As 10 Melhores Marcas de Café Gourmet de 2024: 3 Corações, Baggio Café, Starbucks e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Café Gourmet de 2024: 3 Corações, Baggio Café, Starbucks e Mais!

A procura da bebida especial perfeita para o seu dia a dia? Apresentamos os 10 melhores marcas de cafés gourmet e dicas de como escolher o café gourmet ideal!


Qual é a melhor marca de café gourmet de 2024?

O consumo de cafés gourmet vem crescendo cada vez mais entre os apreciadores da bebida e ele se diferencia das marcas tradicionais em todas as etapas de sua produção. O processo de seleção para grãos gourmet é bastante rígido e o seu plantio leva em consideração fatores como o clima e a altitude do local. E para apreciar uma bebida saborosa e de qualidade, nada melhor do que escolher a melhor marca de café gourmet!

Os melhores cafés gourmet são dos tipos especiais mais comercializados e entre as suas características estão um sabor de alta intensidade, com aromas bem acentuados. Você pode escolher entre marcas que têm produtos premiados, como a Sirkel Coffee, marcas cujos grãos alcançam notas altas em avaliação de qualidade, como a Coffee Mais ou, ainda, empresas que têm renome internacional e criaram opções para consumir em casa, como a Starbucks.

Para te ajudar a descobrir que é a melhor marca de café gourmet da atualidade, elaboramos este artigo. Você terá acesso aos principais critérios que devem ser levados em conta ao eleger o café ideal para o seu gosto, além de um ranking com 10 sugestões incríveis que empresas que comercializam a bebida. Conheça mais sobre a história e os principais produtos disponibilizados por cada uma e escolha a sua preferida!

As melhores marcas de café gourmet de 2024

Foto 1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Nome 3 Corações Melitta Santa Monica Baggio Café América Baronesa Pilão Starbucks Coffee Mais L'OR
Preço
Fundação Brasil, 1959 Alemanha, 1908 Brasil, 1950 Brasil, 2005 Brasil, 1962 Brasil, há aproximadamente uma década Brasil, 1978 Estados Unidos, 1971 Brasil, ano não especificado França, 1992
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 9.3/10) Reclame Aqui (Nota: 8.1/10) Reclame Aqui (Nota: 8.6/10) Reclame Aqui (Nota: 8.1/10) Reclame Aqui (sem índice) Reclame Aqui (sem índice) Reclame Aqui (Nota: 8.3/10) Reclame Aqui (Nota: 7.8/10) Reclame Aqui (Nota: 8.7/10) Reclame Aqui (Nota: 8.4/10)
Avaliação RA Avaliação do consumidor (8.83/10) Avaliação do consumidor (7.37/10) Avaliação do consumidor (7.65/10) Avaliação do consumidor (7.24/10) Avaliação do consumidor (sem índice) Avaliação do consumidor (sem índice) Avaliação do consumidor (7.27/10) Avaliação do consumidor (6.59/10) Avaliação do consumidor (7.81/10) Avaliação do consumidor (7.26/10)
Amazon 4.6/5.0 4.4/5.0 4.3/5.0 4.5/5.0 4.1/5.0 4.3/5.0 4.6/5.0 4.6/5.0 4.3/5.0 4.7/5.0
Custo-benef. Muito bom Bom Muito bom Muito bom Razoável Baixo Razoável Razoável Razoável Baixo
Tipos Grão, moído, cápsula, drip, solúvel Grão, moído, cápsulas Grão, moído, cápsula Grão, moído, cápsula Grão, moído, cápsula Grão, moído, cápsula Grão, moído, cápsula Grão, moído, cápsula Moído, grão, cápsula, drip Grão, moído, cápsula, solúvel
Torras Clara, média, escura Clara, média, escura Média, Escura Clara, média, escura Não especificado Clara e média Escura Clara, média, escura Média Clara, média, escura
Link

Como analisamos as melhores marcas de café gourmet de 2024?

A escolha da melhor marca de café gourmet vai ficar mais fácil após a leitura deste artigo. Abaixo, apresentamos os critério utilizados para a seleção das 10 melhores empresas produtoras da bebida em nosso ranking. Confira, abaixo, quais foram esses aspectos, a maioria relacionada à satisfação dos clientes e à qualidade dos produtos.

  • Fundação: é a informação sobre o ano da fundação da marca e o seu país de origem e te ajuda a compreender a trajetória da marca.
  • Nota RA: é a Nota Geral da marca no Reclame Aqui, que varia de 0 a 10. Essa nota é calculada a partir da combinação entre as avaliações de consumidores e a taxa de resolução das reclamações, te indicando a qualidade de seu pós venda.
  • Avaliação RA: é a Avaliação do Consumidor da marca no site Reclame Aqui, essa nota também pode variar de 0 a 10. Quanto maior for, melhor é a satisfação dos clientes com os cafés da empresa e mais certeza você terá de adquirir o melhor café gourmet.
  • Amazon: é a Nota média de três cafés gourmet da marca na Amazon, o valor é definido com base nos 3 produtos apresentados no ranking de cada empresa e vai de 1 a 5, para que você descubra o que os clientes pensam de cada produto.
  • Custo-Benef.: refere-se ao Custo-Benefício de cada marca. Pode ser descrito como Muito Bom, Bom, Razoável ou Baixo, a depender do valor dos cafés da empresa e de sua qualidade em relação aos concorrentes. Assim, você confirma se a compra vale ou não a pena.
  • Tipos: indica os formatos nos quais o café gourmet é vendido, seja em grão, moído, em cápsula, entre outros, para que você escolhe o que mais te agrada.
  • Torras: está relacionado ao processo pelo qual os grãos do café gourmet passam. A torra pode ser, por exemplo, clara, média ou escura. A partir das características de cada torra, você seleciona a que mais combina com o que você quer.

A partir da análise dessas características, elaboram a tabela comparativa das melhores marcas de café gourmet de 2024. Leia até o final e, após comparar as alternativas disponíveis, com certeza você irá encontrar o fabricante que produz a bebida perfeita para incluir em sua rotina!

As 10 melhores marcas de café gourmet de 2024

Acima, você teve acesso a um resumo dos aspectos levados em consideração para a seleção das 10 melhores marcas café gourmet em nosso ranking. Chegou o momento de conhecer quais são esses nomes, uma breve descrição de seus produtos e de sua trajetória no mercado. Compare as empresas apresentadas abaixo e seleciona a que melhor atende ao seu gosto pessoal. Com certeza existe um café gourmet que tem tudo o que você precisa!

10

Cafés em tipos variados de apresentação, cultivados em diferentes regiões brasileiras

Se o seu objetivo ao consumir de uma marca de café gourmet é ter uma verdadeira experiência sensorial, adquira as diversas opções da L’OR. Seus cafés gourmet caracterizam-se por seu aroma refinado e sabor intenso, que vêm de grãos altamente selecionados e você pode escolher entre o nível de torra que mais te agrada, com alternativas de torra clara, media ou escura.

Seus cafés gourmet são divididos entre as versões em cápsulas, torrados e moídos, solúvel e em grãos. As linhas que dão nome às suas cápsulas são Regular, Origens e Sabores, além dos descafeinados e aqueles de edições especiais, para quem deseja um produto mais exclusivo. Já os pacotes são denominados de acordo com a região onde foram cultivados os grãos, como Montanhas Capixabas, Cerrado Mineiro e Sul da Bahia.

Na linha Origens, você escolhe entre cápsulas com cafés de países diversos, tais como Colômbia, Indonésia e Guatemala, escolhendo um novo local a cada compra. Todos trazem ao consumidor uma experiência única, com bastante equilíbrio e uma textura cremosa. Cada opção das regiões brasileiras conta com um blend de sabor marcante e notas únicas, como a do Sul de Minas, com corpo média e alta acidez.

Melhores cafés gourmet L'OR

  • Café L'OR grãos Forza Pouch: para fãs de cafés intensos, esse produto tem um sabor forte, é encorpado e aromático. Ele passa pela torra média, contando com notas de caramelo com um toque cítrico.
  • Café L'OR cápsulas Ristretto: se para você o café deve ser extra forte, essas cápsulas têm intensidade 11-14 com aroma picante, para uma experiência inigualável.
  • Café L'OR torrado Cerrado Mineiro Pouch: para quem prefere um blend intenso e tradicional, essas cápsulas têm um café vindo do cerrado mineiro, com notas leves de chocolate e uma acidez baixa. Sua intensidade é de 8-10.
Fundação França, 1992
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.4/10)
Avaliação RA Avaliação do consumidor (7.26/10)
Amazon 4.7/5.0
Custo-benef. Baixo
Tipos Grão, moído, cápsula, solúvel
Torras Clara, média, escura
9

Cafés premiados, com pontuações acima da média em relação à qualidade da bebida

A marca de café gourmet Coffee Mais se destaca entre os clientes que querem tomar uma bebida de qualidade comprovada e muitos de seus produtos conseguiram mais de 84 pontos na avaliação da SCA (Associação de Cafés Especiais) em quesitos como fragrância, aroma, uniformidade, doçura, acidez e finalização. A praticidade também se destaca através de sua loja virtual, na qual você pode adquirir não só o café gourmet, mas acessórios diversos com o logotipo da empresa.

Suas linhas correspondem aos métodos utilizados, sendo eles: Cápsula, Grão, Moído e Drip, além de kits completos, perfeitos para dar de presente. Suas versões em grão e moídas, entre outras opções, nomeiam-se de acordo com as regiões de cultivo. Um exemplo é o café gourmet Chapada de Minas, com corpo e torra médios e alta intensidade, para quem aprecia algo com nível 8. O Cerrado Mineiro já é caracterizado por seu equilíbrio, ideal para quem prefere uma intensidade 5.

Todos os cafés passam pela torra média, e você pode escolher entre produtos das variedades Bourbon, Catuaí, Clássicos da Casa e muito mais. As edições especiais são marcadas por grandes parcerias, como com o especialista André Luís Águila, com a marca Brahma, e vendidas em kits, com canecas com ilustrações especiais.

Melhores cafés gourmet Coffee Mais

  • Café Coffee Mais André Luiz Águila: para quem gosta de cafés exclusivos, esse microlote foi elaborado pelo especialista premiado que dá nome ao produto. Sua torra é média e a acidez equilibrada.
  • Café Coffee Mais cápsulas Geisha: se você deseja um café com acidez mais acentuada, essas cápsulas são moídas, têm torra média e um sabor que remete à frutas cítricas e à flor de jasmim.
  • Café Coffee Mais Gabriel Nunes Cerrado Mineiro: para você que quer um café de quem entende do assunto, essa versão torrada e moída recebe o nome de um especialista premiado e conta com um sabor que lembra o doce de marmelo misturado ao melão.
Fundação Brasil, ano não especificado
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.7/10)
Avaliação RA Avaliação do consumidor (7.81/10)
Amazon 4.3/5.0
Custo-benef. Razoável
Tipos Moído, grão, cápsula, drip
Torras Média
8

Toda a qualidade da cafeteria de sucesso mundial no conforto de sua casa

A marca de renome internacional Starbucks se uniu à Nestlé para o lançamento de uma nova categoria de cafés gourmet, a Starbucks at Home. Para você que deseja sentir toda a qualidade dos cafés gourmet Starbucks sem sair de casa, adquira um dos 15 produtos 100% arábica, que se dividem em seis variedades de cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso.

Seu menu divide os cafés por origem, tipo de torra e formatos, como torrado e moído, para passar quandoo quiser, o instantâneo, para os dias corridos, e em cápsulas, se tiver uma máquina compatível. Suas cápsulas dividem-se entre algumas as linhas, como a Single Origin, com exemplares de países diversos, como a Colômbia e a Guatemala para você ter experiência de imersão em sabores do mundo sem sair de casa.

Um exemplo de café gourmet de torra escura, moído, é o instantâneo Premium Dark Roast, ideal para quem gosta de um sabor intenso, selado em uma lata especial. Já o House Blend torrado e moído conta com grãos de origem latino-americana que misturam sabores como das nozes e do cacau, excelente opção se o seu paladar é mais adocicado. O site ainda oferece receitas para que você possa tornar o momento do cafezinho ainda mais especial.

Melhores cafés gourmet Starbucks

  • Café Starbucks moído Colombia: se a sua preferência é um café equilibrado, esse é do tipo Colombia, passa por torra média e tem um sabor robusto com um de toque nozes e avelã.
  • Café Starbucks moído House Blend: para quem gosta de blends suaves, esse exemplar tem notas de caramelo e mistura grãos latino-americanos em sua composição.
  • Café Starbucks moído Caffè Verona: se você é fã de um café bem intenso, esse produto do tipo moído passa por uma torra escura, com o dulçor pronunciado do cacau em seu sabor.
Fundação Estados Unidos, 1971
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 7.8/10)
Avaliação RA Avaliação do consumidor (6.59/10)
Amazon 4.6/5.0
Custo-benef. Razoável
Tipos Grão, moído, cápsula
Torras Clara, média, escura
7

A cara do Brasil, com sabores e aroma que combinam com o que você precisa a cada momento do dia

A marca de café gourmet Pilão surgiu com o objetivo de levar aos seus clientes uma experiência completa de sabor, com um produto que fosse a cara do Brasil. Seu catálogo de produtos é completo, com cafés gourmet em grãos, torrados e moídos e em cápsulas. A seleção de aromas é feita para combinar com cada momento do seu dia, seja no trabalho, no dia a dia em sua casa ou em ocasiões especiais, nas quais você deseje experimentar algo novo.

Uma boa opção para quem deseja tomar a bebida de maneira mais prática e rápida é adquirir um kit de cápsulas. Você escolhe, por exemplo, entre a linha Pilão Fortíssimo, caso tenha uma máquina Nespresso compatível e queira um sabor que mistura a doçura e a picância. Sua intensidade é 10, ou seja, é ideal para quem é fã de um café bastante intenso.

Já a linha Cafeteria Espresso é feita para quem quer um blend que bem equilibrado, que harmonize com leite. Caso esteja em busca de um café gourmet mais exclusivo, aromático e que te leve uma diversidade de aromas, aposte na compra dos exemplares da linha Senseo. Entre as opções disponíveis estão o Clássico, o Intenso e o Extra Forte, cada um combinando perfeitamente com o que você precisa em cada momento.

Melhores cafés gourmet Pilão

  • Café gourmet Pilão 252 Graus: ideal para quem gosta de um café bem forte, sua intensidade é 12, acima da média para a bebida, atingindo o limite da torra à 252 graus.
  • Café gourmet Pilão Cafeteria Espresso: para você que gosta de um sabor mais intenso, esse blend torrado e moído passa por uma torra mais lenta, moagem média e tem aroma pronunciado.
  • Café gourmet Pilão Intenso: se você tem uma máquina Nespresso, essas cápsulas compatíveis contam com intensidade forte (8-10), com apresentação do tipo Lungo, combinando grãos arábica e robusta.
Fundação Brasil, 1978
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.3/10)
Avaliação RA Avaliação do consumidor (7.27/10)
Amazon 4.6/5.0
Custo-benef. Razoável
Tipos Grão, moído, cápsula
Torras Escura
6

Portfólio variados de cafés, todos cultivados tendo em vista a preservação do meio ambiente

A marca de café gourmet Baronesa trata a sua seleção de produtos como uma forma de arte, investindo bastante em tecnologia de ponta e profissionais especializados para levar até você a combinação perfeita de sabores e aromas para o grão 100% arábica. A empresa recebe o selo Certifica Minas Café em reconhecimento à sua preocupação com a preservação ambiental ao cultivar em diferentes regiões do Brasil.

Entre as suas linhas está a Gourmet Premuim, para quem prefere bebidas mais selecionadas e exclusivas. Essa linha conta com 2 tipos de cafés premiados, que podem ser adquiridos em grãos ou moídos. Você pode optar por um paladar mais frutado ou adocicado, todos passando por uma torra artesanal. Já a linha Gourmet Regiões do Brasil conta com opções em grãos ou torradas e moídas de diversas localidades, como o cerrado e o sul de minas.

para quem deseja um blend perfeitamente equilibrado, uma excelente sugestão de compra são os cafés gourmet da linha Gran Reserva Família, vendidos em apresentações diversas, seja torrado e moído, em grãos e até em cápsulas. Seu aroma é intenso, eles possuem uma acidez média, passando pelas torras clara e média, a depender do produto de seu interesse.

Melhores cafés gourmet Baronesa

Fundação Brasil, há aproximadamente uma década
Nota RA Reclame Aqui (sem índice)
Avaliação RA Avaliação do consumidor (sem índice)
Amazon 4.3/5.0
Custo-benef. Baixo
Tipos Grão, moído, cápsula
Torras Clara e média
5

Grãos altamente selecionados, que passam por rígidos padrões de qualidade até chegar em sua mesa

A marca de café gourmet América sempre investiu muito em estudos e pesquisa, desde o plantio até a distribuição dos produtos nas prateleiras. Para quem está em busca de um café gourmet que obedece aos mais altos padrões de qualidade, não deixe de considerar a marca América. Seus processos unem tecnologia de ponta ao artesanal, com grãos escolhidos manualmente.

Você pode escolher entre as linhas de café Almofada, Alto Vácuo, e versões em grãos, em cápsulas ou solúveis, além de máquinas compatíveis com os produtos da empresa. A linha Almofada traz um café gourmet mais clássico, em um blend especial, torrado e moído, que passa por todos os processos de maneira cuidadosa. Além de um gosto equilibrado, suas embalagens, de 250 ou 500g, rendem bastante.

a linha Alto vácuo divide-se nas versões Premium, Gourmet e Clássico. Para o produto gourmet, as características principais são: um blend de grãos especiais torrados e moídos de fino preparo, feito para quem prefere cafés encorpados, intensos e aromáticos, sempre com bastante equilíbrio, passando por um processo de torrefação e moagem 100% arábica.

Melhores cafés gourmet América

  • Café América Vending: se você gosta de café intensos, essa é uma boa opção. Seu nível de intensidade é 9, sendo ao mesmo tempo encorpado e aromático, com um toque ácido no blend de seus grãos.
  • Café América Alto Vácuo: para quem gosta de um paladar equilibrado, esse café é torrado e moído, tem intensidade 7 e pode ser preparado na cafeteira italiana, na prensa francesa ou coado tradicionalmente.
  • Café América em cápsulas Espresso: se o seu paladar é exigente, essas cápsulas são ideais. O café é 100% arábica, com grãos refinados e sabor encorpado, com um toque de achocolatado.
Fundação Brasil, 1962
Nota RA Reclame Aqui (sem índice)
Avaliação RA Avaliação do consumidor (sem índice)
Amazon 4.1/5.0
Custo-benef. Razoável
Tipos Grão, moído, cápsula
Torras Não especificado
4

Mais de um século de história refletido em linhas diversas e um catálogo completo

O marca de café gourmet Baggio Café cultiva os seus grãos com um alto investimento em desenvolvimento, criarando o seu próprio blend com o intuito de transferir todo o amor e tradição de suas origens às prateleiras. Se você quer consumir de uma empresa de renome, a Baggio foi uma das pioneiras na produção de cápsulas, com bebidas intensamente aromatizadas.

Você escolhe entre cafés gourmet moídos, em grãos, em cápsulas, para quem tem uma máquina compatível Nespresso, além de cafés aromatizados e acessórios para tornar o preparo da bebida mais prático. Para a versão moída e em grãos, os pacotes dividem-se entre as linhas Café Bourbon, com o toque da bebida para uma acidez sutil, e o Espresso, para quem é mais tradicional. A linha Aromas tem as opções Caramelo e Chocolate, para quem prefere um paladar mais adocicado.

O Baggio Aromas de Amêndoas Torradas conta com características como torra média, intensidade 7, além de serem 100% arábica, para quem deseja um sabor mais equilibrado. Já o Baggio Expresso tem um gosto delicado, corpo aveludado e aroma floral, com um nível baixo de amargor. Você pode, também, entrar para o grupo de assinatura ou adquirir um Kit Escritório, com 3 quilos dos seus mais premiados sabores para toda a sua empresa.

Melhores cafés gourmet Baggio

  • Café Baggio moído Bourbon: se você gosta de consumir cafés artesanais, esse exemplar é torrado artesanalmente, possui uma acidez leve, tem uma doçura presente e é bastante cremoso e encorpado.
  • Café Baggio moído Aroma de Chocolate Trufado: para quem prefere um sabor mais adocicado, esse café mistura notas de trufas de chocolate com um toque de frutas secas com conhaque.
  • Café Baggio moído Gourmet Espresso: feito para apreciadores de café com paladar mais exigente, esse produto é um blend premiado com alta intensidade e torra média. Trata-se de uma mistura entre o frutado com floral e baixo amargor.
Fundação Brasil, 2005
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.1/10)
Avaliação RA Avaliação do consumidor (7.24/10)
Amazon 4.5/5.0
Custo-benef. Muito bom
Tipos Grão, moído, cápsula
Torras Clara, média, escura
3

Café produzido em fazendas da família, com valores acessíveis a um público maior

Caso você esteja em busca de uma marca de café gourmet de excelência e qualidade, que preserve o que há de melhor em cada grão, a opção ideal está na empresa Santa Monica. Toda a sua matéria-prima é cultivada em fazendas próprias, no sul de Minas Gerais, e todos os seus café são puros, sem nenhum blend de grãos.

Ao lançar sua linha Premium, a Santa Monica quis democratizar o consumo do café gourmet, tornando essa bebida mais acessível ao grande público. Seus produtos são divididos entre versões em cápsulas, em grão, moídas e do tipo drip coffee. As cápsulas são classificadas pelos seus sabores e aromas predominantes, como, por exemplo, o rum, as nozes ou a baunilha, se você quiser um paladar mais doce. Existem, também, microlotes, para quem deseja uma bebida exclusiva.

O café gourmet em grãos é vendido em embalagens de 250g e 1kg, passa por torra média, tem notas aromáticas de caramelo e uma intensidade de nível 8 a 10, com pouca acidez, se você prioriza um sabor forte. Já a versão moída caracteriza-se por ter uma intensidade mais equilibrada, de 5 a 7, e com o drip coffe gourmet, você conta com todas essas qualidades em sachês individuais, perfeitos para quem deseja tomar apenas uma xícara.

Melhores cafés gourmet Santa Monica

  • Café Santa Monica Premium: para quem prefere um café torrado e moído com sabor equilibrado, essa opção tem baixa acidez, baixo amargor e intensidade moderada (5-7).
  • Café Santa Monica Gourmet Válvula Tin Tie: perfeito para quem deseja uma bebida de intensidade moderada e de paladar adocicado, esse café torrado e moído passa por torra média e tem notas achocolatadas.
  • Café Santa Monica Gourmet Orgânico: para quem tem uma cafeteira Nespresso e deseja experimentar cápsulas um café cultivado organicamente, esse exemplar tem intensidade forte e passa por torra média, além de ter uma cremosidade acentuada.

Fundação Brasil, 1950
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.6/10)
Avaliação RA Avaliação do consumidor (7.65/10)
Amazon 4.3/5.0
Custo-benef. Muito bom
Tipos Grão, moído, cápsula
Torras Média, Escura
2

Grãos cultivados em localidades diversas do Brasil, para que você tenha uma experiência regional sem sair de casa

Caso esteja em busca de uma marca de café gourmet com anos de tradição no mercado mundial, uma excelente sugestão de compra são os produtos Melitta. Entre os seus diferenciais está a criação da embalagem à vácuo pouch flexível, uma verdadeira revolução para esse segmento, capaz de preservar totalmente o sabor e o aroma do café gourmet, combinando tecnologia de envase e uma selagem que não deixa o oxigênio agir no produto.

Seus cafés especiais podem ser adquiridos na linha Amalie, com três opções de sabor, que você escolhe de acordo com o seu paladar: Floral, caso prefira um aroma intenso combinado com notas de frutas, Frutado, caso o seu desejo seja um aroma mais delicado com um toque de cereais, ou Cacau, para os fãs de um aroma marcante e adocicado, em uma bebida que se assemelha ao chocolate.

Já a sua linha de cápsulas divide-se pela intensidade dos cafés gourmet. Se a sua preferência é por uma torra mais prolongada e um sabor intenso, as linhas Ristretto e Marcato serão ideais. Por outro lado, as linhas Audacce, Staccato e Tenuto contam com um sabor mais harmonioso, com notas aromáticas florais e de frutas vermelhas. Se o seu desejo for explorar os cultivos ao redor do país, a linha perfeita é a Regiões Brasileiras, com cafés gourmet do carredo, mogiana e sul de minas.

Melhores cafés gourmet Melitta

  • Café gourmet Melitta Especial: ideal se a sua preferência for por um café com corpo marcante. Essa versão torrada e moída passa por torra clássica e tem uma intensidade mais pronunciada, de nível 7.
  • Café gourmet Melitta Espresso Audacce: perfeito para quem gosta de um café mais suave. Essas cápsulas têm intensidade equilibrada, com notas aromáticas que combinam o floral com as frutas vermelhas.
  • Café gourmet Melitta descafeinado: feito para quem deseja saborear uma bebida descafeinada, a sua intensidade é 7. Esse café torrado e moído passa por torra média, com um sabor fresquinho sempre que quiser.
Fundação Alemanha, 1908
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.1/10)
Avaliação RA Avaliação do consumidor (7.37/10)
Amazon 4.4/5.0
Custo-benef. Bom
Tipos Grão, moído, cápsulas
Torras Clara, média, escura
1

Um gigante do mercado alimentício, agrupando marcas de diferentes segmentos e um café bastante tradicional

A marca de café gourmet 3 Corações é tradicional no mercado e seus grãos especiais já estavam nas prateleiras nas versões moída e torrada. A sua versão mais atual e popular está na criação da TRES, com cápsulas e máquinas próprias para quem deseja ter toda a qualidade da empresa em um preparo rápido e prático. A missão da 3 Corações é levar ao consumidor praticidade e a melhor experiência de extração de sabor.

Ao acessar o menu de sua página oficial, você pode escolher entre cafés gourmet que agradam a todos os paladares, em pacotes com sabores floral, frutado ou mais adocicados, com notas de nozes e cacau. Os florais são vendidos em pacotes com estampas que remetem às pinturas de Candido Portinari, inspirando desde o momento de sua compra, com notas sensoriais de frutas amarelas e intensidade média, sendo cultivados na região da Mantiqueira, em Minas Gerais.

Por sua vez, a linha frutada tem cafés gourmet também da marca Santa Clara, e entre as suas características estão notas sensoriais de frutas cítricas e mel, para quem prefere uma intensidade suave, com grãos cultivados em Mogiana Paulista, que passam pela torra média. Você pode escolher, ainda, entre as versões em cápsulas, sachês, solúvel, e do tipo drip coffe, para garantir o cafezinho nos dias mais corridos.

Melhores cafés gourmet 3 Corações

  • Café 3 Corações Rituais Orgânico: para quem gosta de uma torra média clara, esse café tem um sabor mais cítrico, com um toque de caramelo e nozes, sendo cultivado na região da Mogiana Paulista que respeita o meio ambiente.
  • Café 3 Corações moído Dark Roast: se você faz questão de um gosto mais intenso em seu café, esse produto passa por uma torra escura e tem um sabor de chocolate amargo bem pronunciado. 
  • Café 3 Corações moído Cerrado Mineiro: para você que tem preferência por um café encorpado e de sabor intenso mas equilibrado, esse exemplar torrado e moído conta com toques de frutas amarelas e chocolate e torra média.
Fundação Brasil, 1959
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 9.3/10)
Avaliação RA Avaliação do consumidor (8.83/10)
Amazon 4.6/5.0
Custo-benef. Muito bom
Tipos Grão, moído, cápsula, drip, solúvel
Torras Clara, média, escura

Como escolher a melhor marca de café gourmet?

As características que fazem de uma marca de café gourmet a melhor são várias. Para eleger a empresa ideal para você, é preciso levar em conta alguns fatores, entre eles, a sua reputação entre os consumidores, onde são produzidos os seus grãos e onde fica a sua sede, como funciona o seu suporte no pós-venda, entre outros critérios relevantes. Saiba mais sobre como fazer essa seleção, a seguir.

Veja há quanto tempo a marca de café gourmet está atuando

O tempo em que a marca de café gourmet está atuando no mercado pode parecer um aspecto irrelevante, mas, ao comparar as alternativas existentes para esse segmento, essa característica pode fazer toda a diferença em sua decisão final. A capacidade que uma marca tem de se reinventar com o passar das décadas pode ser percebida pela maneira como os seus produtos evoluíram.

Hoje em dia, produzir uma bebida especial como o café gourmet exige muita tecnologia, estudo e desenvolvimento de seu fabricante, ou seja, ao comprar de uma empresa tradicional e renomada, você tem a certeza de que isso foi feito. Nesse caso, a qualidade e o custo-benefício de seus produtos sem dúvidas valem a pena, pois seus consumidores já estão fidelizados.

Faça a avaliação do custo-benefício da marca de café gourmet

O café gourmet com melhor custo-benefício não será necessariamente o que for mais caro ou mais barato. Analisar o equilíbrio entre custo e benefício do melhor significa colocar na balança o valor pelo qual ele é vendido e as vantagens que o fabricante diz serem oferecidas em um produto específico.

Observe as especificações técnicas do café de sua preferência, como o processo de torra pelo qual ele passa, seu nível de intensidade e notas de aroma. Compare-o com bebidas semelhantes de marcas concorrentes e leve em conta a opinião de seus consumidores após certo tempo de uso. Dessa maneira, você irá saber sobre a qualidade e a durabilidade do café que pretende adquirir.

Veja a reputação da marca de café gourmet no Reclame Aqui

O site Reclame Aqui caracteriza-se como um espaço livre e confiável para que quem consome de uma marca ou produto possa avaliá-lo, tanto por seus pontos positivos quanto negativos. É possível, ainda, ter seu comentário respondido pela própria empresa. A nota geral de cada marca de café gourmet poderá variar de 1 a 10, para que você acompanhe a sua reputação ao longo de até um ano.

Outra fonte de pesquisa do Reclame Aqui é a nota do consumidor, especificada a partir de pontos como o nível de satisfação dos clientes com o produto, o pós-venda e o nível de resolução das reclamações por parte da marca, também variando de 1 a 10.

Atente-se a quais intensidades a marca de café gourmet trabalha

Outro aspecto importante a ser levado em conta ao escolher a melhor marca de café gourmet é a intensidade da bebida. Ao contrário do que muitos consumidores acham, a intensidade do café não está relacionada à sua quantidade de cafeína, mas ao corpo e à concentração de sabor e aroma presentes no líquido após o seu preparo. Ela pode ir de 1 a 10, sendo dividida por níveis, como você verá, a seguir.

  • 1 a 4: são caracterizados como cafés mais suaves, possuem corpo leve e são mais aquosos no paladar.
  • 5 a 7: são considerados cafés de corpo médio, com textura e sabor mais equilibrados, agradando a grande parte dos consumidores.
  • 8 a 10: tratam-se dos cafés de corpo mais denso, chamados de mais encorpados. Seu paladar é mais aveludados e seu sabor é mais marcante.

Ao selecionar o melhor café gourmet de sua preferência, verifique a informação sobre a sua intensidade na embalagem ou na descrição do produto. Agora que você já sabe o que cada valor significa, é só eleger o seu preferido.

Procure saber onde fica a sede da marca de café gourmet

Ao pesquisar a melhor marca de café gourmet, um ponto importante a ser observado é o local onde fica a sua sede. Empresas desse segmento geralmente têm fazendas em locais rurais e um site de vendas próprio, tendo contato com o consumidor apenas de forma online, ou uma loja física em uma localização mais central, para que você possa entrar em contato com o fabricante pessoalmente.

Essa informação pode ser facilmente encontrada na página da mara de café ou com uma rápida pesquisa na internet e faz toda a diferença em sua experiência de atendimento pós-venda. É preciso certificar-se de para onde você deve enviar o produto em caso de algum dano, erro ou troca.

Veja se a marca de café gourmet possui suporte em caso de problemas

Algumas páginas oficiais de empresas de café gourmet contam com um espaço para que seus consumidores avaliem e deixem a sua opinião sobre os seus produtos. No entanto, a avaliação média da marca de seu interesse nesse tipo de site pode ser parcial, com comentários filtrados ou pré-selecionados. A melhor estratégia, nesse caso, é buscar por esses feedbacks em sites de vendas diversos.

Amazon, Americanas e Shoptime são páginas que contam com uma avaliação numérica de cada opção de bebida, que geralmente varia de 1 a 5. É oferecido, também, um espaço para que qualquer pessoa possa comentar sobre o que achou de sua compra. Procure comparar avaliações feitas há mais tempo para se certificar da qualidade e durabilidade do café gourmet de sua preferência.

Como escolher o melhor café gourmet?

Após analisar alguns dos critérios para escolher a melhor marca café gourmet, é hora aprender como selecionar a melhor bebida. Entre as características que devem ser observadas para esse tipo de produto estão o tipo de apresentação no qual ele é vendido, as notas de seu aroma, o estilo de torra pelo qual os seus grãos passam e mais. Detalhes sobre esses e outro aspectos você confere abaixo.

Confira qual é o tipo de café gourmet ideal para você

A melhor marca de café gourmet pode vender os seus produtos e diferentes apresentações. Seja em grãos, moído, em cápsulas, entre outras alternativas, o sabor e a qualidade da bebida pode mudar completamente após o seu preparo. Mais sobre as diferenças entre cada tipo de café você confere, abaixo.

  • Grãos: as propriedades do café em grãos são mantidas intactas. Nesse caso, ele passa pelo processo de torra e, após algum tempo, é embalado e levado às prateleiras. Para se transformar na bebida, é preciso que sejam moídos na hora, manualmente ou com um equipamento específico. Seu sabor e aroma são bastante pronunciados nesse tipo de apresentação, mas exigem um certo esforço em seu preparo.
  • Moído: o café gourmet moído é o mais prático, pois seu preparo é simples, bastando combiná-lo com água fervente. Outro ponto positivo é que seu custo é mais acessível, sendo o tipo de apresentação mais encontrados em lojas e mercados. Por outro lado, o processo de moagem e armazenamento pode tirar do café algumas de suas propriedades, além de diminuir a intensidade de seu aroma e sabor.
  • Cápsulas: nessa apresentação, o café é moído e encapsulado em quantidade individuais. Esse tipo de embalagem mantém a qualidade do produto e desacelera a sua oxidação mais lento. Graças ao sistema da máquina de cápsulas, a bebida sai mais cremosa e a variedade de sabores é maior. Caso esteja disposto a investir no equipamento necessário, essa é uma ótima opção.

São muitos os formatos nos quais o café gourmet pode ser vendido. Alguns chamam a atenção por serem mais práticos e econômicos, outros conseguem levar o grão com as mesmas propriedades da fazenda para a sua mesa. Defina as suas prioridades ao consumir a bebida e escolha o seu tipo ideal!

Verifique quais torras de café a marca possui

A torra do café é um processo pelo qual o grão passa e que está diretamente ligado à intensidade de seu sabor. É possível escolher entre 3 tipos de torra: a clara, a média e a escura. Cada uma delas apresenta características específicas de amargor e acidez, que alteram totalmente a experiência de consumo da bebida.

  • Torra clara: nesse caso, o grão de café é aquecido por um tempo mais curto, o que resulta em uma bebida mais clara, menos encorpada, e com características como baixo teor amargor e altos níveis de acidez.
  • Torra média: essa é considerada a torra mais equilibrada, sendo ideal para a maioria dos consumidores da bebida, já que traz um bom balanço entre o amargor e acidez do café, tornando-o mais encorpado.
  • Torra escura: os grãos são torrados por um período mais longo, o que faz com que o café seja mais amargo e sua acidez, mais baixa. É a alternativa perfeita para quem prefere um gosto mais intenso.

Como você pôde ver acima, são muitas as opções de torra e cada uma atrai a um tipo específico de consumidor. Verifique qual é o seu gosto pessoal em relação a essa bebida e escolha o tipo de torra que mais se adequa ao seu paladar.

Veja sobre as notas de aroma do café gourmet antes de escolher

Como você pôde ver anteriormente, os processos de torra pelos quais o grão do café gourmet passa são diferentes e cada um deles influencia diretamente nas notas de aroma que a bebida tem após o seu preparo. As notas sensoriais aromáticas também variam de acordo com o cultivo desse café nas fazendas.

São muitas as opções, mas entre as notas mais encontradas estão os aromas frutados, os que remetem ao chocolate, às frutas secas, como nozes e castanhas, além do caramelo, entre outras variedades. Atente-se à essa informação na embalagem ou na descrição do café gourmet em sites de compras, pois as notas de aroma fazem toda a diferença na degustação final da bebida.

Escolha um café gourmet com o nível de doçura conforme o seu gosto

O paladar do café gourmet varia bastante e está diretamente ligado à fatores como a sua doçura. A qualidade do grão é maior quando a sua doçura natural é suficiente, pois significa que os níveis originais de frutose foram conservados, não sendo necessário acrescentar açúcar.

Existem 3 níveis de doçura para o grão de café: nula, baixa e alta. Os aspectos que podem mudar essa categoria são, por exemplo, o tipo de fruto e a sua caramelização no processo de torra. Caso você prefira consumir a bebida sem a adição de açúcar, de maneira mais saudável, prefira cafés gourmet com o mais alto de frutose.

Já para quem tem um paladar para sabores mais equilibrados entre o doce e o amargo, o nível baixo de açúcar é ideal. No entanto, se você gosta de adoçar a bebida do jeito que quiser ou que ela acompanhe uma sobremesa, invista em um grão nulo em frutose.

Escolha a melhor marca de café gourmet para degustar e amar!

Após ler este artigo, a conclusão é de que a escolha da melhor marca de café gourmet não é uma tarefa simples. A variedade de empresas que comercializam essa bebida especial é grande e cada uma tem seus pontos positivos, com exemplares que agradam a um tipo de consumidor. Por isso, disponibilizamos ao longo deste guia alguns critérios que devem ser observados para que você selecionasse a opção ideal para as suas necessidades.

Além de dicas sobre o que deve ser levado em conta na marca de café gourmet e na bebida, em si, você teve acesso a um ranking com 10 sugestões de fabricante de café gourmet que têm se destacado no mercado. Ao fazermos essa seleção, incluímos características como a sua reputação entre seus consumidores e a origem de seus grãos.

Agora, basta ler com atenção o que cada marca tem a oferecer para eleger o produto que melhor atende à sua rotina como consumidor. Aproveite para analisar todas as alternativas e escolha de acordo com o seu orçamento e gosto pessoal escolha tiver produtos que melhor se encaixam à suas necessidades, prioridades e orçamento. Comece hoje a adicionar o café gourmet ao seu dia a dia e sinta a diferença ao beber de uma safra especial!

Autor deste artigo

Bacharela e licenciada em Letras Português/Inglês pela UFMG, diariamente aprendendo coisas novas sobre língua e linguagem. Apaixonada pela escrita e todas as formas de expressão.

Palavras-chave relacionadas


Bebidas

Artigos relacionados


Os 10 melhores isotônicos de 2024: Gatorade, Powerade e mais!

Os 10 melhores isotônicos de 2024: Gatorade, Powerade e mais!

Quer uma bebida isotônica para encarar sua rotina com muita energia? Neste artigo, apresentamos os 10 melhores isotônicos de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Marcas de Leite de 2024: Piracanjuba, Italac, Itambé e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Leite de 2024: Piracanjuba, Italac, Itambé e Mais!

Em busca do melhor leite? Confira neste artigo quais são as 10 melhores marcas de leite de 2024, aprenda como escolher o tipo ideal e veja onde comprar!


Os 10 Melhores Cafés Termogênicos de 2024: Caffeine Army, Puravida e muito mais!

Os 10 Melhores Cafés Termogênicos de 2024: Caffeine Army, Puravida e muito mais!

Em busca de um café cheio de benefícios para a sua saúde? Neste artigo, apresentamos os 10 melhores cafés termogênicos de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Bebidas Proteicas de 2024: Nescau, YoPro e mais!

As 10 Melhores Bebidas Proteicas de 2024: Nescau, YoPro e mais!

Quer saber a bebida ideal para aumentar seus níveis de proteína? Neste artigo, mostramos as 10 melhores bebidas proteicas de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores Sucos Verde de 2024: Organify, Nobrand e mais!

Os 10 Melhores Sucos Verde de 2024: Organify, Nobrand e mais!

Veja algumas dicas de como escolher o melhor verde e conheça o nosso ranking dos 10 melhores produtos dessa categoria que podem ser comprados atualmente!


Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos