Planta avenca: como cuidar, decoração, tipos, cuidados e mais!

Planta avenca: como cuidar, decoração, tipos, cuidados e mais!

A Avenca é uma samambaia? Descubra aqui essa e outras curiosidades sobre a planta, além de dicas para decoração, cuidados necessários e tipos de Avenca.


A avenca é uma planta ornamental

Várias plantas avenca bem de perto

As samambaias são algumas das plantas mais conhecidas mesmo para quem não é familiarizado com a prática do cultivo. Geralmente cultivadas pendentemente, essas plantas se destacam nas varandas, corredores e interiores das casas, principalmente com suas espécies mais populares, como as avencas.

Avenca e aivenca foram nomes adotados para as plantas do gênero Adiantum e, ao contrário do que muitos pensam, são plantas vasculares pertencentes ao táxon das pteridófitas, algumas das características que definem as samambaias. São espécies provenientes das florestas americanas e ao todo existem mais de 200 espécies do gênero.

Quer saber mais? Fique conosco e veja as dicas e cuidados que separamos para você plantar a sua avenca, conheça as principais espécies que compõem este gênero e como utilizá-la na decoração da sua casa. Confira tudo isso e muito mais a seguir!

Cuidados com a planta avenca

Lindas flores e ferramentas de jardinagem em gramado

As plantas possuem características e necessidades distintas, conforme a sua espécie, algumas são fáceis de cultivar enquanto outras demandam maior atenção. Para começar o cultivo da melhor maneira possível, nós separamos as dicas essenciais para que suas avencas possam se desenvolver adequadamente e prosperar. Confira!

Iluminação ideal para avenca

Nativa das florestas tropicais, desenvolvendo-se em meio às árvores e plantas muito maiores, as avencas crescem sob forte incidência de luz solar indireta, importante fator que contribui para a sua saúde e crescimento.

Para o melhor cultivo delas é importante que estejam em um local de meia-sombra, seja no interior da residência ou no exterior, de maneira que não estejam diretamente expostas ao sol. A incidência direta de luz solar, mesmo em dias a menos, poderá queimar suas folhas e matar alguns de seus ramos.

Os melhores lugares da casa para deixar a avenca

Ao escolher o local de cultivo considere a exposição à umidade, luminosidade e ventos que seu espécime terá. Na sala, cozinha ou quarto, protegidas da exposição direta ao sol e dos ventos, elas apresentam melhor desenvolvimento, ainda assim precisam que o ambiente seja bem iluminado e arejado.

Embora ela possa se desenvolver no banheiro, e mesmo sendo comum, a luminosidade nesse local costuma ser mais baixa, e o excesso de umidade poderá encharcar o substrato da planta, atrair fungos e apodrecer sua raiz.

Temperatura ideal para avenca

Ainda que sua preferência seja pelo cultivo a meia-sombra, elas crescem melhor em regiões quentes. A temperatura ideal para o seu cultivo gira em torno dos 22° C, todavia ela se desenvolve bem mesmo com o termômetro batendo os 30°.

Durante o inverno gélido de algumas regiões, com temperaturas abaixo dos 13° C, a avenca, assim como a maioria das samambaias, fica mais frágil e propensa a danos causados pelo esfriamento do solo úmido e dos seus vasos condutores, procure mantê-la aquecida principalmente durante essas épocas.

Rega da avenca

Devido às altas temperaturas em que as avencas crescem, assim como a necessidade de umidade no solo e em suas folhas, é comum que o intervalo entre uma rega e outra seja menor para esta planta, se comparada a outras espécies, tornando comum o apodrecimento de suas raízes pelo solo alagado.

O ciclo médio de irrigação desta planta é de 2 a 3 dias, porém não existe um padrão a ser seguido. O melhor momento de regá-la é quando a camada superficial do substrato está quase seca, isso pode ser percebido apenas observando o solo ou afundando o dedo nele para checar a umidade.

Durante o processo de irrigação, certifique-se de que todo o substrato tenha sido molhado e só pare quando começar a escorrer pelos furos do vaso. Quando as temperaturas estão elevadas ou o ambiente esteja seco, é recomendado borrifar água sobre suas folhas para compensar o clima a menos.

Solo ideal para avenca

Como você já deve ter percebido, as aivencas têm preferência por solo úmido, não encharcado, mas elas também necessitam que ele seja rico em matéria orgânica e bem drenado. Desta forma, é importante que o substrato tenha:

  • Pedriscos, argila expandida ou brita para fazer uma camada inferior ao solo, ela impede que pequenas poças se formem e prejudiquem as partes mais baixas da raiz; 
  • Terra fértil e porosa para viabilizar o plantio sem que o substrato fique encharcado. 
  • Areia, casca de pinus ou fibra de coco para aumentar a eficiência da drenagem. 
  • Esterco animal curtido ou Húmus para suprir a carência de matéria orgânica da planta.

Adubos e substratos para avenca

Em relação à fertilização do substrato, são poucas as necessidades apresentadas por essa planta. Caso opte pelo uso de fertilizantes industrializados, o NPK 10-10-10 atende muito bem sua demanda, porém você pode recorrer aos compostos orgânicos encontrados em sua própria casa: 


  • Borra de café: rico em nitrogênio, nutriente que proporciona o melhor desenvolvimento a este tipo de planta.
  • Casca de ovo: fonte de cálcio, previne o surgimento de larvas e auxilia os ramos a se manterem firmes. 
  • Outros nutrientes: você também pode fazer o uso de outros adubos para nutrir o solo, como casca de frutas e vegetais. 
  • Saiba mais sobre estes e outros compostos orgânicos que você pode usar nas suas plantaaqui. 

Manutenção e poda da avenca

Embora seja necessário atentar-se aos fatores ambientais predominantes no local em que a avenca esteja inserida, ela é de fácil manutenção. As poucas podas de limpeza são necessárias para a extração de galhos secos, mortos ou contaminados, de modo a evitar a propagação de doenças e bactérias, mesmo que este não seja comum nesta planta.

Vasos para plantar avenca

A escolha do vaso pode ser bem variável, mas independente do que escolher ele deve possuir furos suficientes para escoar a água e não acumular em seu interior, veja alguns vasos que você pode escolher para cultivar sua avenca:

  • Vaso de barro: puxa muita água do solo de modo que é necessário reduzir o intervalo entre as regas. 
  • Vaso de plástico: embora não sejam os mais elegantes, eles ajudam o solo a permanecer úmido por mais tempo e assim reduzindo a frequência da irrigação. 
  • Vaso de fibra de coco: uma das melhores opções, além de auxiliar na drenagem ainda, proporciona nutrientes para o solo.

Pragas e doenças da avenca

Todas as plantas estão propícias ao surgimento de pragas e doenças, inclusive as samambaias. Confira como prevenir os principais problemas que podem acometer esta espécie:

  • Lagartas: elas surgem principalmente em cultivares que estão em ambientes abertos onde borboletas e outros insetos pousam para depositar seus ovos e larvas. Para prevenir o surgimento delas, você pode misturar casca de ovo triturada ao solo. 
  • Cochonilhas, pulgões e ácaro-aranha: ainda que sejam comuns em todas as plantas, borrifar um composto de sabão, água e óleo vegetal ajuda a prevenir o aparecimento dessas pragas. Aproveite para aplicar a mistura quando irrigar as suas folhas. 
  • Rizoma curto ou podre: a principal causa é o excesso de umidade no solo. Deve-se retirar os ramos e as partes do rizoma que estejam podres, realizar o replantio em novo substrato e irrigar a planta adequadamente para que não torne a ocorrer o mesmo problema. 
  • Folhas queimadas: deixar sua avenca diretamente exposta ao sol poderá queimar suas folhas. Procure cultivá-la onde tenha boa iluminação indireta. 
  • Folhas amareladas: embora algumas espécies do gênero possuem folhas mais amareladas que outras, quando esta tonalidade estiver mais acentuada que o normal pode indicar a baixa exposição a luminosidade natural. 

Propagação da avenca

As pteridófitas são caracterizadas principalmente por serem plantas vasculares, mas outro aspecto intrínseco a este grupo é a ausência de flores e sementes. Em meio a natureza, algumas espécies, como as aivencas, se propagam através de pequenos esporos, localizados atrás de suas folhas.

Esses esporos estouram quando maduros e germinam à terra em que caem. Embora esse processo seja natural, ele é inviável de ser praticado em ambiente residencial, de modo que a divisão de rizomas é mais simples e proporciona melhor resultado. Veja como é feito:

    1. Retire sua avenca do vaso e limpe seu rizoma;
    1. Divida-o em dois com sua faca para poda de modo que ambos fiquem com algumas frondes, lembre-se de esterilizar as suas ferramentas de poda antes de cortar sua plantinha;
    1. Replante os rizomas evitando afundá-los demais no substrato;
    1. Irrigue bem após o plantio.

    Tipos de avencas

    O gênero Adiantum é formado por mais de 200 espécies de plantas, algumas bem populares e outras mais selvagens. Conheça 4 espécies de avenca para você cultivar na sua casa!

    Adiantum raddianum

    Adiantum raddianum bem de perto e com a folhagem verde

    Mais conhecida como avenca suíça, a Adiantum raddianum é uma das espécies mais populares do gênero. Seus ramos são mais firmes e crescem de maneira mais ereta que boa parte de suas irmãs, fazendo com que esta seja ideal para o cultivo em vasos e jardineiras.

    Suas frondes, folhas subdivididas em folhinhas menores, possuem formato triangular e com bordas recortadas. São plantas pequenas, que chegam a ter no máximo 30 centímetros de altura e 15 centímetros de largura.

    Adiantum peruvianum

    Adiantum peruvianum bem de perto e cheia de folhas verdes

    A Adiantum peruvianum é conhecida por suas folhas relativamente maiores que as demais espécies do gênero, rendendo-lhe a alcunha de avencão. Suas frondes têm formato ovalado e levemente lanceoladas, similar a folhagem encontrada na maioria das plantas, suas bordas são levemente plissadas e sua cor varia entre tonalidades de um verde azulado e o amarelo. Perfeitas para o cultivo pendente ou em grandes vasos no chão.

    Adiantum microphyllum

    A fragilidade dos seus ramos e de sua folhagem é um dos pontos que merecem atenção na Adiantum microphyllum. Suas frondes são pequenas, muito numerosas e rendeu-lhe o seu nome mais popular, cabelo-de-anjo. Essas folhas não possuem um formato definido, assim como as cores que vão do verde-escuro ao verde-claro. O mais comum é que sejam cultivadas pendentemente, recebendo mais destaque.

    Adiantum tenerum

    Adiantum tenerum bem de perto e com as folhas bem verdes

    Enquanto a maioria dessas plantas crescem no máximo 40 centímetros, a Adiantum tenerum pode chegar aos 90 centímetros de altura. Comumente criada de forma rasteira, esta samambaia é popularmente chamada avenca-crespa. Sua folhagem assemelha-se a pequenos leques com sinuosas plissadas que recortam e marcam as suas extremidades.

    Sobre as avencas

    Planta avenca com um tom verde

    Cada uma das espécies que formam o gênero Adiantum possuem suas particularidades próprias, mas algumas de suas propriedades e traços são intrínsecos para todo o grupo. Conheça a seguir as principais características das avencas, seu uso na decoração e a sua contribuição na medicina. Confira!

    Características da avenca

    Elas são nativas das florestas americanas, onde a temperatura elevada e o solo úmido proporcionam o melhor cenário para o seu desenvolvimento. São plantas perenes e, assim como as demais samambaias, não possui flores ou sementes, além de haver pequenos vasculares em seus ramos que levam a seiva para suas folhas, características essenciais do grupo das pteridófitas.

    Seu cultivo é quase que inteiramente ornamental, onde suas numerosas frondes, divididas em pequenas folhas, ganham destaque com o cultivo aéreo. O nome avenca é derivado do grego “adiantos” que significa “não molhado”, proveniente de um aspecto no mínimo curioso, por mais que essas plantas necessitam de bastante umidade, suas folhas possuem alta capacidade de repelir a água.

    Avenca na decoração interna

    As samambaias ganham ênfase quando são cultivadas como plantas pendentes e as avencas, com a volumosa folhagem e seus ramos escuros, ganham ainda mais realce na decoração. São plantas perfeitas para decorar os mais diversos ambientes, seja na sala, quarto, cozinha ou até mesmo no banheiro. Além disso, você ainda pode diversificar tanto no cultivo como na decoração:

    • Cachepô de vidro: crie um terrário para a sua planta e decore a mesa da sua cozinha ou a raque da sua sala. 
    • Kokedama: de estilo as suas plantas pendentes com esta técnica japonesa e dispense o uso de vasos. 
    • Feng shui:avenca também possui importante aplicação para o feng shui, entenda com ela e muitas outras plantas contribuem para esta antiga técnica chinesa aqui.

    Avenca na medicina

    Embora o cultivo dessa planta seja quase que exclusivo para fins ornamentais, a avenca possui propriedades benéficas ao corpo e à medicina popular. Sua utilização, que vai além do preparo de chás, possuem propriedades:

      • Anti-inflamatória
      • Expectorante;
      • Diurético;
      • Laxante;
      • Desintoxicação alcoólica;
      • Tosses prolongadas;
      • Aumentar o fluxo menstrual;
      • Dentre muitos outros benefícios que você pode ater-se aqui. 

      Arranjo com a avenca

      Ainda que a avenca se destaque como planta pendente, sua utilização para compor diversos tipos de arranjos é realmente notável:

      • Utilize recipientes de vidro para criar lindos terrários, com espécies variadas e distintas. 
      • Combine seu espécime com outras samambaias para ter um arranjo composto por diferentes folhagens e caimentos. 
      • Plante sua avenca com algumas espécies florais e tenha a bela cabeleira crespa adornada com flores lindas e coloridas.

      Veja também os melhores equipamentos para cuidar da planta avenca

      Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da planta avenca, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

      As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

      https://portalvidalivre.com/articles/2088

      Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

      Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

      https://portalvidalivre.com/articles/1041

      Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

      As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

      https://portalvidalivre.com/articles/1523

      Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

      A avenca é delicada e simples com sua folhagem!

      Um galho da planta avenca

      Delicadas, simples, mas muito belas, as avencas são perfeitas para fins ornamentais. Suas frondes, repletas de folhinhas, adornam com muita classe e elegância qualquer cenário, e com as ideias apresentadas para compor a sua decoração, ficará ainda mais fácil criar belos arranjos na sua casa.

      Embora o seu cultivo não seja tão fácil, você viu durante este artigo dicas que vão ajudá-lo na preparação do solo e como mantê-lo devidamente úmido, onde é melhor cultivar seu espécime e como prevenir as principais pragas e doenças que podem acometê-la. Todavia, sempre que precisar volte aqui e reveja essas dicas para proporcionar os melhores cuidados a sua plantinha.

      Compartilhe esse artigo para que menos samambaias sofram com os descuidos comuns apresentados aqui e para mais casas decoradas com lindas avencas!

      Autor deste artigo

      Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

      Últimos posts


      As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

      As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

      Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


      As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

      As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

      Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


      As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

      As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

      Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


      As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

      As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

      Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


      Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

      Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

      Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


      Palavras do momento

      Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


      DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo