Nó de pesca: aprenda vários modelos, em anzol, isca, molinete e mais!

Nó de pesca: aprenda vários modelos, em anzol, isca, molinete e mais!

Quer aprender a dar nós de pesca resistentes e variados? Veja os modelos mais usados e os passos para confeccioná-los!


Nó de pesca para anzol:

Mãos fazendo um nó de pesca

A pescaria pode parecer simples e tranquila ou difícil e desafiadora para quem vê de fora, mas saber dar um bom nó de pesca é o que faz toda a diferença. Tanto para os novatos, quanto para os mais experientes, isso é tão importante como conhecer os tipos de peixes, barcos e as temporadas de pesca.

Ter um anzol afiado não será a única coisa que irá garantir que você fisgue um peixe, um nó de pesca bem elaborado e atado pode roubar a cena. Os melhores nós são resultados de um bom trabalho manual. Existem mais de 100 tipos de nós de pesca, para variados tipos de anzóis, iscas e linhas, que se dividem entre nós de pesca de mosca, loops, pesca com giros, ganchos, linhas de monofilamento e fluorocarbono, etc.

Neste artigo você aprenderá a função de cada nó de pesca e como fazê-los de modo efetivo.

Conheça alguns modelos e aprenda a como dar nó de pesca:

Um bom nó de pesca só é possível com muita prática, mas qualquer um pode dar nós de pesca firmes e confiáveis a partir de repetição e dedicação - com o tempo, você conseguirá realizá-los até no escuro. Na sequência, veja os principais e mais usados nós de pesca e aprenda quando e como fazê-los.

Nó único

anzol com nó de oito

Usado por grande parte dos pescadores pela facilidade em ser feito e resistência quase absoluta que o nó oferece, o nó único pode ser utilizado tanto em linhas de multifilamento, quanto em linhas de monofilamento.

Instruções: passe a linha pelo olho do anzol fazendo uma laçada; dê cinco voltas em cima da laçada que passou pelo olho, depois puxe e aperte até a formação do nó. Em seguida, puxe a linha principal e aperte para finalizar. Quando usar na linha de multifilamento, aumente o número de voltas; nas linhas de monofilamento, para reduzir o número de atrito, diminua.

Nó de oito

O nó de oito simples conecta anzóis ou iscas a linhas de pesca de monofilamento, é um nó bem fácil de se fazer, usado para prender sua linha ao cabo do terminal. Nó de oitos não são muito fortes, então se quiser adicionar força extra ao seu nó você pode dobrar a linha.

Instruções: você deve transpassar a linha pela isca, anzol ou ilhó, depois passar a ponta da etiqueta ao redor da linha na vertical e voltá-la pelo primeiro laço. Antes de dar o aperto, umedeça o nó. A aparência depois de terminado tem que ser a do número 8.

Nó trilene

Muito simples e rápido de se dar e perfeito para extremidades, o nó trilene é escolha perfeita para estar prendendo a ponta da sua linha ao giro ou anzol, já que mesmo sendo um nó de pesca muito fácil, ele mantém a resistência original da linha.

Instruções: é só passar a linha pelo olho do anzol duas vezes, dar cinco voltas na linha e transpassar a ponta pelo arco que foi formado, apertar e cortar as pontas.

Nó albright

Se você procura um nó que possa interligar duas linhas, o nó albright é ideal para a conexão de diferentes materiais e até mesmo diâmetros. Assim sendo, você pode utilizá-lo para anexar monofilamento pesado à outra linha de pesca mais leve, por exemplo.

Instruções: pegue a linha de diâmetro mais espessa e faça um laço - você deve passar a ponta principal pelo laço. Em seguida, passe a ponta da etiqueta pelo laço e realize dez voltas fechadas em sua base. Use o fim da etiqueta, as partes retas da linha principal e a ponta da linha mais espessa para dar o aperto do nó. Não se esqueça de cortar ambas as pontas.

Nó palomar

Pescadores experientes consideram o nó palomar como o nó zero: ele é simples, porém forte, frequentemente usado para prender um líder mosca de pesca a uma mosca.

Instruções: dobre 15 centímetros de linha e passe pelo olho do anzol, faça um nó overhand na linha dupla, sem deixar a linha torcida, puxe o final do laço passando completamente por cima da isca. Para finalizar, você deve lubrificar e depois puxar as duas pontas da linha fazendo o nó, então corte as pontas sobressalentes.

Nó rapala

O nó de rapala é ideal para pesca de grandes peixes, pois é um dos tipos mais fortes e resistentes.

Instruções: comece fazendo um loop simples com cinco ou sete centímetros acima da ponta no final da linha guia e passe essa ponta pelo olho do anzol ou isca. Na sequência, passe a ponta da etiqueta do líder pelo lado debaixo do loop. Agora, na extremidade da etiqueta, aperte junto com a linha principal entre os seus dedos, puxando ambas fazendo a laçada deslizar.

Em seguida, dê três ou cinco voltas, usando a extremidade da etiqueta, em torno do líder e leve o fim da linha para cima, passando pelo lado inferior do primeiro loop. Você deve pegar a ponta final da linha e transpassar pelo novo loop, então puxe o final da etiqueta e a linha principal para um lado e o gancho na direção oposta apertando bem. Corte a ponta.

Nó homer rhode loops

Mais um tipo de nó muito resistente e ótimo para peixes maiores, um homer rhode loops é muito forte e fácil de se fazer, pode ser usado com colheres, plugs, anzóis e iscas artificiais.

Instruções: através de uma meia-volta, dez centímetros da ponta da linha, faça um laço, coloque a linha pelo olho de sua isca ou anzol, passe essa ponta por dentro do laço, apertando o nó, aproximando-o da isca. Agora, passe a ponta da linha em volta da principal e aperte com força. Una os dois nós puxando a linha principal.

Nó para carretel

O nó de carretel carrega esse título por ser utilizado para ligar a linha diretamente à uma carretilha ou um molinete.

Instruções: faça um laço com uma dobra na ponta da sua linha e dê três voltas, abra a carretilha ou o molinete para passar o laço em volta, depois puxe a linha principal apertando o nó no carretel e finalize cortando a ponta da linha. É necessário atar as pontas rentes ao nó quando se trata desse nó de pesca.

Nó de sangue

Nós de sangue são usados para a conexão de linhas de diâmetros diferentes, na pesca com mosca e para deixar preso o tippet (ponteira) ao líder. É feito com dois nós de apertos em sucessão.

Instruções: comece juntando as duas linhas de maneira sobreposta, com as extremidades em lados opostos, enrole cinco vezes uma linha em volta da outra e traga a ponta da etiqueta de volta ao centro, deixando-a entre as linhas. Repita esses passos com a outra linha e sua etiqueta.

Com as duas etiquetas agora no centro, e em direções opostas, você deve umedecer as duas linhas, e dar o aperto puxando as pontas da linha, depois enrole cinco vezes a extremidade da primeira linha que usou na segunda, e, para finalizar, coloque a extremidade pelo espaço embaixo.

Nó para empate de anzóis com pata

Instruções: com uma mão, segure as duas pontas da linha próximo à pata do anzol, e com a outra segure a parte do círculo próximo ao anzol e enrole bem justo as linhas e a haste, em direção a curva da pata. Ao segurar os círculos com uma das mãos, puxe a ponta da linha com a outra até formar o nó.

Você deve ajustar próximo a pata as espirais que se formaram, então lubrifique e depois aperte o nó puxando as duas pontas da linha em sentidos opostos. Por fim, corte a ponta.

Nó clinch

Conhecido como nó clinch ou cinch, é um nó muito fácil e muito forte, comumente usado para amarrar linhas de fluorocarbono ou monofilamento à isca, anzol ou giro.

Instruções: primeiro passe a ponta da linha ou da guia pelo olho do anzol, giro ou isca. Deve haver pelo menos seis polegadas de comprimento do local do nó para a ponta da etiqueta. Depois você deve enrolar a ponta da linha em volta da ponta em pé seis vezes, então umedeça e puxe com força junto as extremidades da etiqueta e da ponta em pé, do outro lado do olho do anzol, e apare a ponta.

Nó de folha dupla

Como o nome sugere, esse nó utiliza da duplicidade da linha para criar um laço de dobrar a folha mais resistente de maneira simples. Ele é um nó muito usado para prender a linha ao líder.

Instruções: passe a extremidade da linha pelo laço e faça o nó simples de dobrar a folha, depois, pegue a extremidade da linha e passe de novo pelo laço da dobra que acabou de fazer, criando mais um nó, então aperte forte finalizando.

Dicas em como dar nó de pesca:

Mãos desembolando várias linhas de pesca com anzóis

Agora que você aprendeu mais sobre alguns nós de pesca e como amarrá-los bem, além da prática, você precisará ficar atento ao seu trabalho. Veja a seguir algumas dicas para manter seus nós firmes, preservar a integridade das suas linhas, evitar imprevistos, acidentes e falhas.

Não queime a ponta da linha

Não use isqueiros ou fósforos para queimar as pontas de seus nós de pesca. Linhas de fluorocarbono e de monofilamento não podem ser aquecidas, pois, quando quentes, pode ocorrer o derretimento da pele da linha, deixando-a fraca, então o calor vai acabar rompendo sua linha ou desmanchando o seu nó de pesca.

Isso também acontece quando existe a geração de calor por fricção ou atrito na linha de pesca, sempre cheque se a lubrificação está deixando a linha suficientemente úmida.

Teste o nó antes de pescar

Antes de colocar algo em prática, fazer um teste é a forma mais segura para saber se seus esforços deram certo. No caso dos nós de pesca, por serem a parte mais importante da sua pescaria, testá-los antes de começar a pescar efetivamente é imprescindível, ainda mais para os pescadores menos experientes.

Basta puxar o nó na conexão para testar sua resistência, verificando se ele não foi enfraquecido por excesso de peso, ou solto por falta de aperto e se está bem preso ao gancho.

Evite usar muitos modelos de linha

Escolha modelos de linhas para se trabalhar que sejam do mesmo material e diâmetros. Por exemplo, nem todos os tipos de nós como o nó albright e o nó de sangue permitem uma boa execução de nós de pesca de diferentes diâmetros.

Para todos os outros nós que não atendem esse quesito, ate-os com linhas equivalentes, do contrário, poderá haver alteração no aspecto final do seu nó de pesca e torná-lo ineficiente.

Não economize na linha

Não se preocupe em gastar sua linha, principalmente quando for começar a aprender e praticar um novo nó de pesca. Comece usando uma boa quantidade de comprimento, vai facilitar na execução do nó, principalmente nos que forem duplos.

Falando em não poupar com gastos, não economize na hora de comprar as suas linhas, linhas de boa qualidade não significaram necessariamente linhas de preços mais caros, mas sempre verifique as marcas que oferecem o melhor e mais confiável material.

Corte a linha restante do nó

Cortar as pontas das linhas sobressalentes do nó de pesca é imprescindível para evitar acidentes. Essas pontas longas podem enroscar-se em outras varas de pesca, em algas ou outras plantas aquáticas, cobrindo seu anzol ou isca, desviando a atenção dos peixes.

Ao finalizar o seu nó de pesca, sempre apare as pontas em excesso rente ao anzol, isso fará o nó ficar ainda mais perto da extremidade, o deixando mais seguro.

Veja a aparência do seu nó

Olhe sempre a aparência do seu nó, um bom pescador verifica toda a sua linha à procura de marcas de desgastes, como cortes, arranhados ou outros tipos de dano, assim como checa se houve escorregamento ou queimaduras causadas por fricção.

Realizar uma checagem regular permitirá que você confirme se os nós de pesca estão bem presos e firmes evitando contratempos futuros. Comece suas verificações pelas extremidades das linhas, ao ver qualquer sinal de danos, remova toda a linha e remonte tudo. Um nó de qualidade é aquele mais bonito e sem torções na linha.

Escolhas os modelos que se adaptam a você

É importante saber quais nós de pesca se adaptam a diferentes situações, se baseie no seu estilo de pesca para escolher seus nós, e certifique-se de que são bons o suficiente para amarrar sua linha principal com o anzol, giro ou isca, ou qual seria melhor para ligar duas linhas.

Também leve em consideração o seu tipo de equipamento e linha e utilize os novos conhecimentos adquiridos neste artigo para realizar suas escolhas: agora você sabe quais serão dos mais rápidos de amarrar até os mais resistentes.

Aperte o nó o máximo possível

A finalização da estrutura de um nó é feita com o aperto, a segurança do seu nó depende da força aplicada ao apertá-lo.

Apertar os nós com bastante força garante que você não terá problemas futuros durante sua pesca, como a perda de peixes e o escorregamento da linha do anzol ou iscas. Puxar as pontas de maneira cruzada, oposta uma à outra, ajuda a adicionar força ao aperto do nó.

Lubrifique a linha

Lubrificar o seu nó de pesca é muito útil, usando água, saliva ou produtos próprios para a lubrificação de linhas de pesca. Lubrifique a área antes de dar o aperto do nó de pesca. A lubrificação ajuda a manter a resistência da sua linha e minimizar atrito indesejado.

É importante evitar que atritos aconteçam pois eles acabam por prejudicar as linhas de monofilamento e de fluorocarbono, o que acarretaria problemas de deslizamentos.

Escolha o nó de pesca mais prático para pegar um peixe!

Mãos fazendo nó de pesca

E agora é a hora de colocar a mão na massa! Do nó único, passando pelo nó de carretel, e indo até o nó de folha dupla, você conheceu os doze tipos de nós mais usados pelos pescadores ao redor do mundo e só precisa começar a praticar.

Seja com linhas trançadas, linhas de monofilamento, multifilamento ou de fluorocarbono, iscas, anzóis, giros, molinetes ou carretéis, alguns desses nós te acompanhará por muitas vezes durante o seu tempo de pescaria por relaxamento, de pesca esportiva/competitiva ou até mesmo de pesca como fonte de renda.

Pratique até estar satisfeito e seguro, estude as espécies de peixes, prepare o seu barco, na água doce ou salgada, não se esqueça de se proteger do sol ou do frio, pegue seu equipamento e comece a dar nós de pesca até atingir a perfeição.

Autor deste artigo

Formada em Letras Português-Inglês, uma Geek autora de ficção não publicada, sempre fui ligada a natureza, a história e ao mundo pop das artes, do cinema aos livros, busco observar e sentir o mundo ao meu redor para transmiti-lo em minhas palavras. A escrita e a leitura são umas das melhores formas para a busca de uma vida livre. Nas palavras de Paulo Freire: Linguagem e realidade se prendem.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos