Orquídea azul: como cuidar, curiosidades, dicas e muito mais!

Orquídea azul: como cuidar, curiosidades, dicas e muito mais!

Fantasia ou realidade? Conheça a origem da misteriosa Orquídea Azul e descubra como você pode cultivar uma em casa!


Orquídea azul: você sabia que ela existe de verdade?

Orquídea azul

Quando pensamos em plantas e flores, as orquídeas são as mais populares, não importa se você tem um vaso sobrando em sua casa ou um espacinho a mais em seu jardim, essas plantas são as primeiras a surgirem na mente do cultor, mesmo os não adeptos da jardinagem comumente cogitam a prática quando conhecem uma orquídea pela primeira vez.

É fato que o maior atrativo dessas plantas está na sua beleza, com tantas variedades de cores e formas. Diante da versatilidade de tantas beldades uma delas se destaca, a orquídea azul. Em meio a ampla família, gênero e as diversas espécies de orquídeas, com certeza você encontrará algumas azuis, geralmente em tons claros, mesclados ou até mesmo alguns tons de roxo.

Todavia, quando nos referimos a orquídea azul, sua cor tende a ser mais pura e viva, uma coloração muito rara de ser encontrada nas flores, dando a essa planta um ar místico, em volto em mistério: A orquídea azul existe?

Se você tem essa dúvida, ou nunca ouviu falar sobre a orquídea azul, saiba que ela existe! Neste artigo vamos tirar muitas dúvidas a respeito dela: como cuidar, qual a sua origem, descubra se ela é natural ou artificial e muito mais, confira!

Informações básicas da orquídea azul

Orquídea azul

Nome CientíficoPhalaenopsis blue mystique
Outros NomesOrquídea azul, Mística orquídea azul, Blue mystique, Orquídea mariposa
OrigemÁsia
PorteAté 90 centímetros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoAno inteiro
ClimaTropical, subtropical

A orquídea azul é uma das orquídeas consideradas raras, isso se dá a sua coloração não natural que atrai muita atenção e admiração. O gênero Phalaenopsis teve origem na Ásia tropical e hoje em dia se espalhou pelo mundo com suas variadas espécies, as quais você pode conhecer mais clicando aqui

Todavia, a Phalaenopsis blue mystique apareceu pela primeira, em 2011, em uma conferência de orquídeas que aconteceu no Japão. Diferente das demais espécies do gênero, ela não foi encontrada na natureza, antes foi cultivada em laboratório.

Ela é uma planta perene que pode checar aos 90 centímetros. Sua preferência é por climas tropicais, mas que não sejam exageradamente quentes. Sua floração pode ser anual dependendo da maneira como é cultivada, mas de modo geral, irá variar conforme a espécie originária, cada floração pode durar até 90 dias.

Como cuidar da orquídea azul

Pessoa cuidando de orquídeas

As orquídeas são plantas sensíveis e cuidar delas pode não ser tão fácil, isso dificulta um pouco mais quando pensamos no cultivo de uma Blue mystique. Por isso separamos as dicas essenciais para te ajudar a cuidar da sua orquídea. Veja a seguir!

Rega da orquídea azul

A química aplicada na orquídea azul a torna mais sensível, por isso é importante que a irrigação seja conduzida, com água mineral de poço ou da chuva, de preferência pela manhã. A água da caixa possui cloro, podendo prejudicar o desenvolvimento da sua planta, e assim deve ser evitada quando possível.

É importante verificar a umidade do solo antes de qualquer rega, você pode fazer isso usando a ponta do seu dedo, de modo a não encharcar o solo e causar o apodrecimento de sua raiz. As Phalaenopsis são conhecidas por puxar parte da umidade do ar, sendo assim, é comum irrigar essas plantas a cada 2 ou 3 dias, porém, com o clima seco, talvez seja necessário irrigar diariamente.

Luminosidade e temperatura ideal para orquídea azul

Embora elas sejam plantas tropicais e gostem de calor, deixar a orquídea azul muito exposta ao sol poderá prejudicar o seu desenvolvimento. Se você optar por cultivá-la em lugares externos, no jardim ou quintal, escolha uma área de sombra, suas pétalas são bem sensíveis aos raios solares.

Se você deseja cultivar sua planta no interior da sua residência ou escritório, escolha um local próximo a janelas, onde além de luz indireta ela também terá uma boa ventilação.

Poda da orquídea azul

Existe bastante controvérsia em relação à poda da orquídea azul, mas todos concordam que a poda só deve ser realizada em ramos doentes e debilitados. Durante a floração as orquídeas direcionam boa parte dos nutrientes e da energia adquirida para esses ramos, causando deficiência de nutrientes e baixa eficiência em sua inflorescência.

Uma boa dica é podar cerca de 3 centímetros acima do terceiro nó da haste, desta maneira outros ramos poderão nascer e florir, não tão belos e grandes como o primeiro, mas darão flores. Todavia, se a sua planta estiver contaminada por alguma bactéria ou fungo, cortar a sua haste por completo é o melhor a fazer, impedindo que o contágio seja transmitido para outras plantas.

Ao efetuar a poda é importante lembrar de esterilizar os equipamentos, esse procedimento também evita que sua planta se contamine ou fique doente. A esterilização pode ser feita com o uso de álcool na tesoura ou faca e deixando-a secar por alguns minutos antes de realizar o corte.

Floração da orquídea azul

As Phalaenopsis possuem diferentes períodos de floração, podem desabrochar durante a primavera, verão ou outono e algumas ainda podem dar flores no inverno. A orquídea azul segue a mesma variedade, visto que elas são derivadas dessas plantas originais, desta forma, tendo uma pequena variedade de plantas é possível ter flores o ano inteiro em sua casa.

Escolha o melhor vaso para orquídea azul

As orquídeas são plantas que demandam espaço para crescerem e, por mais que sejam versáteis e adaptáveis, não é interessante cultivá-las em lugares apertados e comprimidos. Desta forma, quando for realizar o transplante de sua planta, escolha um vaso grande onde ela possa acomodar bem sua raiz e que tenha espaço para crescer, além disso, escolha aqueles com furos que permitam que a umidade escoa bem.

Como fertilizar a orquídea azul

O gênero Phalaenopsis é formado principalmente por plantas epífitas, isto é, aquelas que crescem sobre outras plantas e árvores, similar as trepadeiras. Sabendo disto, a forma ideal de preparar e fertilizar o solo é replicando o seu habitat natural.

Para isso, use terra fértil misturada à matéria orgânica, húmus ou esterco animal curtido, acrescente ainda à mistura, casca de pinus, um tipo de árvore facilmente encontrada, e carvão. Não se esqueça que o substrato deve ser bem drenado também.

Umidade ideal para orquídea azul

Embora já tenha dito durante este artigo que o solo da orquídea azul não deve ser encharcado, ela é uma planta que demanda de umidade alta para o seu desenvolvimento, isto é, de 50 a 90%, pensando nisso, em lugares com pouca chuva ou em período de seca, seja o inverno seco ou o verão seco, é recomendado o uso de nebulizadores.

Por serem plantas aéreas, muitos dos nutrientes absorvidos pelas Phalaenopsis provêm do ar.

Adubo para orquídea azul

A adubação dessas plantas não é tão eficiente quanto o preparo do solo, isso porque parte dos nutrientes absorvidos vem do ar, desta forma, evite usar adubo ou fertilizante em excesso, isso pode aumentar a concentração de sal na terra e prejudicar sua planta.

Todavia, diferente de outras orquídeas epífitas, que muitas nem mesmo necessitam de adubação, a Blue mystique precisará, mas apenas o necessário. Opte por fertilizantes balanceados, como o NPK 10-10-10 ou 20-20-20, como você pode ver em os Melhores Adubos para Flores de 2022.

Pragas e doenças da orquídea azul

As orquídeas, em geral, são muito suscetíveis as pragas, como cochonilhas e fungos, e se não tratados direito o prejuízo causado a sua planta poderá ser irreversível. Para eliminar esses visitantes indesejados, aplique uma mistura de água com sabão de coco sobre a região contaminada.

Mas como diz o ditado “é melhor prevenir do que remediar”, efetue os devidos cuidados citados anteriormente, com o solo, drenagem, irrigação, após a poda é importante polvilhar um pouco de canela sobre o local, isso impede que bactérias contaminem a planta também.

Curiosidades da orquídea azul

Orquídea azul

Até aqui vimos muitas dicas que te ajudarão a cuidar muito bem da sua Blue mytique, mas certamente você deve estar se perguntando como deram essa cor a planta. Essa e outras curiosidades você verá a seguir, confira!

Como surgiu a orquídea azul?

A primeira orquídea azul apareceu pela primeira em 2011, no Japão, durante a 11ª Conferência de Orquídeas do Pacífico Asiático, onde o Dr. Masahiro Mii fez uso da espécie Commelina communis para o feito. Todavia, a técnica americana, que recorre à Phalaenopsis como gene base, é a que se tornou popular e leva o nome de Phalaenopsos blue mystique.

Como mudar a cor de uma orquídea?

Como mudar a cor de uma planta? Essa é uma questão comum para aqueles que descobrem que flores azuis são muito raras na natureza, por isso a Blue mystique tem se destacado tanto. Essa pigmentação é obtida através da aplicação de um corante a estrutura da planta permitindo assim que esse pigmento se misture a seiva levada através de sua haste e posteriormente se espalhando em suas flores.

Orquídea azul na natureza

O que faz a orquídea azul tão cobiçada e admirada é a tonalidade e intensidade da sua cor, mas como você já deve ter imaginado, na natureza existem sim, flores azuis, de algumas espécies variadas, inclusive, porém elas são raras e, geralmente, são mescladas com outras cores.

No caso das orquídeas, apenas algumas espécies possuem naturalmente a cor azul, as mais populares são a Vanda coerulea e a Therlymitra crinita, todavia, Blue mystique só pode ser adquirida em procedimentos laboratoriais.

Como deixar a orquídea azul artificialmente?

Para deixar a orquídea azul, o mais conhecido e usual é o método patenteado em que uma determinada quantidade de corante azul, não tóxico as plantas, é injetado no caule da orquídea branca. Esse processo dá as flores e botões existentes a coloração azul que pode variar sua intensidade devido a muitos fatores, mas as flores que nascem após a infusão serão brancas como as originais.

O segundo método, e mais recente, foi desenvolvido aqui no Brasil, pelo engenheiro-agrônomo Marcos Alexandre, e ocorre de forma similar ao método estadunidense, através da infusão de corante, porém esse processo é feito antes da semente germinar. O procedimento desenvolvido por Marcos Alexandre faz com que a raiz absorva a pigmentação, permitindo que a planta dê mais de uma floração da cor pigmentada.

Quanto custa uma orquídea azul?

Devido a todo o cultivo especializado, a orquídea azul não apenas é uma planta rara, mas também cara, podendo superar facilmente os R$250,00. Muitos não pensarão duas vezes em adquirir um espécime, mas com a pouca duração de sua cor, na maioria das vezes se limitando apenas a primeira floração, e ainda que outras desabrochem azuis, sua intensidade não será a mesma, talvez não valha o custo benefício. Cabe a cada um escolher.

Significado da orquídea azul

Ainda que a Blue mystique seja uma planta colorida artificialmente, ela encanta a todos que a veem, criando diversos significados de leveza, espiritualidade e harmonia nos ambientes em que são cultivadas. Ela acrescenta vida com sua inconfundível cor, agregando muita elegância e charme, dando ares de graça a quem as vislumbra.

Ademais, azul também é conhecido por trazer paz, reduzir o estresse e melhorar a saúde emocional. No comércio ela representa confiabilidade e lealdade, podendo ser acrescentada aos mais diversos ambientes, desde os festivos até as reuniões empresariais.

Dicas para utilizar a orquídea azul na decoração

Orquídea azul e branca

Agora que você já conhece essa magnífica flor, é hora de pensar em como usá-la na decoração. Confira as dicas para aproveitar a graça e beleza da orquídea azul na sua casa ou até mesmo no seu escritório. Veja a seguir!

Mesas de jantar decoradas com a orquídea azul

A sala de jantar é um dos principais ambientes de uma casa, nele as pessoas se reúnem para apreciarem os mais deliciosos petiscos, pratos e guloseimas, além de ser um ambiente descontraído onde muitas conversas perduram pelo ar.

Um local como esse é perfeito para ter uma Blue mystique adornando e atraindo os olhares de seus apreciadores, sendo um dos principais assuntos para as visitas.

Aproveite a luminosidade natural para favorecer sua orquídea azul

Se você não gosta de flores sobre a sua mesa ou seu espaço é reduzido, aproveite a iluminação proveniente das portas e janelas, use um tripé ou uma mesinha e aumente o destaque da sua flor com os raios de luzes que entram marcando sua silhueta e sendo um ponto inesquecível para qualquer visitante.

Traga serenidade para seu escritório com orquídea azul

No cenário comercial sua orquídea azul poderá ser um dos motivos que ajudarão o seu cliente a lembrar de você, do ambiente e de seu escritório. O azul é conhecido por agregar confiabilidade e lealdade, além disso, a exuberância dessa planta não passa despercebida por ninguém.

Então escolha um bom local para posicioná-la, um local muito próximo a sua mesa pode tirar o foco da pauta a ser abordada, mas um canto ao lado da janela ou da porta pode dar aquele toque especial durante o término da reunião, com a bela visão desta flor como sinal de despedida.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas orquídeas azuis

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da orquídea azul, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Enfeite seu ambiente com uma belíssima orquídea azul!

Orquídea azul

Quem poderia imaginar que as orquídeas azuis seriam tão raras ao ponto do ser humano buscar maneiras de criar uma, a seu próprio modo, não é mesmo? Elas são lindas e intrigantes, com tamanha exuberância que beira a fantasia, pena que a cada floração a intensidade da sua cor tende a diminuir e voltar ao branco natural, o que não deixa de ser belo e gracioso.

Ainda que seja uma planta frágil e seu cultivo não tão simples como de outras espécies, ter uma orquídea azul é um grande desejo dos amantes dessa família. Uma beldade única que não pode ser encontrada nem mesmo nas florestas tropicais mais diversificadas, mas que fica muito bem acomodada nos lares, emanando seus encantos aos que se deslumbram.

Então esse é o momento de levar essa beldade para dentro da sua casa e do seu escritório, aproveite as dicas dadas durante o artigo para cuidar bem da sua planta e adorne seu ambiente com a magnífica orquídea azul!

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos