Stapelia hirsuta: saiba como cuidar, curiosidades e muito mais!

Stapelia hirsuta: saiba como cuidar, curiosidades e muito mais!

Por que a Stapelia hirsuta exala um odor tão forte? Conheça aqui as principais curiosidades desta espécie e dicas de cuidados para o seu cultivo.


Stapelia hirsuta: uma planta diferente de todas as outras!

Planta Stapelia hirsuta no vaso cultivada em casa..

Quem não conhece esta planta, a Flor-estrela, logo pode imaginar a mais bela floração colorida, perfumada, atrativas para aves, como beija-flor, ou insetos como as borboletas. De fato, ela é uma planta bonita, de beleza exótica, que faz jus ao seu nome parecendo-se com uma estrela-do-mar, mas a Stapelia hirsuta é uma espécie, no mínimo, diferente da maioria cultivadas em vasos.

Embora também seja conhecida como Cacto-estrela, ela não pertence à família cactácea e sim a Apocynaceae, a mesma da Flor-de-cera. Ela é uma suculenta muito vistosa, atrativa aos olhos devido a suas hastes espessas e similares as dos cactos.

Mas se destacando com sua exótica floração em formato de estrela, macia, rósea-avermelhada, repleta de pelos e estrias, que atrai moscas, mas pode ajudar no controle dessas pragas.

Curioso para saber como essa planta pode ajudar no combate as moscas? Continua conosco e veja está e muitas outras curiosidades sobre essa planta incrível, além das dicas de cultivo e decoração para você ter a sua própria Flor-estrela na sua casa. Veja a seguir!

Informações básicas da Stapelia hirsuta

Planta Stapelia hirsuta com uma flor avermelhada, cultivada em um jardim.

Nome CientíficoStapelia hirsuta
Outros NomesFlor-estrela, Planta-estrela, Cacto-estrela, Flor-carniça, Planta-carniça.
OrigemÁfrica do Sul
PorteAté 20 centímetros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoVerão e outono
ClimaSemiárido, tropical, subtropical, equatorial e mediterrâneo.


A Stapelia hirsuta é uma planta de origem africana, onde os climas quentes e secos são predominantes, embora esta seja uma espécie de suculenta que se adaptou bem ao solo mais úmido das regiões tropicais, como no Brasil. Ela é uma planta perene que pode alcançar até 20 centímetros de altura.

A espécie tornou-se popular com os nomes de Cacto-estrela, Flor-estrela, devido à aparência de suas flores exóticas e chamativa, mas até como Flor-carniça ela é conhecida, isso pelo forte odor proveniente de sua floração que desabrocham principalmente no verão e outono.

Cuidados com Stapelia hirsuta

Ferramentas de jardinagem e flores amarelas sobre a madeira.

O cultivo desta espécie é relativamente simples, bem como a sua propagação e cuidados, mas algumas características ambientais e individuais são definitivas para a beleza e adequação da planta em um ambiente. Pensando nisso, separamos os cuidados necessários que você deve ter com a Stapelia hirsuta. Confira!

Iluminação ideal para Stapelia hirsuta

Ainda que a planta se desenvolva bem quando cultivada a meia-sombra, este não é o cenário ideal, seus brotos podem até surgir, mas é improvável que suas flores desabrochem, de maneira que mesmo plantada a sol pleno, em lugares com mais névoa e nuvens, suas flores podem permanecer fechadas.

Para a floração desta espécie e o crescimento mais vigoroso, deve haver grande incidência de luz solar direta. Todavia, as espécies recém-plantadas devem ter alguns dias a meia-sombra para se adaptarem e ganharem sustentação antes de irem ao sol.

Temperatura ideal para Stapelia hirsuta

Assim como a iluminação, o calor é outro aspecto importante para o desenvolvimento da Flor-estrela, apesar de suportar temperaturas próximas aos 10° C, entrando em estado de dormência, elas possuem preferência por climas quentes com temperaturas elevadas, superiores aos 22° C.

Rega da Stapelia hirsuta

A maioria das suculentas preferem passar por períodos curtos de seca entre uma irrigação e outra, mas esse não é o caso dessa espécie. O ideal é procurar manter um ritmo de irrigação conforme o clima, substrato e temperatura da sua região, de modo que o solo não fique seco por mais de 2 dias seguidos.

Mais importante do que estipular um período de rega, é atentar-se a umidade do solo. Quando a temperatura está mais quente, ou o solo mais arenoso, é comum que o substrato seque mais rápido, já no inverno, por exemplo, o solo permanece úmido por longos períodos. Por isso, sempre verifique a umidade do substrato antes de irrigar novamente.

Solo ideal para Stapelia hirsuta

Quanto ao preparo do solo para a Stapelia hirsuta, não há muito o que se preocupar, o mais importante é que o substrato seja bem drenado. O preparo ideal é feito com 1/3 de cada um dos seguintes elementos:

  • Terra orgânica: é a famosa terra preta, fértil e porosa, com restos de matéria orgânica, como folhas e cascas. 
  • Areia grossa: você também pode optar na utilização da argila expandida ou casca de pinus. 
  • Matéria orgânica: utilize húmus ou esterco animal curtido para potencializar a fertilização do substrato. 

Adubos e substratos para Stapelia hirsuta

A necessidade de adubação dessa planta é mínima, de modo que é necessário o uso de fertilizantes ou adubos, principalmente ricos em fósforo, apenas ocasionalmente. Veja alguns recomendados:

  • NPK: um dos fertilizantes inorgânicos mais populares que supre as necessidades das mais variadas espécies de plantas. Confira este artigo sobre os fertilizantes NPK para saber mais. 
  • Adubo orgânico: utilizar os compostos orgânicos da sua casa também é uma ótima alternativa, a casca de banana é uma rica fonte de potássio e fósforo que certamente contribuirá com o desenvolvimento da sua plantinha. Veja nossa publicação sobre os adubos naturais para saber outros tipos que podem ser utilizados em cada uma das plantas. 
  • Bokashi: a utilização desse composto orgânico tem crescido bastante, utilizado tanto como adubo como um potencializador. Confira o artigo que explicamos com detalhes o que é o Bokashi. 

Floração da Stapelia hirsuta

As flores da Stapelia hirsuta desabrocham principalmente no verão e outono, isso quando cultivadas sobre forte incidência de luz solar, inicialmente são pequenas, mas conforme a planta envelhece essas flores ficam muito maiores. Às cinco pétalas que compõe cada flor são macias e espessas, são rosas cheias de estrias e inúmeros tricomas que criam uma penugem sobre a flor.

Manutenção da Stapelia hirsuta

Um grande inconveniente recorrente nessa espécie é o acúmulo de ovos e larvas de mosquitos. Como eles são os principais agentes polinizadores da espécie, atraídos pela aparência e cheiro da flor, eles depositam suas proles que acabam morrendo devido à falta de alimento.

Esse acumulo de ovos e larvas, assim como as flores murchas, faz com que a Planta-estrela necessite de poda e limpeza recorrentes, tanto da planta quanto do vaso e substrato, principalmente durante e após o período de floração.

Vasos para plantar Stapelia hirsuta

A escolha do vaso é simples, considerando-se que a planta crescerá até 20 centímetros, procure escolher vasos médios, com cerca de 30 centímetros para que tanto a raiz como os ramos possam se desenvolver adequadamente.

Todavia, essa planta se multiplica com certa facilidade e para quem deseja criar touceiras em seu jardim, aliás são ótimas alternativas, o melhor é que esta espécie seja plantada diretamente no jardim.

Pragas e doenças da Stapelia hirsuta

O surgimento de pragas, assim como doenças, não é tão comum nessa suculenta. Porém, é importante saber como lidar caso elas surjam:

  • Mosquitos: essa planta é famosa por atrair mosquitos, principalmente quando a espécie é nova no local, mas isso é algo natural e com o tempo reduzirá e contribuirá para reduzir a natalidade insetos. 
  • Pragas: as mais comuns em todas as plantas são as cochonilhas, os pulgões e os ácaros-aranha, e lidar com elas não requerem muito, se não a aplicação de uma mistura de sabão, óleo vegetal e água sobre a planta. Essa composição tem apresentado bastante eficiência no combate a esses invasores. 
  • Raiz podre: o solo encharcado é o principal responsável por este problema. Para cuidar disso é preciso deixar o solo seco durante alguns dias, para eliminar o excesso de água e depois tornar a irrigar periodicamente, mas evitando embeber o substrato. Em alguns casos pode ser necessário podar algumas partes da raiz morta.
  • Flores não abrem: a falta de luminosidade é o principal fator para isso acontecer. O melhor a ser feito é cultivar essa planta onde haja maior exposição ao sol possível. 
  • Ramos avermelhados: isso acontece quando a temperatura está muito elevada, ou quando a planta passa de um local de meia-sombra para sol pleno, mas é algo natural e requer atenção para que não deixe o substrato secar por longos períodos.

Propagação da Stapelia hirsuta

A propagação da Stapelia hirsuta, na natureza, acontece através de suas sementes, mas esse não é o melhor método para quem deseja criar suas próprias mudas. Embora seja fácil esse tipo de plantio, a primeira floração pode levar até 3 anos para acontecer. As maneiras mais adequadas para isso são através da divisão de touceiras ou pela criação de estacas. Técnicas mais simples em que a primeira floração acontece mais cedo.

Como fazer mudas de Stapelia hirsuta

As duas técnicas principais para a criação de mudas são a divisão de touceiras e a estaquia. Confira as etapas de cada um desses métodos:

Divisão de touceiras 

  1. Deve-se retirar do solo e lavar bem a planta matriz;
  2. Realiza-se a divisão da planta, incluindo sua raiz, de modo que cada um dos lados fique com pelo menos um ramo;
  3. É feito o replante mútuo, sendo que nos primeiros dias deve-se evitar exposição direta ao sol e o substrato deve ser mantido úmido. 

Estaquia

  1. Corte um dos ramos, o mais próximo possível da sua base e deixe-o cicatrizar por cerca de 2 dias, na sombra;
  2. Realize o replante desse ramo em solo preparado e mantenha o solo hidratado durante o período de enraizamento, não deverá ultrapassar os 30 dias. 

Conheça o ciclo de vida da Stapelia hirsuta

Embora a germinação de suas sementes ocorra em algumas semanas, sua floração costuma ocorrer após 3 anos do plantio, por isso as pessoas costumam recorrer à divisão da touceira ou as estacas. Já a floração do Cacto-estrela possui um ciclo bem definido.

O desabrochar acontece durante o verão e o outono, nesse período a planta usa seus atributos para atrair as moscas e mosquitos, principais responsáveis pela sua polinização, que se dirigem a essas flores para depositarem seus ovos. Após cerca de 5 dias, as flores murcham e secam de maneira que os ovos e larvas dos seus polinizadores morrem em seu interior.

Como fazer a Stapelia hirsuta florescer

Muitas pessoas podem encontrar dificuldades para fazer sua Stapelia hirsuta florescer, e isso pode acontecer por vários motivos:

  • Luminosidade: uma das principais razões para essa planta não florir é a falta de luz solar direta durante a maior parte do dia.
  • Irrigação inadequada: a falta de água dificulta que a planta receba os nutrientes necessários e o excesso de umidade pode causar o apodrecimento da sua raiz.
  • Falta de nutrientes: embora não seja exigente, procure adubar sua planta de tempos em tempos.

Curiosidades e informações da Stapelia hirsuta

Planta Stapelia hirsuta com moscas pousadas na flor, cultivada no jardim.

Além de alguns cuidados específicos, a Stapelia hirsuta possui algumas características peculiares. Confira, essas características e outras curiosidades a seguir!

Odor da Stapelia hirsuta

O odor que suas flores liberam faz jus a um de seus nomes populares, Planta-carniça. Ainda que para nós uma ou duas flores não tenham cheiro tão perceptível, quando a floração de muitas ocorrem simultaneamente, nos faz entender muito bem o motivo deste nome.

As moscas são atraídas pelo odor, sendo assim ao se aproximar da superfície vermelha da flor elas depositam os ovos. E quando eles eclodem as larvas não conseguem sobreviver, devido a flor se fechar rapidamente, deixando-as sem alimento. Portanto, é uma planta interessante para ajudar no controle de moscas da sua casa.

Esse cheiro desagradável tem como função atrair os insetos que levarão o pólen das flores masculinas para as femininas para que a polinização da planta seja feita. Esse odor só é expelido quando a flor se abre durante o verão e o outono.

Forma da Stapelia hirsuta

Como se o seu cheiro não fosse o suficiente para atrair os insetos, a Flor-carniça ainda possui a aparência e forma de modo a replicar a textura de um corpo, macia, rosada e com penugem que se espalha por ela. A flor une essas características ao seu cheiro para replicar um corpo em decomposição.

Quando aberta, a flor possui a forma de uma estrela-do-mar, onde se originaliza o seu nome Flor-estrela. Quando murcha ela tende a se fechar e assim “engolir” os ovos e larvas que ficaram dentro dela, essa característica é um dos aspectos que fazem com que muitos acreditem que ela é uma planta carnívora, mas isso é apenas engano e equívoco.

Significado do Stapelia hirsuta

A origem do nome Stapelia é uma homenagem ao botânico e médico holandês, Johannes Bodaeus Van Stapel, responsável por inúmeros estudos no continente africano. Já o nome hirsuta, que especifica a espécie, é derivado do termo latim “hirsutus” que significa peludo, fazendo referência aos inúmeros tricomas presentes na flor.

Como usar a Stapelia hirsuta na decoração

Se você está pensando em decorar o interior da sua casa com esta planta, saiba que essa não é uma opção sensata. Devido à baixa luminosidade dificilmente a sua planta irá florir assim perderá a característica beleza exótica, além disso, por ser um ambiente fechado o seu perfume desagradável irá se intensificar, gerando desconforto principalmente naqueles que o visitam.

O melhor local para cultivar esta planta é diretamente no jardim, onde toda a sua exuberância e vitalidade é abundante. Nesse cenário ela tem espaço para crescer e se propagar naturalmente, formando touceiras repletas dessas flores magníficas, agregando variedade e um aspecto desértico ao ambiente.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da Stapelia hirsuta

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da Stapelia hirsuta, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Decore seu lar com a Stapelia hirsuta!

Mulher com avental xadrez cuidando de suas plantas em casa.

Seu cultivo não é dos mais simples, mas se atentando a iluminação, irrigação, temperatura e outras dicas passadas durante o artigo, você poderá cultivar essa beleza exótica em seu jardim, seja para encantar ou até mesmo espantar os seus visitantes.

Independentemente de como queira chamá-la não se pode negar que sua beleza exótica e seu desnorteante perfume são impressionantes, seja para os que admiram a elegante Flor-estrela, ou aqueles que se surpreendem com a Planta-carniça.

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas