Manjericão roxo: como cultivar, para que serve, os benefícios e mais!

Manjericão roxo: como cultivar, para que serve, os benefícios e mais!

Nesse artigo, apresentamos como cultivar o manjericão roxo, dicas de cuidados e seus benefícios para a saúde. Confira a seguir!


Você conhece o manjericão roxo?

Manjericão Roxo

O manjericão é uma planta bastante conhecida pelos brasileiros, especialmente pelos seus usos culinários e seu potente aroma, capaz de transformar diversos pratos. O que muitos não sabem é que existem vários tipos de manjericão.

Quando pensamos no manjericão, em geral, a imagem que temos é de uma planta com folhas bem verdinhas. Porém, o manjericão roxo é uma variedade que apresenta folhas roxas, o que dá a ela um ar exótico, sendo uma planta muito bonita de se cultivar em casa.

Assim como o manjericão mais tradicional, essa variedade também pode ser usada na culinária, adicionando um toque colorido aos pratos. Ele também apresenta propriedades medicinais que trazem diversos benefícios à saúde.

Se você se interessou pelo manjericão roxo, veja a seguir algumas dicas para o cultivo e cuidados dessa planta, seus benefícios e usos.

Informações básicas do manjericão roxo:

Muda de manjericão Roxo


Nome CientificoOcimum basilicum “purpurascens”
Outros NomesOcimum basilicum “purpurascens” Manjericão roxo, Basilicão vermelho, Alfádega, Erva-real, Alfavaca
OrigemÁsia e África 
Porte40~90cm
Ciclo de vidaPerene
FloraçãoAno todo
ClimaTropical, subtropical, equatorial

O Ocimum basilicum “purpurascens”, conhecido popularmente como manjericão roxo ou basilicão vermelho, entre outros nomes, é uma planta originária dos continentes africano e asiático.

Com um sabor e aroma mais suaves do que o tradicional manjericão verde, seus usos culinários são especialmente apreciados em pratos frios, como saladas e legumes. O manjericão roxo também pode ser utilizado em chás, um uso bastante recomendado pelos seus benefícios à saúde.

A planta de manjericão roxo apresenta folhas delicadas de cor roxa e flores do tipo espiga, podendo apresentar as cores branca, lilás ou avermelhada. Seu tamanho varia entre meio metro e um metro de altura. É uma planta de clima tropical, bastante adaptada para o clima brasileiro.

Como plantar o manjericão roxo:

Manjericão roxo em vaso com erra e utensílios de jardinagem

O manjericão roxo tem um plantio fácil, sendo bastante adaptável tanto em hortas quanto em vasos. Veja a seguir algumas informações sobre a melhor forma de se plantar o manjericão roxo.

Solo para o manjericão roxo

O solo ideal para o manjericão roxo deve apresentar uma consistência mais solta e fofa, permitindo que o calor seja absorvido e a planta esteja sempre em contato com umidade, sem ser em excesso.

O manjericão roxo, assim como o manjericão verde, é uma planta que necessita de um solo com bastante matéria orgânica. Por esse motivo, a adubação do solo deve ser regular, podendo ser feita até uma vez ao mês. O adubo deve ser rico em nutrientes.

Substrato para o manjericão roxo

Se for plantar o seu manjericão roxo em um vaso, a escolha do substrato é uma parte importante do cultivo. O mais recomendado é usar um composto orgânico junto com a terra para que o ambiente da planta seja bastante fértil.

Materiais como argila, areia, fibra de coco ou perlita também podem ser adicionados à composição para melhorar a permeabilidade do substrato.

Melhor período para o plantio de manjericão roxo

Por ser uma planta de clima tropical, o período ideal para o plantio de uma muda de manjericão roxo é o início da primavera. Sendo assim, o mês de setembro é o mais indicado, pois o clima mais quente e o início das chuvas fará com que seu manjericão se desenvolva melhor.

Caso o plantio esteja sendo feito em um ambiente interno, não há um período específico no qual se deve fazer o cultivo do manjericão roxo, apenas esteja atento à temperatura, que deve estar acima de 18ºC.

Iluminação e temperatura para o manjericão roxo

Outros dois fatores muito importantes para se considerar ao plantar o manjericão roxo são a iluminação e a temperatura. Como colocado acima, o manjericão se dá melhor em climas mais quentes.

Temperaturas acima de 12ºC são necessárias para que a planta possa continuar crescendo. O ideal é que a média de temperatura seja entre 21ºC e 25ºC. Em relação à iluminação, o manjericão roxo é uma planta que necessita de sol e bastante luz. Esses fatores irão garantir a produção de óleos essenciais, aumentando o aroma e sabor da erva.

Manjericão roxo em canteiros

O plantio do manjericão roxo pode ser feito em áreas externas como canteiros, jardins e hortas. O contato constante com a luz e o Sol ajudarão no desenvolvimento da planta, portanto escolha um local com bastante luminosidade.

Deve-se ter cuidado ao plantar o manjericão ao lado de plantas diferentes. Certifique-se de que as plantas companheiras sejam parecidas em suas necessidades. A planta mais recomendada para se plantar junto ao manjericão é o tomate. Caso deseje plantar mais de uma muda de manjericão no mesmo canteiro, deixe um espaço de ao menos 20 centímetros entre elas.

Manjericão roxo em potes

O manjericão roxo também pode ser plantado em potes e vasos. Uma vantagem desse tipo de plantio é a possibilidade de mover a planta de lugar caso ela necessite de mais luminosidade, além de servir como decoração de ambientes internos.

Uma dica é escolher um recipiente que contenha furos, para que a água possa escoar. Ele deve ser largo o suficiente para acolher as raízes da planta. No fundo do vaso, coloque uma manta de drenagem para evitar que a água e o substrato escorram todos para o fundo do pote.

Como cultivar o manjericão roxo:

manjericão roxo plantado em vaso

Após o plantio, a próxima etapa é a manutenção de seu manjericão. A seguir, confira algumas dicas de como cultivar sua planta de forma a mantê-la sempre saudável e bonita.

Quantidade de água ideal para o manjericão roxo

O manjericão roxo necessita de certa umidade, mas nunca se deve encharcar a planta, pois sua raiz pode apodrecer. Sempre verifique a necessidade da planta observando o seu substrato. Se estiver seco, é sinal de que o manjericão está precisando de água e a rega deve ser feita. Isso pode ser constatado com um teste de toque.

Idealmente, a água deve ser colocada na base da planta e no substrato, não nas folhas, pois elas são sensíveis à umidade. Outra dica é fazer a rega quando não estiver muito sol, pois o reflexo da água pode acabar queimando as folhas.

Fertilizante para o manjericão roxo

Por ser uma planta que necessita de um solo rico em nutrientes, a fertilização é um passo que não deve ser esquecido. A aplicação de fertilizantes pode ser feita mensalmente, dependendo do grau de enriquecimento da terra ou do substrato. As fertilizações são feitas com qualquer tipo de matéria orgânica.

Apesar disso, não exagere nas fertilizações, pois isso pode comprometer a produção dos óleos essenciais da planta, tornando-a mais fraca em matéria de aroma e sabor.

Como aparar o manjericão roxo?

A poda do manjericão roxo deve ser feita de forma regular, pois seu crescimento rápido pode fazer com que a planta fique mais fina. Os cortes diminuirão a velocidade do crescimento, fazendo com que o manjericão cresça mais e mais forte. Corte por volta de cinco centímetros a cada mês.

Outra questão são as flores. Caso esteja fazendo um uso ornamental da planta, as flores irão adicionar ainda mais beleza ao seu manjericão. Porém, para se fazer uso das folhas, é necessário fazer a poda das flores assim que elas surgirem. Dessa forma, as folhas poderão crescer ainda mais e o sabor e aroma da planta não serão alterados pelas flores. Faça o corte logo abaixo das primeiras folhas que as acompanham.

Quando e como fazer a colheita do manjericão roxo?

A colheita do manjericão pode ser feita cerca de três meses após o seu cultivo, desde que a planta esteja bem desenvolvida. Não há um período do ano específico no qual a colheita deve ser feita, uma vez que é provável que a planta cresça o ano todo, a depender das condições climáticas do local.

O método de colheita é bastante simples: use uma tesoura para cortar as hastes das folhas, sempre rente à base. Uma boa dica é começar os cortes pela parte de cima da planta. Não arranque as folhas sozinhas, faça cortes que abrangem toda a haste. Deixe ao menos 1/3 da planta sem cortar, assim ela poderá crescer novamente.

Propagação do manjericão roxo por corte

A propagação nada mais é do que criação de uma nova planta através de um pé já existente. O manjericão roxo pode ser propagado de duas formas. A primeira delas é através do corte. Essa é uma técnica bastante simples que costuma dar bons resultados.

Primeiramente, corte um galho de sua planta com uma tesoura e retire as folhas presentes na parte inferior dele. Coloque-o em um recipiente com água e deixe em um lugar com bastante luminosidade. Logo o galho irá começar a criar raízes e você poderá transferi-lo para a terra ou substrato. Lembre-se de trocar a água regularmente, de preferência a cada dois dias.

Propagação do manjericão por semeadura

A segunda forma de propagar o manjericão roxo é por semeadura. Para obter as sementes, deixe que a planta floresça e espere secar. Assim que isso ocorrer, colha as hastes florais e retire as sementes.

Após isso, você pode plantar as sementes normalmente. O plantio pode ser feito tanto no local definitivo em que o manjericão ficará quanto em um recipiente provisório para depois ser feita a transferência. O tempo de desenvolvimento da planta é de cerca de um mês.

A floração do manjericão roxo

O manjericão roxo costuma florescer uma vez por ano, nos meses de Agosto e Setembro, entre o final do inverno e início da primavera. As flores que surgem são em formato de espiga, sendo muito atrativas para abelhas e insetos polinizadores.

Como dito anteriormente, a floração pode interferir no crescimento das folhas, além de alterar o seu sabor. Por esse motivo, a poda das flores é recomendada. Apesar disso, as flores também são comestíveis, podendo ser usadas para a culinária após a poda, assim como as folhas.

Os benefícios e usos do manjericão roxo:

Manjericão roxo e utensílios

Você sabia que além de ser vastamente conhecido por seus usos culinários, em razão de seu sabor marcante, o manjericão roxo também traz diversos benefícios para a saúde? Não apenas isso, mas essa planta também pode ser usada de outras formas. Confira a seguir informações sobre:

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são substâncias produzidas pelas plantas que, quando extraídas, apresentam diversos usos, desde o pessoal, na prática de aromaterapia, até o industrial, para a fabricação de cosméticos, remédios, entre outros produtos.

O óleo essencial do manjericão, além de possuir um agradável aroma herbal, é indicado para o alívio do estresse, dando um senso de foco aumentado. Outros benefícios são a diminuição da oleosidade da pele e do couro cabeludo, promover o relaxamento muscular, ajudando no combate de cãibras e ação anti séptica.

Problemas estomacais

Também podendo ser usado de forma medicinal, o manjericão roxo tem propriedades que ajudam na digestão, aliviando os sintomas de indigestão como inchaço, dor e desconforto, além de fortalecer o sistema digestivo como um todo.

Para esse propósito, o chá de manjericão é o mais recomendado, podendo ser consumido após as refeições ou logo que surgirem os sintomas da má digestão. A preparação do chá é bastante simples, bastando usar 10 folhas de manjericão roxo para cada xícara de água.

Antibacteriano

Um dos benefícios para a saúde de quem consome o manjericão a roxo são as suas propriedades anti bacterianas, presentes em seus óleos essenciais naturais. Estudos demonstram sua eficácia na contenção do crescimento e desenvolvimento de diversas bactérias.

A incorporação do manjericão roxo na dieta ajuda a fortalecer o sistema, reduzindo a ação de bactérias no corpo, contribuindo para um organismo mais forte. Uma boa dica é adicionar algumas folhas do manjericão em sua salada.

Anti-inflamatório

Outra propriedade medicinal importante no manjericão roxo é a ação anti-inflamatória. O manjericão age no sistema, promovendo o alívio de dores e o relaxamento dos músculos, além de diminuir o inchaço das articulações.

O manjericão roxo não apenas age de forma mais pontual, tratando dores momentâneas, como também, se consumido regularmente, auxilia na prevenção de doenças inflamatórias como artrite, doenças do coração, doenças do estômago e outras.

Antidepressivo

Assim como o óleo essencial de manjericão pode ser usado como uma forma de terapia natural, promovendo o alívio do estresse. Essa erva possui propriedades antidepressivas que auxiliam no controle dos sintomas, aliviando a tensão e gerando uma sensação de felicidade e maior energia.

Isso ocorre devido a capacidade do manjericão de estimular os neurotransmissores produtores de hormônios que causam essas sensações. Apesar de conter propriedades naturais medicinais, o uso do manjericão não substitui uma visita ao médico. Se estiver sentindo quaisquer sintomas citados, consulte um profissional da saúde.

Desintoxica o corpo

A limpeza natural do corpo é promovida pelo fígado, um órgão que atua principalmente na digestão de gorduras. O manjericão auxilia na proteção do fígado, evitando que haja acúmulo de gordura e garantindo um bom funcionamento do mesmo.

Dessa forma, o manjericão acaba sendo um bom aliado na desintoxicação do corpo e pode ser consumido não apenas em forma de chá como também pode ser adicionado como ingrediente em sucos naturais ou em sucos detox.

Síndromes metabólicas

A síndrome metabólica diz respeito a um conjunto de condições no sistema de uma pessoa que o deixam mais propício ao aparecimento de doenças, como as de natureza cardiovascular, entre outras. Essa condição está associada à obesidade e suas consequências.

O manjericão é um ótimo aliado na prevenção das síndromes metabólicas, uma vez que ajuda a prevenir o aparecimento de doenças cardíacas e o aumento da pressão arterial. Para tal, adicionar o manjericão na sua dieta regular é uma boa pedida.

O chá de manjericão também é bastante recomendado, e caso você já apresente a síndrome metabólica, o chá pode ajudar a reduzir a inflamação causada pela condição. Não se esqueça de consultar um médico caso apresente qualquer um dos sintomas relacionados à síndrome metabólica.

Repelente natural

Os insetos são um problema muito comum na maioria dos lares brasileiros, devido às condições climáticas e naturais de nosso país. Muitas pessoas sofrem para se livrarem desses animais, mas para aqueles que não gostam de usar produtos químicos, o manjericão pode ser uma solução natural para esse problema.

O plantio do manjericão já é o suficiente para afastar os mosquitos, pois eles são repelidos pelo seu aroma natural forte. Tenha um vasinho em casa e aproveite um ambiente sem insetos! Além do uso pessoal, se quiser proteger seu jardim de pragas, faça um chá de manjericão e adicione 120 ml de vodka. Você pode borrifar a mistura sobre suas outras plantas para repelir insetos.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar do manjericão roxo

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cultivar o manjericão roxo, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive o manjericão roxo e desfrute de seus benefícios medicinais!

Manjericão Roxo com floração

Como vimos anteriormente, o manjericão roxo é uma erva que apresenta não apenas uma aparência peculiar, podendo ser usada como uma planta ornamental, mas seu uso, seja como tempero, acompanhamento ou chá, também traz diversos benefícios para a saúde e bem-estar de todos.

Seja para utilizar na cozinha, para aproveitar os benefícios oferecidos ou simplesmente para se ter como uma planta ornamental, o manjericão roxo é uma ótima opção para todos os amantes da jardinagem, até mesmo os mais inexperientes, não sendo uma planta muito difícil de cultivar.

Seguindo essas dicas, você com certeza terá uma planta sempre bela e forte, então aproveite e comece o seu cultivo!

Autor deste artigo

Formada em Letras pela USP, sou uma apaixonada pela leitura e pela escrita. Busco estar sempre em contato com a natureza e amo viajar.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos