Tipos de caixa d'água: sobre a boia, como limpar e muito mais!

Tipos de caixa d'água: sobre a boia, como limpar e muito mais!

Neste artigo, aprenda mais sobre os tipos de caixa d'água existentes no mercado, como escolher o melhor para suas necessidades e como limpar. Confira!


Por que usar uma caixa d'água?

Caixa d'água

As caixas d ́ água ou reservatórios domésticos existem para duas finalidades: primeiro, para quebrar a pressão da água que entra no imóveis, deixando de forma adequada para que seu uso seja mais econômico, evitando sobrecargas nas tubulações internas.

A outra, garantindo a continuidade do fornecimento de água em seu domicílio caso haja falta, por interrupção da empresa responsável pela distribuição urbana, seja por motivos de reparos ou manutenções.

Está convencido sobre a importância de ter uma caixa d'água em sua casa? Vamos acompanhar o nosso artigo!

Tipos de caixa d’água

Existem inúmeros tipos e subtipos de caixas d’água no mercado. Iremos citar uma por uma para ajudar a esclarecer quais as diferenças entre uma e outra. Com certeza, irá encontrar uma que melhor se adequa às suas necessidades. Confira!

Aço inoxidável

É feito de um material extremamente resistente à corrosão e variações de temperatura, o que garantirá água mais fresca por muito mais tempo, impedindo que o calor externo chegue à água na sua torneira. Material muito fácil de ser limpo, além de ser 100% reciclável.

O maior atrativo deste modelo é a qualidade estética e por ser bastante leve. Para a preservação desta caixa d’água, é recomendável que sua instalação seja feita na posição de rolagem, horizontal, para evitar danos e amassados. O custo médio gira em torno de R $2000,00, exceto a instalação.

Polietileno

Uma caixa d’água feita com esse material oferece leveza, proteção contra os raios UV e maior resistência ao manuseio e transporte. Polietileno é um tipo de plástico mais consumido atualmente pelo mundo.

A superfície interna é lisa e protege contra o acúmulo de sujeira nas laterais. Possui tampa rosqueável e já vem totalmente vedada, não necessitando de porcas e parafusos. O preço médio das caixas d’água de polietileno é em média R$800,00.

Poliéster reforçado

A maioria dos reservatórios urbanos são feitos desse material devido a adequação do tanque de acordo com o espaço disponível para a instalação. O material é fabricado em módulos encaixáveis, a partir de resinas de poliéster reforçado e fibra de vidro, são feitos sob medida.

Sua montagem é feita sobre superfícies lisas, aplanadas e na horizontal. Como características, possuem: resistência média, leveza e praticidade alta, alta limpeza e regulamentado via norma ABNT NBR 8220. Além de ter valores em vantagem em relação ao polietileno.

Fibrocimento

As caixas d’água cilíndricas são produzidas com fibrocimento de alta qualidade por processo 100% mecanizado, atendendo as normas recentes da ABNT. São caixas bastante duráveis e resistentes ao tempo e uso permanente. A manutenção e a limpeza são feitas de maneira super prática.

Possui total isolamento de luminosidade e impermeabilidade, garantindo a pureza da água armazenada. Podem, ainda, ser empilhadas, proporcionando redução de custos e praticidade no transporte e armazenamento.

Fibra de vidro

São ideais para reservatórios de grande capacidade. É o mesmo material utilizado na fabricação de piscinas, que mistura resina e fibra de vidro. O produto é leve e fácil de instalar, mas não resiste a perfurações e grandes impactos. A tampa deve ser parafusada.

A caixa d’água de fibra de vidro vem pronta para uso imediato, sendo de fácil manuseio. Deve ser instalada em uma base plana, perfeitamente em nível, sem frestas. É higiênica, possibilitando ser esterilizada somente com vapor d’água. Por ser semi-isotérmica, a troca de calor com o meio externo é bastante reduzida.

Sobre a boia da caixa d'água

A boia da caixa d’água é um dispositivo indispensável, que serve para controlar o nível de água no reservatório, garantindo o bom funcionamento da caixa, mantendo-a sempre cheia e livre de vazamentos.

Falaremos a seguir sobre os tipos existentes no mercado.

O que é?


A boia para caixa d’água é um acessório necessário que fica dentro do reservatório que permite o enchimento da mesma e, principalmente, regula o nível de água. O objetivo é que a capacidade de água fique no nível adequado, sem gerar transbordamento ou ficar com o nível abaixo do necessário.

Existe um ou outro dispositivo chamado ¨ladrão¨, uma tubulação que pode ser instalada como função preventiva caso ocorra algum problema na boia. Nesse caso, o ladrão levará o excesso de água para fora do imóvel sem causar estragos ou prejuízos no local.

Para que serve

A boia da caixa d’água serve para fechar a entrada do reservatório quando a caixa já está cheia. Funciona assim: quando o reservatório enche, a água empurra a boia para cima ao máximo, fechando a entrada para a água que vem do cano de alimentação.

A boia controlará o nível de água no reservatório e garante o bom funcionamento da caixa, mantendo-a sempre cheia e sem vazamentos.

Como regular a pressão

Há duas maneiras de regular a pressão da boia: instalar uma específica boia para alta pressão, ou colocar um regulador de pressão. É muito importante manter a boia regulada para evitar danos e principalmente desperdícios, ainda mais nos dias em que vivemos de escassez de água em determinadas regiões do Brasil.

Como saber se é necessário instalar um regulador de pressão em sua residência? Se a caixa estiver instalada em cima do imóvel e abaixo do telhado, e ocorrer uma pressão exagerada da água que vem da rua, a água poderá transbordar, se neste caso, sua caixa já possuir uma bóia de alta pressão instalada, não precisará se preocupar.

Mas, se a torneira de bóia for um modelo comum, recomenda-se a instalação do regulador de pressão, para evitar danos, prejuízos e desperdícios como citamos acima.

Quando e como trocar a boia

É necessário ficar de olho no reservatório de tempos em tempos. Se for detectado algum problema na bóia, será muito fácil de visualizar e fazer a troca também. Não precisa entrar em pânico! Vamos seguir o passo a passo:

  1. Feche o registro que alimenta a caixa e retire um pouco da água para que baixe um pouco o nível do reservatório;
  2. Desrosqueie a bóia com um alicate do tipo bomba d’água, também conhecido como alicate de bombeiro;
  3. Limpe a vedação antiga, e passe a fita veda rosca no lugar;
  4. Rosqueie a nova bóia com o alicate, lembrando que a peça deve estar sempre voltada para baixo. E já está feita a troca e pode abrir o registro novamente;

Tamanho ideal da caixa d'água


Para saber o tamanho ideal da caixa d’água para seu imóvel, basta fazer um cálculo simples. Cada pessoa consome em média 150L por dia em casas ou, 200L por dia em apartamentos. Recomenda-se que tenha reserva para dois dias.

Então, basta calcular: número de pessoas X 150 ou 200(litros/pessoa) X 2 (dias). Por exemplo, se for uma família de 4 pessoas em um imóvel, seria necessário 1200 litros, ou 1600 litros pensando num apartamento.

Como limpar caixa d'água

Todos nós precisamos manter a caixa d’água limpa pensando em nossa saúde e na questão de manter bem fechada para evitar a proliferação do mosquito da dengue e outros insetos que aproveitam caso haja uma brechinha para entrar dentro.

Vamos aprender juntos como fazer isso?

Feche o registro

É necessário fazer todo esse processo de limpeza das caixas d’água a cada seis meses para garantir a boa qualidade da água que recebemos em nossa residência. Primeiramente, precisa fechar o registro que fica na entrada da caixa d’água, se sua caixa d’água for antiga e não possuir esse tipo de registro, feche o registro de passagem geral para o imóvel.

Se não conseguir fechar o registro por algum motivo, será necessário prender a bóia para evitar que a caixa encha novamente (segurar a bóia na parte superior da caixa).

Anule a boia

Depois de fechar o registro, precisa limpar e higienizar a tampa e depois será preciso anular a bóia, amarrando-a com um pequeno cabo na posição fechada mantendo a bóia para cima, para evitar que entre água na caixa.

As pessoas estranham quando ouvem esse termo “anular a bóia”, que significa manter a bóia numa posição elevada.

Esvazie a caixa d'água

Feito isso, agora é hora de esvaziar a caixa d’água, você pode reutilizar essa água para lavar carros ou quintais. Retire até que reste apenas um palmo de água no fundo e tampe a saída para evitar que a sujidade escoe pelo ralo. Lave o interior da caixa com um pano úmido. Caso a caixa seja de fibrocimento, esfregue com uma esponja de fibra vegetal ou de cerdas de plástico.

Nunca utilize escovas de aço, vassoura, sabão, detergente ou qualquer outro produto químico, para evitar corrosão interna e principalmente evitar danos à saúde dos moradores deste imóvel.

Esfregue com a caixa d'água com uma escova

Se a caixa for de fibra, utilize esponjas ou escovas para higienizar a parte interna, esfregando vigorosamente toda a lateral e o fundo da caixa.

Agora, caso sua caixa seja de fibrocimento ou concreto, utilize uma vassoura de piaçava, esfregando levemente mas após o término, recolha toda a sujeira e resíduos deixados por ela.

Retire a água suja

Após terminar todo o processo de limpeza, retire toda água suja com uma pá, balde, panos limpos e vá limpando com ajuda de um pano limpo e retire toda a sujidade que restou.

Jogue um pouco de água limpa no fundo da caixa e vá retirando o excesso com um pano úmido, garantindo a limpeza interna. Seque muito bem.

Colocar cloro

Com a caixa bem seca, coloque um palmo de água limpa e adicione dois litros de água sanitária ou cloro (esta medida é para uma caixa d’água de mil litros). O cloro é muito eficiente na desinfecção da superfície e mata germes, bactérias e outros insetos imperceptíveis a olho nu que possam estar habitando dentro da caixa.

Deixe essa solução de cloro descansar por duas horas, e vá molhando todas as laterais da caixa com a ajuda de um baldinho, garantindo que o cloro esteja sendo passado por toda a parte interna da caixa, fazendo uma boa desinfecção. Pode fazer esse processo a cada meia hora até completar as duas horas desta ¨imersão¨.

Enxague uma última vez

Feita toda a desinfecção, abra o registro e deixe encher a caixa até mais ou menos a metade. Feito isso, vá jogando essa água limpa em todas as laterais e a tampa da caixa, para retirar muito bem o excesso de cloro da limpeza. Sempre que perceber que as laterais da caixa estiverem secas, repita o processo de ir molhando novamente para garantir que não há resíduos do cloro na parte interna.

Vá jogando água limpa em todos os cantos da caixa, garantindo que não há cloro ou água sanitária residual. Enxague muito bem e depois jogue toda essa água fora, jamais utilize para aproveitar no enchimento total da caixa.

Escolha o melhor tipo de caixa d'água para sua residência!

Caixa d'água

Leve em consideração todas as dicas que passamos agora. Considere o número de pessoas que moram com você, caso seja um imóvel residencial. Escolha o tipo de material da caixa d’água, conforme as suas necessidades.

Após feita a escolha do melhor tipo de caixa d’água, não se esqueça de fazer os reparos e check ups necessários para a boa manutenção da sua caixa, sempre verificando se está bem tampada para evitar que acumule o mosquito da dengue.

E não se esqueça de verificar se todos os pontos de água da sua casa têm pressão baixa. Com todas as informações que passamos, poderá anotar as suas necessidades e ir até uma loja para adquirir a melhor caixa, com certeza encontrará um vendedor que poderá ajudar na sua escolha.

Autor deste artigo

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo