Correr na esteira emagrece? Veja como correr e fazer a caminhada certa

Correr na esteira emagrece? Veja como correr e fazer a caminhada certa

Neste artigo falaremos sobre corrida na esteira para ajudar no emagrecimento. Confira dicas para a prática do exercício.


Correr na esteira emagrece?

fazer esteira

Correr na esteira emagrece bastante. É um dos exercícios mais completos que existem, pois trabalha todas as cadeias musculares do corpo humano (bíceps, tríceps, abdômen, cintura, quadril, glúteos, quadríceps e panturrilhas).

A corrida na esteira deixa o corpo torneado, além de proporcionar uma perda considerável de peso, caso você mantenha um ritmo constante na sua rotina diária. Você sentirá uma grande redução principalmente na sua circunferência abdominal, pois queimará a gordura depositada nessa região de forma rápida.

Um indivíduo que está iniciando neste tipo de atividade física deverá ir aos poucos, começando com uma leve caminhada, por exemplo, e com o decorrer dos dias de treino, ir alternando entre caminhada mais rápida e corrida. É recomendável fazer entre 120 a 150 minutos de esteira por semana para ver um efeito satisfatório na perda de peso.

Conheça os benefícios de correr na esteira

correr na esteira

Correr na esteira é um dos exercícios mais fáceis para se praticar, pois pode ser feito em casa ou na academia. Requer pouco preparo físico e mantém os benefícios da corrida, como aumento da resistência física, queima da gordura corporal e ganho de vários grupos musculares. Não deixe de conferir mais a seguir:

A esteira é um dos exercícios que mais emagrece

A esteira é um dos exercícios que mais emagrece por ser uma atividade aeróbica. O gasto calórico vai depender sempre da intensidade praticada: quanto maior a intensidade, maior será a perda de gordura. Por manter o metabolismo acelerado, mesmo após o término do exercício na esteira o corpo continua queimando calorias.

Pode-se alternar a inclinação da esteira para criar mais dificuldade durante o exercício na esteira, obrigando o indivíduo a fazer um esforço maior e aumentando assim, sua resistência cardiorrespiratória e suas chances de emagrecer.

É possível alternar velocidades

É possível alternar velocidades no exercício feito na esteira, começando sempre numa velocidade de caminhada leve e ir aumentando, até chegar na velocidade de corrida, sempre respeitando o limite de cada um.

Esta alternância é excelente para quem quer perder gordura corporal, pois os treinos intervalados são mais eficientes do que exercícios feitos numa mesma constância do início ao fim. Alternar velocidades irá proporcionar, além da perda de peso, um aumento significativo da resistência cardiovascular, diminuindo a pressão arterial.

É uma atividade simples e segura

É uma atividade muito simples e segura, pois pode ser realizada por qualquer pessoa a qualquer hora do dia em que se tenha melhor domínio do ritmo cardíaco e controle de velocidade, podendo também ser realizado em qualquer lugar. O ideal é que você mantenha um ritmo de acordo com suas atuais condições físicas.

Outro ponto positivo de ser uma atividade simples, é que pessoas de todas as idades podem realizar essa modalidade, salvo os indivíduos com alguma restrição médica, que requerem o acompanhamento de um profissional qualificado para evitar quaisquer danos a nível musculoesquelético.

Apesar da simplicidade, no entanto, é sempre bom pensar em investir em bons tênis masculinos ou tênis femininos de corrida, para evitar lesões por falta de devido amortecimento nos pés.

Não precisa de espaço

Não é preciso muito espaço para a realização do exercício da esteira, ao contrário da caminhada ou corrida ao ar livre. Atualmente, existem vários modelos de esteiras, variando em tamanho, largura e peso, existindo até as mais modernas, que são dobráveis! Excelente opção para quem não tem muito espaço em sua residência, por exemplo.

O fato de que muitas pessoas residem em apartamentos facilita muito, já que a grande maioria dos condomínios disponibilizam de uma academia dentro do complexo para que todos os moradores possam usufruir.

Melhora a coordenação motora

A ato de caminhar ou correr na esteira melhora e muito a coordenação motora. Isso acontece porque a pessoa passa a trabalhar melhor alguns movimentos, tornando sua coordenação mais precisa e ágil, graças à mensagem que o sistema nervoso central envia para o sistema nervoso periférico e sistema esquelético, responsáveis pelos comandos físicos do nosso corpo.

A prática regular da esteira irá ajudar a aperfeiçoar cada vez mais a coordenação motora, evitando o risco de lesões, e ajudará a pessoa a ter uma resposta cognitiva mais rápida. Comece a fazer a esteira e veja a diferença!

Tonifica o corpo

A esteira emagrece e ainda tonifica o corpo de uma forma maravilhosa! Proporciona queima da gordura corporal e o desenvolvimento de vários grupos musculares, como costas, abdominais, glúteos e pernas. Barriga sarada é o que você terá ao correr na esteira, pois trabalhará todos os grupos musculares do abdômen.

Por isso, a redução da cintura é muito rápida. Você também terá coxas mais fortes e pernas torneadas ao praticar essa modalidade. E para os vaidosos de plantão, o bumbum ficará cada vez mais empinado e durinho!

É um aliado da saúde cardíaca

Agora falando de um grande músculo do corpo humano, o coração. A esteira é uma grande aliada à saúde cardíaca. Por proporcionar um maior bombeamento de sangue, levará uma maior quantidade de oxigênio para todas as células, mesmo em repouso. Com o decorrer do tempo, diminui a frequência cardíaca, reduzindo a pressão arterial, o colesterol e ocasiona a perda de peso gradativamente, desde que se mantenha um ritmo constante do exercício.

Mas atenção! Caso tenha alguma restrição cardíaca, é importante procurar um cardiologista antes de iniciar esse tipo de exercício, para então usufruir dos benefícios que já foram citados.

Dicas para correr na esteira para emagrecer rápido

caminhada esteira

Agora, vamos falar um pouco sobre dicas para correr na esteira e emagrecer rápido. A caminhada e a corrida ajudam na queima calórica e no emagrecimento por serem uma atividade aeróbica, assim, quanto maior a velocidade do exercício, maior será o gasto calórico. Confira mais dicas a seguir:

Corra na esteira com a coluna reta

Corra na esteira sempre com a coluna ereta, para evitar dores e lesões na coluna vertebral. Com a coluna ereta, o pescoço deve estar em perfeito alinhamento e o quadril encaixado. Isso irá reduzir o impacto com o solo, facilitando a execução dos movimentos da corrida e não sobrecarregando as articulações dos membros inferiores.

Se o objetivo for ganhar velocidade, deve-se inclinar levemente o tronco para frente, mas nunca force a posição ao ponto de se sentir desconfortável. Ao se forçar demais em uma posição irregular, você poderá ficar com dor e isso pode provocar lesões mais graves.

Corra na esteira com o abdome contraído

Enquanto estiver correndo mantenha o abdômen levemente contraído, pois isso ajudará a alinhar a coluna lombar e a esticar toda a extensão das costas, tornando seus movimentos mais eficientes. Assim, funciona quase que como um abdominal isométrico, o que auxiliará na perda de peso mais rápida.

O que muitos não sabem, é que o abdômen é a base para a estabilidade durante a corrida. Dessa forma, contraí-lo é essencial para a musculatura manter a firmeza e a sustentação da pelve (bacia), evitando sobrecarga na região dos joelhos e provocando lesões.

Alterne as velocidades da esteira

É importante alternar a velocidade da esteira para ter um melhor resultado na perda de peso e ganho de resistência. A energia gasta no exercício será maior e o metabolismo será estimulado, obtendo um resultado de emagrecimento mais eficaz do que se mantiver uma única velocidade na corrida.

Isso pode ser realizado da seguinte forma: fazer 5 minutos a uma velocidade moderada e 1 minuto a uma velocidade acelerada, alternando até completar 40 minutos. Apesar de esforçar-se ser uma coisa boa, lembre-se de respeitar sempre os seus limites.

Aumente a inclinação da esteira

Uma outra dica para acentuar a perda de peso é aumentar a inclinação da esteira. Fazendo isso numa corrida, é possível aumentar em até 60% o gasto calórico. Entretanto, atente-se à posição da sua coluna e do seu corpo ao fazer esteira inclinada. De nada adiantará, se você fizer o exercício em uma posição inadequada.

Caso a pessoa não aguente fazer todo o percurso na esteira inclinada, pode-se alternar a cada 5 minutos a inclinação com o piso plano, aumentando esse tempo conforme o ganho de resistência do indivíduo.

Tente correr 45 minutos por dia na esteira para emagrecer

O ideal para quem deseja perder peso rápido é correr durante 45 minutos na esteira, de 4 a 5 vezes por semana. Um dos inúmeros benefícios de correr na esteira é que esse aparelho possui um painel onde é possível controlar a velocidade da corrida e manter uma constância no ritmo, diferente da corrida de rua.

Além disso, controla-se também o tempo, a distância percorrida e os batimentos cardíacos, o que facilita muito para que você possa medir a sua prática. Siga as dicas e veja a diferença! Ao se acostumar com a prática do exercício por 45 minutos, você poderá ir aumentando esse tempo para 1 hora e mais.

Mescle com outra atividade física como musculação

Para potencializar os efeitos benéficos da corrida, pode-se mesclar com outras atividades, como a musculação. Utilize pesos nos pulsos ou nas canelas para deixar seu treino ainda mais completo, porém sempre com muita cautela para evitar o risco de lesões.

Se achar mais viável, e caso tenha uma disponibilidade maior para o treino, recomenda-se fazer a corrida antes e, após uma pequena pausa, logo ir para o treino de musculação. Enquanto o seu corpo estiver com o metabolismo acelerado, os exercícios de peso te ajudarão a emagrecer ainda mais rápido.

Conheça também equipamentos e suplementos para o seu treino

No artigo de hoje nós apresentamos a eficiência da esteira no processo de emagrecimento, e muito mais. Ainda dentro do assunto de exercícios físicos, gostaríamos de recomendar alguns artigos de produtos relacionados, como estações de exercício, bicicletas ergonômicas e suplementos como whey protein. Se tiver um tempo sobrando, não deixe de dar uma lida!

Os 10 Melhores Tênis para Academia de 2022: feminino, masculino, como escolher e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/929

Procurando um bom tênis para academia? Neste artigo, confiras muitas informações sobre este produto e veja um ranking com os 10 melhores!

As 10 melhores bicicletas ergométricas de 2022: spinning, vertical, horizontal e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1442

Quer ter uma bicicleta ergométrica, mas não sabe qual modelo escolher? Descubra neste artigo as melhores bicicletas ergométricas do mercado e como escolher uma!

Os 11 Melhores Whey Protein de 2022: da Atlhetica Nutrition, Dux Nutrition e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1072

Em busca de um whey protein para agregar ainda mais à sua rotina de treinos? Veja aqui os 11 melhores suplementos do mercado e dicas de como escolher o ideal!

Siga as dicas para correr na esteira e veja a diferença!

caminhar esteira

Como vimos neste artigo, correr na esteira emagrece, sim! Por ser uma atividade de fácil acesso, qualquer pessoa pode iniciar agora mesmo para ter uma melhor qualidade de vida, garantindo um bom condicionamento físico e mental.

A corrida se tornará um hábito tão sadio que a pessoa não viverá mais sem essa prática maravilhosa. Perceberá que está perdendo muito peso e isso dará um ânimo a mais para nunca mais parar. Sem contar que a corrida ajudará na prevenção de algumas doenças como a osteoporose, doenças cardiovasculares e diabetes.

A longo prazo, as pessoas que correm regularmente só têm a ganhar, tendo uma melhor qualidade de vida, um grande ganho de massa magra e ossos mais fortes, e a melhor parte é que sempre estarão em forma. Portanto, se você ainda não é adepto à esteira, vamos lá! Não perca mais tempo!

Autor deste artigo

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos