Plantas que não precisam de sol direto: descubra seus tipos e mais!

Plantas que não precisam de sol direto: descubra seus tipos e mais!

Neste artigo, apresentamos espécies de plantas que não precisam de sol pleno para serem cultivadas, seus aspectos e características. Confira a seguir!


O que são as plantas que não precisam de sol direto?

Mini cacto em ambiente interno

As plantas são sempre muito procuradas na hora de compor a harmonização de um ambiente, seja como toque decorativo ou como forma de purificação do ar para manter mais próximo o nosso contato com a natureza. Sendo assim, muitas vezes somos desafiados, principalmente em ambientes internos, para escolher e cultivar nossas espécies.

Entretanto, existe uma infinidade de espécies que podem ser cultivadas sem a necessidade da luz solar plena e direta sobre elas, e esse grupo não engloba somente as folhagens, muitas plantas trazem lindos florescimentos mesmo alocadas em uma parte do seu quintal ou da sua casa que não recebe tanta luz assim.

Com a escolha do lugar ideal, sendo ele arejado, ventilado e com luz solar indireta, podemos obter uma combinação perfeita de flores e plantas para enriquecer ainda mais o seu ambiente. Veja a seguir um pouco mais sobre cada uma dessas espécies.

Plantas que não precisam de sol direto para ambientes internos

Nada mais acolhedor e gratificante do que o contato com a natureza em nosso dia-a-dia, e trazer esse deleite para dentro da nossa casa ou do nosso ambiente de trabalho faz com que a rotina seja mais leve e as tarefas sejam cumpridas com muito mais leveza e gratidão. Confira a seguir algumas espécies para seu ambiente interno.

Aglaonema

Aglaonema

Também chamada de Café-de-salão, a aglaonema enche os nossos olhos com sua folhagem vistosa e exuberante, geralmente em mesclados tons de verde também podendo ser encontradas com manchas em rosa ou vermelho. Além disso, é uma planta extremamente resistente à luz baixa e a estiagem, auxiliando na purificação e melhora na qualidade do ar.

A aglaonema é considerada uma planta de pequeno porte e fácil cultivo, ideal para iniciantes em jardinagem. Pode-se adaptar em diferentes locais, seja em vasos, canteiros, jardineiras. Importante ficar atento ao local, para que a planta não seja exposta diretamente a luz solar, sendo preferencial o cultivo na sombra. Regue duas vezes na semana sem encharcar, ok?

Também é essencial sempre estar atento ao ataque de pragas, realizando o controle quando for necessário. Assim sua plantinha será mantida saudável e encantadora.

Echeveria

Echeveria

Popularmente conhecida como rosa de pedra, é a queridinha dos amantes de suculentas. Essa espécie até aguenta receber luz solar direta, porém apenas no começo da manhã ou em final de tarde. É importante ser cuidadoso para que a iluminação solar recebida pela planta não seja em excesso.

A irrigação é outro fator que deve ser encarado como cauteloso, sendo realizado somente quando o solo ou substrato estiver bem seco ao toque, umidificá-lo já é o suficiente para que sua planta não receba água em excesso.

Bromélias

Bromélias

Encantadoras em sua mistura de cores perante as folhagens em tons de verde escuro, verde claro e vermelho vivo, a bromélia chama atenção por sua apresentação exótica e chamativa, sendo uma excelente opção para trabalhar com ornamentação em jardins. Bromélias são flexíveis e possuem tanto espécies resistentes à luz solar plena quanto a falta de iluminação.

As chamadas “Bromélias de Sombra” necessitam apenas de luz solar indireta sobre elas. São espécies mais sensíveis e ideais para locais internos com bastante ventilação, porém pouca luz solar.

Dracaena

Dracaena

As espécies de Dracaena de ambientes interiores tem que ser escolhidas conforme suas variedades resistentes à meia sombra ou luz difusa e indireta. São ideais para cultivo em seu escritório, apartamento, ou até mesmo interior de shoppings.

Por ser uma planta bem versátil no paisagismo, ela é bem conhecida nesse ramo para quem procura incrementar seu jardim ou seu cantinho de plantas. Com longas folhagens em formato de lança, podem tomar proporções bem grandes (até 15 metros) quando instaladas diretamente no solo ao chão.

Lírio-da-paz

Lírio-da-paz

Por conta de sua morfologia, com longas folhas verdes e um florescimento encantador de coloração branca na ponta de uma haste, o Lírio-da-paz é a escolha ideal para decoração e arranjos. Uma planta extremamente delicada e charmosa, com certeza dará um toque especial ao ambiente.

O Lírio-da-paz ficará lindo próximo a janelas ou bancos, em vasos ou outros ornamentos de decoração. Nesse ambiente, a planta receberá sombreamento do ambiente interno e ventilação e luz indireta das janelas. Além de ser um artigo mítico, acredita-se que essa espécie filtra as energias negativas dos ambientes e das pessoas que ali se encontram.

Mini cacto

Mini cacto

Não é novidade que os mini cactos são uma fofura! Estão em alta e tem infinitas finalidades: podem ser usados como lembrancinhas de um evento especial, e até mesmo dar um toque verde em qualquer ambiente pequeno do seu lar, por exemplo em sua mesinha de cabeceira, dando total charme e leveza.

Além dessas inúmeras vantagens, os mini cactos são bem fáceis de cultivar, pois se adaptam a diferentes tipos de ambientes e a irrigação é mínima, sendo realizada com muito menos frequência do que a maioria das outras plantas.

Antúrio

Antúrio

Com uma inflorescência vermelha bem chamativa, o antúrio é outra forte opção ornamental para seu paisagismo. O aspecto exótico expande as oportunidades de uso dessa planta incrível, sendo significado de bom gosto e grandeza.

Sendo indicada para iniciantes em cultivo, é uma planta de fácil adaptação em diversos climas e lugares que for alocada, desde que esteja em meia-sombra ou luz indireta como qualquer planta de ambiente interno.

Espada-de-são-jorge

Espada-de-são-jorge

De origem africana, a Espada-de-são-jorge é um clássico para quem procura praticidade e demanda de pouco tempo para os cuidados com o jardim. É uma das plantas domésticas mais tolerantes a falta de luz solar direta e a seca, inclusive o manejo da irrigação nessa espécie deve ser moderado. Quando plantadas no chão, podem atingir até 1 metro de altura.

A coloração verde escura de suas folhagens é perfeita para uma decoração inspiradora de ambientes. Deve ser mantida fora do alcance de pets ou crianças, por possuir toxina e ser prejudicial caso for ingerida.

Zamioculca

Zamioculca

Além do efeito paisagístico fenomenal da Zamioculca em ambientes internos, é conhecida por atrair sorte e proteção no ambiente, por isso é alocada nas entradas dos cômodos. A folhagem verde extremamente brilhante é facilmente confundida com plantas artificiais. Ter em casa uma Zamioculca é praticidade na certa para quem não abre mão do verde e possui pouco tempo.

É super resistente a seca, podendo ficar um longo período sem a rega. Se estiver em meia luz pode ser regada uma vez na semana, ou até a cada quinze dias se estiver localizada na sombra. É uma planta bem independente e requer poucos cuidados.

Violetas

Violeta

Plantas delicadas e românticas, as violetas são ideais para decoração de ambientes próximos a janelas, sendo uma das plantas mais utilizadas para preparação de pequenos arranjos, principalmente em apartamentos. As cores em tons de roxo e lilás das flores dão um toque ainda mais especial na planta.

Na irrigação, é importante molhar apenas o solo em que a planta esta alocada, tomando cuidado para não molhar as folhas, pois poderá levar a podridão e morte da planta. É importante mantê-la em local iluminado indiretamente e bem arejado, além de escolher recipientes e vasos com boa drenagem para seu cultivo ser ideal e melhor aproveitado.

Plantas que não precisam de sol direto para ambientes externos

Não é só dentro de casa que temos sombra, não é? Em jardins e ambientes externos também existem locais com potenciais ótimos para o cultivo de espécies que não necessitam luz solar plena e direta para seu desenvolvimento, como pergolados, quiosques, ou locais meia-sombra sob outros arbustos e arvores maiores. Confira algumas dessas espécies!

Hydrangea

Hydrangea

Conhecida popularmente como Hortênsia, essa espécie é muito conhecida por ser predominante na região Sul, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha ou Região das Hortênsias. Isso ocorre pois a planta é bem resistente às baixas temperaturas, desenvolvendo-se melhor em clima ameno (12°C a 21°C).

Embora sua cor mais conhecida e famosa seja no azul, os tons das flores podem variar de branco até vermelho. Em ambientes externos, é comum a utilização das hortênsias em encostas, calçadas e estradas, com o intuito de embelezamento. Nesses casos, a poda é muito importante para que se eleve a produção de flores, resultando na melhor aparência do local e da planta.

Chaenomeles

Chaenomeles

A Chaenomeles ou Marmelo-japonês é literalmente uma planta de inverno, pois é o momento em que ocorre a floração da mesma, enquanto a maioria das outras plantas e espécies estão em processo vegetativo. E nesse momento, destaca-se com sua exuberante floração vermelha.

Por ser conhecida como uma planta de inverno, o ideal é o cultivo em regiões de temperaturas mais amenas, onde o sol pleno não irá “agredir” a planta. Uma opção secundária se você mora em uma região mais quente é cultivá-la em meia sombra e regar no final da tarde, quando as temperaturas estiverem mais amenas, assim o calor do sol não irá esquentar o solo úmido.

Dicentra

Dicentra

Dicentra spectabilis ou coração sangrento é um arbusto de tamanho considerado médio, podendo atingir até 90 cm de altura. As flores são de coloração rosa e branca, seguidas por uma longa haste. Essa planta pode ser cultivada de forma isolada em muros ou pergolados, e também em vasos ou jardineiras.

A planta também apreciadora de ambientes meia-sombra ou luz solar indireta consegue receber luz solar plena sem ser prejudicial somente nas horas mais frescas do dia. A irrigação também deve ser moderada, pois a Dicentra não é resistente a solos úmidos demais.

Begônias

Begônias

Por conta de sua beleza exuberante e flores cheias e chamativas, a begônia é uma das plantas ornamentais mais procuradas para a realização do paisagismo num jardim. Outro fator para isso é que o florescimento ocorre quase o ano todo. Além disso, é uma planta de muito fácil cultivo, sendo perfeita para a escolha na hora de montar o seu jardim.

O clima ideal para essa planta consiste em temperaturas altas e luz indireta. A irrigação pode ser feita com maior frequência do que as outras plantas de sombra, em torno de 2 a 3 vezes por semana. A diversidade entre as espécies é bem grande, podendo ser facilmente adequada ao seu espaço, deixando-o ainda mais encantador.

Astilbe

Astilbe

Planta típica de sombra, a Astilbe tem melhor desenvolvimento em solos úmidos e temperaturas mais amenas. Sua inflorescência lembra uma espécie de pluma, dando um aspecto visual chamativo para a planta, podendo ser encontradas em várias cores, embora a cor mais predominante seja a rosa.

A meia sombra é o local ideal para seu cultivo, assim o solo não irá ficar seco tão facilmente quanto uma espécie cultivada em sol pleno. Sua floração ocorre em meados de Junho/Julho, dando um toque especial à paisagem de inverno.

Cóleus

Cóleus

Cóleus, ou coleus-de-java, chama bastante atenção por conta de sua folhagem com coloração exuberante, apresentando uma mistura de tons vibrantes em verde, rosa vivo e roxo. Por conta de sua aparência marcante e quente, é a escolha ideal para ornamentação de jardins de estilo tropical.

Apesar de ser cultivada em meia sombra, com característica de cultivo parecida com Astilbe, essa planta também gosta de solos mantidos úmidos, então devendo sempre manter a irrigação da sua Cóleus em dia.

Hosta

Hosta

Planta herbácea e de origem oriental, esse cultivar em sua grande maioria apresenta floração em forma de trompete e de coloração marcante e branca. Outras cores podem ser apresentadas na Hosta, dependendo de sua espécie ou cultivar escolhido. A beleza da folhagem também não fica atrás: ovais e lanceoladas com coloração em diferentes tons de verde.

Com pouca exigência de luz solar direta, o cultivo deve ser realizado em clima temperado e subtropical, onde encontramos temperaturas mais amenas. A Hosta não tolera ambientes com temperaturas muito elevadas, sendo ideal o cultivo em luz solar indireta ou sombra, além do solo úmido ser mantido durante todo o ciclo da planta.

Murta-comum

Murta-comum

Famosa por sua fragrância e presença de óleo essencial, a Murta-comum exala um perfume inconfundível quando maceramos ou esmagamos as folhas. As flores brancas, pequenas e delicadas, são uma característica marcante da Murta-comum.

Resistente a sombra e ao sol pleno, é uma opção versátil na preferência pela planta. É muito utilizada no paisagismo na formação de cercas vivas. Quando cultivada desse modo, as podas devem ter intervalos regulares para que fique no padrão correto, assim como a rega constante.

Lírio-do-vale

Lírio-do-vale

Conhecido pelo delicioso perfume, e também pela beleza de suas pequenas flores brancas, o Lírio-do-vale é muito utilizado em perfumarias como matéria-prima. Também popularmente conhecida como flor-de-maio, a planta é considerada de pequeno porte e deve ser tomado alguns cuidados em seu cultivo.

Por conta da toxidade da planta, seu cultivo deve ser minucioso, conservada em locais abertos e preferencialmente altos, onde crianças e animais não terão acesso. Isso pois toda as partes da planta são toxicas, podendo causar alergias, erupções cutâneas, e outros sintomas prejudiciais caso seja ingerida.

Tricyrtis hirta

Tricyrtis hirta

Tricyrtis hirta ou Lírio sapo apresenta uma esbelta flor roxa com pequenas manchas brancas, chamando atenção para o jardim e podendo ser utilizada com uma espécie ornamental. Ela é tolerante a altas temperaturas, porém necessita ser cultivada na sombra e em ambiente úmido para que tenha um desenvolvimento pleno e ideal.

Quanto à irrigação, é essencial ser realizada com frequência de modo que o canteiro não fique com o solo totalmente seco em nenhum momento e nem encharcado, manter a umidade é a opção ideal. Colocar a planta próxima a outras plantas, ou em ambiente arborizado, auxiliará positivamente em seu crescimento, por conta da semelhança com seu habitat natural.

Veja também produtos voltados à jardinagem

Neste artigo apresentamos informações gerais sobre plantas que não precisam de sol direto, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Decore o seu lar com plantas que não precisam de sol direto!

Lírio branco

Ter uma planta dentro do seu escritório ou apartamento, mesmo com pouca luz solar, não é um desafio tão grande assim, não é mesmo? E também no jardim, lugares com meia-sombra ou pouca presença de luz solar são habitats perfeitos para essas espécies.

Conforme as características do seu ambiente, juntamente com seu estilo e bom gosto, algumas dessas plantinhas com certeza irão conquistar o seu coração e o de quem for admirar o seu jardim, ou sua pequena área verde dentro de casa.

Faça a sua melhor escolha perante as inúmeras possibilidades que mostramos pra você nesse artigo e mantenha sua área verde em harmonia com o seu eu interior e sua essência!

Autor deste artigo

Engenheira Agrônoma, amante da escrita e do estilo de vida em contato com a natureza.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos