Como limpar piso de taco de madeira: dicas de limpeza, manutenção e mais!

Como limpar piso de taco de madeira: dicas de limpeza, manutenção e mais!

Limpar pisos de taco de madeira pode ser mais simples se feito do jeito certo. Neste artigo, confira dicas para limpar e manter seu piso de taco corretamente!


O que é um piso de taco?

Uma sala com um sofá e piso de madeira taco

O uso do piso de taco data da década de 50 e 60, quando teve seu auge no Brasil. Ele é feito de madeira e tábuas maciças e, devido à sua composição, pode deixar a casa muito mais confortável. Os pisos de taco podem ser foscos ou brilhantes (e, nesse caso, eles requerem o uso de cera para a sua manutenção).

Os pisos de taco podem ser restaurados após algum tempo de uso e são uma opção muito boa para quem quer economizar dinheiro, já que eles custam entre R$ 40 e R$ 80 por metro quadrado. Também é necessário pagar por sua aplicação. Além disso, esse tipo de piso pode ser facilmente encontrado em lojas de materiais de construção.

Atualmente, os pisos de taco de madeira voltaram a ser utilizados por pessoas que querem trazer um visual mais retrô para as suas casas. Eles combinam muito bem com plantas e possuem bom isolamento térmico, o que proporciona mais conforto para quem vive na casa. A seguir, confira como limpar o seu piso de taco e conserve a sua casa sempre bem limpa e em bom estado.

Dicas de como limpar piso de taco de madeira

Alguém limpando o piso taco com um rodo

Existem diversos truques que podem ser usados para limpar os seus pisos de taco e garantir o bom estado de sua casa. A seguir, confira cada uma delas e saiba como retirar todo o pó dos pisos, além de restaurar o brilho da madeira e deixar a sua casa muito mais bonita.

Comece tirando o pó com uma vassoura de cerdas macias

Antes de começar a usar produtos específicos para a limpeza dos pisos de taco, é importante retirar todo o pó deles usando uma vassoura de cerdas macias, que limpam sem riscar a superfície do piso.

Se o pó não for retirado antes do restante da limpeza, ele poderá grudar no chão e tornar a limpeza menos prática, além de mais demorada. Certifique-se de que não restou nenhuma poeira e, caso necessário, use um pano úmido para retirar o restante.

Faça uma limpeza mais profunda com produtos apropriados para o piso de taco

É importante usar produtos específicos para limpar bem os pisos de taco. Isso porque outros produtos podem causar manchas na superfície no piso ou retirar o seu brilho, o que pode piorar o seu aspecto.

Você pode usar ceras próprias para madeira, que são encontradas em qualquer supermercado e também podem ser compradas pela internet. Não se esqueça de seguir bem as instruções de uso do rótulo para evitar acidentes e manchas desnecessárias.

Utilize o limpador com brilho

Para deixar o seu piso de tacos ainda mais bonito, você pode usar um pano macio (preferencialmente feito de microfibra) com um limpador com brilho. Esse tipo de produto é próprio para a limpeza de superfícies de madeira — e pode ser comprado de acordo com a cor de seu piso de tacos, já que seus tons variam entre madeiras claras e escuras.

Não use panos ou objetos de limpeza muito abrasivos, já que isso pode causar danos. Além disso, é importante evitar derramar água no piso depois da limpeza, o que pode deixá-lo com manchas brancas que podem ser facilmente percebidas.

Evite qualquer tipo de produto abrasivo

Produtos abrasivos podem arranhar os pisos de taco e deixá-lo com um aspecto envelhecido, além de facilitar o acúmulo de poeira nas fendas abertas devido aos arranhões. Além de evitar o uso de vassouras de cerdas muito duras, é importante não arrastar os móveis para mudá-los de lugar a não ser que eles tenham rodas, já que isso também pode causar danos não só nos pisos de madeira, mas também em qualquer outro material.

Como fazer limpeza de rotina

Não existem grandes segredos quando o assunto é a limpeza rotineira dos pisos de madeira: basta usar vassouras de cerdas macias para retirar todo o pó. Você também pode usar um pano umedecido para fazer a limpeza inicial, mas ele não deve estar encharcado. Uma boa dica é misturar um creme para lustrar móveis na água, molhar o pano e, em seguida, torcê-lo bem.

Em seguida, é só finalizar com um pano seco que não solte linhas no chão. Assim, você garante um bom acabamento após a limpeza, sem ter muito trabalho para isso.

Como fazer limpeza pesada

Os passos da limpeza de rotina também estão inclusos na limpeza pesada dos pisos de taco. No entanto, vale finalizar a limpeza usando uma cera específica para lustrar bem o piso, o que traz uma aparência muito melhor para ele. É importante usar produtos específicos para a limpeza de tacos durante esse processo.

Esfregue o piso bem, mas sem muita força. Nunca use produtos como alvejantes, desinfetantes ou álcool para fazer a mistura com água, já que isso pode deixar a madeira fosca e comprometer o resultado de sua limpeza na hora da faxina.

Como manter um piso de taco

Mãos com luva e um pano limpando o piso

Manter um piso de taco não é difícil, mas alguns cuidados devem ser tomados para impedir que a aparência dele seja comprometida ao longo do tempo de uso. Confira dicas logo a seguir para garantir que o seu piso de taco fique sempre com a melhor aparência possível, sem riscos ou manchas.

Saiba qual é o tipo de madeira

Saber o tipo de madeira é essencial para uma boa limpeza de seu piso de taco. Isso porque usar o produto errado pode comprometer a qualidade do piso. Por isso, é importante perguntar qual o material que forma o piso de tacos antes de fazer a sua compra.

Caso você tenha mudado para uma casa já com o piso colocado no chão, vale consultar um marceneiro para descobrir o tipo de madeira do qual o taco é feito. Assim, você saberá o melhor jeito de mantê-lo.

Evite arrastar móveis

Além de manchas, arrastar os móveis diretamente sobre o piso de tacos pode causar arranhões e até fendas a longo prazo. Por isso, é importante levantar os móveis ao invés de arrastá-los, ou instalar rodas na base dos que sejam mais pesados.

Você também pode instalar adesivos na base dos móveis para que eles não danifiquem o piso de tacos quando forem arrastados. O mesmo vale para pisos laminados e até de porcelanato.

Utilize produtos para madeira

É importante sempre usar produtos para madeira na hora de limpar o seu piso. Isso porque produtos feitos para outros materiais podem ter ingredientes em sua composição que, com o uso, podem danificar a superfície do taco e manchá-la permanentemente.

Os produtos para limpeza de madeira podem ser encontrados em supermercados, lojas de materiais para construção e armazéns. Você pode usá-los para remover o pó do chão e também para tirar sujeiras um pouco mais difíceis.

Evite ambientes úmidos

A umidade pode ser uma grande inimiga dos pisos de madeira. Por isso, é importante evitá-la a todo custo, já que os pisos de taco podem acumular água em suas fendas, o que leva ao inchaço da madeira e pode causar alergias (principalmente em pessoas com problemas respiratórios).

É importante evitar a instalação de pisos de taco de madeira em ambientes com infiltração. Além disso, evite pisar neles com os pés molhados ou colocá-los próximos a banheiros e outros locais com umidade. Jamais passe panos encharcados nesse tipo de piso.

Proteja o piso da luz solar

A luz solar em excesso também pode estragar pisos de tacos de madeira, já que pode causar "queimaduras" em sua superfície, deixando-os manchados. Por isso, é importante evitar a instalação deles em ambientes externos, como os quintais, ou em cômodos da casa que recebam muita luz do Sol.

Sempre que possível, mantenha as janelas dos cômodos com esse tipo de piso fechadas em dias de Sol. Isso pode ajudar a mantê-los em bom estado por muito mais tempo.

Verifique se seu piso pode usar ceras

As ceras são produtos que podem ajudar bastante na limpeza de pisos de madeira, mas é importante saber se o material e a composição dos tacos suporta o uso delas. Caso contrário, o ideal é evitá-las.

Se o seu piso de tacos é fosco, não há necessidade do uso de ceras — o que pode nem ser suportado por ele. Leia atentamente o rótulo do produto, já que os pisos nos quais ele pode ser utilizado tendem a aparecer nas instruções de uso e impedir o aparecimento de manchas nos tacos.

Caso derrame água, limpe imediatamente

É importante evitar o contato de água com pisos de madeira, bem como a instalação em ambientes úmidos. Se você derramar água no piso, seque-o imediatamente com uma flanela macia. Caso seja necessário, limpe o piso com cera logo em seguida e continue aplicando o produto em todas as limpezas seguintes.

O mesmo vale para manchas mais superficiais encontradas no piso. Use um produto específico para removê-las e, caso necessário, contrate um profissional para avaliar o estado do piso e as possíveis medidas a serem tomadas para o seu conserto e a recuperação de seu brilho (caso ele não seja fosco).

Diferenças entre pisos e carpetes de madeira

Existem diferenças entre pisos e carpetes de madeira que devem ser conhecidas caso você queira limpar o seu piso de madeira de maneira satisfatória. A seguir, veja quais são elas e use sempre os métodos adequados para cada material.

Parquet de madeira

Vista horizontal de baixo ângulo do novo piso em parquet de madeira

O parquet é um assoalho formado por várias placas de madeira colocadas uma ao lado da outra, formando um mosaico. A principal diferença entre o parquet e o taco é que o primeiro é grudado no chão, enquanto o segundo é solto. Por isso, os pisos de taco requerem a retirada total do pó que pode se acumular sob eles.

Se você tem alergias, o parquet é mais indicado do que o taco, já que ele não facilita o acúmulo de poeira abaixo dele e também em suas frestas — o que também pode tornar a limpeza mais fácil.

Assoalho de madeira

Várias placas de assoalho de madeira

O assoalho é um tipo de revestimento para o chão que, diferentemente do piso, pode ser instalado usando pregos, parafusos ou cola. Por ser fixo no chão, ele também difere do taco, já que é formado por uma só placa que cobre todo o chão, não por peças de madeira móveis que podem ser retiradas a qualquer momento.

O assoalho pode ser feito de vários tipos de madeira diferentes. Por isso, é importante saber de qual delas o seu é feito antes de usar um produto de limpeza. A mesma regra vale para todos os tipos de pisos de madeira: evite arrastar móveis e usar materiais abrasivos na hora da limpeza, bem como o uso de água e álcool.

Laminado de madeira

Alguém colocando laminado de madeira no piso

O piso laminado é feito com uma estampa que imita madeira e, portanto, não consiste no uso do material verdadeiro. Sua durabilidade é menor que o piso de madeira real, mas o procedimento para fazer a limpeza correta é parecido, já que existem ceras específicas para pisos laminados que imitam madeira.

Diferentemente do piso de taco, o laminado de madeira é colado no chão, o que facilita a limpeza e impede que a casa fique empoeirada. O uso de água também não é recomendado durante a sua limpeza, já que pode causar infiltrações e fazer com que o piso "inche".

Carpete de madeira

Uma sala espaçosa com móveis e um carpete de madeira

O carpete de madeira é bem parecido com o piso laminado - e também não é um piso feito totalmente com madeira verdadeira. A principal diferença entre o carpete e o laminado é que o primeiro pode ser colado diretamente no contrapiso. Além disso, ele é mais fino e tende a durar menos justamente por isso.

O carpete também é colado no chão e deve ser limpo usando sempre um pano macio, já que ele nunca pode ser lavado. O seu metro quadrado custa entre R$ 30 e R$ 60, o que é caro comparado a pisos que não são feitos de madeira ou que não imitam o material, mas barato quando comparado com pisos parecidos com ele.

Tenha um piso de taco de madeira sempre limpo!

Sala com piso de taco e uma escada

Agora que você já sabe como fazer uma boa limpeza de pisos feitos com tacos de madeira, bem como de outros tipos de pisos semelhantes, é só colocar as dicas em prática para manter o chão de sua casa sempre limpo, livre de poeira e brilhando. Lembre-se de sempre ler bem os rótulos dos produtos antes de utilizá-los, o que garante que a limpeza seja feita da maneira correta.

Evite usar água para a limpeza de pisos feitos com madeira e prefira usar ceras específicas para manter o seu brilho. Além disso, é importante evitar derrubar bebidas e produtos de limpeza que possam causar manchas na superfície do piso, já que tirá-las pode ser bem complicado.

Em caso de dúvida, converse com outras pessoas que têm um piso semelhante em casa e receba ainda mais dicas para uma limpeza eficaz e duradoura.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas