Como passar gesso na parede: já pintada ou rebocada, dicas e mais!

Como passar gesso na parede: já pintada ou rebocada, dicas e mais!

Confira aqui as principais vantagens e desvantagens, e dicas de aplicação de gesso para a obra de sua casa ou apartamento!


Para que serve o gesso e onde utilizar

Homem rebocando parede

O gesso é um componente essencial para construir uma casa. Ele serve para formar tetos de banheiros, salas de estar, adornos nos cômodos da casa, colunas etc. O gesso tem o objetivo de nivelar e preencher imperfeições de paredes e tetos de alvenarias.

O gesso tem muitas funções na construção civil, como: revestimentos de paredes e tetos, revestimentos para decoração de interiores, forros de placas, matéria prima para painéis termo-acústicos, fechamentos com blocos internos e paredes internas. Vamos conhecer um pouco sobre esse material neste artigo, dicas de como utilizá-lo e suas vantagens e desvantagens.

Vantagens e desvantagens de utilizar o gesso

Rapaz aplicando gesso na parede

Nessa seção, você vai conferir as vantagens de utilizar o gesso em construções como casas, e os motivos de usá-lo. Apresentaremos também as desvantagens de se usar o gesso e a possibilidade de ocorrer trincas usando este material.

Vantagens de passar gesso na parede

Se você deseja construir uma casa, existem vantagens de usar o gesso em vez do reboco tradicional ou massa corrida para finalizar o revestimento. Os motivos de usar o gesso são: o valor é menor, o processo é mais acelerado, não exige muita mão de obra, o modo de aplicar não é difícil e oferece economia de tempo e excelente acabamento.

O gesso é um material flexível, o que proporciona diversas formas para diferentes funções, como peças decorativas. Seu acabamento deixa uma aparência bonita, superfície lisa e disponível para receber qualquer tipo de tinta. Ele também é um bom isolante térmico deixando a temperatura agradável e tornando o ambiente confortável.

Desvantagens de passar gesso na parede

O gesso possui alta durabilidade e resistência, porém ele apresenta algumas desvantagens como: maior utilização do material de construção e mão de obra (podendo gerar maiores custos) e há a possibilidade de ocorrer trincas.

Se você mantém o gesso em contato com a água por muito tempo ele pode se dissolver, isso é um dos motivos dele não ser usado em áreas externas sujeitas a chuvas. No entanto, ele pode ser usado em áreas internas úmidas, como banheiros por exemplo, desde que esteja protegido.

Como passar gesso quando a parede está pintada ou rebocada

Homem ajustando parede com gesso

Nesta seção, você vai conferir como passar gesso quando a parede está pintada, ver dicas de acabamento para sua obra, vai conferir dicas para passar gesso em local rebocado e dicas para aplicação de gesso em blocos e tijolos.

Passando gesso na parede quando está pintada

Se você está no meio de uma reforma ou construção, você sabe que o acabamento é a parte mais difícil. Desta forma, apresentaremos dicas para pôr gesso na parede pintada. Primeiro, você deve nivelar a superfície da parede, em seguida misture o gesso com água em uma proporção de 36 a 40 litros de água para cada saco, e depois aplique na superfície.

Se você está preocupado se existe a possibilidade do gesso não funcionar em cima da tinta, fique tranquilo! O gesso cai bem com qualquer tinta.

Passando gesso em local rebocado

Você pode pensar que passar gesso em local rebocado é difícil, mas as dicas que serão passadas irão facilitar seu trabalho. Primeiro, use cantoneiras para fazer o acabamento de quinas e cantos, pois elas irão proteger as quinas. Não se esqueça de algo muito importante: molhe as paredes antes de aplicar a massa. Em seguida, no teto, faça a aplicação com um desempenadeira de PVC em movimentos de vai e vem.

Para finalizar, inicie a aplicação nas paredes sempre de cima para baixo. Uma dica importante para você: pode haver a aplicação do gesso diretamente nos tijolos ou blocos quando a estrutura estiver alinhada e dentro do esquadro.

Dicas e materiais para passar gesso na parede

Materiais para passar gesso

Nesta seção, você vai conferir materiais utilizados no processo do gesso, reparação da superfície, limpeza do local, mistura do gesso, talisca e mestra, lona e cantoneiras, nivelamento do local e acabamento. Vamos lá?

Materiais utilizados no processo do gesso

Se você acha que os materiais para fazer gesso são difíceis de encontrar, você está errado. Eles são fáceis de encontrar, pois alguns podem estar na sua casa. Os materiais são: água potável, bacia de plástico, batedor, gesso em pó, espátula, lixeira e lugar para lavar ferramentas e mãos. Não se esqueça de um detalhe importante: a água para fazer o gesso deve estar limpa.

O batedor pode ser uma colher, garfo, espátula ou qualquer tipo de misturador de metal. O gesso em pó deve ser de boa qualidade. A espátula é usada para raspar os restos de gesso endurecido. A lixeira é o local onde vai todas as sobras dos materiais.

Preparando a superfície para passar o gesso na parede

Algo muito importante para o acabamento da sua obra é a preparação da superfície para passar o gesso na parede. Se você deseja que a aplicação do gesso seja bem-feita, sem haver nenhum tipo de problema, e rápida, é preciso que a superfície esteja nivelada e sem rebarbas. Um fato muito importante é a finalização da parte elétrica da casa ou do prédio, também da parte hidráulica, e o ar condicionado já deve estar instalado.

Limpeza do local para passar o gesso na parede

A limpeza do local é importante para que o acabamento da obra fique bonito. Antes de começar, certifique-se de que sua parede esteja limpa, removendo pedaços de gesso, poeira ou papel de parede à medida que avança, e verifique a sucção da parede para ter certeza de que não é muito porosa. Se for esse o caso, ele vai sugar a umidade do gesso tão rápido que não terá a chance de trabalhar antes de secar.

Portanto, controle a sucção de sua parede com água ou PVA, que deve “saciar a sede da parede”, evitando que ela roube a umidade do seu gesso muito rápido.

Como misturar o gesso

Misturar o gesso não é uma tarefa difícil! Você consegue misturá-lo sem dificuldade. Dependendo do tipo de gesso que você usará para o projeto, leia o manual do fabricante e misture-o de acordo. Use uma máscara contra poeira ao abrir os sacos do material. Despeje em um balde de água fria e bata rapidamente até obter a consistência de creme espesso sem caroços. Misture continuamente o gesso na água e nunca o contrário.

Talisca e mestra

Para que você possa desempenhar um bom papel na sua obra, apresentaremos a seguir o significado de talisca e mestras. Talisca é uma peça cerâmica em forma de placa retangular ou quadrada. Geralmente é feita de cacos de bloco cerâmico que exerce a função de delimitar a espessura do reboco na parede. Quando você finaliza o chapisco ou emboço, executa-se o assentamento das taliscas.

Mestras são cada uma das faixas de argamassa que se fazem na parede para depois igualar a sua superfície. As mestras exercem uma função de delimitar e garantir a uniformidade da espessura do reboco e a planificação da parede.

Uso de lona e cantoneiras

Dois materiais são importantes para a execução de uma obra: lona e cantoneiras. A lona mantém o ambiente da obra limpo e seguro. Há ainda uma vantagem de usar a lona: se a área não for coberta, a lona tem a função de proteger os materiais da obra, como areia, pedras e madeiras. Se, por exemplo, acontecer uma tempestade, a cobertura da lona evita o desperdício desses materiais.

As cantoneiras exercem um papel fundamental na obra. Elas servem para o acabamento e arremate de ângulos de parede, desta forma elas impedem o desgaste por batidas de objetos ou degraus. Você pode encontrar em diferentes cores, mas a mais popular é a branca.

Nivelamento do local que será aplicado

Para você nivelar o local que será aplicado o gesso, você necessita pôr um pouco de massa corrida na desempenadeira ou na espátula, espalhando o produto de maneira homogênea em camadas finas. Executando essa ação, você vai cobrir os defeitos, furos e rachaduras, sempre retirando o excesso de massa e verificando se a parede ficará lisa e sem nenhum tipo de ondulações e falhas.

Para terminar, você deve aplicar a última camada para corrigir possíveis falhas e ver se chegou na espessura desejada. Você precisa ter muito capricho para que a superfície fique lisa e regular.

Acabamento e caixa elétrica

Assim que o gesso estiver ligeiramente seco, dê um polimento no seu trabalho. Adicione um pouco de água às paredes usando uma pistola de pulverização. Certifique-se de borrifar as bordas do gesso e usar a espátula para alisar a superfície com pinceladas internas. Termine passando um flutuador limpo em toda a parede para nivelar quaisquer curvas e saliências. Quando o gesso estiver completamente seco, use uma lixa para remover o excesso de material.

Para que você possa instalar eletricidade, você necessita de uma caixa elétrica. Por meio desse equipamento é possível realizar a passagem de cabos e ter acesso à telefonia e às redes elétricas.

Modo de aplicação do gesso na parede

Homem aplicando gesso sobre parede pintada

Nesta seção, você vai conferir a aplicação de modo desempenado, ver a sua economia e também o resultado depois de o passar. Vai conferir também a aplicação de modo sarrafeado. Além disso, verá as diferenças entre essas duas aplicações de gesso.

Aplicação de modo desempenado

Se você deseja obter uma maior economia na sua obra, você pode fazer o gesso liso desempenado, que consiste em um acabamento de maior economia. Ele é aplicado diretamente sobre a alvenaria. Quando você pôr o produto, não é necessário fazer o chapisco, emboço, reboco e massa corrida, pois o gesso liso desempenado garante um resultado de grande desempenho e você poderá realizar pinturas.

Se você desejar usar desempenadeira de aço, pode desempenar os cantos, procurando tirar ondulações e falhas. Em seguida, também é possível pôr uma última camada para corrigir falhas e obter a espessura desejada.

Aplicação de modo sarrafeado

A aplicação de gesso sarrafeado não é complicada. O gesso sarrafeado permite que sejam produzidas taliscas em todo o perímetro da parede ou do teto, desta forma ele ocupa todas as imperfeições das mesmas, e com isso, as paredes e tetos ficam no prumo adequado. Não se esqueça de fazer o ‘taliscamento’ e as mestras e você deve preencher com pasta de gesso o interior das mestras, removendo o excesso com régua de alumínio.

Gesso e massa corrida

Homem finalizando o reboco de parede

Nesta seção, você vai conferir a diferença entre o gesso e a massa corrida, o que é melhor usar na sua obra e quais as vantagens e desvantagens desses dois produtos. Você vai conferir também qual é o produto mais econômico entre ambos.

Diferenças entre gesso e massa corrida

Se você tem dúvida em aplicar gesso ou massa corrida, lembre-se que os dois servem na preparação da superfície antes de receber o revestimento. Porém, se você está pensando em construir ou reformar seu banheiro ou cozinha, a massa corrida é a mais adequada. O uso do gesso é mais adequado em alvenaria regular, ou seja, em superfícies que não existam saliências significativas.

Você vai utilizar mais a massa corrida para paredes que vão precisar de reboco, como por exemplo as paredes que vão receber pregos para fixação e suporte de objetos.

Economia entre gesso e massa corrida

Quando você pensa na economia entre gesso e massa corrida, você deve pensar também na qualidade das paredes, pois quanto melhor for a qualidade da superfície, o trabalho será menor na aplicação de gesso ou massa corrida.

Quando falamos de preço, o bolso vai doer menos na compra de gesso em vez da massa corrida. Outra vantagem do gesso é a sua facilidade em secar em um curto espaço de tempo, e também não exige a aplicação de nenhum tipo de selador.

Passar gesso na parede é muito simples!

Homem feliz segurando instrumento de aplicar gesso

Você já deve ter percebido que o gesso vem ganhando espaço na construção civil, por exemplo quando falamos em revestimentos de paredes e tetos. Você deve se perguntar: por que o consumo de gesso vem crescendo? Um dos motivos é o preço mais em conta do que a massa corrida e a sua rapidez na execução.

É sempre uma boa ideia estar preparado para reboco de parede com bastante antecedência, para que você não tenha que procurar ferramentas e deixar o trabalho no meio do caminho para estocar. Agora que você aprendeu um pouco sobre o gesso e como aplicá-lo, busque utilizar essas dicas na sua próxima obra!

Autor deste artigo

Últimos posts


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Acessórios para moto