Como plantar melão: amarelo, cultivo, tipos, benefícios e mais!

Como plantar melão: amarelo, cultivo, tipos, benefícios e mais!

Plantar melão não precisa ser uma tarefa difícil com as informações certas. Veja aqui os tipos de melão existentes, como cultivá-lo e algumas curiosidades!


Como plantar melão: uma fruta suculenta e doce!

Melão

Não é segredo que o melão é uma fruta muito amada por várias pessoas. Acontece que, ao contrário do que alguns pensam, o alimento não tem um cultivo excessivamente complexo. No entanto, é essencial conhecer todos os cuidados simples, para que assim, o meloeiro cresça forte e saudável.

Existem diferentes espécies de melão. Podemos encontrar tamanhos, cores e texturas opostas entre cada uma das variedades cultivadas. Sendo assim, este também é um importante conhecimento para quem deseja plantar a fruta, afinal, isso evita as compras incorretas.

Se você é apaixonado pela fruta, hoje iremos te explicar em detalhes tudo que você precisa saber para transformar a sua área verde em um local que te permita plantar melões. Confira abaixo os tipos da espécie, assim como as condições ideais para seu desenvolvimento.

Tipos de melão

Como você aprendeu acima, existem algumas espécies diferentes de melão. É preciso lembrar que nem todas elas têm um sabor doce. Por esse motivo, é essencial conhecer algumas características sobre as opções de melões. Acompanhe os tópicos a seguir e entenda.

Melão amarelo

Melão amarelo

O melão amarelo é a espécie mais conhecida em nosso território brasileiro. Muitas pessoas apreciam esse sabor e se esquecem que, na verdade, também existem outros melões disponíveis e nem todos eles possuem o mesmo gosto. Esse tipo de melão também é conhecido como melão rei em algumas regiões.

Seu nome científico é Cucumis Melo L. Sua polpa é bem clara, se assemelhando ao branco ou ao verde-claro. Essa fruta possui diversos nutrientes, como substâncias antioxidantes e bioflavonoides. Além disso, as vitaminas A e C também estão presentes no alimento em grandes quantidades.

Melão cantaloupe americano

Melão cantaloupe americano

O melão cantaloupe americano também é conhecido como melão europeu. Suas características são totalmente diferentes, tendo uma casca verde, enrugada com texturas na cor bege e polpa laranja. Sua consistência interna também é mais firme, diferentemente da outra textura mais aguada da espécie acima.

Este melão faz parte da família que tem o nome científico de Cucumis Melo Var. Cantalupensis. Muitas pessoas dizem que essa espécie é ainda mais saborosa e apreciada, sendo também mais perfumada. A fruta também possui diversos nutrientes, como o beta-caroteno, a vitamina C e as vitaminas B9.

Melão cantaloupe italiano

Melão cantaloupe italiano

Essa espécie, por sua vez, é muito semelhante com a sua irmã acima. A casca é idêntica ao cantaloupe americano. No entanto, sua polpa é um pouco mais amarelada, diferenciada do tom laranja intenso da outra espécie. Esse melão tem o consumo bem parecido com o melão amarelo, sendo consumido de forma natural.

Outra semelhança entre ambas espécies de cantaloupes é o nutriente beta-caroteno. Essa opção também apresenta grandes quantidades das mais diversas vitaminas e minerais, inclusive a vitamina C e o potássio.

Melão galia

Melão galia

O melão gália é uma mistura entre todas as espécies que já citamos acima. Ele tem características semelhantes a todos os seus irmãos. Sua casca tem um tom de amarelo, porém, é mais enrugada que o melão rei. Já a sua cor interna é clara, no entanto, próximo à casca a cor se assemelha a um verde intenso.

Este também é conhecido como melão israelense, sendo que também faz parte da família dos Cucumis Melo Var. Cantalupensis, que por sua vez, são conhecidos por serem muito aromáticos. Suas substâncias se assemelham às outras que citamos acima. Essa espécie também oferece grandes quantidades de potássio, cálcio e ferro.

Melão pele de sapo

Melão pele de sapo

O melão pele de sapo tem esse nome devido a sua aparência. A sua casca tem um tom de verde intenso, possuindo também algumas manchas nas tonalidades marrom e branco. Podemos dizer que a espécie pode ser confundida até mesmo com uma melancia. Já sua textura interna não foge muito das outras opções, possuindo um tom esverdeado claro, quase branco.

Sua composição é rica em vitamina A, C e as do complexo B. Além disso, também possui cálcio, ferro e fósforo. Esse melão é muito consumido no Brasil, já que seu sabor também é adocicado. Seu nome científico é Cucumis Melo 'Santa Claus'.

Como cultivar o melão

Plantação de melão

O melão, assim como qualquer outra planta ou fruta, exige alguns cuidados básicos para que seu crescimento seja satisfatório. É importante se atentar às informações sobre o cultivo, pois, isso facilita o sucesso no plantio. Vamos conhecer alguns cuidados?

Época ideal para plantar melão

Sabemos que o clima do Brasil possui condições um pouco diferentes em cada estado. Por isso, podemos dizer que de forma geral, o nordeste costuma oferecer boas condições para o plantio do melão. No entanto, se você deseja cultivar a fruta em outros estados que fogem do perímetro do nordeste, o melhor é investir nos meses entre agosto e novembro.

O melão gosta de clima quente, o que o faz se desenvolver melhor nas temperaturas acima de 20°. Sendo assim, para as cidades mais frias, é indicado apostar nos meses entre outubro e fevereiro, pois assim o período de inverno fica distante.

Como fazer o plantio do melão

Para fazer o plantio de melão da maneira correta é preciso se atentar a alguns detalhes. O primeiro passo é observar a área a qual você deseja iniciar a plantação. De fato, é muito importante que o solo esteja preparado para receber as substâncias do cultivo

Para facilitar a germinação, o ideal é deixar as sementes do melão imersas na água por um dia. Além disso, as covas devem ter 30 cm X 30 cm X 30 cm. Em cada pedaço de terra pode haver diversas sementes, mas após o crescimento do meloeiro, é importante deixar apenas 1 até 3 mudas por cova.

Solo para melão

O solo para o cultivo do melão deve ser drenado, leve e rico em substâncias orgânicas positivas. Além disso, o PH ideal para o crescimento da fruta fica entre 6,4 a 7,2. As covas para cada melão devem ter o espaçamento correto entre uma e outra.

Para os solos mais pesados, é importante semear a fruta em menos de 5 cm de profundidade. É essencial adaptar o solo aos cuidados que o plantio irá necessitar. No entanto, não é necessário se preocupar com o desterroamento, já que os torrões protegem os cultivos em covas, principalmente dos ventos.

Como regar melão

O melão necessita de uma irrigação diferente a cada etapa do seu crescimento. Durante a semeadura até o início da frutificação, é importante manter o solo úmido, mas não é recomendado os excessos. O indicado é apostar na frequência diária no início do cultivo, desde que seja em baixa intensidade.

Durante a frutificação, é importante manter um espaço maior de tempo entre as irrigações. No entanto, cada uma delas deve ser feita em uma intensidade elevada. Já no período de colheita a umidade deve ser mantida apenas para que a planta não murche.

Adubo e substrato para melão

Preparar o solo para o plantio do melão é essencial. Para falarmos sobre os adubos e os substratos, o primeiro passo é analisar o histórico da área, pois isso também interfere na qualidade do cultivo. Existem algumas condições que devem ser tratadas de um modo diferente, principalmente quando há a deficiência de alguma substância.

Para a adubação orgânica, o ideal é apostar no esterco e na mamona bem curtidos. Por outro lado, para a adubação mineral é recomendado utilizar o nitrogênio e doses de fósforo e potássio. Não existe uma conta exata para todos os solos, afinal, o histórico anterior tem uma forte influência para as atuais condições do perímetro.

Iluminação ideal para melão

O cultivo de melão deve ser feito em uma área que ofereça uma grande iluminação solar diária. Essa luz deve ser direcionada diretamente ao plantio. O melão consegue tolerar sombras parciais, pois em alguns períodos do ano sabemos que o sol não é tão frequente.

No entanto, é muito importante que ao menos em alguns momentos do dia o melão possa receber o agraciado do sol. Isso auxilia em seu desenvolvimento, afinal, como você pode perceber, o melão é uma fruta que se desenvolve melhor ao sol e ao ambiente quente.

Temperatura e umidade ideais para melão

O cultivo de melão exige algumas condições específicas de clima e temperatura para o seu desenvolvimento. Podemos dizer que as temperaturas ideais estão entre os 25° e os 32°. Algumas variações suportam as temperaturas menores, mas é essencial que o clima se mantenha seco.

O excesso de umidade pode causar fungos na planta, o que também atrapalha o crescimento saudável da fruta. No geral, a faixa ideal para a umidade do ar pode variar entre 65% até 75%. Além disso, a umidade do solo também deve ser controlada, evitando o plantio nos meses de chuvas intensas.

Doenças e pragas comuns do melão

Podemos dizer que o ciclo de crescimento do melão é curto. Ou seja, alguns riscos podem ser fatais, já que o plantio pode não ter tempo de se recuperar. Existem muitas doenças que são comuns no cultivo de melão. Entre elas podemos citar a míldio, o oídio e a podridão da haste.

Todas essas situações são causadas por fungos. Algumas doenças se espalham nas folhas e outras no colo da planta. Já as pragas também são comuns em algumas condições. Entre as espécies mais comuns podemos citar a larva minadora, a mosca-das-frutas e o pulgão. É importante seguir a risca as recomendações para evitar esses transtornos.

Propagação do melão

A propagação do melão mais comum é feita através de sementes. Muitas pessoas optam pela propagação em viveiros. Como você pode observar nos tópicos acima, o melão exige condições especiais para o seu crescimento. Sendo assim, quando cultivados aos cuidados internos, é mais fácil o desenvolvimento saudável da planta.

Existem diferentes tipos de propagação para os mais diversos solos e condições. Para os pequenos cultivos, é comum apostar em mudas germinadas em copo plástico. Por outro lado, também existem as propagações que utilizam bandejas específicas, como a de isopor ou a de plástico, por exemplo. A escolha depende dos seus objetivos com a fruta, assim como do seu orçamento.

Como replantar melão

Fazer o replantio pode ser necessário em algumas ocasiões, inclusive quando você deseja expandir o território ou retirar uma muda que não floresceu e ficou doente. Essa missão não tende a ser difícil, desde que você tome os cuidados necessários no momento de retirar a muda.

O primeiro passo é preparar o solo a qual você deseja replantar o melão. Nesse caso, é preciso se atentar a alguns cuidados, verificando se não há indícios de doenças e pragas. O ideal é utilizar apenas ⅓ da muda do melão para o replantio. Isso irá permitir que a sua plantação continue crescendo e se expandindo com qualidade.

Tem como podar o melão?

Existem pessoas que não concordam com as podas no meloeiro. De fato, isso pode não impactar em seu crescimento. Mas, é recomendado cortar a ponta da haste principal de tempos em tempos, desde que esta tenha ao menos 5 ou 6 folhas em sua extensão.

Muitos afirmam que esse cuidado irá induzir a ramificação lateral. Além disso, também é importante eliminar os frutos defeituosos, já que isso impede a proliferação de doenças e fungos, evitando também o excesso de peso na planta.

Manutenção do melão

O melão necessita de algumas manutenções para manter a saúde do plantio. Entre os cuidados básicos podemos citar a irrigação controlada, assim como as substâncias contra as infestações. Além disso, também é importante garantir que o fruto em desenvolvimento não terá contato direto com à terra.

Nesse caso pode-se apostar em camas de palha ou madeira. Esse cuidado evita o ataque de pragas. É essencial se atentar à sombra que a planta proporciona ao fruto. Caso as folhas não cubram o melão, este pode ficar com a casca queimada. Sendo assim, a partir dos 10 cm de diâmetro pode-se cobrir todo o fruto com palha.

Como fazer mudas de melão

As mudas do melão podem ser feitas através das sementes ou do plantio de um meloeiro em desenvolvimento. Para começar, o mais indicado é utilizar um vaso, mas isso também pode ser feito em um copo grande de plástico. No geral é preciso encher o recipiente até a metade com o substrato.

Após isso, você irá escolher como será o plantio da sua muda. Caso você já tenha um meloeiro, você pode usar uma tesoura limpa para retirar um "calombo" da planta. É importante colocar a sua muda no recipiente escolhido, deixando-o longe da luz direta, regando-o todos os dias sem deixar à terra encharcada. Após cerca de 2 semanas você poderá notar o desenvolvimento da planta.

A colheita do melão

O período da colheita do melão pode variar entre 80 a 140 dias a partir do início da semeadura. Esse fator dependerá dos cuidados do cultivo, assim como da espécie escolhida. Se você pretende utilizar o melão assim que ele amadurecer, você pode retirá-lo com cautela.

Por outro lado, se o fruto já amadureceu e você ainda não quer consumi-lo de maneira imediata, você também pode apostar no corte retirando cerca de 2 cm do talo. Isso dará um pouco mais de tempo para a conservação da fruta.

Sobre o melão

Melão

Agora que você já aprendeu o cultivo, chegou o momento de conhecer alguns detalhes importantes sobre o melão. Abaixo você irá conhecer algumas curiosidades importantes da fruta, inclusive as informações sobre o seu uso e seus benefícios. Confira tudo a seguir.

Qual o tempo de crescimento do melão?

O fruto do melão pode aparecer na planta a partir de 45 dias após a semeadura. Porém, esse período pode variar bastante de acordo com a temperatura de cada local e os cuidados básicos com o cultivo. No geral, as flores aparecem após 25 dias na planta, e após isso, podemos dizer que seu desenvolvimento é rápido.

Seguindo as técnicas corretas, é possível que a colheita aconteça até mesmo antes dos 80 dias. Mas, é importante destacar que isso só acontece em algumas regiões específicas, como no nordeste, por exemplo.

Como deixar o melão doce?

Se você gosta de um melão bem adocicado, é importante se atentar a decisão durante a escolha das sementes. Muitas pessoas afirmam que o melão amarelo é a espécie mais doce e saborosa que existe. No entanto, garantir a qualidade das sementes é essencial, pois isso irá impactar diretamente no momento da colheita, independentemente da sua escolha.

Além disso, alguns fungos também podem impactar no sabor da fruta. Sendo assim, é importante proteger o seu plantio, evitando o contato do fruto com o solo durante todo o seu crescimento. Isso permite que o melão se desenvolva de uma forma saudável e natural.

Benefícios do melão

Se você leu os tópicos sobre as espécies do melão, você pode notar que existem muitos nutrientes e minerais presentes na fruta. Por esse motivo, podemos frisar que seus benefícios para a saúde são inúmeros. Entre os mais principais, podemos citar o seu poder desintoxicante, além do seu potencial digestivo.

É uma ótima fruta para quem sofre de problemas ligados ao inchaço e a prisão de ventre. Além disso, devido ao alto teor de vitamina C presente no melão, ele também auxilia no fortalecimento da imunidade. O conjunto é muito potente, sendo benéfico até mesmo para o sistema circulatório e urinário.

A flor e floração do melão

As flores do meloeiro são muito delicadas e bonitas. Possuem um tom de amarelo e laranja intenso, e normalmente a floração costuma aparecer após os 20 dias da semeadura. No início, surgem apenas as flores masculinas. Mas, após um certo período ambas são produzidas, o que facilita a polinização.

Esse momento é marcado pela presença das abelhas e das borboletas. Muitos estudos indicam que esses insetos escolhem as plantas de acordo com o seu cheiro. As flores de melão normalmente tem um cheiro bem adocicado.

Características físicas da estrutura do melão

O melão apresenta características físicas diferentes a cada espécie escolhida. A fruta é da mesma família da melancia e do pepino, o que pode ocasionar a semelhança na textura, sendo normalmente bem aguada. O melão-valenciano é a categoria híbrida mais cultivada no Brasil.

Geralmente suas folhas são grandes, verdes e de formato triangular. O fruto não costuma passar dos 25 cm de diâmetro, independentemente da sua espécie. Para saber se a fruta já está madura, é importante sacudir o melão e perceber se há ruídos internos, já que uma das características desse período são as sementes soltas.

Preço médio e onde comprar semente e muda de melão

Geralmente, existem muitas lojas na Internet que vendem as sementes do melão. É muito comum encontrar variedade significativas no preço, já que algumas espécies têm um valor mais elevado do que outras. No geral, as lojas importadas oferecem valores mais atrativos, variando entre R$ 10,00 a R$ 20,00 cerca de 100 sementes.

No entanto, também podemos encontrar valores acima de R$ 100,00. Já as mudas não são encontradas com tanta facilidade, principalmente na Internet. Alguns locais até vendem o produto, mas é importante se atentar ao meio de transporte escolhido, afinal, a planta precisa de cuidados específicos.

Ciclo de vida do melão

O ciclo de vida do meloeiro pode variar de acordo com a sua espécie, o local do plantio e os cuidados. Normalmente a sua germinação dura em média até 8 dias. Já as flores nascem no mínimo após duas semanas, podendo variar em alguns casos.

O fruto irá depender das condições citadas acima. No geral, o ciclo pode se encerrar entre 80 a 140 dias, quando todos os melões ficam maduros e entram na fase da colheita. Nesse caso, é importante utilizar a fruta com sabedoria. Normalmente, após a colheita o melão tende a poucos dias sem os cuidados básicos. Por isso, tenha cautela na hora de retirá-lo da planta.

Uso do melão na culinária

O melão, normalmente, é utilizado na metodologia mais simples. Muitas pessoas comem a fruta de modo natural, apenas a partindo e aproveitando seus sabores. No entanto, devido aos seus sabores adocicados, também é muito comum utilizar a polpa para fazer sucos e geleias.

Além disso, existem algumas receitas de tortas e sobremesas que utilizam esta fruta. Opções não faltam para saborear o melão. Basta aproveitar as receitas, já que na Internet é possível encontrar até mesmo cremes e cheesecakes utilizando a fruta como base.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar do melão

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como plantar melão, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Quando plantar o melão lembre-se de que o segredo é o cultivo!

Melão

Como você pode aprender durante toda a leitura deste artigo, o grande segredo para colher melões saborosos e adocicados é o cultivo. Sabemos que existem algumas regiões que têm mais facilidade para o plantio. No entanto, você aprendeu algumas técnicas que podem facilitar todo o processo de germinação e crescimento da planta.

É importante destacar que as suas escolhas também devem ser baseadas no seu objetivo. Geralmente o plantio para uso doméstico não irá demandar cuidados super específicos. Além disso, você não precisará do excesso de sementes e nem de uma área extremamente grande.

A fruta faz muito bem para a saúde e pode ser ideal para fazer pratos deliciosos. Basta deixar a criatividade falar mais alto e aproveitar todo o período de cuidados, afinal, o plantio também é um lazer para quem gosta do tema. Espero que este artigo tenha te ajudado. Até a próxima!

Autor deste artigo

Estudante de marketing e apaixonada pela escrita.
Adoro falar sobre a natureza e os mais diversos hobbies.
Quero melhorar o mundo através das palavras, e o aprendizado é o melhor caminho para isso!

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas