de aguentar uma carga pesada e possui características antiderrapantes. Além de ser um material muito bonito, também há uma diversidade de cores no mercado para combinar com todo tipo de decoração.

O que levar em consideração na hora de escolher o revestimento?

O cliente escolhendo o material do piso a partir de amostras na loja de pisos

Escolher um revestimento de pedra é uma ótima opção para quem aprecia um estilo mais rústico e natural. No entanto, entre os diferentes tipos de pedras para revestir, é muito necessário conhecer as características e as vantagens que vão se adaptar melhor ao seu projeto. Veja abaixo as qualidades a considerar na hora de escolher o ideal para a sua casa.

A durabilidade e alta resistência

As pedras possuem uma alta resistência muito comum, portanto, são as mais adequadas para as áreas externas. A garagem é um bom exemplo de aplicação, visto que é um lugar em que a entrada e a saída de carros é frequente e o desgaste do piso é constante, sendo necessário um piso bem forte e resistente.

O chão de pedra suporta a maioria dos desgastes que ocorrem nos ambientes externos, ao contrário do piso cerâmico que não possui tanta resistência, se desgastando muito mais rápido e necessitando de uma troca contínua.

Além disso, o revestimento de pedra oferece uma durabilidade enorme comparado ao cerâmico, podendo durar por muitos anos se receber a manutenção correta, diferente dos outros materiais que perdem o brilho com mais facilidade.

Função antiderrapante

Há certas pedras naturais que possuem função anti derrapante, como o caso da pedra Goiás, da São Thomé e da Mineira, por exemplo. Essa característica é muito fundamental para áreas externas como calçadas e piscinas, visto que existe uma maior ameaça em acontecer acidentes causados pela derrapagem.

Não apenas nessas áreas, mas também em qualquer ambiente da casa que necessite de uma lavagem frequente com água. No entanto, essa qualidade não é comum em pisos cerâmicos, já que a maioria precisa de uma resina para virar antiderrapante, aumentando o valor final do material.

Manutenção não muito complicada

As pedras naturais geralmente não precisam de uma manutenção muito constante e sucinta, sendo necessário apenas usar água com sabão quando estiver suja. No entanto, é indicado lavar o revestimento com o limpa pedras de vez em quando, desse modo, a pedra decorativa vai continuar com o seu brilho original.

É muito importante lembrar que para a pedra não absorver certas sujeiras e manchas, como óleo ou outros produtos líquidos, é fundamental limpá-la o mais rapidamente possível para não causar manchas irreversíveis na sua decoração.

Disponha destas dicas e escolha a pedra de revestimento externo ideal para sua casa!

A entrada de uma casa com parede branca e duas plantas ao lado da porta

A escolha de colocar pisos cerâmicos nas áreas externas de casas é mais comum pela facilidade de encontrar produtos e mão-de-obra no mercado, visto que alguns tipos de pedras são específicos em cada região do país, nem sempre sendo possível encontrar facilmente em todos os estados do Brasil.

No entanto, arriscar em um revestimento de pedra pode garantir um ótimo custo-benefício a longo prazo, além de um visual único e diferenciado. O resultado final vai depender do tipo de pedra que será usada, já que cada uma possui acabamentos e tonalidades diferentes, combinando com vários gostos e estilos.

As pedras com cores mais claras se adaptam bem em ambientes mais modernos, enquanto que as que contém cores mais escuras ficam ótimas em decorações contemporâneas e industriais, por exemplo. Portanto, siga todas essas dicas e procure um bom profissional para instalar o revestimento de pedra ideal para a sua casa.

Autor deste artigo

Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos