As 10 Melhores Marcas de Ferramentas de 2024: Vonder, Bosch, Gedore e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Ferramentas de 2024: Vonder, Bosch, Gedore e Mais!

Em busca da melhor ferramenta para usar em casa ou no trabalho? Veja quais são as 10 melhores marcas de ferramentas e aprenda como escolher o modelo ideal!


Qual é a melhor marca de ferramentas de 2024?

Ferramentas de qualidade como furadeiras, parafusadeiras, serrotes e outras são fundamentais para que você possa realizar consertos, instalações e reformas domésticas ou profissionais. Assim, escolher a melhor marca de ferramentas é essencial para ter sucesso em sua compra, já que as melhores marcas fabricam ótimas ferramentas.

Para isso, as melhores marcas investem em ferramentas tecnológicas, duráveis, seguras e práticas, como a Vonder, Bosch e Gedore, por exemplo. Dessa forma, ao adquirir uma ferramenta produzida pelas melhores marcas, você terá um instrumento muito útil, que vai otimizar seu tempo e possibilitar a realização de um serviço excelente.

Visto que existem diversas marcas produzindo ferramentas, você precisa conhecer as melhores. Para te ajudar nessa busca, fizemos uma intensa pesquisa e preparamos este artigo que mostra quais são as 10 melhores marcas de ferramentas de 2024. Confira com atenção as principais características de cada marca e veja dicas práticas que irão te ajudar na escolha da melhor ferramenta!

As Melhores Marcas de Ferramentas de 2024

Foto 1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Nome Vonder Bosch Gedore Tramontina Stanley Dewalt Irwin Makita Schulz Einhell
Preço
Fundação 1971, Brasil 1886, Alemanha 1919, Alemanha 1911, Brasil 1843, EUA 1924, EUA 1885, EUA 1915, Japão 1963, Brasil 1964, Alemanha
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.4/10) Reclame Aqui (Nota: 8.0/10) Reclame Aqui (Nota: 9.7/10) Reclame Aqui (Nota: 8.4/10) Reclame Aqui (Nota: 8.0/10) Reclame Aqui (Nota: 8.2/10) Reclame Aqui (Nota: 7.8/10) Reclame Aqui (Nota: 8.8/10) Reclame Aqui (Nota: 8.4/10) Reclame Aqui (Nota: 9.3/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 7.74/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 6.94/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 9.09/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 7.58/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 7.14/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 7.25/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 6.96/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 8.27/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 7.74/10) Avaliação do Consumidor (Nota: 8.98/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.6/5.0) Média dos Produtos (Nota: 4.8/5.0) Média dos Produtos (Nota: 4.6/5.0) Média dos Produtos (Nota: 5.0/5.0) Média dos Produtos (Nota: 4.9/5.0) Média dos Produtos (Nota: 5.0/5.0) Média dos Produtos (Nota: 5.0/5.0) Média dos Produtos (Nota: 4.7/5.0) Média dos Produtos (Nota: 5.0/5.0) Média dos Produtos (Nota: 5.0/5.0)
Custo Benef. Muito bom Muito bom Muito bom Muito bom Baixo Baixo Bom Razoável Razoável Razoável
Tipos Ferramentas manuais e elétricas Ferramentas manuais e elétricas Ferramentas manuais Ferramentas manuais e elétricas Ferramentas manuais e elétricas Ferramentas manuais e elétricas Ferramentas manuais Ferramentas manuais e elétricas Ferramentas manuais e elétricas Ferramentas manuais e elétricas
Suporte Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Garantia De 90 dias a 1 ano (dependendo da ferramenta) 6 meses a 2 anos (dependendo da ferramenta) 1 ano 90 dias a 1 ano (dependendo da ferramenta) 90 dias a 2 anos (dependendo da ferramenta) 90 dias a 3 anos (dependendo da ferramenta) 90 dias 90 dias a 3 anos (dependendo da ferramenta) 90 dias a 1 ano (dependendo da ferramenta) 1 ano
Link

Como analisamos as melhores marcas de ferramentas de 2024?

Para escolher a melhor marca de ferramentas de 2024, nos atentamos aos critérios mais importantes para os produtos, como a qualidade, satisfação do consumidor, preço e diversidades de opções. Confira abaixo o que significam cada um dos critérios apresentados em nosso ranking:

  • Fundação: contém informações sobre o ano de fundação da marca e seu país de origem. Essa informação te ajuda a compreender mais sobre o nível de experiência da marca em questão.
  • Nota RA: é a Nota Geral da marca no Reclame Aqui, que pode variar de 0 a 10. Essa nota é atribuída por avaliações de consumidores e a taxa de resolução das reclamações, sendo muito útil para que você forme uma opinião sobre a qualidade dos produtos da marca como um todo. 
  • Avaliação RA: é a Avaliação do Consumidor da marca no Reclame Aqui. A nota pode variar de 0 a 10, e quanto maior, melhor é a satisfação dos clientes. Essa nota permite que você observe qual é o nível de atendimento ao cliente e resolução de problemas.
  • Amazon: é a nota média das ferramentas da marca na Amazon. O valor é definido com base nos 3 modelos apresentados no ranking de cada marca, e vai de 1 a 5 estrelas. É muito útil para que você avalie a qualidade e a durabilidade das ferramentas mais vendidas da marca.
  • Custo-Benef.: se refere ao custo-benefício da marca, e te ajuda a avaliar se os benefícios estão de acordo com o preço. Pode ser avaliado como Muito bom, Bom, Razoável ou Baixo, dependendo dos preços das ferramentas da marca e sua qualidade em relação à concorrência.
  • Tipos: se refere às especificações básicas que diferenciam os tipos de ferramentas. Essa informação possibilita que você escolha um modelo que esteja de acordo com as suas necessidades.
  • Suporte: sim/não - indica se a marca oferece suporte em caso de dúvidas ou defeitos de fabricação. Isso te ajuda a avaliar se a marca possui um bom pós-venda.
  • Garantia: se refere ao prazo de garantia contra defeitos de fabricação que a marca oferece. Essa informação te ajuda a avaliar se o prazo é razoável e está dentro do recomendado para essa ferramenta.

Estes são os nossos principais critérios para definir o ranking das melhores marcas de ferramentas de 2024. Temos certeza de que você conseguirá encontrar a melhor ferramenta para você, prática e útil para o seu dia a dia. Confira quais são as melhores marcas de ferramentas e faça uma excelente escolha!

As 10 melhores marcas de ferramentas de 2024

Chegou o momento de conferir o ranking das 10 melhores marcas de ferramentas de 2024. Analise os diferenciais e características de cada marca e das ferramentas apresentadas. Confira essas informações com atenção e opte pela melhor marca para você!

10

Visa a produção de ferramentas com funções específicas, para preencher as necessidades de cada tipo de consumidor


Os modelos Einhell são ideais para você que procura uma ferramenta específica para preencher a sua necessidade. A marca busca desenvolver e lançar ferramentas manuais e elétricas excelentes, com modelos que possuem funções específicas para executar tarefas em diversas áreas, como manutenção elétrica e hidráulica, marcenaria, jardinagem, mecânica, dentre outras. Desse modo, ao adquirir um instrumento Einhell, você terá uma ferramenta prática, resistente e adequada para uso doméstico ou profissional.

A linha de cortadores de grama da Einhell possui ótimos modelos, indicados para você que trabalha profissionalmente com jardinagem ou simplesmente ama cuidar do próprio jardim. A linha traz cortadores de grama que são muito funcionais para cortar e aparar gramados de tamanhos diversos. Possuem excelente potência e várias alturas de corte reguláveis, bem como um coletor integrado que evita espalhar sujeira.

Já a linha de serras circulares é ideal para você que é profissional da área de construção civil e busca uma ferramenta específica e precisa para fazer cortes retos. As serras elétricas possuem excelente profundidade de corte, para que você trabalhe com eficácia em materiais como madeira, metais e peças de alvenaria (dependendo do disco de corte). Os modelos também vêm com uma empunhadura coberta pelo sistema Soft Grip, o que confere ainda mais aderência e segurança no uso da ferramenta.

Melhores Ferramentas Einhell

  • Einhell Serra alternativa sem fio TE AP 18 Li 18 Volt Power X Change: se você trabalha na construção civil ou com instalações e precisa de uma serra elétrica específica com corte para trás, esse modelo é para você. Essa serra alternativa têm um corte altamente preciso, sendo também portátil e segura. Com uma potente bateria de 18 volts, seu motor possui alta potência, velocidade e eficiência no corte.
  • Einhell Parafusadeira Drywall - Te-Dy 18 Li - Solo: se você trabalha com instalações de drywall (paredes de gesso) e busca uma parafusadeira específica para a realização desse serviço, essa é uma excelente opção. Esse modelo possui velocidade eletrônica variável que se adapta a diferentes materiais. Além disso, vem com o botão de trava, muito útil para que você realize tarefas contínuas.
  • Parafusadeira/Furadeira Tc-Cd 18/35 Li - Solo: ideal para você que precisa de uma furadeira/parafusadeira bem prática e adaptável para realizar instalações, em casa ou profissionalmente. Com 21 configurações de torque (aperto), possui controle eletrônico de velocidade, que garante a rotação ideal para diferentes tipos de materiais e aplicações. 
Fundação 1964, Alemanha
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 9.3/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 8.98/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 5.0/5.0)
Custo Benef. Razoável
Tipos Ferramentas manuais e elétricas
Suporte Sim
Garantia 1 ano
9

Foca na criação de ferramentas modernas e úteis para uso doméstico


Se você busca uma ferramenta bem moderna e prática para realizar trabalhos diversos, os modelos Schulz são excelentes opções. A marca é focada na criação e fabricação de ferramentas manuais e elétricas bem funcionais, com tecnologias modernas. Assim, ao obter um modelo Schulz, você terá uma ferramenta fácil de operar, atual e durável.

Por exemplo, a linha de lavadoras de alta pressão traz equipamentos ideais para você que deseja uma ferramenta útil para limpar telhados, calçadas, churrasqueiras, muros etc. As ferramentas dessa linha possuem jato de água ajustável, pré-filtro de água para proteger a bomba de sujeiras e sistema de segurança com desligamento automático (stop total). Os modelos também acompanham reservatório para detergente acoplado, o que facilita bastante a utilização, para uma limpeza potente e rápida.

A marca também possui uma excelente linha de lixadeiras orbitais, ideais para você que trabalha com artesanato ou faz diversos tipos de serviços em madeira e necessita de uma ferramenta com tecnologia e design moderno para um melhor resultado. Essas ferramentas lixam e dão um acabamento perfeito em materiais como MDF, compensados e outras madeiras leves, com praticidade. Os equipamentos possuem adaptador para aspirador de pó, para que você possa reduzir a sujeira durante a utilização. Além disso, possuem grampos que facilitam a troca de lixas.

Melhores Ferramentas Schulz

  • Esmerilhadeira Angular 4 Pol. 1/2 800W - Schulz: essa ferramenta é ideal para você que procura uma ferramenta portátil e leve para aparar rebarbas ou realizar acabamentos precisos em aço ou concreto. É uma esmerilhadeira que possui trava de eixo, o que que facilita a troca do disco. Também possui aparador de faíscas para garantir a sua segurança durante o trabalho.
  • Schulz Lixadeira Orbital Com Motor Elétrico 200W 220V: se você busca uma lixadeira orbital moderna e versátil para realizar serviços em diversos materiais, essa é uma ótima opção. O modelo permite operações rápidas e precisas de lixamento e acabamento de superfícies como madeira, plástico, metal, fibra, entre outros.
  • Schulz Parafusadeira A Bateria 12V C/Carregador Bivolt. Ferramenta Com Motor Eletrico: se você está à procura de uma parafusadeira prática e útil para serviços de instalação, montagem de móveis e outros trabalhos domésticos, essa é uma ótima opção. É bastante leve, possui velocidade variável e reversível, com controle de torque de 19 posições. Você poderá apertar ou soltar parafusos com praticidade e rapidez.
Fundação 1963, Brasil
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.4/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 7.74/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 5.0/5.0)
Custo Benef. Razoável
Tipos Ferramentas manuais e elétricas
Suporte Sim
Garantia 90 dias a 1 ano (dependendo da ferramenta)
8

Possui ferramentas eficientes, feitas com altos padrões de fabricação


Os instrumentos Makita são ideais para você que busca uma ferramenta eficaz e muito bem fabricada. Essa marca reconhecida produz ferramentas manuais e elétricas com altos padrões de qualidade, visando a segurança e funcionalidade das peças. Além disso, a Makita procura criar ferramentas realmente eficientes para o uso doméstico e profissional. Assim, ao adquirir um modelo Makita, você terá uma ferramenta prática, funcional e bem segura.

A linha de serras mármore da Makita é bastante famosa, sendo indicada para você que precisa de uma ferramenta eficaz para cortar materiais resistentes, como pisos, azulejos, pedras, mármore, etc. As ferramentas dessa linha possuem entre 12000 e 13800 rotações por minuto, o que garante um corte preciso e rápido, facilitando seu trabalho em diversas áreas. Outro aspecto importante é que os modelos da linha também possuem empunhadura confortável e ergonômica, o que facilita bastante na utilização segura da ferramenta.

Já a linha de brocas é ideal para você que deseja ferramentas manuais bem fabricadas, para usar em furadeiras e marteletes. Há brocas de vários tipos e tamanhos, adequadas para todos os tipos de ferramenta e também para cada tipo de material, como concreto, reboco e madeira, dentre outros. Feitas em metal, essas brocas são muito resistentes e eficientes na perfuração, otimizando o processo.

Melhores Ferramentas Makita

  • Makita Soprador Térmico Hg6030K - 127V: se você deseja uma ferramenta muito bem projetada para fazer aplicação de insulfilm em seu carro ou executar trabalhos em serigrafia, esse modelo é ideal. Esse soprador térmico possui excelente fluxo de ar e temperatura ajustável. Acompanha bicos diversos, permitindo que você realize variadas tarefas.
  • Makita Conjunto de ferramentas manuais e brocas métricas D-37144 71 peças: esse kit é ideal para você que realiza montagens e instalações diversas e busca um conjunto de ferramentas práticas. O kit vem com brocas, ponteiras, trena e outras peças que serão muito úteis durante a utilização da sua furadeira ou parafusadeira, em trabalhos domésticos e profissionais. 
  • Makita Bit-Set 35 tlg: essa maleta é ideal para você que precisa de ferramentas práticas para usar na furadeira/parafusadeira, nos mais diversos trabalhos. O conjunto de 35 peças te dá muitas opções para usar em vários tipos de parafusos. Os bits possuem excelente qualidade.

Fundação 1915, Japão
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.8/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 8.27/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.7/5.0)
Custo Benef. Razoável
Tipos Ferramentas manuais e elétricas
Suporte Sim
Garantia 90 dias a 3 anos (dependendo da ferramenta)
7

Desenvolve e produz ferramentas tradicionais e resistentes


Se você procura uma ferramenta manual bem prática e resistente, os modelos Irwin são ideais. Essa marca cria e fabrica ferramentas manuais excelentes, feitas dentro de padrões tradicionais, testados e aprovados. Além disso, a Irwin se preocupa bastante em produzir ferramentas altamente resistentes, para uso doméstico ou profissional. Desse modo, ao obter um modelo Irwin, você terá uma ferramenta durável, prática e muito segura.

A marca produz uma ótima linha de cortadores de pisos bem resistentes, ideais para te auxiliar no corte e colocação de pisos e azulejos, em casa ou profissionalmente. Os modelos possuem suportes de alumínio robustos e reforçados, para fornecer resistência máxima e alta durabilidade, com travas para o carrinho. Possuem alças, para um transporte mais fácil e prático. Além disso, o design tradicional e o cabo ergonômico facilitam bastante o uso confortável, por longos períodos.

A Irwin também possui uma excelente linha de ferramentas manuais DIY (faça você mesmo), como estiletes, serras manuais, tesouras e chaves de fenda, ideais para você que busca uma ferramenta prática, durável e convencional para realizar trabalhos artesanais ou consertos domésticos diversos. As ferramentas dessa linha possuem alta resistência e durabilidade. Com um design simples, possibilitam conforto e praticidade no uso, para que você use toda a sua criatividade.

Melhores Ferramentas Irwin

  • IRWIN Jogo de Formão para Madeira com 3 Peças: se você é marceneiro, carpinteiro ou escultor e precisa de um jogo de formão tradicional e de alta qualidade, vai gostar desse conjunto. O kit vem com 3 peças, que você poderá utilizar para cortar madeiras diversas, com precisão e alta performance.
  • IRWIN Alicate de Eletricista e Desencapador de Fios de 8 Pol. (203mm): esse alicate é ideal para você que deseja um alicate resistente e multifuncional para realizar serviços elétricos. Esse modelo é cortador de fios e arames, crimpador de terminais e descascador de fios. Feito em aço cromo vanádio, é muito durável.
  • IRWIN Serrote Bi-Material 22 Pol. (550mm) Cx C/6 IWHT20379: um serrote ideal para você que busca uma ferramenta de corte bem resistente e que não enferruja facilmente. Ele é ideal para cortes em madeira e possui dentes temperados com tripla afiação, que cortam na ida e na volta. Também possui proteção antioxidante de laca à base de água, que é 4x mais durável que a laca tradicional, protegendo sua ferramenta da oxidação. 
Fundação 1885, EUA
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 7.8/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 6.96/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 5.0/5.0)
Custo Benef. Bom
Tipos Ferramentas manuais
Suporte Sim
Garantia 90 dias
6

Focada na produção de ferramentas inovadoras e de alta qualidade


Os modelos Dewalt são ideais para você que está em busca de uma ferramenta de excelente qualidade e com funções inovadoras. A marca se dedica intensamente no desenvolvimento de ferramentas manuais e elétricas, visando inovar cada vez mais em seus equipamentos. Assim, ao adquirir um instrumento Dewalt, você terá uma ferramenta bastante eficiente, com tecnologias úteis para a realização dos mais variados serviços.

Por exemplo, a marca possui uma ótima linha de níveis a laser, ideais para você que deseja uma ferramenta inovadora para fazer medições diversas, ao trabalhar com instalações, colocação de forro, alvenaria, etc. Os níveis a laser possuem um mecanismo moderno, com um raio de ação que varia entre 10 a 85m. Possuem uma gama de nivelamento de ± 4°, bastante eficiente para que você nivele e aprume estruturas de drywall, de forro, de revestimentos em paredes, dentre outras.

Já a linha de esmerilhadeiras e politrizes contém ferramentas indicadas para você que é profissional da área de construção/instalação e busca uma ferramenta resistente e de alta qualidade para realizar cortes e desbastes em materiais metálicos, perfis de alumínio ou chapas de ferro. As ferramentas dessa linha possuem motores muito potentes e resistentes à abrasão, com alta rotação. Além disso, vêm com interruptor de gatilho com trava, para uso contínuo, otimizando seu trabalho.

Melhores Ferramentas Dewalt

  • DEWALT Serra Tico Tico 20V MAX* a Bateria Litio-Ion sem Fio Apenas Ferramenta DCS331: se você é um profissional na área de construção civil ou realiza trabalhos artesanais e está buscando uma boa ferramenta de corte, essa é uma ótima opção. Essa serra tico tico tem funcionamento bem prático, sem fio, permitindo que você faça cortes retos, curvos e outras formas personalizadas de corte em diversos materiais.
  • DEWALT Parafusadeira de Impacto de 1/4 Pol. (6.4mm) 20V MAX* XR Ion-Lítio: ideal para você que busca um parafusadeira compacta leve e de alta qualidade, para realizar serviços diversos de montagem e instalação. O modelo sem fio possui design compacto e fácil de carregar. Também possui gatilho eletrônico com velocidade variável e empunhadura emborrachada, que vai facilitar seu trabalho diário.
  • DEWALT Conjunto de soquetes de acessórios, 15 peças (DWMT73807): ideal para você que busca um conjunto de soquetes de ótima qualidade. Esse conjunto possui 15 peças, que você poderá usar para apertar/afrouxar parafusos e porcas de diferentes tamanhos. As ferramentas possuem entre 6,35mm e 9,5mm, sendo extremamente versáteis.
Fundação 1924, EUA
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.2/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 7.25/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 5.0/5.0)
Custo Benef. Baixo
Tipos Ferramentas manuais e elétricas
Suporte Sim
Garantia 90 dias a 3 anos (dependendo da ferramenta)
5

Tem linhas de ferramentas diversificadas e completas


Os instrumentos Stanley são ideais para você que busca uma ferramenta que atenda a uma necessidade específica. A marca possui larga experiência na produção de vários tipos de ferramentas manuais e elétricas. A Stanley disponibiliza uma ampla linha de ferramentas para profissionais. Dessa forma, ao comprar um modelo Stanley, você terá uma ferramenta bem feita e prática, totalmente adequada ao serviço que pretende realizar.

Um dos pontos fortes da marca é a sua linha de parafusadeiras à bateria, ideal para você que busca uma ferramenta eficiente e completa para realizar a instalação de móveis, telhados e drywall. Os modelos possuem uma moderna bateria de íon lítio, com excelente tempo de duração. As parafusadeiras da linha têm um design ergonômico, bem fácil de empunhar. Possuem diversas opções de torque e uma luz LED, para iluminar a área de trabalho e melhorar a visibilidade.

A marca também possui uma excelente linha de instrumentos de medição, como trenas, fitas métricas e esquadros, indicados para você que necessita de ferramentas de medição bem precisas para realizar serviços na construção civil. As trenas e fitas métricas, por exemplo, possuem entre 3 e 30m, possibilitando que você faça a escolha mais adequada, de acordo com seu perímetro de trabalho. São altamente resistentes ao impacto diário e muito práticas.

Melhores Ferramentas Stanley

  • STANLEY Kit Parafusadeira e Furadeira de Impacto 1/2 Pol. (12mm) 20V MAX*: ideal para você que trabalha com montagem e instalação ou na construção civil, e deseja uma ferramenta com múltiplas funções. Essa parafusadeira também realiza trabalho de perfuração. Possui 22 posições de torque, permitindo que você aperte parafusos e rebites diversos com praticidade. Além disso, seu motor potente garante até 20% mais desempenho em perfurações. 
  • STANLEY Jogo de Chaves de Fenda VDE (7 Peças) Vermelho e Amarelo: se você busca um kit de chaves de fenda bem completo para usar em diversos serviços de instalação, vai gostar dessa opção. O kit Stanley possui 7 chaves de diferentes tamanhos, com cabos macios e ergonômicos. Os modelos têm ponta de fostato, que garante maior vida útil à ferramenta.
  • STANLEY Serrote Heavy Duty Bimaterial 22 Pol.STHT20376-LA: esse serrote profissional é ideal para você que é carpinteiro ou marceneiro e deseja uma ferramenta de corte eficiente e completa. Possui tripla afiação, permitindo que você faça cortes mais precisos na madeira, evitando também que lâmina fique cega. Além disso, o serrote possui empunhadura ergonômica bimaterial com angulo de 45º, para medição rápida.
Fundação 1843, EUA
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.0/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 7.14/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.9/5.0)
Custo Benef. Baixo
Tipos Ferramentas manuais e elétricas
Suporte Sim
Garantia 90 dias a 2 anos (dependendo da ferramenta)
4

Cria e fabrica ferramentas bastante funcionais e com ótimo acabamento


Se você precisa de uma ferramenta altamente funcional e com excelente acabamento, os modelos Tramontina são para você. A Tramontina é uma marca bastante preocupada com a funcionalidade de suas ferramentas, produzindo instrumentos manuais e elétricos repletos de funções úteis. Além disso, as ferramentas da marca contam com um acabamento excelente e durável. Desse modo, ao obter um modelo Tramontina, você terá uma ferramenta prática, super resistente e com um lindo design.

Por exemplo, a linha de marteletes Tramontina é ótima e conta com modelos ideais para você que procura uma ferramenta funcional e prática para quebrar paredes, colunas de concreto e pisos antigos, ao realizar reformas ou construções. Os modelos possuem as funções Rompedor/Perfurador e também contam com uma empunhadura auxiliar que proporciona maior firmeza. O encaixe rápido SDS também possibilita maior rapidez na troca de brocas, talhadeiras e ponteiros.

A linha de ferramentas manuais para jardinagem também é um ponto forte da marca e conta com ferramentas como pás, rastelos, sachos e outras, indicadas para você que tem um jardim e deseja ferramentas fáceis de usar e com acabamento resistente para fazer a manutenção. Os modelos dessa linha possuem cabos altamente resistentes, com pintura eletrostática a pó, que protege a ferramenta da oxidação causada pela umidade, aumentando a sua durabilidade.

Melhores Ferramentas Tramontina

  • Jogo de Soquete Estriado Aço Cromo Vanádio 43600/017 Tramontina C/17pçs: esse jogo de soquetes é ideal para você que procura uma ferramenta funcional para apertar e desapertar porcas e parafusos. O kit vêm com 17 peças em aço cromo vanádio que se adaptam às mais diversas necessidades e possuem tamanhos diferenciados. 
  • Tramontina Furadeira De Impacto 3/8' 500W 220V: ideal para você que precisa de uma furadeira prática e fácil de usar para fazer furos, reparos e instalações domésticas. Esse modelo de impacto possui corpo e botões injetados e um cabo elétrico de 1m, com plugue seguro, certificado pelo INMETRO. Você poderá realizar seus serviços com praticidade e conforto. 
  • Jogo de Chaves de Fenda Tramontina Ultragrip Plus 6 Peças: essas chaves de fenda são indicadas para você que busca ferramentas eficientes e com acabamento ergonômico para realizar instalações, montagens e manutenções industriais ou automotivas. Os modelos possuem cabos emborrachados, proporcionando muito conforto e firmeza durante a utilização.

Fundação 1911, Brasil
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.4/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 7.58/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 5.0/5.0)
Custo Benef. Muito bom
Tipos Ferramentas manuais e elétricas
Suporte Sim
Garantia 90 dias a 1 ano (dependendo da ferramenta)
3

Produz ferramentas seguras e bem estruturadas


Os modelos Gedore são ideais para você que busca uma ferramenta bem estruturada e altamente segura. A marca se dedica intensamente na produção de ferramentas manuais muito bem construídas, de acordo com altos padrões de segurança. Desse modo, ao obter um modelo Gedore, você terá uma ferramenta resistente e bastante eficiente para usar em serviços profissionais.

Por exemplo, a marca possui uma excelente linha de instrumentos para hidráulica, como alicates bomba d'água, chaves de cano, corta tubos e diversos outros, indicados para você que deseja uma ferramenta muito bem projetada e fabricada para realizar reparos e serviços em sistemas hidráulicos. As ferramentas dessa linha possuem corpo em aço especial de alta qualidade e empunhadura ergonômica, que facilita bastante a utilização do instrumento.

A marca também conta com uma excelente linha de ferramentas manuais para serviços em reformas/construção civil, como limas, raspadores, arcos de serra e outros instrumentos, ideais para você que procura uma ferramenta manual bem segura e prática para usar profissionalmente. Essas ferramentas são feitas em aço especial e aço Gedore-Vanadium, que são matérias-primas de alta qualidade. Possuem empunhaduras e cabos muito bem fixados, já que são ferramentas de impacto. Você poderá lixar, serrar e raspar objetos e superfícies com muita segurança.

Melhores Ferramentas Gedore

  • Jogo De Soquete Sextavado 1/4' 6 A 13Mm Gedore Red: ideal para você que busca soquetes seguros para usar em instalações, maquinários e áreas específicas da construção civil. Esses soquetes sextavados são muito úteis para apertar e desapertar porcas e parafusos, com segurança e máxima praticidade. 
  • GEDORE Chave Para Tubos Modelo Americano 14' - Red: essa chave é ideal para você que deseja apertar ou afrouxar tubos e canos e busca uma ferramenta manual bem estruturada. Essa chave de tubo é feita com liga de aço de altíssima qualidade e possui um ajuste prático, que vai facilitar bastante seus serviços hidráulicos. 
  • Alicate Corte Diagonal 165Mm Gedore Red 3301822 R28402165: se você deseja um alicate seguro e leve para cortar fios de ligas metálicas, como alumínio, aço e cobre, esse modelo é excelente. Possui ótimo corte e um cabo ergonômico emborrachado, para que você possa ter maior conforto e segurança durante o uso.  

Fundação 1919, Alemanha
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 9.7/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 9.09/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.6/5.0)
Custo Benef. Muito bom
Tipos Ferramentas manuais
Suporte Sim
Garantia 1 ano
2

Fabrica ferramentas práticas e duráveis


Os instrumentos Bosch são ideais para você que busca uma ferramenta bem durável e prática para uso doméstico ou profissional. A Bosch é uma marca bastante reconhecida no mercado pela fabricação de ferramentas manuais e elétricas muito práticas para operar e de alta durabilidade. Assim, ao obter um modelo Bosch, você terá uma ferramenta bastante funcional, resistente e com ótima tecnologia.

A linha de furadeiras e parafusadeiras é uma das mais conhecidas da Bosch, sendo ideal para você que é profissional da área de instalação ou construção civil e busca uma ferramenta elétrica com alta durabilidade. Os modelos possuem o exclusivo sistema ECP, que protege a bateria contra o superaquecimento, garantindo maior vida útil à ferramenta. As furadeiras e parafusadeiras possuem diversas opções de velocidade, níveis de impacto e potência diferentes, à sua escolha. Além disso, a linha possui ferramentas com as duas funções juntas (furadeira + parafusadeira).

A marca também traz diversas ferramentas manuais, como brocas e bits de diversos tamanhos, ideais para você que precisa de ferramentas práticas para usar em furadeiras e parafusadeiras, ao realizar montagens de móveis, instalações de telhados, entre outros trabalhos. Essas ferramentas permitem que você parafuse, fixe e perfure diversas superfícies com facilidade, otimizando tempo e energia.

Melhores Ferramentas Bosch

  • Bosch Parafusadeira E Furadeira De Impacto De ½' Gsb 180-Li 18V: indicada para você que trabalha com reforma/construção civil e busca uma furadeira de impacto bem durável. Esse modelo é ideal para realizar perfurações com impacto 0 – 27000 ipm, em concreto ou alvenaria. A furadeira também possui a função parafusadeira, sendo versátil para que você realize diversos trabalhos. 
  • Parafusadeira a Bateria Bosch Go 3,6V BIVOLT com 2 bits: ideal para você que busca uma parafusadeira fácil de operar. Essa ferramenta inteligente conta com o inovador sistema Push&Go (basta pressionar para parafusar). Além disso, possui freio eletrônico, possibilitando que a ferramenta pare imediatamente após ser desligada.
  • Bosch Parafusadeira Furadeira Gsr 1000 Smart 12V Com 1 Bateria 1 Carregador E Maleta: se você trabalha com instalações em geral ou na construção civil e necessita de uma ferramenta com bateria funcional, essa opção é ótima. Possui máxima autonomia, já que uma carga completa garante até 600 parafusamentos. Além disso, o modelo possui um interruptor de velocidade variável, para melhor controle em seu uso.
Fundação 1886, Alemanha
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.0/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 6.94/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.8/5.0)
Custo Benef. Muito bom
Tipos Ferramentas manuais e elétricas
Suporte Sim
Garantia 6 meses a 2 anos (dependendo da ferramenta)
1

Especializada na produção de ferramentas versáteis, com alta tecnologia e qualidade superior


Se você busca uma ferramenta com alta tecnologia, versatilidade e qualidade superior, adquira modelos Vonder. A marca é bastante experiente no ramo, produzindo ferramentas manuais e elétricas altamente tecnológicas e com funções avançadas. Desse modo, ao obter um modelo Vonder, você terá uma ferramenta bastante prática e adaptável, muito útil para realizar diversos serviços.

Por exemplo, a marca fabrica uma excelente linha de ferramentas manuais automotivas como cintas para anéis de pistão, calibradores e chaves variadas, ideais para você que trabalha com mecânica automotiva e procura uma ferramenta manual versátil para uso no dia a dia. A linha possui uma boa variedade de ferramentas manuais automotivas, com diferentes tamanhos e funções, permitindo que você ache a ferramenta mais indicada para o tipo de conserto ou manutenção que pretende fazer no carro.

A linha de furadeiras/parafusadeiras elétricas da marca também é excelente, trazendo modelos ideais para você que busca uma ferramenta elétrica de alta tecnologia para realizar serviços de instalação ou consertos. As máquinas são indicadas para uso profissional, mas também podem ser usadas por pessoas com experiência na operação de ferramentas elétricas. Possuem tecnologias que permitem aplicações de diferentes magnitudes, com grande precisão e qualidade, tanto para furar como desparafusar, resultando em praticidade e rapidez na hora de realizar o trabalho.

Melhores Ferramentas Vonder 

  • Parafusadeira com Impacto à Bateria 12v Pbv012i Vonder: ideal para você que deseja uma furadeira tecnológica, bastante leve e compacta. Essa ferramenta possui alta performance devido à sua alta rotação e força de impacto. Conta com LED para melhor visibilidade do local de trabalho e bateria com indicadores de níveis de carga. Também é fácil de carregar e possui cabo ergonômico.
  • Vonder Pistola De Cola Quente 18V Ipcv1837 S/Ba: se você trabalha com artesanato e deseja uma pistola de cola quente versátil e com alta qualidade, essa é uma ótima opção. Essa pistola possui ação eficaz e não pinga, sendo ideal para você colar tecidos, tnt, feltro, EVA e diversos outros materiais. 
  • Parafusadeira Bateria Vonder 3,6V Bivolt Pbv 120: indicada para você que está em busca de uma parafusadeira versátil para usar em consertos e instalações domésticas. Possui regulagem para 7 posições de torque (aperto) e 1 posição para perfuração, permitindo que você instale prateleiras, quadros e móveis em geral. É possível fazer furos de até 3mm em madeira e metal, com a broca apropriada.

Fundação 1971, Brasil
Nota RA Reclame Aqui (Nota: 8.4/10)
Avaliação RA Avaliação do Consumidor (Nota: 7.74/10)
Amazon Média dos Produtos (Nota: 4.6/5.0)
Custo Benef. Muito bom
Tipos Ferramentas manuais e elétricas
Suporte Sim
Garantia De 90 dias a 1 ano (dependendo da ferramenta)

Como escolher a melhor marca de ferramentas?

Para escolher a melhor marca de ferramentas é essencial analisar algumas informações, como o nível de experiência e reputação da marca, custo-benefício, etc. Dessa forma você poderá identificar as melhores marcas de ferramentas e optar pela marca mais apropriada para suprir suas necessidades. Confira mais sobre isso a seguir!

Veja a quanto tempo a marca de ferramentas está atuando

Ao buscar as melhores marcas de ferramentas, é importante verificar qual é o ano de fundação da marca. Isso é importante porque te ajuda a entender mais sobre o nível de experiência e tradição que a marca tem no segmento de ferramentas manuais e elétricas.

Saber o tempo de atuação da marca também te ajuda a ter certeza de que ela é realmente sólida no mercado e possui boa reputação. Portanto, confira com atenção essas informações, para que você consiga fazer a escolha correta da melhor marca de ferramentas.

Veja a reputação da marca de ferramentas no Reclame Aqui

Ao verificar quais são as melhores marcas de ferramentas, também é útil verificar qual é a reputação da marca no site Reclame Aqui. O Reclame Aqui é um site de avaliações bastante reconhecido e confiável.

A plataforma permite que os consumidores postem comentários e reclamações sobre marcas, avaliando aspectos como eficiência, durabilidade e qualidade dos produtos, atendimento ao cliente, etc. Também é possível dar uma nota avaliando a marca.

Com base nessas informações coletadas, o próprio Reclame Aqui emite uma nota geral para cada marca analisada. Por conferir essas informações, você irá conhecer mais profundamente a marca que está avaliando e poderá tomar uma decisão de compra mais consciente.

Confira como é o pós-compra da marca de ferramentas

Ao avaliar quais são as melhores marcas de ferramentas, confira mais a respeito do atendimento pós-compra. As melhores marcas de ferramentas manuais e elétricas possuem um excelente suporte, disponibilizando um período razoável de garantia para a ferramenta.

Além disso, boas marcas agem prontamente para fazer reparos ou realizar a troca da ferramenta, se necessário. As melhores marcas de ferramentas manuais e elétricas geralmente oferecem um prazo de garantia entre 90 dias e 3 anos, que pode variar de acordo com marca e tipo de ferramenta.

Para saber mais sobre o pós-venda da marca que você está avaliando, sempre confira os comentários dos consumidores, em sites de venda e no Reclame Aqui. Dessa forma você poderá fazer uma escolha mais acertada.

Faça a avaliação do custo-benefício das ferramentas da marca

Ao procurar as melhores marcas de ferramentas, é muito importante fazer uma boa avaliação do custo-benefício. Para isso, identifique os principais diferenciais da marca em questão, como tecnologias utilizadas, matérias-primas, funcionalidades práticas, dentre outras.

Depois, confira o preço médio das ferramentas da marca e avalie se a relação custo-benefício é vantajosa. Ao avaliar custo-benefício também é importante pensar em suas necessidades de uso. Por exemplo, se você precisa de ferramentas para fazer consertos e serviços de bricolagem em sua casa eventualmente, opte por marcas com maior custo-benefício.

Mas se você trabalha com instalações ou em áreas da construção civil e precisa de equipamentos e instrumentos com maior tecnologia e funcionalidades avançadas, escolha marcas que oferecem equilíbrio entre custo e qualidade.

Procure saber onde fica a sede da marca ferramentas

Ao analisar as melhores marcas de ferramentas também é importante observar onde fica a sede da marca. Essa informação revela se a empresa é nacional ou multinacional, o que te ajuda a entender mais sobre a origem das tecnologias e dos materiais usados na fabricação, tipo de design, preço médio das ferramentas manuais e elétricas, etc.

Se a marca em questão não tiver sede no país, confira se a empresa oferece meios de comunicação práticos, mesmo à distância (plataformas digitais e telefones). Antes de concluir a compra, procure comentários de outros consumidores, para que você possa verificar se a marca possui um bom atendimento ao cliente.

Como escolher a melhor ferramenta?

Agora que você já conferiu quais são as melhores marcas de ferramentas e viu como escolher a melhor marca, continue a leitura e aprenda dicas práticas que irão te ajudar na escolha da ferramenta mais adequada para você. Veja a seguir!

Veja qual é o tipo de ferramenta ideal para você

Após identificar as melhores marcas de ferramentas, seu foco deve ser escolher o tipo de ferramenta ideal para o seu objetivo. As ferramentas são divididas em duas categorias. Veja mais a seguir.

  • Ferramentas manuais: são ferramentas acionadas manualmente, que não são movidas à eletricidade, como tesouras, alicates, chaves, martelos, estiletes, trenas, níveis manuais, entre outras. Poderá usar ferramentas manuais de uso pessoal para realizar tarefas em casa, como consertos, instalações, trabalhos artesanais e serviços de bricolagem em geral. Já as ferramentas manuais profissionais possuem funções mais avançadas e maior resistência, sendo ideais para você que trabalha profissionalmente em áreas de construção civil, como elétrica, instalações em geral, hidráulica, etc.  
  • Ferramentas elétricas: são ferramentas acionadas por meio da energia elétrica, como furadeiras, parafusadeiras, serras circulares, marteletes e diversas outras. As ferramentas elétricas possuem funções avançadas, geralmente são mais caras e altamente duráveis. Visto que sua utilização segura exige conhecimento, esse tipo de ferramenta é indicada para você que trabalha com reformas, instalações e construção civil. Certos modelos de ferramentas elétricas também podem ser utilizados por você que já têm bastante experiência no uso seguro dessas ferramentas, mesmo que não seja um profissional. 

Assim, avalie essas informações e escolha a ferramenta mais adequada para suprir as suas necessidades.

Veja se a ferramenta possui o selo INMETRO

Após identificar as melhores marcas de ferramentas, é bom conferir se elas possuem o selo do Inmetro, Esse selo certifica que a ferramenta passou por testes e análises, de acordo com os padrões técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, comprovando sua qualidade e segurança no uso.

Os testes do Inmetro são bastante confiáveis, de modo que as ferramentas elétricas e manuais com o selo Inmetro são muito seguras e duráveis. Assim, antes de comprar a melhor ferramenta, verifique se ela possui esse selo tão importante.

Procure saber a tensão e potência das ferramentas elétricas

Após avaliar as melhores marcas de ferramentas também é fundamental conferir a tensão e a potência da melhor ferramenta. A potência de uma ferramenta determina a sua força e velocidade, tanto do motor como dos outros componentes adjacentes. Quanto maior a potência de uma ferramenta, maior será o seu poder de ação.

As melhores ferramentas elétricas têm potência entre 200W e 1600W. É claro que essa média pode variar de acordo com o tipo de ferramenta elétrica e sua indicação (uso doméstico ou profissional). Para decidir a potência ideal para você, pense em suas necessidades de uso.

Se você precisa usar a ferramenta elétrica para trabalhos profissionais, opte por modelos com maior nível de potência. Mas se você deseja uma ferramenta para uso doméstico, poderá escolher modelos com nível de potência moderado. Lembre-se de que quanto maior for a potência do aparelho, maior será o consumo de energia elétrica. Assim, leve em conta essa informação ao fazer a sua escolha.

Caso compre uma ferramenta elétrica veja a voltagem

Ao escolher a melhor ferramenta elétrica, verifique a voltagem do equipamento. Se você ligar uma ferramenta em uma voltagem errada, ela poderá sofrer danos ou até queimar. Geralmente, as melhores marcas de ferramentas produzem equipamentos com voltagens 127V, 220V ou bivolt (que funciona em qualquer voltagem).

Para escolher corretamente, leve em conta a tensão existente nas tomadas de sua casa ou local de trabalho. Se você trabalha em diversos locais, uma boa opção é optar por um modelo bivolt. Depois disso, olhe as especificações da ferramenta escolhida e opte pela voltagem mais adequada.

Procure saber o peso e tamanho das ferramentas na hora de escolher

Algo que também é fundamental ao escolher a melhor ferramenta é avaliar o peso e as dimensões. Tanto o peso como o tamanho de ferramentas manuais e elétricas podem variar bastante. Ferramentas mais pesadas geralmente são mais robustas e resistentes. Já as ferramentas mais leves costumam ser práticas para carregar.

Geralmente, as melhores ferramentas manuais podem pesar entre 300g e 181,44g, em média. Já as elétricas pesam geralmente entre 520g e 2,38kg. Além disso, o tamanho das ferramentas elétricas também pode variar entre‎ 10 x 21 x 27cm e ‎39,8 x 8 x 15,24cm, e das manuais entre 25 x 8 x 22cm e 260 x 96 x 35cm.

Para escolher o peso e tamanho ideal, você precisa analisar alguns pontos. Se usa a ferramenta em locais fixos, pode optar por modelos mais robustos e maiores. Mas se a sua intenção é ter uma ferramenta bem fácil de carregar, opte por ferramentas menores e mais leves. Se você já apresenta algum desgaste muscular ou lesão por esforço repetitivo, também é importante escolher ferramentas um pouco mais leves.

Escolha a melhor marca de ferramentas para usar em sua casa!

Como vimos neste artigo, as melhores marcas de ferramentas fabricam instrumentos manuais e elétricos de excelente qualidade, ideais para que você realize consertos e outros serviços, com máxima eficiência. Por isso, vimos que adquirir uma ferramenta de uma marca renomada é essencial para que você possa ter mais segurança e benefícios em sua compra.

Este artigo apresentou as 10 melhores marcas de ferramentas de 2024, e deu dicas super úteis que auxiliam na escolha da melhor marca, com base na sua experiência, reputação e custo-benefício. Além disso, você pôde conferir informações importantes que ajudam na escolha da ferramenta certa, como o tipo, potência, peso e outros aspectos.

Portanto, esperamos que essas dicas e as informações do ranking te orientem bastante na escolha da melhor marca e modelo de ferramenta. Desse modo, você terá um instrumento prático, eficaz e durável para executar serviços de excepcional qualidade!

Autor deste artigo

Apaixonada pela leitura e escrita, criadora de conteúdo para web. Sou plural e amo escrever sobre diversos assuntos, como cabelos, beleza, bem-estar, saúde, e por aí vai...

Palavras-chave relacionadas


DIY

Artigos relacionados


As 10 Melhores Marcas de Porcelanato de 2024: Delta, Portobello, Eliane e mais!

As 10 Melhores Marcas de Porcelanato de 2024: Delta, Portobello, Eliane e mais!

Quer transformar a sua casa com um piso de qualidade? Confira neste artigo as 10 melhores marcas de porcelanato e um ranking com os melhores produtos de 2024!


As 10 Melhores Parafusadeiras Custo-Benefício de 2024: Makita, Vonder e mais!

As 10 Melhores Parafusadeiras Custo-Benefício de 2024: Makita, Vonder e mais!

Quer uma ferramenta de qualidade com ótimo preço no mercado? Veja aqui um ranking das 10 melhores parafusadeiras custo-benefício e um guia de como escolher.


As 10 Melhores Marcas de Ferramentas Manuais de 2024: Schulz, Bosch, Gedore e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Ferramentas Manuais de 2024: Schulz, Bosch, Gedore e Mais!

Em busca da melhor ferramenta manual? Veja quais são as 10 melhores marcas de ferramentas manuais e aprenda como escolher o melhor modelo para o seu dia a dia!


As 10 Melhores Serras Meia Esquadria de 2024: EINHELL, Vonder e muito mais!

As 10 Melhores Serras Meia Esquadria de 2024: EINHELL, Vonder e muito mais!

Está precisando de uma serra meia esquadria? Neste artigo separamos dicas de como escolher e um ranking com as 10 melhores opções de serra esquadria de 2024!


As 10 Melhores Marcas de Furadeiras de 2024: Bosch, Makita, Dewalt e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Furadeiras de 2024: Bosch, Makita, Dewalt e Mais!

À procura da melhor furadeira para usar em casa ou no trabalho? Veja quais são as 10 melhores marcas de furadeiras e aprenda como escolher o melhor modelo!


Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos