Como plantar espada de São Jorge: cuidados em vasos, na decoração e mais

Como plantar espada de São Jorge: cuidados em vasos, na decoração e mais

Veja neste artigo, técnicas de plantio da espada de São Jorge, como usá-la na ornamentação e algumas de suas curiosidades!


Conheça a espada de São Jorge: a planta protetora!

Close up nas folhas de uma espada de São Jorge

A espada de São Jorge é conhecida por muitos por causa do seu fator de proteção no meio místico, pois acredita-se que a planta funciona como uma espécie de amuleto contra energias negativas em seu ambiente, geralmente sendo colocada em locais estratégicos ou na entrada do cômodo.

Além do fator de proteção que leva muitas pessoas a crerem em benefícios energéticos da planta, ela possui uma folhagem muito charmosa e ideal para ornamentação de um ambiente paisagístico. É, também, uma planta "nível iniciante" em questão de cultivo, ideal para quem não tem muita experiência com jardinagem ou tempo para se dedicar ao jardim.

Gosta de espada de São Jorge e gostaria de ter uma em casa? Continue lendo para encontrar mais informações e dicas de cultivo sobre essa planta linda e protetora!

Informações básicas da Espada de São Jorge

Várias mudas de espada de São Jorge


Nome Científico

Sansevieria trifasciata
Outros NomesEspada-de-são-jorge, Língua-de-sogra, Rabo-de-lagarto, Sansevéria
OrigemÁfrica
Porte0,4~0,9 metro
Ciclo de Vida

Perene

FloraçãoVerão
ClimaEquatorial, Subtropical e Tropical

De origem africana, a espada de São Jorge pode atingir até 90 centímetros de altura, sendo considerado um arbusto de porte médio. É uma planta herbácea e muito resistente à estiagem, frio, calor e baixa fertilidade do solo.

Também é versátil quanto ao local de cultivo, tendo bom desenvolvimento tanto em meia sombra quanto em sol pleno. Pode ser cultivada em vasos ou em canteiros maiores para incrementar o paisagismo da sua área verde ou jardim.

Como plantar a espada de São Jorge

Vaso com mudas de espada de São Jorge deitado e mais vasos ao lado

Tratando de plantio e produção de mudas dessa cultura, podemos fazê-lo de duas maneiras diferentes: o modo por touceira e o modo por estaca, os quais serão apresentados detalhadamente nos próximos tópicos do artigo.

Como fazer muda por estaca

No modo por estaca, devemos cortar uma folha da planta em partes que possuam em média 10 cm de comprimento e, posteriormente, enterrar essas partes em solo arenoso úmido, sempre atentando para manter a umidade no local. Com isso, as estacas irão emitir raízes e assim podemos plantá-las em solo normalmente.

Uma dica para que o solo arenoso não perca umidade nesse processo de formação das raízes por estaca é cobrir esse solo com um saco ou material plástico. O método por estacas é considerado o mais simples para obtenção de mudas dessa planta.

Como fazer muda por touceira

Embora o método por estaca seja o mais simples para a obtenção de mudas dessa planta, a técnica por touceira é a mais tradicional e a mais utilizada por conta de sua eficiência comprovada.

Nesse modo, deve-se separar a touceira da Espada de São Jorge, ou seja, a parte morfológica da planta que esta alocada diretamente no solo, onde pelo menos uma folha retirada tenha um pedaço de rizoma. Em seguida, basta plantar a muda obtida em vaso com substrato.

Escolha um vaso para a espada de São Jorge

Seja qual for o tipo de método para obtenção de mudas utilizado, os cuidados para a escolha do local ou vaso para plantio dessas mudas serão o mesmo, assim como o manejo do solo a ser utilizado no cultivo. Para a escolha do vaso em específico, deve-se priorizar o sistema de drenagem, para que a planta não sofra pelo excesso de água acumulado de maneira incorreta.

Ao fundo do vaso, deve-se acrescentar argila expandida ou outra matéria prima com finalidade de auxiliar na drenagem e cobrir esse material com manta bidim. Posteriormente, adiciona-se areia em 1/3 do recipiente, com a finalidade de evitar podridão das raízes.

Prepare o solo da espada de São Jorge

Após o procedimento feito no vaso ou jardineira, acrescenta-se o solo no qual será plantada a espada de São Jorge. Junto a esse solo ou substrato, deve-se adicionar algum adubo, químico ou, preferencialmente, orgânico. Caso opte-se pelo adubo NPK, é recomendado usar a formulação 10-10-10.

Após a incorporação do adubo ao solo no vaso de plantas, realiza-se o plantio compactando a terra de modo que a muda fique bem firme e bem alocada no centro do vaso, e então é recomendável aplicar uma camada de areia fina ou casca de pinus nas laterais do vaso acima do solo pós-plantio, pois com isso a umidade e a matéria orgânica são mantidas mais facilmente.

Cuidados para depois do plantio

Após a obtenção das mudas por qualquer um dos métodos, seguimos com o plantio. O próximo passo é decidir onde plantar, se for em vasos ou jardineiras é necessário tomar alguns cuidados principalmente com a drenagem. A espada de São Jorge também pode ser alocada em canteiros seguindo com o plantio das mudas normalmente em solo, respeitando um espaçamento razoável para que não haja competitividade de nutrientes.

A planta também pode soltar mudas naturalmente, principalmente quando cultivada em água, e essas mudas podem ser plantadas no local desejado sem que haja nenhum problema de plantio. Vale ressaltar que a época ideal para o plantio se encontra nos meses de Maio/Junho.

Cultivo da espada de São Jorge

Vaso com espada de São Jorge e pessoa borrifando água nele

A espada de São Jorge é considerada uma planta de fácil cultivo, por ser facilmente adaptável a diversos tipos de clima e locais, não necessitando de grandes e minuciosos cuidados. Por isso, é ideal para pessoas que não dispõem de muito tempo para se dedicar ao jardim ou possuem uma rotina corrida, porém não abrem mão do cantinho verde em casa.

Iluminação da espada de São Jorge

Quanto à iluminação do ambiente no qual a planta vai estar alocada, as possibilidades são super flexíveis. Embora a iluminação ideal exigida pela planta seja em condição de meia sombra, a espada de São Jorge é facilmente moldável a outras condições de luz, como a exposição à luz solar plena e direta.

Também pode ser cultivada em ambientes internos, desde que, embora não recebendo luz solar direta, possuam claridade e circulação de ar refletindo num ambiente arejado. Além disso, a planta é tolerante ao ar condicionado dos ambientes.

Irrigação da espada de São Jorge

A rega deve ser feita em períodos bem espaçados de tempo, isso pois a planta não é tolerante a irrigação em excesso e nem a climas úmidos demais, portanto não se preocupe em regar diariamente sua espada de São Jorge.

Sempre antes de uma nova rega ou irrigação, o ideal é observar o solo e fazer um simples monitoramento pelo tato, se a terra estiver seca e áspera, deve-se entrar com o processo e manejo da irrigação da planta.

Temperatura ideal para espada de São Jorge

Por mais que a espada de São Jorge não seja totalmente tolerante a ambientes úmidos, ela pode se adaptar facilmente a diversos tipos de clima, desde climas mais frios até mais quentes em regiões tropicais.

Embora seja uma planta resistente a diversas situações pela qual é submetida, tratando de temperatura ideal para seu cultivo em desenvolvimento e produtividade ideal, é recomendável mantê-la em temperaturas entre 13º e 24ºC.

Espécies de espada de São Jorge

Assim como os mais diversos tipos de plantas, os gêneros são subdivididos em espécies, as quais devemos escolher e adequar a alguns fatores para cultivo, como clima, ambiente, interesses, resistência, entre outros. Com a espada de São Jorge não é diferente. Vejamos a seguir algumas espécies.

Sansevieria zeylanica

Espada de São Jorge Sansevieria zeylanica

Popularmente conhecida como espada de Ogum, por conta de crenças associadas a rituais religiosos representando o orixá Ogum, a forma da planta lembrando uma espada simboliza e inspira os fiéis a terem superação sobres os desafios e forças para vencer qualquer combate com a vida.

Essa espécie é clássica tratando de características das espadas de São Jorge, com sua tonalidade verde escura nas folhas podendo chegar a 0,9m de altura e 3cm de largura.

Sansevieria trifasciata

Espada de São Jorge Sansevieria trifasciata

Também chamada de espada de Santa Bárbara ou espada de Iansã, essa espécie em algumas crenças possui representatividade de proteção contra maus tempos de chuva, como tempestades avassaladoras contendo raios e trovões prejudiciais para lavouras e habitats.

A espada de Santa Bárbara se difere de outras espécies por conta de suas chamativas e exuberantes bordas amarelas ao redor de todo o limbo e extensão das folhas, sendo uma ótima opção ornamental para paisagismo exótico.

Sansevieria trifasciata var. hahnii

Espada de São Jorge Sansevieria trifasciata hahnii

É basicamente uma mini espada de São Jorge (variação anã da planta), chegando a apenas 10cm de altura. É portadora de uma belíssima folhagem verde com bordaduras amarelas é considerada uma planta de pequeno porte. Muito utilizada em rituais de banhos para proteção, também é conhecida por Estrela de Ogum.

Sansevieria cylindrica

Várias mudas de lança de São Jorge Sansevieria cylindrica

Muito utilizada em projetos paisagísticos de interiores, a Lança de São Jorge possui as pontas das folhas arredondadas assemelhando-se a um formato cilíndrico. Sua linda folhagem fechada proporciona outros ares para o ambiente no qual a planta está alocada, dando um ar sofisticado e aprimorado em contato com a natureza.

A Lança de São Jorge recebe esse nome devido à sua folhagem fechada e pontuda, dispostas em longas e esplêndidas fendas em formato de lança.

Características e curiosidades da espada de São Jorge

Pequena muda de espada de São Jorge

Já deu pra perceber o quanto essa planta é rica em características místicas e morfológicas, além de suas diversas funcionalidades e curiosidades. E a beleza? Incontestável! A espada de São Jorge é completa em todos os assuntos, então veja a seguir com descrição e detalhamento cada um deles.

Forma da espada de São Jorge

A forma da espada de São Jorge é representada pelo nome em todas as suas variações, isso pois, no geral, a folhagem dessa planta lembra o formato de uma espada, como aquela que São Jorge portaria, segundo as crenças. As folhas possuem consistência suculenta, achatadas e largas, que são originadas através do rizoma da espada de São Jorge.

Floração da espada de São Jorge

Embora as flores não sejam evidência na planta, a espada de São Jorge possui inflorescência em tons mesclados de branco e amarelo, de agradável fragrância e pequeno porte. São de difícil percepção e florescem na época do verão.

As inflorescência da planta não possuem valor ornamental perante ao paisagismo, e isso ocorre pois a delicadeza e leveza dessas flores se perde em meio a exuberância e grandeza das folhas, essas sim são estrelas ornamentais quando falamos de paisagismo trabalhado com a incrível espada de São Jorge.

O veneno da espada de São Jorge

Mesmo sendo uma planta muito utilizada para compor diversas partes de jardins e paisagismo em geral, principalmente em residências, a espada de São Jorge possui em sua morfologia muitas substancias tóxicas que podem ser prejudiciais quando ingeridas, por isso a importância de monitorar crianças e animais domésticos para que não entrem em contato direto com a planta.

Essas toxinas podem causar sérios problemas se forem ingeridas, principalmente por pets, causando lentidão nos movimentos e respiração, devido à intoxicação sofrida.

Simbologia e significado da espada de São Jorge

O símbolo que a planta traz, fazendo jus ao seu formato, engloba uma série de crenças sobre a proteção. Pelo fato de a espada ser instrumento utilizado por grandes guerreiros ao vencerem suas batalhas, acredita-se que a espada de São Jorge simboliza a proteção pelo ambiente em que se encontra, principalmente afastando energias negativas.

Por conta dessa simbologia, acredita-se que a espada de São Jorge tem a capacidade de afastar o mau olhado do ambiente, atraindo sorte e bons presságios, além de bons fluidos para o ambiente que esta alocada ou para a sua casa.

Planta purificadora

Não só purificadora de energias, a espada de São Jorge tem o poder de purificar também o ar do seu ambiente, principalmente tratando de ambientes internos. Isso funciona da seguinte maneira: a planta filtra o ar ao seu redor, removendo substâncias tóxicas que ali se encontram e produzindo oxigênio à noite. Ou seja, a planta também funciona como uma excelente purificadora de ar, melhorando a qualidade dele no ambiente.

A espada de São Jorge como decoração

Espada de São Jorge em kokedama suspensa

Qualquer ambiente simples consegue ser extremamente embelezado pela presença de uma espada de São Jorge, sejam jardins e ambientes externos, ou interiores de casas, consultórios, escritórios, e muito mais! Confira mais dicas sobre o uso dessa planta na decoração do seu espaço.

Colorindo o espaço

Um espaço rústico simples ou em tons pastel e neutros, incluindo cor de móveis e acabamentos, pode ser transformado em um ambiente totalmente diferente com a presença da espada de São Jorge. Nesses espaços, cabe a escolha das espécies maiores dessa planta, ocasionando o contraste perfeito entre o tom neutro do ambiente e o verde esplêndido da folhagem.

Dessa maneira, vasos chamativos com a presença da espada de São Jorge cheia e evidente irão quebrar a seriedade dos tons neutros do local, colorindo e proporcionando vida verde ao ambiente.

Ideal também para espaços pequenos

Não só os espaços amplos interiores ou exteriores tem vez com o paisagismo em geral, e tratando-se dessa planta o charme e delicadeza também podem ser facilmente atingidos em pequenos espaços. Quem não quer ter um cantinho verde por perto, nem que seja um vasinho de cabeceira? Pois é, com a espada de São Jorge é possível.

A espécie estrela de Ogum é uma ótima opção para quem procura paisagismo em tamanho reduzido, ela pode ser alocada em pequenos arranjos ou até mesmo em canecas criativas para enfeitarem sua mesinha ou janela. Perfeito para um cantinho de estudos, meditação, ou até mesmo um toque especial e natural para a sua mesa de trabalho.

Para deixar suspenso

Vale lembrar que o chão e as mesas não são os únicos lugares para a colocação da planta protetora. A espada de São Jorge também ficará um encanto de maneira suspensa, e aí o céu é o limite para a criatividade. Vasos, pallets na parede, ganchos, correntes e cordas, todos os artifícios são válidos para deixar ainda mais belo à atmosfera do seu espaço.

Dedique-se a escolher um belo vaso e não hesite em pedir conselhos para um paisagista ou profissional, a escolha dos ornamentos é fundamental para um resultado fascinante. Além de garantir uma belíssima decoração e proporcioná-lo as maravilhas da proximidade com a natureza, os animais domésticos e as crianças estarão seguros da toxicidade da planta.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de sua espada de São Jorge

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como plantar espadas de São Jorge, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive a espada de São Jorge e purifique seu lar!

Espada de São Jorge em frente a um parede branca e laranja

Com tantas características fascinantes, a espada de São Jorge não pode passar despercebida quando o assunto for o paisagismo do seu lar. Pensando num efeito místico, ela trará proteção ao seu ambiente, purificando as energias negativas e modificando o semblante do seu local. Que venham as boas energias: essa planta te auxiliará muito!

Quem ama o contato com a natureza mas tem uma vida agitada precisa ter uma espada de São Jorge em casa. Resistente à maioria das situações e clima a qual é submetida, a planta tem tudo a ver com o mundo moderno, onde pessoas ocupadas em suas rotinas corridas muitas vezes não possuem tempo para se dedicar como queriam ao seu jardim e essa planta aguenta esse estilo de vida.

Depois de saber tudo dessa planta, que tal escolher a melhor maneira de cultivá-la? Já que as alternativas são infinitas, escolha a melhor perante o seu estilo de vida. Proteja-se e purifique-se!

Autor deste artigo

Engenheira Agrônoma, amante da escrita e do estilo de vida em contato com a natureza.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos