Como tirar arranhado de óculos de grau: dicas para remover e mais!

Como tirar arranhado de óculos de grau: dicas para remover e mais!

Precisando remover riscos do seu óculos? Veja alguns métodos caseiros muito úteis para remover arranhados de óculos e como evitar danos futuros!


Tem como remover arranhões de óculos?

Alguém limpando os óculos

Óculos de grau são um item essencial para quem tem algum problema de visão e, por isso, eles são usados todos os dias. A frequência de seu uso os torna suscetíveis ao aparecimento de arranhões — o que pode ser bem incômodo para quem os utiliza. Assim, uma pergunta comum a usuários de óculos é: posso tirar arranhões da lente?

A resposta para essa questão depende do tipo de arranhão, já que os riscos superficiais podem ser removidos usando alguns truques caseiros ou até mesmo com a ajuda de um profissional, indo à ótica. Arranhões muito profundos, no entanto, não podem ser removidos da lente. Por isso, é importante se atentar ao tamanho do risco em sua lente para saber como tirá-lo.

Além disso, é muito importante prestar atenção ao material do qual a lente foi feita antes de usar um produto caseiro para a sua limpeza, já que o uso indiscriminado pode causar danos ao material do óculos. Confira dicas a seguir e veja como tirar manchas e arranhões de seus óculos de grau.

Dicas para tirar o arranhado dos óculos

Existem algumas dicas simples que podem ajudar a remover manchas e arranhões superficiais de suas lentes de grau. A seguir, confira algumas delas e pare de sofrer com os riscos que acabam ficando em seu campo de visão, principalmente quando estão no centro da tela.

Passe um pano de microfibra sobre a lente

Dois panos de microfibra em um fundo amarelo

A microfibra é um dos tecidos mais macios e, por isso, é bastante indicado para remover não só arranhões, como também sujeiras e outras manchas das lentes de seus óculos de grau. Não por acaso, as flanelas de microfibra são conhecidas como "flanelas mágicas", que ajudam a remover boa parte da sujeira.

Para remover sujeiras superficiais, basta esfregar com delicadeza o pano de microfibra nas lentes dos óculos, até que as manchas saiam por completo. Faça isso toda vez que perceber que alguma sujeira nas lentes está atrapalhando a sua visão.

Uma cera para limpeza de veículos pode funcionar

Você também pode usar uma cera para carros para preencher o espaço dos pequenos arranhões de seu óculos e minimizá-los. No entanto, é importante usar a menor quantidade possível, já que o uso excessivo do produto pode atrapalhar mais do que ajudar.

Para usar a cera de carros em seus óculos de grau, basta pegar uma pequena quantidade do produto e esfregá-la em círculos. Depois, use uma flanela para fazer o polimento da lente e, por fim, é só enxaguar.

Use bicarbonato de sódio com água

Uma mão segurando uma colher com bicarbonato de sódio e um copo de água

O bicarbonato de sódio é um ingrediente que pode ser usado para as mais diversas finalidades — e isso o torna um produto indispensável para ter em casa. O que poucos sabem, porém, é que ele também pode ajudar a remover sujeiras que ficam impregnadas nas lentes dos óculos.

Para fazer a limpeza de suas lentes, misture água e bicarbonato de sódio até formar uma pasta. Depois, aplique-as nas lentes fazendo movimentos bem leves. Por fim, é só lavar os óculos com água corrente em temperatura ambiente e usar uma flanela ou um pano de microfibra para polir as lentes.

Tente usar um limpa lentes

Alguém limpando as lentes de contato antes de colocá-las

O limpa lentes é um produto criado especificamente para a limpeza de arranhões e outras sujeiras dos óculos. Por isso, ele não traz nenhuma contra-indicação ou risco de danificar as lentes.

O produto é vendido em uma pequena embalagem com spray e, geralmente, é encontrado em óticas. Ele custa entre R$ 10 e R$ 20 e age de maneira semelhante à da flanela mágica, removendo sujeiras difíceis com facilidade.

Limpador de telas

Limpador de tela e pano de microfibra

Produtos limpa telas são indicados para materiais sensíveis — como as telas LCD de televisões e também as de celulares. Por isso, ele também pode funcionar para remover arranhões e manchas difíceis de seus óculos. No entanto, é importante usar o produto só quando a sujeira estiver difícil de ser removida, já que o uso frequente pode danificar as lentes.

Lentes de vidro podem ser limpas usando o limpa telas, já que o seu material é parecido com o das telas de celulares. Use sempre um pano macio como uma flanela de microfibra, que tira a sujeira sem arranhar mais a lente.

Creme de gravura para vidro

Um pote azul com creme

O creme de gravura é um bom ingrediente para remover manchas de lentes de plástico e acrílico — mas, apesar do nome, não pode ser aplicada em lentes de vidro, já que pode estragá-las. Se a sua lente não é de vidro e os arranhões são um pouco mais profundos, vale a pena testar o produto.

Primeiro, aplique uma camada do creme na superfície das lentes e deixe agir por cerca de 5 minutos sem esfregar. Depois, é só enxaguar as lentes e usar uma flanela para secá-las, finalizando o processo. Você perceberá que o produto se soltará das lentes.

Use um creme dental não abrasivo

creme dental e uma escova de dente

A pasta de dentes é um produto barato e que todos têm em casa, além de ser bastante eficaz para remover os arranhões e outras sujeiras na lente, desde que não seja uma pasta abrasiva e nem em gel. Para limpar as lentes dos seus óculos, é só colocar um pouco do produto e esfregá-lo em movimentos circulares usando um pano macio.

Depois, enxágue as lentes com água em temperatura ambiente e seque com um pano limpo. Repita o processo caso seja necessário.

Faça uso de um polidor de madeira com vaselina

Pequena lata aberta com vaselina

O polidor de madeira, quando usado com a vaselina, pode ser um bom produto para remover os arranhões dos óculos. Para isso, é só aplicar um pouco do produto sobre as lentes e, logo em seguida, usar a vaselina para complementar a limpeza.

Finalize enxaguando bem as lentes e usando um pano limpo e macio para secá-las. Enxágue quantas vezes forem necessárias, já que o polidor de madeira pode ser um pouco oleoso e, por isso, é comum que a lente fique um pouco engordurada após o seu uso.

Polidor de cobre e prata pode ajudar

Outro ingrediente que pode ajudar é o polidor de cobre e prata, já que ele tem a função de preencher as fissuras das superfícies dos metais. O ideal é espirrar o produto nas lentes e, em seguida, esfregá-las usando um pano de microfibra. Use um pano macio, seco e limpo para remover o restante do produto.

Repita o procedimento caso seja necessário. Você também pode enxaguar as lentes após alguns minutos para garantir que os resíduos do produto saiam da superfície, sempre secando depois. É possível encontrar o polidor à venda em lojas especializadas e na internet.

Métodos para reparar um óculos de lente de plástico

Os métodos para remover os arranhões de um óculos com lente de plástico podem diferir um pouco das lentes de acrílico ou de vidro. A seguir, confira alguns deles e repare as suas lentes sem dificuldades.

Cera

Dois recipientes de vidro com produto dentro

A cera é um produto muito fácil de ser aplicado sobre as lentes — e pode remover as sujeiras superficiais com facilidade, além de deixar o aspecto das lentes melhor. Ela pode ser facilmente encontrada à venda em lojas de departamento, supermercados ou pela internet (e não costuma ser muito cara).

Para aplicar a cera em seus óculos, pegue um pouco do produto e esfregue na lente usando movimentos circulares (mas sem apertar). Depois, aguarde até que as sujeiras desapareçam e retire o produto usando um pano seco e macio ou até um pedaço de algodão.

Detergente neutro de louça

Detergente e esponjas

Detergente neutro é sempre um ótimo ingrediente para remover manchas de gordura, arranhões superficiais e sujeiras difíceis das lentes dos óculos. Basta usar um pouco do produto com água em temperatura ambiente e esfregar fazendo movimentos leves.

Depois, enxágue os óculos com água em abundância e seque-os usando um pano macio. Você pode fazer isso sempre que perceber que os seus óculos estão embaçados e lhe incomodando. No entanto, o detergente deve ser sempre neutro para evitar manchas indesejadas.

Vinagre com bicarbonato de sódio

Recipiente com vinagre e outro com bicarbonato de sódio

A mistura de bicarbonato de sódio e vinagre é ótima para remover sujeiras em qualquer superfície — e, com as lentes dos óculos, isso não é diferente. Para obter uma boa limpeza, é só misturar uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de chá de vinagre.

Depois, esfregue a mistura levemente até perceber que as sujeiras e riscos estão saindo. Finalize como qualquer outra lavagem normal, enxaguando com bastante água e secando com um pano seco e macio. O vinagre usado na mistura deve ser o de álcool (também conhecido como vinagre branco).

Pasta de dente com água

Pasta de dente, escova de dente e um copo de água

A pasta de dente pode ser usada tanto pura quanto misturada com água, desde que ela não seja em gel e nem abrasiva. Para limpar as lentes de seu óculos, misture uma pequena quantidade de água até ter uma mistura espessa. Depois, aplique o produto nos óculos e deixe agir por 20 minutos, removendo logo em seguida com um pano de microfibra.

Após a remoção da pasta, enxágue as lentes com água em temperatura ambiente e seque normalmente. A mistura de pasta de dente e água pode ser mais delicada para óculos de plástico, mas é importante evitar os excessos de seu uso.

Use um esmalte transparente

esmalte transparente em um fundo cinza

Esse método não é o mais indicado de todos, mas pode ser útil para arranhões mais profundos ou caso nenhum outro tenha funcionado. Para disfarçar os arranhões em óculos com lentes de plástico, aplique um pouco de esmalte transparente no risco, com a ajuda de um palito. Depois, espalhe bem o esmalte até que o risco tenha sido disfarçado.

Lembre-se de que é necessário aplicar uma pequena quantidade de esmalte na lente. Caso contrário, o risco pode ficar ainda pior, já que o esmalte irá secar sem que você tenha espalhado-o pela lente em uma camada bem fina. Por isso, preste bastante atenção durante o processo.

Como manter os óculos sem arranhados

Se você tomar alguns cuidados simples com os seus óculos, pode prevenir arranhões e não ter o trabalho de ter que consertá-los depois. Seguindo algumas dicas bem simples, você se livra do problema. Confira todas elas a seguir.

Tente sempre guardar os óculos dentro da caixinha

Caixinha de óculos e óculos em um fundo branco

Não é por acaso que a caixinha e a flanela específica para limpeza das lentes são entregues com os óculos. A primeira tem a função de proteger as lentes e a armação contra tombos e arranhões, enquanto a segunda serve para manter as lentes sempre limpas.

Para evitar que os seus óculos fiquem arranhados com o tempo, evite guardá-los na bolsa ou deixá-los por cima dos móveis sem que eles estejam na caixa. Além disso, evite usar panos abrasivos ou que não são indicados para a limpeza das lentes. Sempre que possível, carregue o pano especial na bolsa.

Nunca deixe seus óculos com a lente virada para baixo

Óculos no chão de madeira

Se você quer manter as suas lentes conservadas, nunca coloque os seus óculos sobre os móveis ou em qualquer outro lugar com elas viradas para baixo. Isso pode fazer com que a superfície das lentes entre em atrito com a superfície onde os óculos foram colocados, o que causa arranhões e prejudica o seu uso.

Por isso, caso não seja possível guardar os óculos na caixa naquele momento, posicione-o em um local seguro, com as hastes dobradas e para baixo, sustentando as lentes. De preferência, deixe os óculos em uma superfície macia.

Evite colocar os óculos pendurado na roupa ou na cabeça

Uma pessoa com um óculos pendurado na camisa branca

Deixar os óculos pendurados na roupa ou na cabeça pode fazer com que eles caiam, causando arranhões ou até quebrando a armação. Por isso, essa prática não é recomendada. Se você usa os óculos somente para leitura, leve a caixa deles com você. Assim, é possível guardá-los com segurança quando eles não estiverem em uso. 

Se você deixar os óculos na cabeça por muito tempo, pode esquecer que eles estão lá, o que pode propiciar o aparecimento de arranhões ou, caso você deite sobre os óculos, danos na armação — ela pode ficar torta ou até ter uma das hastes quebradas.

Conheça alguns artigos relacionados a óculos

Neste artigo apresentamos dicas de como tirar os arranhados de óculos de grau. Já que estamos dentro de um assunto sobre óculos, confira alguns de nossos artigos de produtos sobre os melhores óculos de variados tipos. Veja abaixo!

Os 10 melhores óculos de sol masculinos em 2022: Ray Ban, Oakley e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1724

Quer comprar um óculos de sol masculino? Confira neste artigo uma lista com os 10 melhores de 2022 e dicas para escolher o modelo ideal para você!

Os 10 melhores óculos para corrida de 2022: da Univet, Oakley e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1022

Procurando pelos óculos de corrida com melhor custo-benefício? Confira dicas para escolher, as melhores opções, seus preços e locais para comprar!

Os 10 Melhores Óculos de Ciclismo de 2022: Oakley, Shield e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2702

É ciclista e quer os melhores equipamentos? Veja neste artigo como escolher o melhor óculos para ciclismo atualmente e um ranking com as 10 melhores opções!

Livre seus óculos de arranhados fazendo uso das dicas!

Criança usando óculos

Agora que você já conhece tantas dicas diferentes para tirar sujeiras difíceis ou até arranhões superficiais de seus óculos, é só colocá-las em prática. No entanto, é necessário verificar antes de qual material os óculos são feitos e se ele pode receber determinados produtos. Na dúvida, para remover sujeiras simples, use sempre um pano macio sem água ou sem qualquer produto de limpeza.

Se os arranhões não desaparecem, porque são muito profundos, procure uma ótica. Os profissionais saberão lhe informar se os óculos têm reparo ou se eles precisarão ser trocados. Não se esqueça de fazer uma consulta periódica com o oftalmologista para verificar se o seu grau aumentou. Caso a resposta seja positiva, você pode aproveitar a troca para melhorar a sua visão e trocar a armação.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


Plantas com significado espiritual: veja quais são e sua simbologia!

Plantas com significado espiritual: veja quais são e sua simbologia!

Veja aqui as opções de plantas para purificar o ar, recarregar energias e evitar o mau-olhado! Conheça ainda, dicas de cuidados com as plantas espirituais.


Os 10 Melhores Hidratantes Corporais de 2022: Neutrogena, Nivea muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Corporais de 2022: Neutrogena, Nivea muito mais!

Em busca do produto ideal para hidratar seu corpo? Neste artigo, apresentamos os 10 melhores hidratantes corporais de 2022, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Marcas de TV de 2022: LG, Samsung, Philips e mais!

As 10 Melhores Marcas de TV de 2022: LG, Samsung, Philips e mais!

Escolher a melhor televisão para a sua casa pode não ser uma tarefa fácil. Então confira aqui dicas de como escolher e veja as 10 melhores marcas de TV de 2022!


Os 10 Melhores Cursos de Trader de 2022!

Os 10 Melhores Cursos de Trader de 2022!

Procurando o melhor curso de trader de 2022? Confira neste artigo as 10 melhores opções do ano e dicas imperdíveis para fazer a melhor escolha para você!


Como desentupir pia de cozinha de maneira fácil: com arame, sal e mais!

Como desentupir pia de cozinha de maneira fácil: com arame, sal e mais!

Pia da cozinha entupida? Aprenda a resolver com dicas e técnicas bem simples e também como evitar que aconteça de novo.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Ar e ventilação Internet e Conexão Treinos