Comidas para acampamento: para fazer, levar pronta e muito mais!

Comidas para acampamento: para fazer, levar pronta e muito mais!

Neste artigo, saiba comidas práticas, de preparo fácil e como se alimentar quando estiver com a família e amigos em um acampamento.


Quer saber que comida fazer para o acampamento? Saiba mais!

Pequeno grupo reunido em uma mesa de acampamento comendo

Acampar é ótimo para relaxar e entrar em contato com a natureza, explorar novos lugares e desconectar um pouco da rotina urbana. Porém, é bom se preparar para os dias de isolamento com um bom estoque de comida para levar, pois na maioria das vezes os locais de acampamento são distantes de qualquer supermercado, restaurante que lhe possa fornecer um lanche!

Saiba o que fazer e o que levar em sua viagem de acampamento. Além disso, a prevenção é essencial, visto que em muitos dos casos, pode ser que se encontre em locais sem luz ou fornecimento de gás. Leve alimentos práticos e duráveis que possam lhe fornecer energia e resistem à viagem sem perder a qualidade.

Comidas para acampamento

Quando se pensa em acampamento, deve-se considerar todos os cenários de estar fora de casa. Se estiver levando alimentos que dependem de geladeira tenha à bordo uma caixa térmica ou um isopor com gelo, mas saiba que o armazenamento dos produtos ali não durará muito tempo.

Portanto, é importante que se prepare um estoque durável e prático que alimente sem complicações. É bom pensar também se necessitará de fogareiro para esquentar e cozinhar algum alimento e como serão transportados os utensílios necessários. No entanto, há uma série de lanches fáceis disponíveis a serem feitos que podem lhe ajudar.

Sanduíches de frios e pastinhas

Sanduíches de frios em uma mesa

Se for apenas passar o dia, leve pronto de casa alguns sanduíches, compre por exemplo, um saco de pão de forma que abastece bem 10 porções. Escolha frios já fatiados e processados. Acrescente enlatados e salada, além de pastinhas com base de requeijão, maionese ou ricota, por exemplo.

Porém, se a ideia é passar muitos dias acampando, conserve os frios, molhos frescos e verduras no isopor ou caixa térmica, e prepare os sanduíches somente no local, incluindo ingredientes não perecíveis, como atum enlatado e molhos prontos. Se tiver que escolher, consuma os sanduíches já nos primeiros dias de acampamento.

Barrinhas de cereal

Barras de cereais com chocolate em superfície de madeira

Barrinha de cereal é uma ótima opção para quem faz trilha ou percorre longas caminhadas, afinal, as barrinhas garantem energia rápida em casos de hipoglicemia ou cansaço de algum membro do grupo. Práticas, podem ser levadas no bolso ou na mochila e abertas facilmente, não necessitam de refrigeração nem aquecimento.

Na embalagem há informações sobre o valor energético e carboidratos que elas contêm, para o caso de haver alguém em dieta ou diabético no acampamento. Você também pode levar de casa as barrinhas de cereais feitas na sua cozinha. Na internet, há inúmeras receitas, na maioria fáceis, com ingredientes acessíveis como banana, mel, aveia, uva passa ou castanhas.

Em algumas receitas, não é necessário nem cozinhar os ingredientes, basta moldar as barrinhas depois de espalhar a massa em uma bandeja.

Frutas

Vista frontal Frutas frescas Maçã, pera e laranja em fundo escuro

Leve as frutas já lavadas e com casca, para que durem mais. Se for ficar por mais dias, bananas podem ser levadas ainda um pouco verdes para madurar no local. Maçãs e peras duram bastante, morangos e uvas devem ter a preferência para consumo rápido. Também podem ser levadas frutas secas ou em compotas que assim não estragam.

Frutas desidratadas podem ser secas em casa mesmo, com boas técnicas de conservação ou encontradas em lojas a granel. Tenha à mão bananas chies, uvas-passas, damascos secos, tâmaras ou até mesmo maçãs desidratadas. Você ainda pode fazer um doce caseiro com as frutas como base e também uma salada de frutas, armazenando-as picadas em um pote.

Castanhas e amendoins

Várias castanhas e amendoins

As oleaginosas são o coringa alimentar para longas viagens. Cabem em qualquer lugar, não necessitam de embalagem térmica nem cozimento. Se possível, opte por um mix de castanhas que pode ser mesclado com amendoins e frutas secas que não estragam. Além de nutrientes que matam a fome imediata, se estiver longe de uma oferta maior de alimentos.

Em uma loja a granel, você encontra uma imensa variedade de castanhas, podendo ser de caju do Pará, portuguesas e também amêndoas, avelãs, nozes pecã e pistache. O amendoim não é uma castanha, é uma leguminosa,mas fornece o mesmo teor de energia e proteínas, sendo de fácil consumo e transporte. Há ainda sementes, como de girassol e abóbora, que podem servir de petiscos.

Chips de legumes

Chips de legumes em um recipiente branco em uma mesa de madeira

Você pode fazer em casa mesmo e levar pronto os chips fatiados de diversos legumes, e consumi-los como faz com a batata frita de saquinho. Pode ser com inhame, cenoura, mandioquinha e até mesmo beterraba. Asse ou frite e guarde em saquinhos. É uma forma bem prática de se alimentar e é muito indicado por campistas costumeiros. Também é possível comprar os chips prontos em casas a granel.

Para fazer em casa, corte em rodelas fininhas os legumes e jogue no óleo quente para fritar, depois tempere com sal. Você também pode fazer assado salpicando temperos e ervas por cima. Frutas como bananas e maçãs também podem ser servidas fritas, nesse caso, tempere com um pouco de canela. Quando estiverem frios e secos, jogue os chips em um saquinho de fácil transporte.

Macarrão instantâneo

Macarrão instantâneo em uma mesa de madeira

O macarrão instantâneo é um quebra-galho para a hora do almoço nos acampamentos. Prático, rápido, fica pronto em 3 minutos. Existem várias opções no mercado e é uma refeição barata. Basta contar com um fogareiro e água. Quando for acampar, basta levar uma panela pequena e talheres. O tempero vem à parte no saquinho, mas você pode incrementar a refeição com molhos e enlatados.

Os macarrões são vendidos em porções pensadas individualmente, com calorias para a guarnição de uma pessoa. Portanto, calcule quantos vão e quanto tempo ficarão para calcular quantos pacotes podem ser comprados. Uma boa dica é quebrar o macarrão antes de jogar na panela e acrescentar o que sobras de outras refeições para complementar o prato ou até mesmo deixar em forma de sopa.

Atum enlatado

Dois atuns enlatados em uma mesa de madeira

O atum em conserva já está pronto, então pode ser esquentado e consumido na própria lata ou incorporado a outros pratos. É uma ótima opção de proteína por já vir conservado. Pode ser encontrado de modo ralado, em óleo, molho de tomate, defumado ou em água e sal. Fácil de ser armazenado na mala, no estoque de alimentos ou na mochila.

Outros enlatados podem ser considerados para serem levados do mesmo modo. A sardinha em conserva, por exemplo, complementa bem uma pastinha de passar no pão ou para acrescentar no macarrão. Latas de conservas como milho, ervilha e seleta de legumes também devem ser consideradas. Não se esqueça de levar o abridor ou verificar se a lata abre fácil sem um.

Biscoitos

Biscoitos caseiros na mesa

Biscoitos não podem faltar, principalmente se quem vai participar do acampamento também serão crianças ou idosos. São alimentos rápidos, secos, fáceis de serem consumidos e guardados dentro da própria embalagem da bolsa ou mochila. Escolha entre uma boa variedade que inclua doces e salgados, de todos os sabores mais populares que agradam a todo o grupo para dividir.

Na categoria de biscoitos, acrescente os salgadinhos como nachos, batatinhas e feitos de milho. Quebram um bom galho, principalmente com o consumidor mais jovem, criança ou adolescente, que curtem longas caminhadas e não param para comer. Tanto os salgados, quanto os biscoitos, são grandes companheiros de viagem, pois são alimentos que podem ser consumidos durante o caminho.

Leite em pó

Leite em pó em uma recipiente azul

O formato em pó é a melhor forma de se armazenar e transportar leite para o acampamento. É uma ótima opção para acompanhar o café da manhã, com bolo, incorporado ao achocolatado ou num simples café com leite. Basta levar água potável e fervê-la para acrescentar o leite em pó solúvel, assim ele dissolve melhor, formando um líquido mais uniforme.

O leite em pó pode ser transportado em sua própria embalagem e calculados as quantidades, ser dissolvido em litro ou apenas na quantidade certa por copo ou caneca. Misturado ao café instantâneo, achocolatado, canela e açúcar, faz um bom mix de capuccino para ser servido com água quente.

Chá, café e chocolate quente

Uma xícara de café

É natural que em ambientes de acampamento o lugar seja frio à noite. Ao acordar, o melhor é uma boa bebida quente para começar bem o dia. Assim, lembre-se de levar os materiais para preparar chás, um bom café preto, capuccino ou chocolate quente. Não se esqueça de um bom fogareiro, acendedor de combustível ou use uma fogueira.

Para isso, tenha na mochila uma garrafa térmica, colher, caneca e uma pequena cafeteira italiana ou filtro e pano para passar café. Entre os mantimentos, tenha os ingredientes secos e bem armazenados prontos para serem preparados. Caso queira fazer um chá, observe se há plantas que você conhece em volta do acampamento e veja o que pode ser colhido para ser experimentado.

Queijo

Pedaços de queijo em um fundo de madeira

Tenha um isopor, caixa térmica ou procure saber se o camping tem geladeira. O queijo, como laticínio, é um alimento perecível para armazenar, bem como os embutidos. Alguns queijos são frescos e precisam deste cuidado, por isso embrulhe em papel manteiga.

Há outros queijos que podem ser melhor utilizados, como o Polenguinho, que pode ser guardado fora da geladeira, alguns cream cheeses e o queijo parmesão, duro ou ralado. Caso não tenha acesso à refrigeração, em temperatura ambiente consuma os queijos entre os primeiros alimentos durante o tempo em que estiver no acampamento. Queijos são ótima fonte de proteínas.

Pão

Fundo de pão fatiado

Observe o prazo de validade quando for comprar o pão. Dê preferência aos de forma, de hambúrgueres, cachorros-quentes ou pão folha para rechear como quiser, assim formando refeições completas. Você também pode levar alguma receita de pão de frigideira e cozinhar no acampamento. É recomendado pensar nos acompanhamentos e talheres para montar sanduíches.

Chocolate

Vários pedaços de chocolate

O chocolate é uma ótima ideia para fornecimento de energia rápida, caso você esteja participando de um turismo de aventura, onde tem que caminhar bastante e fazer exercícios. Armazene os chocolates de modo que não fique em lugares com variação de temperatura que possa aquecer naturalmente, pois o chocolate pode derreter facilmente.

Granola

Granola em uma recipiente de vidro

Granola é uma ótima sugestão para o café da manhã e pode ser combinada de várias maneiras. Junto com o leite em pó e água quente, achocolatado, frutas, mel, como quiser. O alto valor energético e a riqueza nutricional são essenciais para se alimentar bem antes de curtir o dia. Você pode calcular a quantidade consumida por pessoa no acampamento e levar apenas o suficiente.

Ovos

Ovos brancos e marrons

Há duas dicas boas quanto aos ovos. Você pode levá-los cozidos ou como preparo de omeletes. Em casa prepare os ovos cozidos e mantenha-os na casca, leve para o acampamento em um pote tampado e lá tempere com sal ou, se quiser, leve os ovos em conserva de salmoura.

Outra forma, é bater um preparado de ovo batido com temperos e frios, batido no liquidificador. Depois, guarde o líquido numa garrafa pet e a mantenha na caixa térmica ou isopor com gelo. Basta aquecer a frigideira e fazer omeletes fresquinhos no acampamento.

Batata doce

Batata doce fatiada em uma mesa com uma faca

Aproveite a fogueira de acampamento, churrasqueira ou mesmo o fogareiro para preparar batata doce. Mas a melhor receita é mesmo assada no papel alumínio assar na brasa, fica macia e pode ser comida amassada, frita ou com carne. A receita é simples: embrulhe as batatas no papel alumínio e jogue na brasa por 30 minutos. Não se esqueça de espetar com o garfo pra ver o ponto.

Mel

Pote de mel e concha de madeira

O mel, além de ser um ótimo adoçante natural, alimenta e tem proteínas. É um dos poucos alimentos considerados não perecíveis que pode ser guardado sem data de validade. Apesar de cristalizar em dias frios, o mel não desanda nem estraga. Leve numa bisnaga bem tampada e utilize junto à granola com frutas.

Dicas para ajudar na decisão do cardápio

Uma mulher na cozinha escrevendo alguma coisa em um caderno

As comidas devem ser rápidas, fáceis e práticas. Pode ser um macarrão instantâneo para o jantar ou alguma comida trazida de casa. No café da manhã, tenha pães e bolos, biscoitos, que fiquem bem à temperatura ambiente, nada que precisasse de refrigeração. Um fogareiro portátil é útil para esquentar água para alguma comida ou um café.

Sabendo quantas pessoas estarão no acampamento e as necessidades ou restrições de todos, monte cardápios gerais que abasteçam o grupo em geral, desde veganos a diabéticos. Pense sempre no coletivo. Ainda que um não consuma carne prepare um assado para todos e sirva junto uma maionese vegana. Ou traga adoçante para o suco e opções de frutas para servir quem tem diabetes.

Separe as comidas por refeições

Organize as refeições calculadas pelo número de pessoas e dias de permanência no acampamento, pense nos utensílios que você vai precisar, incluindo material de limpeza para louças e lixo. Você pode levar prontas algumas refeições feitas em casa, em conserva, assadas ou congeladas e mantidas refrigeradas para serem aquecidas na hora. Leve temperos, óleos adoçantes ou açúcar e sal.

Pense nos indivíduos, ainda que coletivamente. Uma criança come menos que um adulto, se houver pessoas com restrições alimentares, pense nos alimentos bons para aquela pessoa mesmo que não seja para o grupo, como adoçantes, alimentos sem lactose ou sem proteína animal. Faça a contagem mínima de quanto cada um precisa para se alimentar sem errar.

Procure coisas práticas

Existem diversos tipos de camping e alguns possuem uma infraestrutura para que você possa preparar seus alimentos com comodidade. Entretanto, vale incluir na sua lista de compras alimentos práticos para comer no camping. Todos adoram um bom churrasco. Se você pensou que fazer um churrasco para comer no camping vá em frente, pois em geral eles comportam churrasqueiras.

Frutas desidratadas, salgadinhos, biscoitos, bolos, pães, frango assado com farofa trazidos de casa podem ser consumidos à vontade sem tanta necessidade de geladeira. Se o local for quente, como uma praia, vale a pena já levar de casa o suco feito de forma congelada, pois será conservado até chegar ao destino e consumido aos poucos. pense em talheres e pratos únicos ou descartáveis.

Evite coisas que estragam rápido

Planeje com antecedência o que será preciso para preparar a comida e leve alimentos de casa para comer no camping. Evite ingredientes que estragam rápido sem refrigeração. Conte com uma sacola térmica para conservar suas comidas e bebidas. Se em todo caso você ainda precisar comprar alimentos, procure saber se há algum mercado perto do camping.

Procure receitas sobre como fazer conservas em casa. Uma boa opção é desidratar as frutas, fazer paçoca de carne seca, levar alimentos fritos conservados em saquinhos, assim você evita a deterioração por temperatura ambiente. Compre gelo filtrado para colocar no isopor ou caixa térmica, assim quando ele derreter ainda poderá ferver a água e reusar em outras preparações que necessitar.

Calcule de acordo com o número de pessoas

É fácil calcular a quantidade de comida que é suficiente para o número de pessoas acampando. Pense em um sanduíche por pessoa, uma bebida por refeição e quanto pode ser consumido de frutas e biscoitos. O macarrão instantâneo, por exemplo, é uma refeição individual, faça o estoque calculando um pacote por pessoa.

Saiba o que tem disponível no camping

Procure saber sobre a infraestrutura do acampamento. Descubra se fornecem bem uma boa área de alimentação, se há confortos como churrasqueiras, cozinhas comunitárias e se é permitido acender fogueiras. Junto às áreas de barracas costuma haver tomadas para uso de algum eletrônico ou eletrodoméstico.

Tenha essa informação antes de decidir pelo camping. Alguns campings disponibilizam geladeiras e freezers para guardar mantimentos e medicamentos. Combine com o administrador do lugar como é feita a disponibilização, se é preciso pagar alguma taxa e se precisa de autorização para usar a churrasqueira ou a fogueira.

Se for com mais gente, veja se o camping também fornece mesas e cadeiras. Não se esqueça de perguntar as regras sobre horários e espaço disponível para não desrespeitar as regras da comunidade campista.

Faça rascunhos do cardápio

Ao montar o cardápio, além de calcular a comida pela quantidade de pessoas, procure saber o que realmente cada um come. Procure saber e anote, caso esteja viajando em um grupo maior, se alguém tem alergia alimentar, é diabetico ou vegano, para evitar desperdício. Rascunhe opções para crianças e refeições de improviso.

Faça uma lista de compras montada de acordo com suas anotações anteriores do que as pessoas comem. Pense numa refeição coletiva que possa agradar a todos, como uma macarronada ou um churrasco com acompanhamentos comuns. Mantenha suas anotações para rascunhar os próximos cardápios e calcular os ingredientes.

Conheça também itens para ajudar no acampamento

Neste artigo apresentamos diversas comidas para levar ao acampamento, seja para fazer lá ou levá-las prontas. Assim, também gostaríamos de sugerir a leitura de alguns de nossos artigos sobre produtos que vão facilitar todo esse processo, como marmitas e churrasqueiras a carvão. Confira abaixo!

As 10 melhores marmitas elétricas de 2022: da Malta, Multilaser e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1349

Neste artigo, veja como escolher marmitas elétricas quais são as melhores de 2022, como o Aquecedor de Alimentos CE136 Multilaser e Marmita Elétrica Milano - NK

As 10 Melhores Portas Marmitas Térmicas de 2022: Soprano, Swissport e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2840

Quer se alimentar de maneira mais saudável? Veja neste artigo dicas de como escolher a porta marmita perfeita e um ranking com as 10 melhores opções do mercado!

As 10 melhores churrasqueiras a carvão de 2022: da Mor, Tramontina e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/952

Quem não gosta de churrasco, né? Neste artigo, confira dicas para escolher uma boa churrasqueira e conheça os melhores modelos do mercado.

Aproveite estas dicas e saiba quais comidas levar para o acampamento!

Um casal tomando café no acampamento

A comida de acampamento, mesmo o café da manhã, tem que fornecer energia e matar a fome, compensando o gasto calórico do dia. Os campistas devem se preparar para longas caminhadas, pois o objetivo da viagem é justamente viver grandes aventuras. Haverá muita curtição e também um momento em que o cansaço chega e por isso pensar na alimentação é tão importante.

Leve um fogareiro na bagagem, porém, conheça as regras do camping sobre acender fogo, fogueiras e churrasqueiras. Lembre-se de água filtrada e temperos. Tenha um bom isopor ou caixa térmica para conservar os alimentos. Leve também utensílios e material de limpeza em sua organização. Não se esqueça de sacos de lixo ou mesmo de usar as sacolas de supermercado para o descarte.

Autor deste artigo

Últimos posts


As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

Está em busca de uma excelente impressora 3D, mas não quer gastar muito? Conheça agora os modelos com bom custo-benefício e saiba como escolher o modelo ideal!


Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Você sabe como limpar acessórios feitos de prata? Veja neste artigo passo a passo para lustrar, dicas e formas de manter sua peça brilhando.


Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Existe uma série de exercícios que podem ser aprimorados com os halteres, sejam treinos para membros inferiores ou superiores. Confira alguns deles aqui!


Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Já ouviu falar em treino ABCD para fazer na academia e auxiliar na hipertrofia? Confira esse artigo para saber como funciona, dicas, vantagens e desvantagens.


Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Neste artigo, saiba as novidades das motos custom e confira os diferentes modelos para ter uma em sua garagem, suas características e vantagens.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação