Como lavar travesseiro na máquina: da NASA, de espuma e mais!

Como lavar travesseiro na máquina: da NASA, de espuma e mais!

Quer saber como lavar seu travesseiro para que fique macio e cheiroso? Veja neste artigo várias dicas de cuidados e lavagem para cada tipo de travesseiro.


Quer lavar seus travesseiros? Saiba mais!

Indivíduo arrumando os travesseiros brancos da cama.

É possível lavar travesseiros na máquina, desde que as instruções do rótulo sejam seguidas e o tipo de tecido não seja muito delicado. As maneiras de fazer a limpeza correta de seu travesseiro variam segundo o material do qual ele é feito. Por isso, é importante saber quais produtos são indicados e quais não são.

Felizmente, manter o seu travesseiro sempre limpo sem fazer com que ele perca a maciez não é uma tarefa difícil. Você pode usar diversos produtos próprios para a lavagem de cada material ou até ingredientes caseiros que podem fazer um belo trabalho e remover até mesmo manchas consideradas difíceis.

Confira a seguir, vários truques e maneiras de lavar os seus travesseiros para que eles não fiquem encardidos, malcheirosos e nem acumulem ácaros. Siga as dicas corretamente para obter uma limpeza efetiva de cada um.

Como lavar travesseiro

Assim como existem diversas maneiras de lavar roupas com tecidos diferentes, a lavagem de cada tipo de travesseiro depende do material do qual ele é feito. Confira na seção abaixo, o método de lavagem próprio para cada um.

Como lavar travesseiro de espuma

Três travesseiros de espuma em um fundo branco.

Os travesseiros de espuma não devem ser lavados na máquina, já que são delicados. O ideal é lavá-los sempre à mão com um sabão ou detergente neutro, evitando o uso de alvejantes e outros produtos de limpeza agressivos.

Você também pode usar produtos caseiros para lavar o seu travesseiro de espuma e evitar que ele perca a sua maciez. Alguns deles são o sabão, vinagre e o bicarbonato de sódio (que ajudam a desencardir os travesseiros). Você pode misturar o vinagre e o bicarbonato e deixar o travesseiro de molho neles antes da lavagem.

Como lavar travesseiro da NASA

Mão apertando o travesseiro ortopédico branco.

O ideal para limpar travesseiros da NASA é mandá-los para uma lavanderia. No entanto, você também pode arriscar lavá-los em casa, preferencialmente à mão. Para lavá-lo na máquina, porém, escolha o molho longo.

Além do molho longo, é importante fazer a lavagem com água fria e com duplo enxágue. É importante que o travesseiro esteja sempre na vertical e seja virado antes do segundo enxágue. Assim, ele não flutua acima do nível da água e pode ser lavado por completo.

Como lavar travesseiro na máquina

Máquina de lavar roupa moderna na lavanderia perto da parede branca.

A primeira coisa antes de lavar o seu travesseiro na máquina é verificar a sua etiqueta para saber se a lavagem deve ser especial para peças delicadas e também se ele pode secar no Sol ou não. Depois, lave a fronha separada dele, com as demais roupas de cama. Além disso, é importante colocar poucos travesseiros na máquina.

Assim, você não ultrapassa a quantidade máxima de itens colocados na máquina e consequentemente evita que o equipamento seja danificado. Para uma lavagem simples, use sabão de coco ou sabão líquido neutro.

Evite usar o ciclo para lavagens pesadas e, caso necessário, opte pelo enxágue duplo. Se você tiver uma secadora, use-a para evitar que o travesseiro fique molhado por muito tempo.

Como lavar travesseiro na mão

Mulher segurando muitos travesseiros nas mãos em um fundo claro.

A lavagem de travesseiros delicados deve ser feita à mão para evitar que eles rasguem. Para tirar sujeiras ou manchas, deixe o travesseiro de molho em uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Você também pode deixá-lo de molho na água morna com sabão neutro por algumas horas.

Esfregue o travesseiro delicadamente, fazendo bastante espuma. Use uma escova de cerdas macias e enxágue o travesseiro com água em temperatura ambiente. Você pode colocá-lo, em seguida, na secadora, para que ele fique bem seco e sem bactérias.

Como lavar travesseiro amarelado

Travesseiro com manchas amarelas em cima do colchão.

Para retirar as manchas amareladas de seu travesseiro, você pode usar uma mistura de limão com água oxigenada para deixá-lo de molho antes de colocá-lo na máquina ou fazer a lavagem à mão.

Para isso, use 1/2 xícara de suco de limão, 1 xícara de água oxigenada e água quente. Despeje a mistura em um balde e deixe o travesseiro de molho por cerca de uma hora. Repita o processo quantas vezes forem necessárias e, após deixar de molho, lave o travesseiro com bastante sabão e enxágue bem.

Como lavar travesseiro com vinagre branco

Composição com vinagre e material de limpeza na mesa.

O vinagre branco também funciona para manchas amarelas, principalmente quando misturado com o bicarbonato de sódio. Além de clarear o travesseiro, esses produtos também são eficazes contra bactérias. A mistura pode ser feita usando 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de vinagre branco.

Primeiro, coloque os travesseiros na máquina de lavar. Depois, é só cobri-los com água e adicionar a quantidade indicada de bicarbonato e vinagre. Lave os travesseiros na máquina com duplo enxágue ou à mão. Deixe-os secar de acordo com as instruções na etiqueta (na sombra ou no Sol).

Como lavar travesseiro com limão

Limões, garrafa de vidro e recipiente com bicarbonato, em um fundo azul.

O limão é conhecido por sua capacidade tirar manchas difíceis e isso também vale para os travesseiros. Para fazer uma boa lavagem, use o suco de 6 limões e 2 litros e meio de água quente (quase fervendo). Em seguida, é só mergulhar o travesseiro na mistura e adicionar mais água caso seja necessário, já que é importante que o travesseiro fique coberto com a solução.

Deixe-o de molho por cerca de duas horas. Depois, é só lavar o travesseiro normalmente usando sabão neutro e água em temperatura ambiente, seja na máquina ou à mão. Repita o processo se as manchas ainda persistirem.

Como lavar travesseiro de pena

Mulher segurando um travesseiro macio e penas, em um fundo rosa.

Os travesseiros de pena devem ser lavados no ciclo mais delicado da máquina e sem centrifugação. Além disso, é essencial verificar se não existe nenhum rasgo na fronha pelo qual as penas possam escapar. É importante usar sabão neutro durante o processo.

Evite usar produtos para limpeza que sejam agressivos, como alvejante e álcool. E também, é importante evitar o uso de amaciante, já que o produto pode estragar as penas. Se possível, lave o travesseiro à mão. Deixe-o secar à sombra e não use água quente, mesmo se o travesseiro tiver alguma mancha. Lave, no máximo, dois travesseiros por vez.

Dicas de limpeza para travesseiro

Mulher verificando a qualidade do travesseiro no quarto.

Existem algumas dicas simples que, quando seguidas, podem evitar problemas com o seu travesseiro e tornar a lavagem ainda mais fácil. Veja quais são elas logo a seguir e lave os seus travesseiros delicados com mais segurança.

Confira os símbolos de lavagem antes de colocar na máquina

Todos os tecidos são vendidos com instruções sobre a sua lavagem e secagem na etiqueta. É imprescindível ler e interpretar esses símbolos, para que a lavagem seja feita sem estragá-los.

Os símbolos de "lavar", por exemplo, trazem o desenho de um tanque com desenhos que indicam se a lavagem inclui centrifugação, por exemplo. Quando não se deve usar água, o tanque vem acompanhado de um X. Já, quando a lavagem deve ser manual, é possível ver o símbolo de uma mão.

Você também pode conferir o símbolo de lavagem a seco (representado por um círculo) ou de secagem (uma máquina). Sempre que um tipo de lavagem for contraindicado, você verá o X.

Coloque os travesseiros na posição vertical e use sabão líquido

Colocar os travesseiros na máquina na posição vertical evita que eles dobrem, criem vincos ou até rasguem. Por isso, sempre os posicione dessa maneira e lembre-se de lavar, no máximo, dois travesseiros de cada vez, evitando que a máquina fique sobrecarregada.

Além disto, é importante usar sabão líquido para garantir que nenhum resquício do produto fique preso no travesseiro. A versão líquida pode limpar melhor e, no caso do sabão neutro, pode ser bem delicada (o que é ideal para travesseiros).

Cuidados extras com travesseiros

Além da lavagem e da secagem corretas, é importante tomar alguns cuidados extras para garantir que os seus travesseiros fiquem com a melhor aparência possível e com o maior conforto também. Confira agora!

Troque a roupa de cama toda semana

Homem arrumando a roupa de cama de cor branca com detalhe preto.

Trocar a roupa de cama toda semana impede a proliferação de bactérias, ácaros e até o acumulo de sujeira e manchas. Por isso, para manter o travesseiro sempre em bom estado, o ideal é fazer a troca das fronhas e dos lençóis sempre após o período aproximado de cinco a sete dias.

Além de trazer benefícios para a sua noite de sono, essa prática também pode evitar que o quarto fique malcheiroso, já que é comum suarmos enquanto dormimos. Trocar as roupas de cama com frequência é um cuidado importante para a higiene, a saúde e o bem-estar.

Deixe arejar e remova a poeira

Aspirador de pó usando eliminador ácaros e poeira do colchão.

De vez em quando e principalmente durante a lavagem da fronha, deixe o travesseiro arejando e retire toda a poeira dele. Isso é importante principalmente para quem sofre de problemas respiratórios e precisa de um quarto livre de pó.

Deixar o travesseiro arejando pode impedir que ele fique malcheiroso. É importante fazer isso com frequência para ter um cuidado extra com ele. Você pode deixá-lo na própria lavanderia ou perto da janela, caso ela esteja bem aberta.

Use uma capa protetora

Homem cobrindo o colchão com protetor branco de zíper.

A capa protetora pode ajudar a impedir que o seu travesseiro rasgue, manche ou fique demasiadamente empoeirado. Ela pode ser encontrada em lojas de departamento (no setor de cama, mesa e banho) ou pela internet. Você pode deixá-la protegendo o travesseiro durante o dia e retirá-la antes de dormir.

Outra dica importante é preferir fronhas que sejam de tecidos respiráveis, como por exemplo o algodão. Assim, mesmo que você soe durante a noite, poderá lavar a fronha uma vez por semana tranquilamente, já que ela não irá segurar o mau cheiro.

Não coloque seu travesseiro no Sol

Travesseiros empilhados sobre a janela azul, de uma casa com paredes amarelas.

Evite secar seu travesseiro no Sol. Além de deixá-lo amarelado, isso pode fazer com que o seu interior (onde, mesmo após a lavagem, certa umidade se mantém) seja aquecido, favorecendo assim a proliferação de ácaros e fungos.

Ao invés da exposição ao Sol, prefira secar o seu travesseiro em um local bem iluminado e arejado, com iluminação indireta. Caso o tecido seja resistente, você também pode usar a secadora para obter um resultado mais rápido e secar até mesmo partes internas, que tendem a demorar bem mais.

Limpe regularmente seu colchão ou sofá

Indivíduo realizando a limpeza do colchão com escova.

Tanto o colchão quanto o sofá são superfícies nas quais os travesseiros são colocados com frequência. Por isso, mantê-las higienizadas pode ajudar a manter o seu travesseiro em bom estado. Sempre que possível, aspire bem o seu colchão e o seu sofá. É válido deixar o colchão arejando no quintal (livre da exposição direta ao Sol) sempre que for possível. 

Além disso, use produtos específicos para limpar tanto o sofá quanto o colchão periodicamente, já que nenhum deles pode ser lavado. Assim, você garante que eles fiquem sempre limpos e cheirosos e, ao mesmo tempo, conserva bem o seu travesseiro. 

Leve em conta o prazo de lavagem e troca dos travesseiros

Indivíduo colocando fronha azul no travesseiro da cama.

Ao comprar um novo travesseiro, é importante considerar o prazo indicado para a lavagem e a troca dele. Travesseiros são itens que, além de frágeis, são usados todos os dias por longas e, por isso, devem ser trocados periodicamente para evitar a proliferação de bactérias e a perda do conforto.

Lave o travesseiro sempre que achar necessário, mas evite excessos. Não lave toda vez que trocar a roupa de cama, já que a exposição excessiva do tecido à água pode fazer com que ele estrague mais rápido. Quando achar necessário, deixe o travesseiro somente arejando na lavanderia ou no quintal.

Deixe seus travesseiros sempre limpos com estas dicas!

Mulher sorrindo e descansando a cabeça no travesseiro de espuma.

Agora que você já sabe como lavar bem cada tipo de travesseiro e, além disso, tomar todos os cuidados necessários para que eles não fiquem desconfortáveis ou acumulem sujeira devido ao uso, pode cuidar melhor de um item que é essencial para uma boa noite de sono. 

Não se esqueça de que a qualidade do travesseiro pode determinar se a sua noite de sono será ou não boa. Por isso, evite o desconforto e opte por modelos anatômicos, que podem variar de acordo com a sua preferência e as suas necessidades pessoais. Você pode encontrar vários modelos diferentes em lojas especializadas ou pela internet. 

É importante manter os travesseiros sempre cheirosos, já que eles entram em contato com o nosso rosto todas as noites e o mau cheiro pode atrapalhar muito na hora de dormir (além de ser um indicativo de que a higiene de sua cama não está das melhores). Portanto, não deixe de aproveitar as dicas e colocá-las em prática, para ter boas experiências!

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos