Modelos de muros: para sua casa, simples, modernos e mais!

Modelos de muros: para sua casa, simples, modernos e mais!

Vai construir um muro em casa? Veja neste artigo os principais tipos, materiais e combinações e como escolher o ideal para sua casa!


Está pensando em mudar o muro de sua casa?

Escolher a decoração externa de sua residência também é um passo importantíssimo, pois esta área é o verdadeiro cartão de visita por ser o primeiro ambiente notado pelas pessoas que chegam ao local.

A escolha das cores e estilos de decoração da parte externa da casa pode ser algo desafiador, é necessário unir a praticidade e o que ficará agradável aos olhos. Para garantir a segurança das casas, muitas pessoas adotam muros para dificultar o acesso. E para que esta escolha não empobreça a decoração da área, existem vários modelos diferentes para se escolher. Veja abaixo algumas opções incríveis!

Conheça os modelos de muro de casa

A escolha do estilo adotado na decoração de muros vai depender exclusivamente dos objetivos do morador. Se você deseja que a sua casa tenha maior visibilidade, a escolha pode variar entre vidros e grades. Outros métodos como as pedras dão destaque para áreas da fachada. A seguir, confira algumas ideias!

Muro de concreto

Muro de concreto

Os muros de concreto definitivamente são os mais usados e mais tradicionais a serem escolhidos. Isso, entretanto, não faz com que sejam ultrapassados, são opções atemporais e que podem ser usadas para uma decoração externa mais limpa e sem grande destaque.

Uma escolha muito positiva para agregar valor a esta opção é utilizar de cimento queimado para deixar a fachada da casa com alguns traços mais modernos e até mesmo semelhante às decorações industriais, que estão muito em destaque atualmente. Para valorizar mais o material usado, é indicado que se invista em áreas verdes, como arbustos e árvores.

Muro de vidros

Muro de vidros

A escolha de um muro de vidro envolve uma decisão maior do morador, pois esta é uma opção que traz mais visibilidade para a casa. E sendo assim, exige mais cuidados com a segurança. Uma boa escolha para áreas externas são os vidros temperados, que podem ser combinados com um muro de concreto.

O visual da casa fica muito mais limpo e elegante. E este material traz para o projeto um resultado com características modernas de uma forma simples. Ao optar pelo vidro como parte da fachada, o morador também pode escolher por diferentes tonalidades, que garantam mais harmonia ao projeto.

Muro de pedra

Muro de pedra

O revestimento de pedra por muito tempo foi utilizado para outros locais da casa, como áreas com piscina, onde geralmente estas pedras eram colocadas em torno da mesma como parte da decoração. Agora, as pedras também são vistas como uma excelente ideia para se investir na área externa da casa, como parte do muro.

Uma das mais comuns que vem sendo muito usada nestes projetos são as pedras canjiquinha, que em geral são usadas em detalhes. Com uma variedade enorme de pedras decorativas, o ideal é que o morador escolha de acordo com seu orçamento algo que harmonize com o resto da casa.

Muro de tijolo

Muro de tijolo

Os tijolos são as opções mais comuns de serem vistas em vários locais por serem práticos, simples, bonitos e também fornecerem uma variedade muito grande de formatos e até mesmo de cores, garantindo assim uma infinidade de possibilidades para a decoração dos muros. Muitos acreditam que esta escolha dá uma sensação de obra inacabada.

Os tijolos a vista garante uma aparência mais despojada. Existem vários modelos de tijolinhos que podem ser usados, alguns mais largos, outros mais estreitos, tudo depende do que o morador espera da decoração e o vai combinar com o resto da casa.

Muro de madeira

A escolha de um revestimento feito de madeira nos muros traz muito mais elegância logo para a entrada da casa. São diversas as possibilidades, e entre elas as tábuas corridas no sentido horizontal se destacam. Para combinar com o tom da madeira, alguns detalhes feitos em alvenaria em brancos podem ser usados para trazer mais modernidade.

Além desta versão com as tábuas de madeira, também existem outros modelos mais criativos que dão destaque para a entrada da casa. Isso acontece pois podem ser usados troncos de madeira posicionados na frente do muro, dando um ar mais criativo e garantindo a proteção da casa.

Muro com cerâmica

Muro de cerâmica

Os muros de cerâmica se tornaram uma opção muito utilizada para decoração, pois fornece aos moradores uma praticidade maior do que alguns elementos que podem ser usados para estas finalidades, pois não exigem manutenção recorrente, não precisam de pintura frequente e, portanto, garantem uma decoração bonita e simples de ser mantida.

Como existem vários modelos em relação a cores e texturas, há um mundo de possibilidades para que os moradores encontrem o que desejam, de acordo com os valores que dispõem para investir no projeto e também com escolhas que possam valorizar o resto da decoração externa da casa.

Muro vivo

Muro vivo

Optar por um muro vivo, é uma escolha muito positiva para garantir a proteção da casa e também fornecer mais beleza e vida para a área externa. Entretanto, é necessário um pouco mais de cuidado, pois, como são plantas, elas precisam de manutenção e cuidados para crescerem saudáveis e bonitas.

Uma boa ideia é investir em samambaias, que crescem bastante e que podem ser inseridas nos muros, pois possuem um caimento que ficará incrível neste ambiente. Outras plantas que são muito usadas para esta finalidade são as heras, pois se adaptam e crescem por todo o muro.

Muro com grade

As grades são modelos mais simples, e muito usados em diversas casas. Elas garantem segurança para o local, e podem ser usadas de diferentes formas e cores. Esta é uma escolha que une segurança e funcionalidade em uma mesma estrutura, além da beleza. Se bem usadas, dão um ar incrível ao ambiente.

Um dos modelos que vem sendo mais usado atualmente para estas finalidades são as grades tradicionais, mas estas são fixadas em uma estrutura de alvenaria. Neste caso, ela podem ser feitas de diversos tipos de materiais, a depender da escolha do morador, podendo variar entre ferro, aço ou alumínio.

Muro com cobogó

Muro com cobogó

O muro com cobogó é uma opção muito válida para se escolher na hora de decorar a área externa e garantir que o muro de sua residência não seja tão simples e tenha um acabamento diferenciado. Esta é uma opção que resguarda os ambientes internos da casa ao mesmo tempo que fornece iluminação.

Diferente de algumas escolhas de muro fechadas ou no caso do vidro onde tudo fica mais visível e exposto, o cobogó é uma combinação perfeita que fornece iluminação e mais ventilação para casa através de suas aberturas ao mesmo tempo que não é possível visualizar o que está através do muro.

Muro de concreto ciclópico

Muro de concreto ciclópico

A técnica do concreto ciclópico é muito peculiar e diferenciada, pois se utiliza de grandes blocos de pedras que são sobrepostos e ligados por algum tipo de argamassa. Desta forma, as estruturas usadas no processo acabam ficando todas visíveis. Esta técnica em outros tempos foi utilizada em muralhadas defensivas, o que demonstra que há segurança nesta aplicação.

A escolha deste tipo de muro deve ser feita de acordo com o conhecimento de um especialista, pois trata-se de um material mais pesado e denso, e por isso deve ser escolhido contando com uma orientação se a área onde deseja utilizar estes materiais a suportaria.

Muro gabião

Muro gabião

A palavra gabião, que dá nome a este material usado nos muros, vem de uma outra palavra italiana: gabbione. O significado dela transmite exatamente a ideia deste tipo de material, pois em tradução livre o termo se refere à um cesto com pedras e terra.

Neste caso, os muros feitos de gabião são estruturas que contam em sua base com pedras empilhadas em gaiolas parecidas com cestos, que são produzidas em geral em arame galvanizado e podem ser revestidos de material feito em PVC. Esta é uma estrutura bastante flexível, e por isso pode suportar pequenas deformações ao longo do tempo, portanto, ideal para áreas externas.

Muro simples

Os muros simples podem ser feitos de diversas formas ainda criativas, mesmo que não contem com grandes estruturas e matérias diferenciados. Neste caso, os muros não contam com nada em especial como pedras, madeiras e outros materiais. Mas ainda é possível investir em algo que se torne totalmente criativo e inovador.

Sendo assim, o morador pode investir mais em cores e detalhes que podem ser pintados, como linhas mais finas em tons mais claros do que o usado para pintar o muro como um todo ou também algumas colunas em alto relevo que podem ser pintadas de cores diferentes das outras áreas.

Muro pré-moldado

Para os que não desejam investir muitos em esforços na parte em externa, mas ainda assim não querem que esta parte da casa fique com um aspecto feio e descuidado em relação ao resto da decoração, existe uma opção boa e mais barata para ser usada.

Os muros pré-moldados são muito mais em conta e fornecem segurança, pois em geral são bastante resistentes, por isso, é importante avaliar a procedência. Os modelos de muro pré-moldado podem variar muito, alguns são feitos de materiais como madeira, com entalhes e detalhes diferenciados, mas também podem ser usados outros materiais, como alumínio.

Muro com recuo

Os muros feitos com recuo são uma excelente opção para combinar elementos na área externa da casa, pois podem ser feitos combinando estruturas como madeiras, cores diferenciadas e com detalhes que dão um charme a mais para a decoração desta área.

O recuo, em geral, vem sendo muito usado para dividir a entrada da casa entre o portal de entrada social e a garagem. O material escolhido para o portal e as cores usadas para a pintura do mesmo ajudam a compor o estilo do muro. Portanto, as estruturas e cores devem ser usadas de uma forma harmônica, para garantir equilíbrio e beleza.

Muro com frisos

As fachadas e muros com frisos estão sendo muito usadas para decoração de áreas externas, pois possibilitam dar uma outra textura para a parede, pois podem ser feitos em alto relevo, com cores diferentes do fundo da parede, por exemplo. Um muro totalmente pintado de vermelho pode contar com frisos em uma tonalidade mais amena e discreta, como o branco.

Esta é uma alternativa muito bonita e econômica, pois não exigirá muitos materiais para que seja feita. Basta que os frisos, caso sejam feitos em alto relevo, sejam inseridos no momento em que é passada a argamassa no muro.

Muros 3D

Muro 3D

Os revestimentos em 3D se tornaram muito populares com o tempo, pois estas estruturas possuem diversas formas e variedades de cores. Tanto os desenhos e emblemas que aparecem nestes revestimentos como as cores podem ser combinadas com os outros detalhes da decoração da área externa.

Estes detalhes são ainda mais valorizados se o morador investir em iluminações que possam vir do chão, para que a noite, ao ligar as luzes. elas reflitam nos desenhos da estrutura dando um efeito deslumbrante. O tipo ideal para ser usado na parte externa da casa é o revestimento cimentício, pois é feito com cimento arquitetônico e próprio para isso.

Muros com revestimentos

Muro com revestimento

Os tipos de revestimento para muros são muito diversos, e podem ser escolhidos levando em consideração vários fatores. Isso garante para o morador uma possibilidade maior em investir em algo que seja bonito e que esteja de acordo com o projeto de sua casa, podendo também buscar por um material mais acessível em questão de valores.

Um dos revestimentos mais comuns que estão sendo usados e que possuem um ótimo custo-benefício são as patilhas feitas em cerâmica. Elas são encontradas em várias cores e modelos no mercado, e podem ser combinadas com um mix de pastilhas de estilos diferentes.

Detalhes e adicionais para ter um muro de casa mais bonito

Alguns outros elementos podem ser inseridos próximos aos muros para garantir mais vida e harmonia para as escolhas de materiais que podem ser feitas. Algumas opções que garantem mais vida para o ambiente são flores, arbustos, iluminações, cores e pinturas mais modernas. Veja a seguir algumas ideias!

Paisagismo

Para garantir uma área externa ainda mais bonita, invista também no paisagismo em harmonia com a escolha de decoração do muro de sua casa. Algumas estruturas harmonizam e combinam muito com pequenos arbustos e árvores. Enquanto outros elementos, como a madeira, também podem ser combinados com flores de cores chamativas e que possam trazer mais beleza para o projeto.

As flores também podem ser usadas no caso de muros feitos em vidro, pois como estes garantem uma maior visibilidade da casa, é ideal que se utilize de um jardim ou então um pequeno canteiro que acompanhe o muro na parte interna da casa.

Iluminação

A iluminação da parte externa da casa é o que dá um charme ainda maior para a escolha do muro. Alguns casos como as estruturas em 3D combinam muito bem com uma iluminação vinda do chão, por exemplo. O que também pode ser combinado com pequenos arbustos.

Uma ideia que pode garantir um ambiente mais aconchegante é se utilizar de arandelas posicionadas no jardim, de forma estratégia, e organizar para que haja um jogo de luzes que faça com que os desenhos delas sejam refletidos na parede. As luzes de parede também são uma opção positiva e que traz uma atmosfera convidativa, e podem ser feitas com pequenas luminárias.

Cores

Muro com cores

Há algum tempo as cores vem dominando totalmente as decorações de áreas externas. Paredes e portas coloridas estão cada vez mais em alta e muitas pessoas têm buscado estas alternativas para garantir uma decoração mais alegre e criativa.

Para escolher a cor ideal para pintar o seu muro, uma boa ideia é observar os outros elementos que serão usados nas paredes externas da casa, ou até mesmo no jardim, por exemplo. Se você deseja usar uma cor viva para pintar o muro, invista em pequenos detalhes em clores mais claras, pois eles podem trazer uma quebra para a força destas cores e torna tudo mais bonito e atrativo.

Grafite

O uso de grafite para decoração de ambientes se popularizou nos últimos anos, e as artes das ruas se tornaram uma opção inovadora e cheia de criatividade para se usar. Por garantir a possibilidade de utilizar diversas cores e desenhos diferentes com combinações de temas, os grafites são uma excelente ideia para a pintura de muros.

Esta é uma ideia criativa e muito inovadora, com possibilidades infinitas de aplicação e tem crescido como tendência no mercado. Além de trazer uma energia vibrante para a casa, também expõe a personalidade de seus moradores. Portanto, é uma excelente ideia se utilizar deste recurso para trazer mais alegria para sua decoração externa.

Saiba qual é o melhor muro para sua casa!

Escolher o melhor tipo de muro de acordo com as estruturas, estilos e cores a serem usados é um desafio na hora de definir a decoração da área externa da casa. Com tantas ideias e oportunidades distintas, também se tem um leque de combinações que podem ser feitas.

Além do mais, esta variedade de estilos garante que o seu projeto possa ser do jeito que você deseja, unindo funcionalidades, qualidade, inovação, criatividade e também por garantir uma busca por matérias que caibam no seu bolso e no orçamento de seu projeto.

Aproveite destas dicas para desenvolver o seu projeto e leve mais criatividade para sua casa!

Autor deste artigo

Últimos posts


As 9 Melhores Barras Fixas de Parede em 2022: BLACKWOLF, WCT Fitness e mais!

As 9 Melhores Barras Fixas de Parede em 2022: BLACKWOLF, WCT Fitness e mais!

Para te ajudar a escolher a melhor barra fixa de parede, criamos este artigo falando um pouco mais sobre os 9 melhores modelos do mercado e como escolher a sua!


As 10 Melhores Guitarras para Iniciantes: Cort, Strinberg e mais!

As 10 Melhores Guitarras para Iniciantes: Cort, Strinberg e mais!

Em dúvida sobre qual guitarra para iniciantes comprar? Confira dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos do mercado!


Os 10 melhores câmbios Shimano de 2022: traseiro, dianteiro e muito mais!

Os 10 melhores câmbios Shimano de 2022: traseiro, dianteiro e muito mais!

Neste artigo, conheça os 10 melhores câmbio Shimano no mercado atual, veja também como escolher o produto ideal para que você possa pedalar com segurança.


As 10 melhores jaquetas para moto de 2022: Texx, Milwaukee Leather e mais!

As 10 melhores jaquetas para moto de 2022: Texx, Milwaukee Leather e mais!

Se você é apaixonado por moto e quer comprar uma jaqueta de boa qualidade, veja nosso artigo com as 10 melhores jaquetas e dicas de como escolher a melhor!


As 10 Melhores Sapatilhas de Spinning de 2022: Shimano, Nike e muito mais!

As 10 Melhores Sapatilhas de Spinning de 2022: Shimano, Nike e muito mais!

Se você faz spinning ou deseja iniciar, você precisa ler este artigo! Confira o ranking das 10 melhores sapatilhas de spinning e aprenda como escolher a melhor.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Doces e sobremesas