Você conhece a Ficus benjamina?
Originária da Ásia, a Ficus benjamina é uma das maiores plantas usadas na decoração de ambientes internos por possuir baixa manutenção e também, devido ao seu caule flexível, que pode ser trançado e moldado de diversas formas, o que faz desta espécie uma planta de grande valor ornamental.
Além disso, a ficus é muito popular por sua beleza e alta capacidade de adaptação, pois pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto em paisagismo de jardins. Esta planta de aparência elegante ainda conta com pequenas flores brancas quase imperceptíveis e frutos vermelhos comestíveis que atraem passarinhos, um detalhe delicado que chama muita atenção em sua época de floração.
Veja mais sobre esta planta a seguir!
Informações básicas da ficus benjamina
Nome Científico | Ficus benjamina |
Outros Nomes | Ficus, ficus-benjamim, fico, fico-chorão, figueira-benjamim, figueira |
Origem | Málasia |
Porte | 3~30 metros |
Ciclo de Vida | Perene |
Floração | Primavera |
Clima | Equatorial, Tropical, Subtropical |
Devido a sua popularidade e beleza, muitas Ficus benjaminas vêm sendo plantadas em locais impróprios, como em calçadas e próximos a muros. Vale lembrar que por isso, em grande parte das cidades o seu plantio em ambientes externos é proibido. A árvore é ideal para fazendas e grandes pedaços de terra, onde pode crescer livre sem afetar construções ao seu redor.
A propagação da Ficus benjamina é relativamente fácil, não necessitando de fertilizantes para a formação das raízes e realizando-se através do plantio de galhos e sementes durante a Primavera. Quando plantada em solo, a árvore floresce e após a polinização, as flores se tornam frutos vermelhos. Já as Ficus de ambientes internos, raramente florescem.
Como cuidar da ficus benjamina
Com folhas pequenas e sempre verdes, a Ficus é muito utilizada por iniciantes de Bonsai. Confira a seguir os principais cuidados com a Ficus benjamina!
■Luminosidade para a ficus benjamina
Necessita de luminosidade alta à moderada, podendo ser deixada ao Sol matinal ou em um cômodo bem iluminado e rotacionada semanalmente para o crescimento nivelado. Apesar de preferir luz solar indireta, deixar a árvore durante algumas horas no sol de manhã ou final da tarde auxilia no crescimento da planta.
A Ficus é suscetível à mudanças no ambiente, como o ar condicionado, sendo comum que suas folhas caiam. Dessa forma, é preciso atentar-se aos arredores da planta, visto que a mesma não gosta de mudar de lugar. Devido a sua característica adaptativa, ao ser trocada de local, a Ficus benjamina perde grande parte de suas folhas, pois está se adaptando ao novo ambiente.
Portanto, é importante encontrar o melhor lugar para ela rapidamente. Assim que o problema for resolvido, suas folhas voltam a crescer normalmente e com vigor. Se cultivada ao ar livre, a Ficus benjamina é uma planta rústica com média tolerância às variações climáticas, podendo ser plantada a pleno sol ou meia sombra.
■Temperatura apropriada para a ficus benjamina
Por ser uma planta tropical, a temperatura ideal varia entre 13° e 30°C. Porém, a mesma pode sobreviver a climas mais frios caso pegue bastante luz solar. Durante o verão, ela pode ser mantida entre 23° e 30°C. Em temperaturas maiores que isso, as folhas sofrem queimaduras e podem ficar esbranquiçadas.
Além disso, o frio intenso pode retardar o crescimento da planta ou deixá-la dormente. A Ficus benjamina fica mais suscetível à dano por baixa temperatura na primavera, quando ela deixa o estado dormente e começa a crescer novamente. Assim, geadas fora de temporada podem matar as folhas em crescimento e causar grandes danos à árvore.
Durante a noite, recomenda-se manter a Ficus em temperaturas menores, entre 13° e 24°C. Se a planta estiver dentro de casa, mantenha-a longe de aquecedores ou correntes de ar quente, pois os mesmos podem secar as folhas e o solo. Uma boa opção para controlar a temperatura é instalar um termostato.
■Umidade ideal para ficus benjamina
A Ficus benjamina prefere alta a média umidade, variando entre 30 e 80%. Se a umidade do ambiente estiver muito baixa, a planta começará a perder suas folhas, portanto, é necessário balancear a mesma. Apesar da Ficus preferir alta umidade, ela não gosta de raízes encharcadas.
Uma boa forma de manter a umidade ideal é com um borrifador, umidificador ou recipiente com água ao redor da planta. Borrifar as folhas regularmente com água em temperatura ambiente contribui para a hidratação como um todo.
Outra forma de manter a umidade correta, é deixar a árvore submersa em um recipiente com água e pedras próprias para drenagem por um curto período de tempo, prestando atenção para não encharcar as raízes. Você também pode colocar a Ficus debaixo do chuveiro com água fria para simular a chuva e tirar o pó das folhas.
■Rega da ficus benjamina
Em relação a irrigação, a mesma deve ser feita regularmente, sendo uma vez por semana o ideal. Recomenda-se esperar o solo secar para regar novamente, evitando afogar a planta acidentalmente. Também é necessário atentar-se ao acúmulo de água no fundo do vaso, pois o mesmo pode apodrecer as raízes e matar a Ficus benjamina.
Ademais, a quantidade de água pode variar entre as estações dependendo do ambiente em que a árvore se encontra. Costuma ser mais abundante durante o Verão e a Primavera devido a fase de crescimento e escassa durante o Outono e Inverno. Certifique-se de manter o solo úmido, para que sua plantinha possa suportar mais folhas e se tornar mais atrativa.
Quanto mais luz a árvore recebe, mais água necessita. Caso ela receba pouca luz, suas folhas e galhos costumam ser mais espalhados e necessitam de menos água. Para saber o momento certo de regar sua Ficus benjamina, afunde o dedo na terra até 1 ou 2 centímetros e veja se a mesma está molhada. Se estiver, a planta ainda não necessita ser regada.
■A fertilização da ficus benjamina
A Ficus benjamina prefere um solo fértil, rico em matéria orgânica e facilmente drenável. Assim, a planta necessita de bastante fertilizante durante a temporada de crescimento. A fertilização deve ser realizada a cada um ou dois meses durante a Primevera e Verão com fertilizante rico em nitrogênio e solúvel em água.
Por conta das Ficus que ficam em ambientes internos necessitarem de mais água do que as de ambiente externo, você pode praticar a fertilização diluída quando for regá-las. Para saber se a sua plantinha necessita de fertilizante, observe o aspecto das folhas. Se as mesmas amarelam e caem, significa que necessitam de fertilização.
Vale lembrar que a Ficus benjamina não necessita de fertilizantes durante o período em que está dormente e pode sofrer danos por fertilização em excesso. No geral, a quantidade e frequência necessários para a planta depende do tamanho da mesma; portanto, recomenda-se verificar a dosagem na embalagem do fertilizante.
■Podagem na ficus benjamina
A podagem deve ser feita com atenção especial devido as propriedades tóxicas da seiva leitosa da Ficus, que podem causar irritações e alergias em contato com a pele. Caso ingerida, a mesma pode ocasionar dor abdominal e vômito, portanto, é preciso ter cuidado redobrado com crianças e animais de estimação.
O corte deve ser feito, preferencialmente, antes da Primavera e fora do período de crescimento, permitindo que as folhas se desenvolvam fortes e saudáveis. Podar a planta levemente uma vez ao ano é o suficiente para manter uma boa aparência, mas caso necessário, pode-se aumentar a frequência.
Além disso, a poda regular ajuda na formação de folhas mais verdes e vivas. Para realizar o corte da folhagem, certifique-se de utilizar uma tesoura afiada e limpa, para evitar a propagação de fungos. Apare galhos, folhas e flores secas a partir do ponto de crescimento para que novos brotos possam surgir.
■As pragas e doenças na ficus benjamina
Outro fator importante a se observar são as doenças que podem acometer a Ficus benjamina. Se as folhas amarelarem sem nenhum motivo aparente, é provável que seja uma infecção por ácaros e deve ser tratada com inseticida orgânico, evitando produtos químicos.
Se estiverem com crostas brancas e viscosas, sua planta está com cochonilhas-farinhentas que crescem e se espalham rapidamente, podendo acometer outras plantas da casa. É importante tratar o problema de forma rápida, passando um algodão embebido em álcool ou óleo de Neem em todas as folhas e aplicando pesticida orgânico em seguida.
Características da ficus benjamina
A ficus benjamina possui características únicas em sua morfologia e utilidades, que variam desde a finalidade do uso da planta para a medicina até agroflorestal. Veja a seguir, os principais aspectos da planta:
■Morfologia da ficus benjamina
A Ficus benjamina possui raízes superficiais e coplas amplas. seus galhos possuem folhas verdes e pequenas., e a casca é levemente acinzentada. Geralmente, as folhas da árvore são mantidas podadas, em formato circular criando um belo ornamento.
As folhas da Ficus produzem uma seiva toxica, apesar de contraditório, a seiva produzida também possui propriedades medicinais. Estudos também apontam a presença significativa de cristais de drusas e cistólitos nas folhas da árvore.
Quando crescem livremente, podem atingir entre 15m a 20m de altura, os ramos são finos, as folhas são pendentes, e crescem em formato oval
■Uso medicinal da ficus benjamina
Pedaços do tronco e folhas, podem ser cozidos e macerados junto a com óleos medicinais, e serem utilizado em feridas e contusões. Já o látex retirado após o corte do caule e das flores, tem propriedades que podem auxiliar o tratamento de doenças hepáticas.
Estudos também apontam as funções antibacterianas das folhas, que quanto mais maduras mais eficazes ficam se tornam.
■Uso agroflorestal da ficus benjamina
Ela é utiliza em projetos de reflorestamento, onde são estabelecidas em florestas degradadas, formando um conjunto com outras árvores de crescimento rápido.
Também oferece uma boa sombra e pode ser utilizada para criar coberturas. Contribuindo com a biodiversidade, se tornando habitats ideias para pássaros.
Curiosidades da ficus benjamina
Você sabia que a ficus benjamina possui uma seiva única capaz de limpar as impurezas do ar do ambiente? Além disso, a planta é famosa pelo seu crescimento acelerado. Confira as curiosidades desta planta ornamental tão charmosa!
■ A ficus benjamina purifica o ar
A ponto de curiosidade, ela também é ótima para filtrar formaldeído, tolueno e xileno presentes no ar. Isso faz com que apesar da sua seiva ser tóxica para animais quando ingerida, ela ser uma planta perfeita para limpar a energia negativa dos ambientes e ainda decorar com muito charme a sua casa.
■Ficus benjamina pode crescer bastante
A Ficus possui crescimento moderadamente rápido, podendo chegar a 3 metros de altura quando dentro de casa e 30 metros se plantada fora. Muitas pessoas que cultivam esta planta se assustam com a velocidade em que a ficus cresce em poucos dias.
O ideal é não deixar a planta muito exposta ao sol caso você não queira que ela se desenvolva muito. Como aspecto geral, seu caule é acinzentado e suas folhas variam entre verde, branco e amarelo. Elas têm formato elíptico e pontas estreitas com bordas onduladas, criando um aspecto caído e arredondado na árvore.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar da ficus benjamina
Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da ficus benjamina, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Cultive uma ficus benjamina no seu jardim!
Em suma, a Ficus benjamina é uma ótima pedida para iniciantes na jardinagem devido à sua resistência e fácil cuidado, podendo ser plantada em vasos e jardins. Com sua grande variedade de customização, essa plantinha pode ser uma peça chave na decoração da sua sala, quarto ou cozinha!
Se você planeja adquirir uma Ficus benjamina depois de ler essa matéria, lembre-se de achar um lugar fixo para ela e trocá-la de vaso. Naturalmente, as folhas cairão para se adaptar ao novo ambiente e crescerão novamente. Preste atenção à presença de bichinhos embaixo das mesmas que podem estar prejudicando a planta.
Também não se esqueça de podá-la com luvas e mantê-la longe de crianças pequenas e animais por conta da toxicidade de sua seiva! Agora que você sabe tudo sobre a Ficus benjamina, que tal decorar sua casa com ela?
Olá! Me chamo Larissa, sou estudante de Design Gráfico na Belas Artes e ilustradora freelancer. No meu tempo livre, gosto muito de dançar, aprender novas línguas, jogar vídeo game e estar em contato com a natureza, que é uma grande inspiração para minhas ilustrações! :)