Fase concêntrica e excêntrica: diferença, benefícios e mais!

Fase concêntrica e excêntrica: diferença, benefícios e mais!

Você sabe a diferença entre as fases concêntrica e excêntrica? Veja neste artigo a importância delas para aumentar seu desempenho funcional e ganho de força.


Concêntrica e excêntrica: por que praticar as duas fases?

Mulher praticando exercícios físicos com peso em um fundo escuro.

Durante qualquer movimento físico os músculos humanos se esticam e contraem. Seja apenas caminhando, praticando esporte ou fazendo um exercício de alta intensidade como levantamento de peso, nesse processo, ocorrem dois movimentos musculares distintos, chamados de: excêntricos e concêntricos.

Ao entender a diferença entre esses dois tipos de movimentos dos músculos, você pode obter melhores resultados nas suas atividades físicas com um melhor rendimento funcional, ganho de força e redução de lesões. Além disso, você também irá conseguir incitar ainda mais a hipertrofia muscular.

De forma a otimizar seus resultados, é importante fortalecer os músculos tanto na fase excêntrica quanto na concêntrica. Por isso, para saber mais sobre o que são essas duas fases, os exercícios que podem ser feitos, benefícios e cuidados, acompanhe o artigo a seguir.

Fase concêntrica

De forma simplificada, a fase concêntrica pode ser realizada em momentos de encurtamento e maior tensão do músculo, como por exemplo fazer um agachamento. Para entender melhor como ela funciona, quais os benefícios e cuidados para aumentar a eficiência de seu treino, veja mais informações adiante.

O que é fase concêntrica?

A princípio, a fase concêntrica ou também chamada de fase positiva, refere-se quando o músculo encurta. Em outras palavras, ela ocorre quando há a ativação muscular e ele é contraído. Com esse movimento, ocorre um encurtamento acentuado dele.

Esta fase contribui para o crescimento e desenvolvimento da massa muscular, já que quando eles se contraem, inicia um processo de hipertrofia dos mesmos. Dessa forma, cada célula muscular é influenciada por um estresse consistente, que é causado pelo movimento. Além disso, as fibras musculares também se dividem nesse processo, gerando o aumento da massa magra.

Benefícios da fase concêntrica

Além de contribuir para o desenvolvimento dos músculos, a fase concêntrica também gera uma melhoria do condicionamento físico, resistência e da frequência cardíaca em uma pessoa. Esse ganho impacta em atividades físicas dentro da academia, esportes ou qualquer outra atividade, como carregar caixas e sacolas pesadas.

Quando trabalhado de forma bem consistente e frequente a fase concêntrica dos músculos, a tendência é um aumento constante dos benefícios gerados por ele. Ademais, ele ajuda a diminuir a dor e fadiga causadas pela dor muscular tardia. Por isso, trabalhar bem essa fase durante um exercício físico é muito importante para atingir os resultados desejados.

Cuidados ao fazer a fase concêntrica

Como qualquer atividade física que necessita de movimentos, é fundamental tomar algumas precauções ao realizar movimentos concêntricos. Tendo em vista que nesta fase é realizada por meio de levantamento de algum suporte ou peso, o ideal é utilizar a carga de forma equilibrada e de acordo com a sua resistência.

Caso você levante mais peso do que o recomendado, isso pode causar não só danos musculares, mas aumenta a chance de ter lesões nas articulações. Por isso, conte com um treinador ou profissional com experiência para te orientar nos treinos e quantidade de carga.

Exercícios da fase concêntrica

Tendo em vista que a fase concêntrica se refere ao encurtamento dos músculos, os exercícios dessa etapa são aqueles que trabalham na contração muscular. Essa fase está muito presente nas atividades, pois a maioria dos movimentos físicos possuem intensidade e peso para serem realizados.

Você pode realizar exercícios da fase concêntrica em diferentes aparelhos musculares, por exemplo quando estiver em uma cadeira extensora realizando o movimento para ativar os quadríceps frontais da coxa. Neste momento, a parte em que você estende a perna contra o peso da máquina, você estará realizando a fase concêntrica.

Fase excêntrica

Além de promover o ganho de força e massa muscular, a fase excêntrica confere muitos outros benefícios para o corpo humano. Ela pode ser realizada simplesmente abaixando em um agachamento. Para entender melhor esse processo, acompanhe abaixo mais detalhes sobre o que é, os cuidados e exercícios referentes a esta fase.

O que é fase excêntrica

Ao contrário da fase concêntrica, a excêntrica ocorre quando o músculo se contrai e alonga durante qualquer atividade física. Conhecida também como fase negativa, esse momento pode ser caracterizado quando voltamos a carga para a posição inicial, por exemplo.

A fase excêntrica contribui para um aumento de força do praticante, pois trabalha para que as fibras musculares sejam mais danificadas. Por consequência, acaba estimulando ainda mais a hipertrofia muscular, ou em outras palavras, o aumento dos músculos.

Benefícios da fase excêntrica

Assim como os exercícios concêntricos, os ganhos com o treinamento da fase excêntrica são diversos. Eles vão desde o aumento das fibras presentes nos músculos, a actina e a miosina, aumento da força em toda a amplitude das articulações, melhoria da coordenação muscular e a redução do estresse cardiovascular.

Esta fase também é essencial para garantir um bom nível de controle durante alguma carga ou exercício de impacto. Assim, isso impedirá que ocorram lesões no indivíduo ao realizar atividade física ou levantamento de cargas.

Cuidados ao fazer a fase excêntrica

Os exercícios excêntricos colaboram não apenas para construir força, mas também para prevenção e recuperação de lesões. No entanto, como há um grande esforço físico nessas atividades, é necessário tirar um tempo de descanso entre um treino e outro o suficiente para que haja a recuperação do tecido muscular.

Além disso, para que o corpo não fique sobrecarregado e não ocorra nenhum dano muscular, o ideal é contar com a orientação de um profissional ou treinador experiente para acompanhar você durante a execução das atividades físicas.

Exercícios da fase excêntrica

Como a fase excêntrica se trata do alongamento dos músculos, os exercícios dessa parte são aqueles dos quais trabalham o músculo de forma que ele se alongue durante a atividade. Como por exemplo, o movimento de abaixar durante o agachamento é o período em que ocorre essa fase.

Neste caso, a fase excêntrica é feita logo após movimentos concêntricos. Por isso, para dar maior ênfase nessa etapa, o ideal é realizar o movimento de modo concentrado e controlado. Assim, caso você esteja fazendo um agachamento, lembre-se de abaixar lentamente para sentir seus músculos mais esticados.

Sobre as atividades concêntricas e excêntricas

Homem treinando as pernas na academia.

As atividades concêntricas e excêntricas possuem diferenças durante um treino ou exercício físico. No entanto, quando complementadas da forma correta, elas podem aumentar a eficiência dos movimentos e facilitar para que você consiga atingir seus objetivos durante um exercício. Para ver como é a aplicação, diferenças e as microlesões causadas por essas fases, acompanhe abaixo o artigo.

Como é aplicação das fases concêntrica e excêntrica

Em um mesmo movimento, você certamente irá contar com as duas fases: concêntrica e excêntrica, em momentos diferentes. Por exemplo, ao levantar um peso com o braço, no processo de dobrar o cotovelo e subir com o peso, você irá estimular a fase concêntrica. Já ao abaixar o peso e esticar o braço, você estará alongando o músculo.

Embora elas atuam de formas distintas no músculo, ambas são bem importantes durante a repetição de um exercício. Por isso, o ideal é não ignorar nenhuma dessas fases durante o treino e realizar as duas de forma controlada e calma, sem apressar a ação.

Diferenças das fases concêntrica e excêntrica

A principal diferença entre as fases é que a concêntrica ocorre quando há o encurtamento dos músculos, por exemplo quando levantamos um peso com o braço. Em contrapartida, o excêntrico ocorre quando os músculos se alongam. Assim, em um levantamento de peso, ele ocorre quando a carga é trazida para baixo e você estica o braço.

Quando é realizado o movimento concêntrico, aparentemente há um esforço maior para realizá-lo. Contudo, é na fase excêntrica onde ocorre um maior esforço para realizar a ação, pois a miosina e actina (estruturas responsáveis pela contração muscular) são liberadas em maior quantidade na fase com os músculos estendidos.

As microlesões ao fazer as atividades concêntrica e excêntrica

O aumento de massa muscular ocorre devido a hipertrofia, em que as fibras crescem ou há uma maior concentração de proteínas no interior das células musculares. Esse processo pode ocorrer de diferentes formas, como hormonais, metabólicos e mecânicos. No último, ele é um dos mais importantes, pois está diretamente relacionado com a tensão exercida pela musculatura.

Durante as atividades concêntricas e excêntricas, o exercício excêntrico provoca mais microlesões, por isso gera mais hipertrofia. Contudo, não quer dizer que o movimento excêntrico seja melhor que o concêntrico, pois ambos precisam ser trabalhados em conjunto para que haja um verdadeiro resultado positivo no músculo.

Como as fases concêntrica e excêntrica influenciam o treino

As fases concêntrica e excêntrica são os momentos mais importantes durante um treino físico. Ambas, quando realizadas de forma completa irão estimular a hipertrofia e liberação de miosina e actina no músculo. Assim, você irá obter todos os benefícios que as duas fases oferecem.

Como forma de gerar o máximo de estímulo para construir massa muscular, leve em consideração todo o movimento do exercício. Desse modo, com a carga ideal, movimento completo e de forma controlada, você obterá os melhores resultados.

Conheça também equipamentos e suplementos para o seu treino

No artigo de hoje nós apresentamos a diferença entre as fases concêntricas e excêntricas, assim como diversas outras informações.. Ainda dentro do assunto de exercícios físicos, gostaríamos de recomendar alguns artigos de produtos relacionados, como estações de exercício, bicicletas ergonômicas e suplementos como whey protein. Se tiver um tempo sobrando, não deixe de dar uma lida!

As 10 melhores estações de musculação em 2022: Kikos, Podiumfit e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1598

Está pensando em comprar uma estação de musculação e não sabe por onde começar? Então entre e dê uma olhada nas 10 melhores opções e como escolher uma!

As 10 melhores bicicletas ergométricas de 2022: spinning, vertical, horizontal e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1442

Quer ter uma bicicleta ergométrica, mas não sabe qual modelo escolher? Descubra neste artigo as melhores bicicletas ergométricas do mercado e como escolher uma!

Os 11 Melhores Whey Protein de 2022: da Atlhetica Nutrition, Dux Nutrition e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1072

Em busca de um whey protein para agregar ainda mais à sua rotina de treinos? Veja aqui os 11 melhores suplementos do mercado e dicas de como escolher o ideal!

As fases concêntrica e excêntrica são importantes para seu treino!

Dois esportistas em pé em uma academia.

Em qualquer movimento físico, seja ele o mais simples como caminhar, ou os mais intensos como levantar pesos, você irá trabalhar seus músculos em etapas diferentes. O primeiro é a contração da musculatura, chamado de concêntrica, e o segundo é o alongamento muscular, denominado de fase excêntrica.

De qualquer forma, as duas fases são extremamente importantes para a hipertrofia muscular. Além disso, eles contribuem para diversos benefícios no corpo, como: coordenação muscular, equilíbrio, redução de estresse cardiovascular e aumento da força.

Todos eles podem ser notados e sentidos durante a movimentação do corpo. Por isso, para melhorar seus treinos e seu estado físico, não deixe de aproveitar as dicas desse artigo e aplicar em seus movimentos.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos