Como limpar piscina: de plástico inflável, verde, fibra e mais!

Como limpar piscina: de plástico inflável, verde, fibra e mais!

Veja neste artigo dicas de como limpar a sua piscina, seus equipamentos e os produtos ideais para mantê-la livre de algas e bactérias!


Como limpar piscinas de todos os tipos!

Ferramentas para limpeza de piscina

A piscina é um lazer muito procurado pelos brasileiros, ainda mais em dias quentes como nosso clima tropical favorece. Além disso, é uma ótima aliada para reunir amigos e familiares, aproveitar para se refrescar e curtir uma tarde ensolarada. Dessa forma, destaca-se a importância de fazer uso de piscinas que são bem cuidadas e limpas.

A limpeza da piscina é questão de saúde e conforto, como tratar a água e limpar a sua estrutura são extremamente necessárias. Neste artigo, você vai encontrar as melhores dicas de como limpar a sua piscina, independente do material dela. Também como a manutenção, maneiras de evitar a piscina verde e erros comuns que você precisa evitar.

Como limpar uma piscina passo a passo

Equipamentos com produtos químicos de limpeza e ferramentas para a manutenção da piscina

Realizar a limpeza da piscina não tem nenhum segredo, é muito mais simples e prático do que imaginamos. Mas para isso, é necessário tomar alguns cuidados para evitar acúmulos de sujeira e possíveis doenças e irritações para os banhistas. Segue abaixo um manual completo de limpeza de piscina!

Limpar a área externa

A limpeza da área externa e das bordas da piscina são necessárias para evitar que sujeiras do ambiente contaminem a água. Como por exemplo, quando uma pessoa vai se bronzear e deixa o bronzeador ou protetor solar na borda da piscina. Ou até mesmo poeiras e sujeiras de jardim que estão na parte externa da piscina.

Dessa forma, é recomendado que você utilize uma esponja e um produto específico para limpar bordas. Este produto funciona como um detergente, mas possui pH neutro para não alterar a água da piscina. Assim, aplique o produto nas bordas e esfregue fazendo movimentos circulares. Após finalizado, enxágue com a água da piscina.

Limpeza dos filtros

Os filtros são essenciais para manter a água da piscina balanceada e limpa. Dentro deles há uma areia, e funcionam de forma que retém todas as impurezas que passam por ela, devolvendo uma água mais limpa e cristalina. É recomendado realizar a limpeza dos filtros uma vez por semana.

Para a limpeza é necessário desligar o filtro e bomba da piscina, colocar na posição lavar ou retrolavar, abrir o filtro e jogar um pouco da água interna fora até que ela fique cristalina. Depois coloque o filtro na posição de enxágue e deixe a bomba ligada por 30 segundos. Depois desligue a bomba, volte a alavanca para a posição filtrar e está pronto.

Peneirar a superfície

A peneiração é um processo essencial para manter a água da piscina equilibrada, cristalina e limpa por mais tempo. Por ser muito prática e realizada em pouco tempo, é recomendado fazer este processo sempre que possível. Dessa forma, você evita que os detritos sólidos na superfície, como folhas e insetos, podem ir para o fundo da piscina, complicando a limpeza.

Para realizar a peneiração, é necessário uma peneira própria para a piscina. Utilize de movimentos na mesma direção e com muita tranquilidade, para evitar que as sujeiras se espalhem. Geralmente são realizados uma vez por semana, podendo aumentar se houver necessidade.

Escovação do revestimento

A escovação das paredes e fundo da piscina é muito importante para evitar que as sujeiras grudem em seu revestimento. É utilizada a escova de nylon própria para piscina, para evitar que seu material se desgaste com a lavagem.

É indicado ao escovar realizar movimentações para o mesmo sentido, após finalizada recomenda-se esperar um tempo para a sujeira ser decantada. A escovação é realizada uma vez por semana, geralmente. As escovas utilizadas também geralmente possuem uma curvatura para facilitar o acesso a cantos e bordas.

Aspiração da piscina

A aspiração é realizada quando já existe um nível de sujeira maior, um acúmulo no fundo da piscina e você não deseja desperdiçar a quantidade de água que está dentro dela. Para início, é necessário o equipamento próprio chamado de aspirador, fácil de encontrar em lojas de piscinas e sites.

É recomendado realizar a aspiração uma vez por semana, com movimentos leves e na mesma direção para evitar que a sujeira presente se espalhe pela água. Não tem muito segredo, você consegue realizar esse processo sozinho.

Tratamento químico da água

O tratamento químico da água é de extrema importância para evitar que microorganismos se proliferem. Dessa forma, é um cuidado a sua saúde, evitando irritações de pele, olhos e doenças. Para realizar o tratamento é importante dois tipos de produtos, o cloro e o controle do pH da água.

Por isso, é recomendado com o auxílio de medidores manter o pH da água entre 7,2 e 7,6. Já o cloro é indicado em piscinas residenciais no nível de 1,0 e 3,0 ppm. Com o uso correto de ambos é possível manter a água da piscina bem tratada.

O que fazer para clarear a água da piscina?

Com o passar do tempo e a falta de manutenção da piscina, a água da vai se tornando turva. Assim, aparenta-se esverdeada, perdendo o brilho da água cristalina. Dessa forma, é indicado utilizar de um produto conhecido como clarificante. O seu uso facilita outros processos de limpeza que possam levar mais tempo e mais trabalho.

O clarificante serve como uma forma de agrupamento da sujeira que está na superfície no fundo da piscina. É recomendado utilizar 5ml do produto para cada 1000 litros de água da piscina. Após usá-lo, é indicado realizar uma aspiração pesada da piscina, para eliminar essas partículas do seu fundo.

Como limpar uma piscina de plástico inflável passo a passo

Uma mangueira em uma piscina de plástico

Mesmo a piscina inflável de plástico necessita de cuidados e manutenção. Assim, você mantém a água tratada, a estrutura da piscina em um bom estado e diminui as dores de cabeça com problemas. Segue abaixo dicas essenciais de como limpar uma piscina de plástico inflável!

Repita o mesmo procedimento de uma piscina comum

A piscina de plástico inflável, apesar de seu material, possui as mesmas especificidades de um piscina comum de fibra. A água de sua piscina precisa ser tratada com produtos químicos específicos e balanceada. Os processos de limpeza como filtros, peneiração, escovação e aspiração são essenciais para manter sua piscina em um ótimo estado de uso.

Logo, o indicado é repetir o mesmo procedimento de uma piscina comum. Utilizar os mesmos itens e produtos, repetir a limpeza pesada uma vez por semana como descrito anteriormente. Em questão da quantidade dos produtos químicos, procure sempre balancear de acordo com a quantidade de água de sua piscina, como escrito nos rótulos.

Sempre seque a piscina de plástico inflável antes de guardar

As piscinas de plástico inflável, por terem uma montagem diferente das piscinas de fibra que não tem como tirar do lugar, precisam de um cuidado extra. Geralmente são feitas em dois modelos, as que possuem um suporte de alumínio para as bordas e o outro que é apenas o plástico. Independente do modelo, as piscinas de infláveis são guardadas quando não estão em uso.

Desse modo, é indicado realizar uma limpeza e deixar secar muito bem. Ela inteira e suas peças também, caso tenha. Isso aumenta o tempo de vida da piscina e ajuda a conservá-la. Também evita-se a proliferação de possíveis fungos caso fique guardada, abafada e úmida. Procure também lugares que não possuem umidade para guardar a piscina.

Como limpar uma piscina verde passo a passo

Uma piscina com a água verde

A piscina verde é muito perigosa, pois pode ocorrer a proliferação de fungos, bactérias e ser uma aliada para insetos transmissores, como o Aedes aegypti. Com isso, é importante realizar seu tratamento e limpeza para evitar possíveis riscos para os banhistas. Além do aspecto nada agradável que a água fica. Segue abaixo dicas incríveis de como limpar a piscina verde!

Verifique o filtro da piscina

O filtro da piscina é um aspecto extremamente importante para manter a água bem tratada e eliminar o aspecto verde dela. Portanto, é necessário realizar a manutenção do filtro uma vez por semana, caso seja muito usada, com a lavagem e contra lavagem do mesmo. Assim, com uma boa manutenção do filtro, a areia se mantém em funcionamento por até 7 anos.

Caso contrário, há alguns tipos de testes para verificar a qualidade da areia, como se mesmo ela quimicamente equilibrada e bem filtrada, continuar com o aspecto esverdeado, ou, se a areia já está rala com um aspecto endurecido. Saiba que é hora de trocá-la!

Remova detritos sólidos com uma peneira

A peneiração é um dos processos mais simples, rápidos e importantes para manter a sua piscina limpa. A sua função basicamente é evitar que os detritos sólidos, que estão na superfície, se dissolvam e desçam para o fundo e paredes da piscina, tornando a água esverdeada com o tempo.

Logo quando isso ocorre, é necessário mais trabalho e mais uso de produtos. Então, com a peneiração frequente da sua piscina você pode evitar maior gasto e mais tempo gasto limpando. É importante destacar que para manter a água cristalina a peneiração deve ser realizada no mesmo sentido em todos os usos.

Faça um teste de pH

Realizar o teste de pH em sua piscina é importantíssimo para manter a água em um nível que não atinja a saúde de quem a utiliza e para evitar a corrosão dos equipamentos metálicos. Assim, para medir o nível de pH da água, é necessário utilizar de estojos para testes que contém um reagente e um tubo medidor com uma escala de cores e números.

O nível ideal é entre 7,2 e 7,6, pois é o pH mais próximo da lágrima humana, evitando assim desconforto para os olhos dos banhistas e os produtos químicos utilizados na limpeza agem com maior eficácia neste nível. Assim, se após o teste dê alterado o resultado, é possível corrigir: em caso de pH abaixo de 7,2 utiliza-se um alcalino sólido e em caso de pH acima de 7,6 utiliza-se produtos feitos de ácidos forte.

Aplique cloro granulado

O cloro granulado é utilizado pela maior parte das famílias brasileiras, pois garante uma ótima desinfecção da água sem correr risco de saúde para os banhistas. Ao aplicar o cloro é necessário verificar se a água está em estabilidade com o kit para pH, logo após recomenda-se utilizar 100 gramas de cloro granulado para cada 1000 litros de água.

O cloro granulado é o mais utilizado devido a sua praticidade e poder de desinfecção. O uso incorreto do cloro faz com que ele seja nocivo para os banhistas, então é importante respeitar a quantidade indicada. O cloro granulado basicamente agirá oxidando e livrando a água de microrganismos que causam doença.

Escove pisos e paredes

A escovação dos pisos e paredes das piscinas é importante para atingir uma limpeza completa e para retirar partículas agrupadas nessas regiões, como algas e sujeiras. O equipamento mais utilizado nesse processo é a escova de nylon própria para piscina que evita o desgaste interno da mesma, alguns modelos possuem uma curvatura que facilita limpar cantos e bordas.

A escovação deve ser realizada no mesmo sentido e após finalizada recomenda-se esperar um tempo para a sujeira ser decantada. Logo após, religue o filtro da piscina e utilize o cloro para terminar a limpeza. Este processo evita o aspecto esverdeado de algas na piscina e reassegura a saúde dos banhistas.

Utilize um algicida

O algicida é o produto principal para evitar a água turva e esverdeada, sua função é deter a formação de algas. A formação de algas torna a piscina imprópria para banho, pois serve de alimento para bactérias que causam doenças e irritações na pele dos banhistas, além de possíveis acidentes já que o fundo da piscina fica escorregadio com a presença das algas.

O surgimento das algas geralmente é causado pelas chuvas, então piscinas em locais abertos merecem maior atenção. O uso do algicida é entre 3 a 5 ml para cada 1000 litros de água, podendo ser aplicado uma vez por semana. O algicida também pode ser utilizado para tratamento de choque em piscinas já verdes com proliferação de algas.

Use clarificante para uma água cristalina

Como o próprio nome já diz, o clarificante vai servir como um agente para deixar a água da piscina cristalina e transparente. Assim, o clarificante age decantando a água da piscina, ele agrupa os resíduos sólidos que estão na superfície da água, após a ação essas partículas se tornam mais pesadas e vão para o fundo da piscina.

Recomenda-se que o uso do clarificante seja uma vez por semana e deve ser adicionado em um balde e misturado com a água da própria piscina, com a medida de 5 ml a cada 1000 litros de água, como citado anteriormente. O produto deve ser espalhado por toda a superfície para melhor resultado.

Erros comuns ao limpar piscina

Quando estamos iniciando algo novo, sem saber direito como manusear é normal cometer alguns erros específicos. No entanto, é preciso ter cuidado para acabar não tendo um prejuízo com a sua piscina. Por isso, destacamos três tipos de erros comuns que as pessoas fazem ao limpar a piscina. Procure seguir as dicas abaixo para não ter mais dor de cabeça com isso!

A falta de manutenção de equipamentos e peças

equipamento de limpeza na beira da piscina

A falta de manutenção de equipamentos podem gerar enferrujamento, desgaste e acúmulo de sujeira em suas peças. Para isso, é indicado sempre buscar uma higienização dos mesmos, procurar manter em locais com sombra e sem pegar muita chuva.

O interessante é deixar guardado todos os equipamentos em um local seco de fácil acesso. Seu cuidado aumenta o tempo de vida do produto, evitando que você precise sempre comprar novas peças para a sua piscina.

Usar a bomba por um tempo inferiror ao necessário

Uma bomba de filtro que limpa a água da piscina

A principal função da bomba é circular a água da piscina. Parece simples, mas essa função é crucial para manter a limpeza e até o funcionamento de outros acessórios. Com o tempo, a piscina vai acumulando sujeiras e pode acabar sendo o foco de mosquitos transmissores de doenças por conta da água parada.

Dessa forma, seu uso em um tempo inferior ao necessário pode pôr em risco a qualidade da água. Assim, é necessário que a água seja constantemente bombeada pelas tubulações até chegar ao filtro.

Enviar água direto para o esgoto

Sistema de filtragem de água da piscina

A água que vai para o esgoto é apenas aquela que passa pela retrolavagem da filtração. Nesse caso, ela passa por todo um sistema até chegar ao esgoto, nunca diretamente. A água primeiramente passa pela bomba, depois pela válvula, passa pelo tubo, percorre pela areia do filtrante e entra na válvula. Depois de todo esse processo a água é drenada para o esgoto, levando todas as impurezas retiradas da retrolavagem.

Mantenha a piscina sempre limpa para manter sua saúde!

Uma mulher curtindo na piscina

Ao manter a piscina com a água tratada corretamente e a limpeza realizada regularmente é o ponto chave para manter você e seus familiares longe de riscos à saúde. O acúmulo de sujeira, proliferação de fungos e bactérias chamam para questões de doença, como irritações de pele, olhos e até mesmo doenças mais graves, como dermatite.

Dessa forma, ao seguir os passos citados neste artigo você vai estar somando para curtir uma ótima tarde de verão, sem preocupações. Agora que você já leu todas as dicas, corre para cuidar da sua piscina também, não perca tempo!

Autor deste artigo

Psicóloga, bailarina e amante da natureza. Tenho apreço em atividades ao ar livre e uma boa leitura.

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos