Plantas aquáticas: tipos como a Vitória-régia e muito mais!

Plantas aquáticas: tipos como a Vitória-régia e muito mais!

Quer cultivar plantas aquáticas? Descubra neste artigo, 20 espécies de plantas aquáticas dos mais variados formatos, dicas de cuidados e decoração.


Você conhece as plantas aquáticas?

Plantas aquáticas com flores brancas em um lago.

As plantas aquáticas podem ser encontradas de forma natural nas margens de rios, pântanos, lagos e manguezais, onde também ganham espaço na decoração e embelezamento do lar. Nesses lugares, são utilizadas para decorar espelhos d’água, fontes, aquários e tanques.

Além de várias espécies de plantas selvagens, existe também as que são cultivadas nas casa. Assim sendo, as plantas aquáticas que servem de decoração deixam a casa com um frescor, dando uma ordenação natural ao ambiente, quer no ambiente interno ou externo. São muito importantes para deixar o ecossistema onde vivem funcionar perfeitamente.

Desempenham uma função vital no desenvolvimento de lagoas e lagos. Para criar um ambiente natural, as plantas são um ótimo modo de formar um aspecto mais orgânico. As espécies aquáticas não apenas auxiliam na filtragem de água, como também oferecem nutrientes vantajosos, oxigênio e sombra para os peixes que podem estar habitando nos lagos.

Tipos de plantas aquáticas

Você já imaginou em cultivar plantas aquáticas dentro de casa? Além de decorar lagos e aquários, ainda é possível montar vasos com as belas opções para embelezar a decoração do ambiente. Várias pessoas se inspiram nas espécies para criar um jardim ou uma área verde. Conheça a seguir os tipos de plantas aquáticas.

Vitória-régia

Planta aquática da espécie Vitória-régia na cor branca.

A Vitória-Régia é uma planta do tipo flutuante bem clássica, especialmente proeminente em grandes rios. No entanto, pode ser cultivada em pequenos lagos. É nativa da Amazônia e dispõe de uma grande folhagem redonda, muito indicada para paisagismo. Ela floresce uma vez por ano e a cor muda com a variedade, podendo ser roxa, branca, rosa, amarela, etc.

Várias pessoas acabam confundindo a planta Vitória-Régia com a Ninfeia, mas são plantas completamente diferentes. As duas fazem parte da família Nymphaeceae e, portanto, têm folhas e flores parecidas. A Vitória-Régia é procedente da Bacia Amazônica, o que a torna um símbolo regional e pode ser identificada no Brasil, Bolívia e nas Guianas.

Aguapé

Planta aquática da espécie Aguapé no lago.

O nome científico é Eichhornia Crassipes, porém pode chamar por Aguapé, Baronesa, Jacinto d’água ou Miriru. As plantas aquáticas têm muitos nomes, mas são o mesmo tipo de planta.

O Aguapé se reproduz rapidamente e pode ser considerado uma praga em alguns casos, como também pode ser muito vantajoso porque pode remover moléculas tóxicas da água. É uma planta perene, com folhagens largas que se desenvolvem em grupos e florescem com flores nas cores lilás ou azuis.

Alface d’água

Planta aquática da espécie Alface d’água em um lago.

O Alface d’água possui essa nomenclatura, pois como você deve ter imaginado, se parece com um alface. Este é um dos nomes das plantas aquáticas cultivadas em locais bem iluminados porque gosta de dias bem ensolarados, não suportando baixas temperaturas.

Bem como o Aguapé, o Alface d’água se reproduz rapidamente. É amplamente usado em espelhos d’água, fontes, aquários e lagos. Vive muito bem nas águas rasas, como também consegue se adaptar em locais mais profundos.

Flor de lótus

Planta aquática da espécie Flor de lótus na cor rosa.

Como vocês já devem imaginar, a Flor de lótus está rodeada de simbolismo e não há dúvida de que é a planta aquática mais famosa que existe. Ela cresce em lugares úmidos e alagados e suas raízes ficam submersas e fixas.

A Flor de lótus está em média 50cm acima da superfície da água, e a flor tem cerca de 25 cm de diâmetro. Necessitam de muito sol para conseguirem sobreviver, e no período noturno, as pétalas se fecham e a flor afunda.

Contudo, é válido ressaltar que a beleza da Flor de lótus pode ser admirada de várias maneiras. Isso pois, no mercado você encontra vários objetos de decoração como por exemplo quadros, esculturas e velas que de forma graciosa, embelezam qualquer ambiente da casa.

Ninféias

Planta aquática da espécie Ninféias com quatro lidas flores no lago.

As Ninféias são plantas aquáticas que possuem flores perfumadas e as folhagens de formato redondo com cerca de 20 a 40 cm. São flutuantes ou semi flutuantes e as flores podem ter de 10 a 15 cm.

As cores branco, cor de rosa, azul e amarelo podem ser encontradas nas flores dessa planta, e tendem a abrir de dia ou à noite. Durante a época de inverno, as folhagens dessas plantas aquáticas acabam sumindo e só reaparecem na primavera. Assim como também necessitam de muito sol ou meia sombra para que possam sobreviver.

Salvinia auriculata

Salvinia auriculata planta verde samambaia flutuante.

Essa planta é popularmente conhecida como Mururé carrapatinho, a Salvinia auriculata é uma planta aquática que pode ser utilizada em qualquer ambiente que contenha pouca umidade. Ela é uma planta que nasce anualmente e suas folhagens são de 2,5 por 5cm.

A Salvinia possui folhagens repletas de "pelos" que acabam repelindo a água, porém a parte de baixo bloqueia água e sedimentos e em um ecossistema natural, acaba servindo de esconderijo para vários animais aquáticos.

Sombrinha chinesa

Planta aquática da espécie Cyperus alternifolius no lago.

Já essa planta possui essa nomenclatura por conta do seu formato e colocação de suas folhagens. Proveniente de Madagascar, essa planta aquática se desenvolve muito rápido e é muito usada em projetos de jardinagem. São plantas duradouras e necessitam de muito sol ou meia sombra para que possam sobreviver.

As raízes necessitam de controle e podas na base da tesoura, contudo ela pode alcançar até um metro de altura. Embora seja de Madagascar, atualmente a Sombrinha chinesa tem conquistado vários cantos do mundo. É uma planta que gosta muito do clima equatorial, tropical, subtropical e oceânico, sendo assim, se desenvolve bem no Brasil.

Singônio

Planta aquática da espécie Syngonium podophyllum em um lago.

O Singônio é teoricamente uma planta terrestre, porém age como uma planta aquática se bem cultivada na água. Muito fácil ser encontrada nos projetos de decorações devido as suas folhagens que são o grande destaque nos ambientes. Como é uma planta que é muito cultivada á meia sombra, é perfeita para áreas internas.

O formato e o aspecto das folhagens, que vão mudando de acordo com o desenvolvimento, são os que costumam chamar mais a atenção para essa planta. Podendo ser apenas na cor verde ou mesclada com branco, deixando-a com um charme à parte.

Cavalinha

Planta aquática da espécie Cavalinha no lago.

A Cavalinha é uma planta aquática mais encontrada em margens de lagos e riachos. Originária de países da América, incluindo o Brasil, sendo que se desenvolve muito bem nesse país. Também entra na listagem de plantas tanto terrestres quanto aquáticas.

Na jardinagem, é uma planta que é muito usada em espelhos d’água, jardins e em volta de largos artificiais. É possível cultivar essa planta até mesmo em vasos ou diretamente no chão. Todavia, a primeira alternativa é muito melhor, visto que quando a planta é inserida no chão, a cavalinha pode acabar invadindo o espaço de outras plantas.

Inhame preto

Planta aquática da espécie Inhame Preto em um lago.

Essa planta é a última das plantas consideradas aquáticas, e pode ser plantada em vasos. O Inhame preto pode ser reconhecido em vários canteiros e margens de lagos. O Inhame Preto é uma planta que é proveniente da Ásia, porém têm se adaptado muito bem no Brasil.

É uma planta que gosta muito de climas tropicais, equatoriais e subtropicais. A planta é ótima para servir de decoração para diversos ambientes, em virtude de sua delicadeza, como também evidencia o ambiente graças ao seu formato e coloração das folhagens.

Estrela-branca

Planta aquática da espécie Estrela-branca com duas flores brancas.

A planta de nome Estrela-branca é muito encontrada em brejos e lagoas. A planta é originária da Ásia e da Austrália. Em virtude de seu tamanho, deve ser cultivada em lagos bem rasos que disponham de até 30 cm de coluna d’água.

É uma planta que possui uma facilidade na cultivação, onde só é necessário prestar atenção em relação ao plantio e não esquecer de aprofundar uma parte do rizoma da planta. Suas pequenas flores brancas costumam chamar muito a atenção das pessoas e faz com que os lagos ou fontes fiquem mais delicados.

Elas aparecem no período de muito calor, na primavera e verão. Além do mais, a planta também é formada por folhagens verdes, de formato arredondados e possuem um corte na base que se parece com as da ninfeia.

Planta mosaico

Planta mosaico com lindas folhagens em um lago.

Proveniente do Brasil e Venezuela, a Planta mosaico é perfeita para decorar lagos e tanques. Por conta disso, em seu cultivo, é necessário dispor de uma área aceitável em casa. É ótima para paisagismo em virtude do mosaico de suas folhagens que se formam na água. Essa planta é de uma beleza admirável.

A fim de que cresça muito bem, é indispensável que se aprofunde uma parte do caule da planta no substrato, visto que as raízes ficam fixas. Bem como outras plantas aquáticas, essa planta se desenvolve rapidamente podendo acabar invadindo o espaço de outras plantas que são cultivadas lado a lado. Dessa forma, é fundamental estar atento quanto ao fato de ela roubar o espaço de outras espécies no lago, fonte ou tanque.

Lentilha d’água

Indivíduo segurando plantas aqúaticas da espécie Lentilha d’água, apontado para o alto.

A planta Lentilha d’água não costuma chamar muita a atenção pela aparência, mas é muito interessante para aquários, pois servem de alimentos para algumas espécies de peixe. Além do mais, a lentilha d’água auxilia na despoluição dos aquários e a conservar o equilíbrio no habitat, visto que consomem certos resíduos como a amônia por exemplo.

Embora a planta sirva como um alimento para alguns peixes, ela possui princípios tóxicos que acabam não sendo vantajoso para todos os tipos de animais. Portanto, é necessário realizar uma pesquisa antes de introduzi-las em um aquário.

Musgo de Java

O Musgo de Java é proveniente da Ásia e como a nomenclatura já diz, é encontrado principalmente na ilha de Java. Sua cultivação é de muita facilidade e muito usado para decorar aquários. É muito usado também em rochas e troncos deixando os aquários mais bonitos visualmente.

Para tal, é só introduzir o musgo sobre o lugar pretendido e o deixar preso com uma linha própria de pesca. Após cerca de um mês, a linha precisa ser removida, porque a planta já estará fixa.

Elódea

Planta aquática da espécie Elódea debaixo d'água.

A planta Elódea é perfeita para quem quer iniciar os cuidados com um aquário, visto que ela não requer muitas precauções. Além do mais, ela deixa o aquário mais vivo e mais bonito. Suas raízes são presas e a planta deve ser cultivada no fundo do aquário.

É mais aconselhado cultivá-lo distante de outras plantas para que possam se desenvolver bem e sem juntar as espécies. Caso esteja iniciando seu aquário, é valido inserir essa planta, pois preveni o surgimento de algas e faz com que seu aquário fique muito mais harmonioso e lindo.

Rabo-de-raposa

A Rabo-de-raposa é uma planta proveniente da América do Sul, de cuba e da Flórida. É considerada uma das plantas mais bonitas que existe. Muito diferente da planta Elódea, essa planta é aconselhada para quem possui experiência com aquários, pois sua cultivação é bem delicada.

Para plantá-la, é fundamental que aprofunde uma parte do seu caule no substrato. Além do mais, para que deixem o aquário mais bonito, é indicado a plantação de pelo menos três ramos no mesmo espaço. É uma planta que fica em evidência dos verdes do aquário. Contudo, deve ser feita a poda frequentemente.

Anubia anã

A Anubia anã é muito fácil ser encontrada em aquários. Os motivos de seu cultivo nesse tipo de ambiente são por conta dos cuidados bem simples e se aspecto fofo, deixando-a ainda mais bela. Para cultivar a planta em troncos e rochas é só usar a mesma manobra do Musgo Java, isto é, deixa-la fixa com uma linha própria de pesca no local pretendido.

Feito isso, é só aguardar cerca de um mês para que ela se fixe sozinha na rocha ou tronco. A Anubia anã é muito indicada para quem gosta de lidar com aquário e é iniciante, visto que requer somente alguns cuidados. Independentemente da sua experiência, sem dúvida deixará seu aquário mais belo e adorável.

Chapéu de couro

Planta aquática da espécie Chapéu de couro com lindas flores brancas.

A planta Chapéu de couro é muito usada para tara tratamento contra problemas intestinais e inflamações. Além disso, ainda deixa um efeito de decoração lindíssimo em lagos, fontes d’água e aquários. Para plantá-la, é preciso deixar a plana sob dias muito ensolarados.

O Chapéu de couro é uma planta originária do Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, e muito encontrada em áreas alagadas por ser uma planta semiaquática. A nomenclatura se originou de suas folhagens, que são duras e grandes semelhante a um chapéu de couro.

Lírios de água

Lago cheio de plantas aquáticas da espécie Lírios de água.

A Lírio de água é um outro tipo de planta aquática que contem flores bem delicadas, podendo ser plantadas em vasos, em lagos ou nas margens de rios. A grande diferença dessa planta é o fato de ela gostar muito de climas bem frios.

Todavia, caso você more em uma região assim, a Lírio de água é perfeita. É popularmente conhecida também por Lírio Branco, Ninféias ou Nenúfares. Uma das plantas aquáticas que é proveniente na África e na Ásia.

Mureré

Planta aquática da espécie Murerê no lago.

Essa planta é muito conhecida e chamada também por Mureré carrapatinho, Orelha de onça ou Salvinia. É uma planta muito usada como ornamentação em fontes, jardins aquáticos e aquários. Além do mais, é uma planta muito farta no Pantanal.

As folhagens são em formato oval e chegam a medir aproximadamente 2cm, com pelos que acabam repelindo a água. Um ponto interessante são as raízes que servem como um habitat para alguns animais aquáticos e local para desova de larvas de peixes. Proveniente dos trópicos da América, possui flores bem pequenas, nas cores rosa a lilás, juntas em cachos longos.

Como usar as plantas aquáticas na decoração

As plantas aquáticas costumam fazer um grande sucesso nos projetos de decoração em ambientes internos ou externos. Elas deixam qualquer espaço muito charmoso e encantador, dando um toque clean e minimalista ao ambiente. Veja a seguir, dicas de como utilizar as plantas aquáticas em projetos de decoração.

Flutuantes

Plantas aquáticas flutuando no lago.

As plantas aquáticas flutuantes são as que costumam flutuar na superfície da água. São muito procuradas para ajudar na decoração de lagos e espelhos d’água, como também podem ser plantadas em vasos grandes conforme a espécie, pois suas raízes podem ficar fixas ou soltas.

Essas plantas são ideais para quem possui um pequeno lago ou até mesmo um jardim, afinal de contas apenas a água parada ali não há muita graça. Portanto, basta adicionar algumas plantas que sem dúvida se adaptarão muito bem quanto ao clima, além de deixar o local mais bonito.

Em vasos

Bela planta cultivada em um vasa com água.

De todas as plantas aquáticas que existe, há as quais podem ser plantadas em vasos. São perfeitas para quem não dispõe de muito espaço no ambiente, porém tem vontade de ter uma planta aquática.

Contudo, no campo de um espaço interno, há também algumas alternativas que podem ficar lindas no interior de um vaso. Os estilos de vasos mais comuns e usados são os transparentes, pois são muito charmosos e exibem toda a estrutura da planta.

Em aquários

Planta aquática de dentro do aquário.

Todo aquário necessita de plantas, isso é fato, quer para deixar melhor a qualidade do espaço, ajudar na alimentação dos peixes ou somente para deixar o local mais bonito para os animais aquáticos. Todavia, é preciso dispor de muita atenção na hora de decidir sobre as plantas para aquários.

O aquário é um dos objetos de decoração simplesmente fantásticos, em vários tamanhos, formatos e iluminados com diversas cores. No entanto, sem a utilização de plantas, um aquário acaba ficando sem vida, por conta disso, vale a pena inserir algumas plantas para transformar completamente o ambiente interno do aquário.

Em lagos

Planta aquática em um lago turvo.

Caso você tenha uma área pequena em seu jardim e tem vontade de formar um lago artificial, não é preciso pensar duas vezes antes de investir. Quem é apaixonado pelo contato com a natureza, sentirá um grande prazer quando se está perto de fontes de água doce, como os lagos.

Na decoração do lago, você pode optar por algumas espécies de plantas aquáticas para deixar o lago muito mais bonito e encantador. Invista em um lago artificial e use e abuse da sua criatividade para deixá-lo com a sua cara, tornando o ambiente muito mais harmonioso e agradável.

Cuidados com as plantas aquáticas

Indivíduo plantando planta aquática da espécie Echinodorus em aquário.

Você já imaginou cultivar plantas aquáticas dentro de casa? Não somente como decoração de lagos e aquários, como também em vasos para embelezar um ambiente. É válido conhecer as espécies de plantas aquáticas e aprender a melhor forma de cuidar delas. Veja a seguir, quais os cuidados básicos se devem ter para cultivar as plantas.

Nutrientes que as plantas aquáticas precisam para crescer

Além da luz, o crescimento das plantas aquáticas também requer nutrientes. Os nutrientes mais importantes são nitrogênio, fósforo e potássio, porém certos oligoelementos também são fundamentais. As plantas conseguem os três principais, chamados de macronutrientes, dos excrementos dos peixes, que decompõem a água do aquário durante o processos.

Os oligoelementos necessários às plantas, chamados de micronutrientes, podem ser encontrados na água da torneira, portanto, é importante trocar parcialmente a água para assegurar que eles obtenham os micronutrientes fundamentais.

Luminosidade ideal para plantas aquáticas

As plantas também necessitam de algumas precauções básicas, afinal de contas são seres vivos. Além de deixar o aquário mais bonito, as plantas fazem parte do ambiente aquático e ajudam a limpar a água. Para crescer bem, as plantas precisam que atendam às suas necessidades. Eles precisam de luz, nutrientes, micro e macro nutrientes e dióxido de carbono.

A luminosidade é fundamental para a execução da fotossíntese, visto que é a fonte de energia a fim de que as plantas possam modificar os outros componentes em alimentos. A duração de luminosidade perfeita pode variar de 10 a 12 horas por dia, dado que grande parte das plantas são encontradas de forma natural em regiões tropicais.

Fertilização da planta aquática

Para um desenvolvimento saudável e cores brilhantes, as plantas aquáticas precisam de uma variedade de nutrientes. Enquanto houver falta de somente um nutriente, causará falha no crescimento.

Dependendo da planta, a absorção de oligoelementos e minerais ocorre por meio de folhagens, raízes ou os dois. Por este motivo, existem pastilhas de fertilizantes aplicadas no fundo e fertilizantes líquidos aplicados na água.

Dependendo do tipo de planta a ser cultivada, é preciso o uso de pastilhas e fertilização líquida para assegurar um suprimento completo de nutrientes. Alguns nutrientes raros ou oligoelementos não ficarão no aquário por muito tempo, por isso devem ser adicionados todos os dias. Isso é feito por meio de fertilização diária.

Caramujos e bactérias são comuns em plantas aquáticas

Os caracóis se aproveitam o excesso de matéria orgânica e do desenvolvimento de plantas aquáticas e algas filamentosas em tanques de peixes. A diminuição dos conjuntos de caramujos vai depender da adoção de bons modos de manipulação que reduza a contribuição dos resíduos orgânicos em tanques, assim como também controlar as plantas e algas filamentosas.

Algas podem matar a planta aquática

As algas são consideradas uma das contrariedades mais usuais na vida de qualquer aquarista, não importa se ele dispõe de um aquário plantado ou não. Tenha em mente que é totalmente natural que elas possam crescer. As algas surgem quando há excedentes de nutrientes e luz em seu aquário. Resumindo, são "plantas" que você não solicitou, todavia virão de qualquer forma.

Portanto, se aquário possuir uma boa quantidade de algas, isso pode reduzir os níveis de oxigênio e até mesmo estar liberando produtos químicos tóxicos na água, provocando tanto a morte dos peixes quanto de plantas. Com uma preservação correta, elas serão um tanto inocentes, entretanto de um modo geral, elas apresentam uma grande capacidade para matá-los.

Conheça e cultive uma destas plantas aquáticas!

Indivíduo tocando na Flor de lótus de cor rosa em um lago.

Por serem diferentes, as plantas aquáticas sempre chamaram a atenção das pessoas, despertando o interesse e a curiosidade. As plantas aquáticas também são popularmente chamadas por hidrófitas ou macrófitas, pois se caracterizam pela indispensabilidade de estarem inundadas na água, completamente ou somente uma parte.

As plantas aquáticas são muito usadas em projetos de decoração em aquários e na jardinagem de lagos e fontes, como também são muito populares no interior de casas, sendo cultivadas dentro de vasos. Há vários tipos de plantas aquáticas.

Algumas espécies dispõem de raízes bem profundas para remover o alimento que necessitam todos os dias diretamente do chão, já outras espécies, entretanto, são capazes de sobreviver somente com os nutrientes inclusos na água.

As plantas aquáticas são diferentes também pela indispensabilidade da exposição a luminosidade, pelo período de vida, pela presença ou não de flores e, pelo aspecto. Assim, as plantas aquáticas são um espetáculo à parte, deixando vir à tona o lado mais lindo e interessante da natureza. Portanto, conheça bem as plantas e escolha alguma destas plantas aquáticas para cultivar.

Autor deste artigo

Formada em Jornalismo, com um blog e um livro em andamento. Sou apaixonada pela escrita e por histórias. Nas horas vagas, amo ouvir músicas ou ver o pôr-do-sol para recompor as energias.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos