Lubrificante WD-40: para que serve, como utilizar em carro, moto e mais!

Lubrificante WD-40: para que serve, como utilizar em carro, moto e mais!

Pensando em lubrificar as suas peças e motores com o WD-40? Veja neste artigo as principais informações sobre o WD-40, desde dicas de uso até curiosidades.


Lubrificante WD-40: conheça mais sobre esse produto mil e uma utilidades!

Mecânico lubrificando o motor do carro.

O WD-40 é um produto muito popular no muito inteiro, sendo uma das marcas globais mais presentes nas casas dos consumidores. Apesar deste lubrificante ter o objetivo inicial de atender a área aeroespacial, devido às múltiplas funções deste produto, acabou sendo popularizado entre os consumidores e profissionais do mundo inteiro.

Neste artigo vamos conhecer um pouco mais da história do WD-40 e suas diversas funcionalidades em seu uso profissional e doméstico, além de dar algumas dicas de onde podemos e não podemos utilizar o produto sem danificar a peça a ser tratada, extraindo o máximo das utilidades do lubrificante WD-40.

Conheça o lubrificante WD-40

Óleo lubrificante pingando em uma corrente de bicicleta.

Apesar da popularidade do WD-40, poucas pessoas conhecem a origem do desenvolvimento do produto e da sua própria composição. Descubra a seguir, como o produto com objetivo de atender a indústria aeroespacial chegou até as mãos dos consumidores e quais são as principais funções do lubrificante, para que você utilize o produto da melhor maneira de acordo com as especificações do fabricante.

A história do WD-40

O WD-40 foi inventado em 1953 por funcionários da Rocket Chemical Company em San Diego, Califórnia, com o objetivo de criar um produto solvente e desengordurante que prevenisse a ferrugem, com enfoque na indústria aeroespacial. Com propósito inicial de proteger mísseis espaciais da NASA, porém após 40 tentativas a equipe descobriu a fórmula atual do WD-40, Water Displacement 40ª tentativa.

Após a formulação do WD-40, os funcionários descobriram novas aplicações para o produto, isso fez com que a equipe realizasse novos experimentos para que o WD-40 pudesse ser comercializado, assim surgiram as primeiras versões do WD-40 em latas aerossol para facilitar a utilização dos produtos pelo consumidor, sendo vendidas em lojas primeiramente em 1958.

O que é o WD-40?

O WD-40 é um produto multiuso que auxilia na manutenção de diversos produtos de diferentes áreas, sendo utilizados por profissionais, indústrias e até mesmo no uso doméstico. Sendo as principais aplicações na proteção de metais contra corrosão, lubrificação e proteção contra água e umidade, onde o produto consegue penetrar nas peças criando uma película protetora.

E para facilitar a aplicação do produto, anteriormente o WD-40 era comercializado apenas na aplicação líquida, sem spray aerossol, o que limitava a penetração do produto em peças. Com a aplicação do produto por meio do aerossol, que popularizou ainda mais o produto, a aplicação do WD-40 se expandiu em diversas áreas, solucionando uma das únicas reclamações dos consumidores.

O lubrificante WD-40 é um óleo?

Apesar do WD-40 ser erroneamente classificado com um óleo lubrificante e protetor, de acordo com o fabricante, o produto não se qualifica como um óleo.

O lubrificante é uma mistura de diversos químicos, não contendo qualquer tipo de silicone ou lanolinas, sendo assim uma mistura mais fina do que a água, facilitando a sua penetração em peças e motores dos equipamentos, não deixando o aspecto gorduroso, vistos em soluções com óleo.

O lubrificante WD-40 em spray

O lubrificante WD-40 foi muito popularizado em sua forma de spray aerossol, mas as primeiras versões do produto eram comercializadas na aplicação líquida do produto. A aplicação do WD-40 na sua forma em aerossol, foi desenvolvido e comercializado como forma de facilitar a aplicação do produto, solucionando a principal reclamação dos clientes referente a utilização e aplicação lubrificante.

Posteriormente em 2005, WD-40 lançou a embalagem FLEXTOP, novamente buscando solucionar uma das outras reclamações dos clientes, o ícone canudo aplicador do produto que era facilmente perdido pelos consumidores, agora a solução FLEXTOP, facilitou a aplicação do produto tanto em spray quanto a jato.

Conheça os diversos usos do lubrificante WD-40

Agora que conhecemos a história do lubrificante WD-40 e entendemos um pouco sobre a sua composição e as diferentes formas em que o produto é comercializado, na sua forma líquida, spray e em jato. Confira a seguir, onde e como podemos aplicar o lubrificante de acordo com o objetivo do usuário.

Como são diversas as utilidades do WD-40, vamos ver abaixo as formas mais comuns da aplicação do lubrificante tanto no seu uso doméstico quanto profissional.

Lubrificante WD-40 em aviões

Mecânico realizando a manutenção de uma aeronave.

Originalmente o objetivo do WD-40 era ser utilizado na indústria aeroespacial e aeronáutica, mas ainda hoje é muito utilizado nessa área.

Podemos citar algumas dessa aplicações: remoção de água em locais rebitados, eliminação de umidade em depósitos de sal em treinos de pouso, garantia do funcionamento dos geradores de emergência, proteger cabos de controle e proteger a parte interna dos painéis, onde normalmente a corrosão se propaga.

Lubrificante WD-40 em carros e motos

Homem lubrificando as peças do carro com ele suspenso por um equipamento.

O lubrificante WD-40 possui também diversas utilidades na sua aplicação em carros e motos que facilitam a manutenção dos veículos e prolongam a vida útil deles.

As aplicações são diversas, sendo elas: hidratar e limpar bancos de couro, lubrificar engrenagens de bomba d'água, dar bilhões nas partes cromadas dos veículos, proteger partes dos veículos de ferrugem, soltar porcas e parafusos enferrujados e lubrificar a caixa de câmbio.

Lubrificante WD-40 na pesca e náutica

Close-up de um indivíduo segurando uma vara de pescar.

Outro uso inusitado do WD-40 é a sua aplicação na área da pesca e da náutica, um produto muito útil para manter os equipamentos, deixando-os prontos para o uso. As aplicações na pesca e na náutica são: proteger os equipamentos aos efeitos da maresia, como os anzóis, alicates, iscas, arpões e demais peças metálicas, além de ajudar a desembaraçar as linhas de nylon, ajudando a lubrificá-las.

Lubrificante WD-40 em barcos e motores

Barco de pesca tradicional parado na costa.

Outra aplicação do lubrificante WD-40 é a sua utilidade em barcos e motores que é importante devida a proteção do lubrificante a ação d’água, com por exemplo, eliminar umidade das antenas, âncoras e equipamentos eletrônicos, conservar guinchos, macacos e motores náuticos com aplicação rápida e facilitar a ignição dos motores de popa molhados devido ao alto poder de penetração do WD-40.

Lubrificante WD-40 em eletroeletrônicos

Homem de camisa vermelha realizando a manutenção de uma televisão.

A aplicabilidade do lubrificante WD-40 é fundamental para manutenção e conservação de equipamentos eletrônicos, como a melhora da condutividade elétrica, proteger conectores da oxidação e manter o bom contato entre pinos e soquetes de válvulas, combater o efeito corona em altas tensões, remoção de lâmpadas em soquetes enferrujados, evitar plugs, tomadas e interruptores de ferrugem.

Lubrificante WD40 na limpeza

Indivíduo limpando a grelha da churrasqueira como uma esponja.

Fora das áreas mais técnicas, o WD-40 pode ser utilizado também no ambiente doméstico e no seu lazer, como proteção das pranchas de surf, limpeza das grelhas de churrasco e remover graxas da mão, lubrificar e limpar cordas de instrumentos musicais, remover manchas de sangue, óleo, chiclete e cola de adesivos, evitar insetos de locais indesejadas e dar brilhos em estofados, sapatos e jaquetas de couro.

Lubrificante WD40 para tirar ferrugem

Patins de gelo com ferrugem nas lâminas na mão da mulher.

Uma das principais funções do lubrificante WD-40 muito conhecida é a sua aplicação para remover a ferrugem e evitar a ferrugem devido às propriedades resistentes à água do produto. Antes de utilizar o WD-40, é preciso analisar o tipo de ferrugem presente, quando mais superficial e pouco difundida podemos utilizar o produto sem problemas, caso contrário é necessário utilizar um produto mais agressivo.

Assim, o WD-40 é mais indicado para remoção de ferrugem em que não se encontre em um processo de oxidação muito avançado. Para aplicação do produto, lembre-se sempre de utilizar equipamentos de segurança como luvas e óculos de proteção e logo podemos borrifar o WD-40 na área oxidada, deixando-o agir por pelo menos 10 minutos. Por fim, podemos esfregar a área com um esfregão ou lã de aço.

Curiosidades sobre o lubrificante WD-40

Agora que vimos acima algumas das funções mais procuradas e populares do lubrificante WD-40 e quais são aplicação do produto nas diversas áreas tanto no contexto profissional quanto doméstico.

A seguir vamos comentar sobre outras aplicações do WD-40 pouco conhecidas, podendo ajudar na conservação e manutenção dos seus produtos na área de pesca, jardinagem, até mesmo na sua casa e escritório.

Na pesca

Pescador com caixa de equipamentos de pesca.

Vamos falar um pouco das aplicações do WD-40 na pesca, apesar de parecer ser aplicável em poucas situações, devido a umidade em que os equipamentos de pesca estão expostos constantemente, o lubrificante é muito útil para ajudar na conservação dos equipamentos.

Assim, a aplicação do WD-40 mantém o estado dos anzóis, carretilhas e até mesmo o motor do barco, protegendo os equipamentos dos efeitos da maresia, como os anzóis, iscas e arpões. Além de proteger a umidade de oxidar os equipamentos de pesca, o WD-40 é eficiente para lubrificar e desembaraçar as linhas de nylon.

Em plantas

 Mulher borrifando na planta o WD-40 diluído na água.

Um uso muito inusitado do WD-40 é utilizado em plantas e na jardinagem, quem possui plantas artificiais que ficam com aspecto envelhecido com o passar do tempo, podemos borrifar o produto para recuperar o brilho delas. É importante certificar de que as plantas em que estamos aplicando o lubrificante são mesmo artificiais, já que utilizá-lo em plantas orgânicas pode ocasionar em sua morte.

Outro uso bem interessante do WD-40 na jardinagem é a sua aplicação em suporte das plantas, garantindo o seu brilho e prevenir-se da ferrugem, já que normalmente o ambiente de jardinagem possui uma umidade muito alta, podendo oxidar os suportes das plantas com o decorrer do tempo.

Em máquinas e equipamentos

Indivíduo colocando lubrificantes no equipamento.

Uma função muito conhecida do lubrificante WD-40 é a sua ação de lubrificação de engrenagens e peças de máquinas e equipamentos, porém o produto também pode ser utilizado para em equipamentos eletrônicos devido a sua capacidade de não conduzir eletricidade em até 12.000 volts, sendo assim indicado a sua utilização em eletrônicos.

Com isso, podemos utilizar o WD-40 tanto para evitar corrosão em equipamento metálicos e lubrificar máquinas que ficam ao ar livre, conservar equipamentos sensíveis e conjuntos complexos com aplicação regular do produto, apagar marcar provenientes de produtos ácidos, além de poder ser aplicável em máquinas de alimentos por fato do produto não ser tóxico, apenas após a evaporação do produto.

Na casa e escritório

Indivíduo ajustando a dobradiça da porta usando óleo lubrificante.

Apesar do uso do WD-40 estar relacionado a sua aplicação em máquinas, equipamentos eletrônicos e em ambientes mais técnicos e profissionais, ele pode ser utilizado no ambiente doméstico e em escritórios sem exigir conhecimentos técnicos avançados do usuário.

Dentro de casas e escritórios, o WD-40 pode ser utilizado para proteção de circuitos elétricos, lubrificar dobradiças de portas. O produto ajuda também a destravar cadeados enferrujados e lâmpadas presas em soquetes, retirar cola remanescente dos adesivos, além de ajudar a limpar regiões propensas à ferrugem na cozinha.

Locais onde não usar o lubrificante WD-40

Como vimos acima, o WD-40 pode ser utilizado em diversos produtos, desde de seu uso profissional e técnico, até no seu uso doméstico. Entretanto, existem algumas situações em que a aplicação do produto não é recomendado, podendo até mesmo danificar as peças em locais em que estamos tentando conservar.

Assim, para que você consiga extrair o máximo dos benefícios deste produto, sem correr o risco de danificar as peças em sua aplicação, vamos ver a seguir algumas das situações onde a aplicação do lubrificante WD-40 deve ser evitado.

Armas de paintball

Homem carregando arma de paintball.

Apesar do WD-40 ser um produto multiuso, a sua aplicação não é recomendada na manutenção de armas de paintball ou airsoft. Como o disparo dessas armas dependem da pressão de gás para serem disparadas, existem vedações que ajudam a conservar a pressão da arma, entretanto o lubrificante pode ressecar essas as borrachas que garantem a vedação.

Assim, apesar do lubrificante ajudar na conservação contra oxidação das armas de paintball e airsoft que comumente estão expostas a umidade, deve-se tomar cuidado adicional em aplicar o produto, pois pode danificar o funcionamento correto dessas armas, devido a presença das borrachas de vedação, como comentamos acima.

Produtos plásticos

Peças de máquinas de plástico na cor preto, azul e branco.

Outro uso do WD-40 em que sua aplicação não é recomendada são os plásticos. Antes de aplicar o lubrificante, certifique-se que não exista nenhuma peça plástica em seu produto, caso contrário, o WD-40 pode danificar as partes plásticas, dado que o lubrificante possui destilados proveniente de petróleo.

Mesmo que o lubrificante WD-40 seja um produto multiuso é necessário verificar com cuidado se o local aplicado possua alguma peça plástica, o que é muito comum em componentes eletrônicos, como peças de computadores, impressoras e etc.

Fechaduras

Indivíduo mexendo na fechadura da porta.

Por fim, vamos comentar sobre a aplicação do WD-40 em fechaduras, um local onde os usuários costumam aplicar o produto com a intenção de lubrificar a fechadura. Entretanto, a aplicação do lubrificante em cilindros de fechadura pode resultar no acúmulo de sujeira nestas partes móveis, podendo acabar desgastá-las.

O que pode agravar ainda mais o acúmulo de sujeira nas fechaduras na aplicação do WD-40 é a presença de graxa, o que não é incomum encontrar essas fechaduras já com a presença de graxa, podendo assim, acelerar o processo de desgaste das fechaduras.

Aproveite estas dicas e use o lubrificante WD-40!

Indivíduo colocando lubrificante nas peças da motocicleta.

Neste artigo vimos algumas curiosidades sobre a história do lubrificante WD-40, desde a invenção do produto para a indústria aeroespacial até chegar nas casas dos consumidores no mundo inteiro.

Além de comentar sobre as diversas aplicação do lubrificante em seu uso doméstico como na limpeza e proteção de objetos do nosso cotidiano e no uso profissional nas áreas de pesca, náutica, mecânica e na aeronáutica.

Apesar do lubrificante WD-40 ter muitas diversas aplicações, é importante lembrar que existem certos locais onde não podemos usar o lubrificante, podendo até danificar o seu produto. Com essas dicas que vimos neste artigo, utilize o WD-40 da maneira correta aproveitando o máximo dos seus benefícios oferecidos por esse produto.

Autor deste artigo

Sou estudante de contabilidade e gosto de fazer qualquer tipo de esporte, atividade física e me interesso também sobre temas relacionados a natureza e ao meio ambiente.

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos