As 10 Melhores Marcas de Fogão de 2024: Brastemp, Electrolux, Consul e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Fogão de 2024: Brastemp, Electrolux, Consul e Mais!

Procurando a melhor marca de fogão para a sua cozinha? Confira neste artigo dicas de como escolher o modelo ideal pra você e as 10 melhores opções de marcas!


Qual é a melhor marca de fogão de 2024?

Fogão de cor preta contra parede de tijolos brancos

Escolher uma boa marca de fogão é fundamental para garantir um produto que traga mais praticidade e comodidade enquanto você estiver cozinhando, visto que as melhores marcas costumam oferecer opções completas para quem gosta de cozinhar e apresenta tecnologias inovadoras que ajudam a deixar o preparo de alimentos mais fácil e diversificado.

Além disso, as melhores marcas do mercado trazem produtos com uma alta qualidade de fabricação, o que contribui para a durabilidade do fogão e possibilita que você o utilize por muito mais tempo, adquirindo um eletrodoméstico resistente e eficiente. No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, escolher a melhor entre elas não é uma tarefa simples.

Assim, produzido por entusiastas no assunto a fim de trazer um conteúdo simplificado para te ajudar na sua escolha, este artigo reúne informações oficiais disponibilizadas pelas próprias marcas líderes em artigos para cozinha para te ajudar a escolher a fabricante ideal para você, além de um ranking com as 10 melhores marcas de fogão do mercado atual. Confira!

As Melhores Marcas de Fogão de 2024

Foto 1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Nome Brastemp Electrolux Dako Consul Atlas Fischer Itatiaia Mueller Esmaltec Continental
Preço
Fundação Brasil, 1954 Suécia, 1919 Brasil, 1935 Brasil, 1950 Brasil, 1952 Brasil, 1961 Brasil, 1964 Brasil, 1949 Brasil, 1963 Alemanha, 1871
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.4/10) Reclame Aqui (Nota: 8.8/10) Reclame Aqui (Nota: 9.3/10) Reclame Aqui (Nota: 8.4/10) Reclame Aqui (Nota: 9.3/10) Reclame Aqui (Nota: 7.5/10) Reclame Aqui (Nota: 8.9/10) Reclame Aqui (Nota: 8.8/10) Reclame Aqui (Nota: 8.8/10) Reclame Aqui (Nota: 8.3/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 7.39/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 7.73/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 8.7/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 7.53/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 8.8/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 6.39/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 8.3/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 7.68/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 8.07/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 7.28/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.6/5.0) Média dos Produtos (Nota: 4.63/5.0) Média dos Produtos (Nota: 4.7/5.0) Média dos Produtos (Nota: 4.56/5.0) Média dos Produtos (Nota: 4.53/5.0) Média dos Produtos (Nota: 4.4/5.0) Média dos Produtos (Nota: 4.26/5.0) Média dos Produtos (Nota: 4.46/5.0) Média dos Produtos (Nota: 4.53/5.0) Média dos Produtos (Nota: 4.0/5.0)
Custo-Benef. Muito bom Muito bom Bom Bom Razoável Baixo Baixo Razoável Razoável Razoável
Linhas 4 bocas, 5 bocas, Inox, Mesa de Vidro, etc. Essential, Experience e Expert DAKO GLASS, DIPLOMATA, DIPLOMATA GOURMET, etc. 4 bocas, 5 bocas, Inox, Mesa de Vidro, etc. NEW FASTCOOK, MÔNACO PLUS, COLISEUM PLUS, NEW U.TOP STYLE, etc. Fit, Infinity, Platinium e Gran Cheff Dream, Essencial, Fogão Star, Itaglass, Life, Vitrum, etc. Decorato, Piacere, Fratello e Moderatto Bali, Jade, Ágata, Caribe e Esmeralda Automático, Mesa de Vidro, 4 ou 5 Bocas
Suporte Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Tipos De piso e de embutir De piso e de embutir De piso, de embutir e cooktops De piso De piso e cooktops De piso, de embutir e cooktops De piso De piso De piso e de embutir De piso
Link

Como analisamos as melhores marcas de fogão de 2024?

Fogão de cor branca em cozinha de cor branca

Para escolher a melhor marca de fogão de 2024, nos atentamos aos critérios mais importantes para os produtos, como a qualidade, satisfação do consumidor, preços e diversidades nas opções. Veja abaixo o que significa cada um dos critérios apresentados no nosso ranking:

  • Avaliação RA: é a Avaliação do Consumidor da marca no Reclame Aqui, a nota pode variar de 0 a 10, e quanto maior, melhor é a satisfação dos clientes com a marca.
  • Nota RA: é a Nota Geral da marca no Reclame Aqui, que também pode variar de 0 a 10. Essa nota é atribuída por avaliações de consumidores e a taxa de resolução das reclamações.
  • Amazon: é a Nota média dos fogões da marca na Amazon, o valor é definido com base nos 3 produtos apresentados no ranking de cada marca.
  • Linhas: se refere à variedade de linhas de fogões que a marca possui. 
  • Custo-Benef.: se refere ao Custo-Benefício da marca. Pode ser avaliado como Muito Bom, Bom, Razoável ou Baixo, dependendo dos preços dos fogões da marca e sua qualidade em relação aos concorrentes.
  • Suporte: especifica se a marca oferece um suporte ao consumidor em caso de defeitos ou imprevistos com o produto, sendo avaliado em sim ou não. 
  • Fundação: fornece informações sobre o ano da fundação da marca e o seu país de origem.
  • Tipos: se refere aos tipos de fogões oferecidos pela marca, sendo que eles podem ser fogão de embutir, de piso ou cooktop.

Estes são os nossos principais critérios para definir o ranking das melhores marcas de fogões de 2024. Temos certeza de que você conseguirá encontrar o fogão ideal e que combine com a sua cozinha seguindo estes pontos. Portanto, continue a leitura e saiba quais são as melhores marcas de fogão para escolher a sua!

As 10 melhores marcas de fogão de 2024

Para escolher a melhor marca de fogão para a sua casa é preciso prestar atenção em muitas características. E para te ajudar nessa escolha, preparamos uma lista com as 10 melhores opções de 2024. Nela, você encontrará informações imperdíveis sobre cada uma, as suas linhas e principais produtos. Confira!

10

Confiabilidade para o cotidiano e com mesa de vidro


Se você procura uma marca de fogão eficiente para o dia a dia, a Continental faz parte do Grupo Electrolux desde 2017, o que demonstra a eficiência e qualidade dos seus produtos. Assim, ela traz uma grande variedade de fogões de piso, ou seja, aqueles mais tradicionais e que possuem forno integrado

Entendendo as necessidades das famílias brasileiras, a marca desenvolve fogões com soluções eficientes para o cotidiano e que trazem robustez, confiabilidade e beleza. Com tecnologias práticas e simples, você encontra mais facilidade para o preparo de alimentos, descomplicando a sua vida e aproveitando todos os seus bons momentos.

Quantos às suas linhas de produtos, os fogões são divididos pelo tipo e quantidade de bocas, sendo que você pode encontrar produtos entre 4 e 5 bocas, o suficiente para atender uma família média e um uso rotineiro. Além disso, você pode escolher entre as linhas de produto pela coloração: branco, preto ou inox. 

Por fim, a Continental traz uma linha especial de fogões automáticos, o que traz mais praticidade para a sua rotina, bem como uma linha de produtos com mesa de vidro, o que contribui para uma limpeza mais fácil e traz um design moderno para a sua cozinha, com acabamento temperado, liso e super resistente.

Melhores Fogões Continental 

Fundação Alemanha, 1871
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.3/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 7.28/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.0/5.0)
Custo-Benef. Razoável
Linhas Automático, Mesa de Vidro, 4 ou 5 Bocas
Suporte Sim
Tipos De piso
9

Com limpeza automática e timer digital 


Outra opção incrível para quem busca uma marca de fogão prática para o cotidiano, a Esmaltec possui fabricação nacional e traz uma lista de produtos que prometem oferecer facilidade e qualidade para a sua vida. Desse modo, ela apresenta produtos com 4 a 6 queimadores, além de uma boa diversidade de acabamentos.

Com tecnologias modernas, você também encontra fogões com fornos autolimpantes, o que significa que eles são capazes de fazer uma limpeza automática durante o uso. Outra das inovações da Esmaltec é um e-sensor que indica quando o forno está pré-aquecido, evitando o desperdício de gás e trazendo mais facilidade para o preparo de alimentos.

Já as suas linhas de produtos são separadas de acordo com o acabamento e tecnologia dos fogões, sendo que uma das principais entre elas é a linha Jade, que traz uma mesa de vidro temperado e as principais inovações da marca, tudo isso com um valor acessível e com acendimento automático total, para maior praticidade.

Uma das linhas mais sofisticadas é a Esmeralda, que apresenta um design gourmet e tecnologias inéditas, como timer digital touch e grill elétrico, para contribuir com a precisão e facilidade no preparo de receitas. Além disso, essa linha conta com queimador com chama tripla, trazendo mais potência e agilidade na hora de cozinhar. 

Melhores Fogões Esmaltec

Fundação Brasil, 1963
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.8/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 8.07/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.53/5.0)
Custo-Benef. Razoável
Linhas Bali, Jade, Ágata, Caribe e Esmeralda
Suporte Sim
Tipos De piso e de embutir
8

Com prêmios importantes e diversas opções


Ideal para quem busca uma marca de fogões com o propósito de oferecer qualidade, praticidade e o conforto que sua família merece, a Mueller é um dos grandes destaques do ramo no Brasil, visto que ela já conta com uma longa trajetória nacional e que se iniciou a partir da fabricação da primeira lavadora de roupas do país.

Assim, a marca desenvolveu cada vez mais as suas tecnologias, trazendo atualmente fogões eficientes e que prometem facilitar a sua rotina. Com prêmios e certificados diferentes, em 2018 a Mueller recebeu o Prêmio Brasil Design Awards, o que comprova a qualidade dos seus produtos e evidencia a sua inovação em designs

Quanto às suas linhas de produtos, a marca oferece diferentes opções para todos os tipos de consumidores. Dessa forma, a sua linha mais econômica é a Moderatto, que foi projetada com um design inteligente para mais eficiência e facilidade no preparo de suas receitas, trazendo um acabamento resistente e 5 bocas.

Já a linha mais completa é a Decorato, visto que ela traz fogões com novas tecnologias e mais potência, apresentando um design moderno e com um timer digital, além de diferentes potências de chamas e excelente performance para explorar as mais variadas receitas, tudo isso com grades de ferro fundido e mesa de vidro integrada. 

Melhores Fogões Mueller

Fundação Brasil, 1949
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.8/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 7.68/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.46/5.0)
Custo-Benef. Razoável
Linhas Decorato, Piacere, Fratello e Moderatto
Suporte Sim
Tipos De piso
7

Com fabricação sustentável e tecnologias modernas


Se você procura uma marca de fogão que apresenta produtos multifuncionais, a Itatiaia é a melhor solução, visto que ela traz diferentes modelos com tamanhos e estilos variados para que você escolha aquele que mais combina com a sua casa. Além disso, há mais de 50 anos no mercado, atualmente a marca é referência no seu setor. 

Outro ponto positivo da marca é a sua produção sustentável, visto que ela traz soluções que aliam tecnologia à responsabilidade ecológica, sendo reconhecida pelo seu compromisso com o meio ambiente e pela sua responsabilidade social. Assim, você garante um produto com montagem inteligente e sustentável, sem deixar de lado uma grande eficiência. 

A Itatiaia também conta com diversas linhas de fogões, sendo que a mais sofisticada entre elas é a linha Vitrum Timer, que conta com inúmeras tecnologias especiais como painel touchscreen, acendimento automático, luz de forno com lâmpada blindada e desligamento automático, timer digital com contagem regressiva e muito mais. 

Já a sua linha mais econômica é a Star Clean, que traz funcionalidades básicas para o cotidiano, bem como pés altos resistentes e queimadores de alumínio. Além disso, você pode encontrar diversas linhas intermediárias, que combinam as principais tecnologias com um design funcional e prático. 

Melhores Fogões Itatiaia 

  • Fogão Itatiaia Dream 5 Bocas Inox Tripla Chama Bivolt: se você procura um fogão prático e com as principais funcionalidades, esse modelo traz uma mesa em inox, tampão em vidro, trempes em aço esmaltado, puxadores em alumínio escovado e acendimento automático.
  • Fogão Vitrum 4 Bocas - Branco: já esse fogão foi projetado especialmente para lugares pequenos, visto que ele traz um design super compacto sem deixar de lado excelentes funcionalidades e uma grande eficiência.
  • Itatiaia Fogao Star 4Q Preto Bivolt: por fim, esse modelo conta com 4 bocas e com um forno de 50 litros, além de um design básico para quem busca um fogão eficaz e sem muitas complexidades. 
Fundação Brasil, 1964
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.9/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 8.3/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.26/5.0)
Custo-Benef. Baixo
Linhas Dream, Essencial, Fogão Star, Itaglass, Life, Vitrum, etc.
Suporte Sim
Tipos De piso
6

Com diversos tipos de fogões e aparência sofisticada


Se você busca uma marca de fogões com a missão de oferecer produtos que facilitem o trabalho do lar, a Fisher está no mercado desde 1961, tendo começado os seus trabalhos em Santa Catariana, a partir de uma oficina de consertos de bicicletas. Assim, a empresa se expandiu cada vez mais, tornando-se reconhecida em diversos países.

Com fogões de alta qualidade, a marca traz o produto ideal para cada casa, com modelos de piso, de embutir e cooktops com designs modernos e que combinam com qualquer cozinha. Desse modo, um dos grandes pontos fortes da Fisher é a aparência dos seus produtos, tornando-se uma ótima opção para quem busca um eletrodoméstico sofisticado.

Trazendo quatro coleções de fogões, a marca apresenta a linha Platinium, que conta com as melhores tecnologias do mercado e muita elegância. Já a linha Infinity foi desenvolvida para quem procura uma cozinha funcional e eficiente, uma vez que ela combina a beleza do design com a eficiência do produto.

Para quem busca praticidade, existe também a linha Fit, com fogões eficazes e com alta performance, tudo isso sem abrir mão de uma aparência requintada. Por fim, a linha Gran Cheff foi feita para quem gosta de cozinhar, uma vez que ela conta com diferentes tecnologias e funcionalidades para diversas receitas

Melhores Fogões Fisher

Fundação Brasil, 1961
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 7.5/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 6.39/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.4/5.0)
Custo-Benef. Baixo
Linhas Fit, Infinity, Platinium e Gran Cheff
Suporte Sim
Tipos De piso, de embutir e cooktops
5

Especialista no ramo e com excelente avaliação 


Ideal para quem busca uma marca de fogões especialista no ramo, a Atlas está no mercado há mais de 70 anos, trazendo eletrodomésticos extremamente aperfeiçoados e que combinam design, tecnologia, durabilidade e um bom preço. Oferecendo fogões de piso e cooktops, a Atlas possui uma grande variedade de produtos no seu catálogo.

Ademais, com uma excelente avaliação dos consumidores, a marca também é destaque no Reclame Aqui e oferece um suporte de alta qualidade para os seus clientes, o que garante um atendimento especializado em caso de problemas com o seu produto. Para deixar ainda melhor, ela também traz diversos acabamentos nos seus fogões, desde tradicionais até modernos.

Entre as suas linhas de produtos, um dos grandes destaques é a coleção NEW FASTCOOK, que apresenta um forno amplo de 86,5 litros, puxador ergonômico em alumínio escovado e um queimador Mega Chama, trazendo a potência e espaço necessário para quem costuma cozinhar muito ou receber amigos em casa.

Já a linha COOKTOP AGILE UP é opção mais prática para quem mora sozinho ou com poucas pessoas, apesar de trazer um funcionamento extremamente completo com acendimento superautomático, trempes circulares mais espessas e mesa de vidro, o combo completo para facilidade e eficiência. 

Melhores Fogões Atlas

Fundação Brasil, 1952
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 9.3/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 8.8/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.53/5.0)
Custo-Benef. Razoável
Linhas NEW FASTCOOK, MÔNACO PLUS, COLISEUM PLUS, NEW U.TOP STYLE, etc.
Suporte Sim
Tipos De piso e cooktops
4

Fogões eficientes e com funcionamento prático


Ideal para quem busca uma marca de fogão reconhecida entre o público brasileiro, a Consul possui uma excelente reputação entre os seus consumidores, trazendo produtos de primeira linha desde 1950. Assim, com modelos robustos e completos para o dia a dia, a marca promete fogões eficientes para um preparo rápido e prático de receitas.

Ademais, outro dos diferenciais da marca é trazer facilidade de uso, o que agrada muitos clientes que procuram simplicidade na hora de realizar as tarefas diárias, como cozinhar. Dessa forma, as suas inovações são desenvolvidas com o máximo de acessibilidade, permitindo um uso funcional e sem complicações.

Já as suas linhas de fogões são divididas de acordo com a quantidade de bocas do modelo e acabamento, sendo que você pode encontrar produtos a partir de 4 bocas. Assim, os fogões com mesa de vidro são opções muito populares da Consul, visto que eles trazem mais modernidade e facilidade de limpeza para o cotidiano

Outra linha que costuma agradar bastante ao público é a de Inox, sendo que você encontra um acabamento mais sofisticado e com alta durabilidade. Enquanto isso, a linha de fogões com Timer é ideal para não perder o tempo dos preparos e garantir mais praticidade para as suas receitas, tudo isso com um uso fácil e intuitivo. 

Melhores Fogões Consul

Fundação Brasil, 1950
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.4/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 7.53/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.56/5.0)
Custo-Benef. Bom
Linhas 4 bocas, 5 bocas, Inox, Mesa de Vidro, etc.
Suporte Sim
Tipos De piso
3

Excelente reputação e com tecnologias importadas 


Perfeita para quem busca uma marca de fogões tradicional no mercado brasileiro, a Dako faz parte da história de diversas gerações há mais de 84 anos, tendo passado por processos de modernização no design de seus produtos e no rejuvenescimento da marca com atributos contemporâneos, a fim de oferecer a melhor qualidade.

Além disso, a marca conquistou o prêmio Top of Mind por dez anos consecutivos entre as marcas de fogão mais lembradas pelos brasileiros, trazendo ainda uma excelente reputação entre os seus consumidores e uma ótima avaliação no Reclame Aqui, o que comprova o seu suporte de qualidade e eficiência dos produtos.

Quanto às suas linhas de eletrodomésticos, é possível encontrar fogões de piso, de embutir e cooktops, para você escolher aquele que mais combina com a sua cozinha. Além disso, a linha Dako Turbo Glass é ideal para quem prefere modelos com tecnologias modernas, como acendimento superautomático, display digital Soft Touch, puxador de alumínio escovado e muito mais.

Já a linha Diplomata é perfeita para quem busca eficiência e sofisticação, visto que os seus produtos trazem duplo grill, turbo convecção, controle automático de temperatura, timer digital com relógio e luz de LED indicadora de funcionamento, bem como um design elegante e fabricação importada. 

Melhores Fogões Dako

Fundação Brasil, 1935
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 9.3/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 8.7/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.7/5.0)
Custo-Benef. Bom
Linhas DAKO GLASS, DIPLOMATA, DIPLOMATA GOURMET, etc.
Suporte Sim
Tipos De piso, de embutir e cooktops
2

Com alto desempenho e tecnologias de ponta 


Ideal para quem busca uma excelente marca de fogão do território nacional, a Electrolux traz produtos com um alto desempenho e com tecnologias de ponta, além de designs importados que irão facilitar ao máximo a hora de cozinhar e garantir um resultado mais profissional aos seus pratos, além de muita praticidade para o dia a dia. 

Assim, você encontra diversos modelos de fogão de piso, além de opções de fogão de embutir, perfeito para quem tem uma cozinha planejada e pouco espaço para colocar o produto. Com sistemas inovadores, você também garante mais potência e agilidade para fazer as suas receitas, tudo isso com acabamentos de alto nível e muita beleza.

As linhas de produtos da Electrolux também são separadas de acordo com as características do fogão, sendo que você encontra excelentes opções a partir de 4 bocas. Ademais, a linha de fogões com grill é muito popular entre os consumidores, visto que ela possibilita aprimorar o preparo de suas refeições sem o risco de queimar os alimentos.

Além disso, você pode filtrar os fogões de acordo com as coleções, sendo que a Essential é para quem busca produtos completos e práticos para o uso no cotidiano, a Experience para quem prefere uma experiência de cozinha personalizada e com mais tecnologias, e a Expert para quem busca mais sofisticação e potência. 

Melhores Fogões Electrolux

Fundação Suécia, 1919
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.8/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 7.73/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.63/5.0)
Custo-Benef. Muito bom
Linhas Essential, Experience e Expert
Suporte Sim
Tipos De piso e de embutir
1

Com valor acessível e funcionalidades exclusivas


Se você busca qualidade e um preço acessível, a Brastemp é uma marca de fogão que procura oferecer produtos duráveis e completos para os seus consumidores sem deixar de lado um valor equilibrado, de modo que você pode encontrar a melhor opção para o seu orçamento e para as suas necessidades. 

Além disso, os fogões da marca contam com o sistema de Duplachama, o que traz uma liberação de dois níveis de chama e garante o máximo desempenho dos queimadores, além de um preparo homogêneo. Com puxadores ergonômicos, a Brastemp também possui designs modernos e eficientes para qualquer situação.

As suas linhas de produtos também são divididas de acordo com a quantidade de bocas, acabamento e diferenciais dos fogões, de forma que você pode filtrar os itens seguindo as suas preferências. Assim, uma coleção muito popular da marca é a que combina um acabamento de Inox, mesa de vidro e Touch Timer com autodesligamento.

Portanto, se você gosta de fogões cheios de tecnologia, essa linha de produtos pode ser perfeita para você. No entanto, se você prefere as opções mais tradicionais e básicas, a Brastemp possui uma linha de fogões com quatro bocas e prateleiras ajustáveis, garantindo um bom preço e um funcionamento eficaz

Melhores Fogões Brastemp 

Fundação Brasil, 1954
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.4/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 7.39/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.6/5.0)
Custo-Benef. Muito bom
Linhas 4 bocas, 5 bocas, Inox, Mesa de Vidro, etc.
Suporte Sim
Tipos De piso e de embutir

Como escolher a melhor marca de fogão?

Agora que você já conferiu a nossa lista com as 10 melhores marcas de fogão de 2024, você deve saber quais são os critérios a serem levados em consideração na hora de fazer a sua escolha. Por isso, continue lendo e saiba mais sobre fundação, avaliação e muito mais!

Procure saber quando foi fundada a marca de fogão

Uma pessoa esquentando uma frigideira em um fogão de cor branca

Um primeiro ponto importante para escolher a melhor marca de fogão é procurar saber quando ela foi fundada. Assim, você obtém mais informações sobre a sua trajetória no mercado, observando se ela possui credibilidade entre os consumidores.

Isso porque marcas com uma longa história costumam oferecer produtos mais aperfeiçoados e demonstram um grande nível de satisfação dos clientes, uma vez que se mantém estáveis no ramo e possuem uma jornada significativa dentro do mercado.

Veja a avaliação média dos fogões da marca

Quatro bocas acesas de um fogão

Outro ponto importante para escolher a melhor marca de fogão é verificar a avaliação média dos seus produtos. Para isso, você pode visitar o site oficial da empresa ou as outras plataformas de revenda, observando os comentários feitos pelos compradores.

Além disso, lembre-se de verificar as avaliações feitas após um certo tempo de uso, visto que assim você obterá mais informações sobre a durabilidade do fogão e sobre o seu funcionamento em longo prazo, observando se a marca cumpre com o prometido.

Verifique a reputação da marca de fogão no Reclame Aqui

Três bocas acesas de um fogão

Para não deixar passar nenhum comentário sobre a marca de fogão, é importante olhar a reputação da empresa no Reclame Aqui. Este é um site que permite que os consumidores façam reclamações em caso de problemas com os produtos, além de possibilitar que a marca traga uma resolução e justificativa para as solicitações.

Nesse caso, observe a Nota Geral no Reclame Aqui para obter um panorama sobre o índice de reclamações da marca e sobre o seu suporte. Além disso, verifique a Nota do Consumidor para saber mais sobre a satisfação dos clientes com o atendimento prestado.

Procure saber se a marca possui fogões importados ou nacionais

Quatro bocas de um fogão

Outro ponto importante para escolher a melhor marca de fogão é verificar se ela possui produtos importados ou nacionais, visto que essa característica está relacionada a algumas especifidades do eletrodoméstico. Por exemplo: as fabricações estrangeiras costumam trazer mais mecanismos de segurança, como cortador de gás automático.

Apesar disso, atualmente a indústria brasileira tem se destacado no mercado de fogões, sendo que as principais marcas do segmento contam com uma fabricação nacional. Dessa forma, você também encontra excelentes produtos nacionais com propostas inovadoras.

Veja como é a qualidade do pós-compra da marca de fogão

Botões de um fogão de cor branca

Por fim, para não errar na escolha da melhor marca de fogão, veja como é qualidade do pós-compra da empresa. Para isso, você deve observar se o produto possui garantia em caso de defeito, sendo que as principais marcas oferecem pelo menos 1 ano de garantia.

Além disso, verifique se a marca presta assistência técnica em caso de problemas, observando também se ela possui profissionais perto da área onde você reside. Por fim, não deixe de observar os comentários dos consumidores sobre a qualidade do atendimento, certificando-se de que a marca traz facilidade na resolução de problemas.

Como escolher o melhor fogão?

Além de saber escolher a melhor marca de fogão, você deve aprender a escolher o melhor produto para você. Sendo assim, confira os tópicos abaixo para saber mais sobre quantidade de bocas, tipos de fogão, custo-benefício e muito mais!

Veja qual o tipo de fogão ideal para sua cozinha

Fogão estilo cooktop e panelas

Para escolher o melhor fogão para a sua cozinha, primeiramente você deve observar qual tipo de eletrodoméstico é mais indicado para o seu espaço. Por isso, confira a seguir as principais características de cada um deles:

  • Fogão de embutir: esse tipo de fogão é ideal para quem possui uma cozinha planejada, visto que ele pode ser embutido em um espaço, normalmente entre a bancada ou prateleiras, potencializando a organização do ambiente.
  • Fogão de piso: já esse fogão é o mais tradicional e conhecido entre os brasileiros, visto que ele pode ser colocado em qualquer área disponível na sua cozinha, contando com um forno na parte inferior e pés de apoio para o chão.
  • Cooktop: por fim, esse modelo de fogão é aquele que deve ser colocado sobre uma superfície, em geral em cima de bancadas, visto que ele conta apenas com as bocas e traz praticidade para quem possui pouco espaço. 

Confira quantas bocas têm os fogões ao escolher

Fogão de cinco bocas

Outra característica fundamental para escolher o melhor fogão para a sua casa é conferir a quantidade de bocas do modelo. Se você mora sozinho ou com poucas pessoas, os fogões com 4 bocas são ideais para poucos preparos e costumam ser mais acessíveis.

Já os fogões com 5 bocas possuem um tamanho intermediário, sendo ideais para famílias médias e apresentando um excelente custo-benefício. Por fim, os modelos com 6 bocas são maiores e perfeitos para famílias grandes ou para quem costuma receber muitas visitas.

Lembre-se de fazer uma avaliação do custo-benefício dos fogões da marca

Uma pessoa manipulando uma panela sobre um fogão de cor preta

Finalmente, para não errar na escolha do melhor fogão para a sua cozinha, lembre-se de fazer uma avaliação completa do custo-benefício do produto. Este fator não está relacionado somente ao preço, visto que fogões muito baratos podem não ser eficientes.

Por isso, para avaliar o custo-benefício, verifique as funcionalidades que o produto oferece e a sua durabilidade, garantindo assim um fogão que funcione da melhor maneira possível e sem deixar de lado um preço equilibrado com o seu orçamento.

Escolha a melhor marca de fogão para utilizar em sua cozinha!

Panela sobre fogão cooktop de aço inox

Neste artigo você obteve todas as informações necessárias para saber como escolher a melhor marca de fogão. Sendo assim, você pôde conferir a nossa lista com indicações das 10 melhores marcas de fogão de 2024, além de opções incríveis dos melhores produtos de cada uma delas e informações detalhadas sobre a sua fabricação e história.

Ademais, você conferiu dicas de como escolher a melhor opção, levando em consideração critérios como avaliação dos clientes, fundação, entre outras. Por fim, você obteve informações sobre como escolher o melhor produto, visando o seu tipo, quantidade de bocas, custo-benefício e muito mais. Então, escolha já a melhor marca de fogão para utilizar na sua cozinha de forma prática e completa!

Autor deste artigo

Sou redatora, revisora e apaixonada pela literatura. Escrevo sobre ciência, educação, lazer, descrição de produtos, entre outros. Amante da natureza e do cinema, estou sempre disposta a expandir os meus horizontes.

Palavras-chave relacionadas


Fogões e fornos

Artigos relacionados


As 10 Melhores Sanduicheiras de 2024: Philco, Britânia, Mondial e mais!

As 10 Melhores Sanduicheiras de 2024: Philco, Britânia, Mondial e mais!

Está procurando uma sanduicheira? Neste artigo, confira informações sobre elas, como escolher a melhor e quais são os melhores modelos de 2024!


As 10 Melhores Máquinas de Salgados de 2024: Gastromixx, Sirius e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Salgados de 2024: Gastromixx, Sirius e muito mais!

Procurando uma máquina de salgados para o seu negócio? Veja neste artigo as 10 melhores opções da atualidade e dicas de como selecionar a perfeita para você!


As 10 Melhores Marcas de Air Fryer de 2024: Multilaser, Electrolux, Oster e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Air Fryer de 2024: Multilaser, Electrolux, Oster e Mais!

Quer uma Air Fryer e não sabe qual escolher? Confira neste artigo as 10 melhores marcas do mercado atualmente e saiba como escolher o aparelho ideal para você!


As 10 Melhores Marcas de Cooktop de 2024: Brastemp, Electrolux, Tramontina e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Cooktop de 2024: Brastemp, Electrolux, Tramontina e Mais!

Procurando a melhor marca de cooktop para a sua cozinha? Confira neste artigo dicas imperdíveis de como escolher e as 10 melhores opções do mercado em 2024!


As 10 Melhores Churrasqueiras Elétricas de 2024: Mondial, Britânia e mais!

As 10 Melhores Churrasqueiras Elétricas de 2024: Mondial, Britânia e mais!

Interessado em uma churrasqueira elétrica? Confira conosco tudo o que você precisa saber para escolher a sua e aproveite nossa lista com as 10 melhores opções!


Últimos posts


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se vale a pena comprar o Samsung Galaxy S23 Ultra? Neste artigo, conheça a ficha técnica do aparelho, vantagens, desvantagens para ver se é o ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos