Suculenta orelha de elefante: como cuidar, características e mais!

Suculenta orelha de elefante: como cuidar, características e mais!

Você sabia que a orelha de elefante muda de cor? Veja aqui essa e muitas outras curiosidades, os principais cuidados e dicas de decoração com essa suculenta!


Você conhece a suculenta orelha de elefante?

Suculenta orelha de elefante

Os climas secos, de sol forte e mesmo os jardins de pedras, são cenários difíceis para cultivar plantas bonitas, bem adaptadas e de fácil cultivo. Mas apenas para quem ainda não conheceu a Orelha-de-elefante, uma herbácea relativamente robusta, de clima moderado, mas que suporta a seca, temperaturas parcialmente baixas, assim como elevadas.


Orelha-de-elefante, Planta-de-remo e Repolho-do-deserto são alguns nomes populares dados à Kalanchoe thyrsiflora, uma suculenta de folhagem vistosa e elegante, ideal para cultivar no jardim de pedras ou Xeriscape, mas que se adequam muito bem as varandas e interiores das residências.


Neste artigo apresentamos as principais características da Planta-de-remo, curiosidade, dicas de cultivo, cuidados essenciais, como você pode decorar os ambientes variados com esta planta e muito mais. Continue conosco e conheça a próxima suculenta para ter em casa!

Informações básicas da orelha de elefante

Suculenta orelha de elefante

Nome CientíficoKalanchoe thyrsiflora
Outros NomesOrelha-de-elefante, Planta-de-remo, Repolho-do-deserto, Senhora-branca, Panquecas-vermelhas, Planta-da-pá, Língua-de-cão. 
OrigemÁfrica do Sul
PorteAté 60 centímetros
Ciclo de VidaMonocárpica — Floresce apenas uma vez e depois morre.
FloraçãoOutono
ClimaSemiárido, tropical, subtropical, equatorial, mediterrâneo

Assim como muitos outros nomes populares, Orelha-de-elefante foi atribuído a esta espécie devido à aparência de suas folhas, grandes e arredondadas, mas outras espécies também recebem este mesmo reconhecimento e podem ser confundidas, como é o caso da Kalanchoe luciae. Por isso é importante saber o nome científico e conhecer bem a espécie que deseja cultivar.


Embora seja originária do continente africano, onde as altas temperaturas e o clima seco predominam em boa parte do território, a Kalanchoe thyrsiflora não é tão resistente ao calor quanto outras plantas desérticas, como os cactos, ainda assim são robustas e podem se adequar a este cenário se alguns cuidados forem tomados.

Como cuidar da suculenta orelha de elefante

Pessoa cuidando de suculentas

A facilidade do seu cultivo, bem como a propagação, são alguns dos aspectos que fazem dessa suculenta uma ótima opção para cultivar tanto no jardim, quanto em casa, seja você cultor experiente ou mesmo aspirante desta arte. Confira como plantar e cuidar da Orelha-de-elefante.

Iluminação ideal para orelha de elefante

A iluminação é um fator importante para o desenvolvimento das plantas e pode ser notado diretamente conforme a maneira que algumas espécies são cuidadas. Quando cultivada a sol pleno, a Kalanchoe thyrsiflora tende a ficar com suas folhas mais avermelhadas devido à alta luminosidade absorvida, por outro lado, se cultivada a meia-sombra, suas folhas tornam-se azuladas.


A baixa luminosidade afeta não apenas a sua aparência, dando a esta suculenta variadas cores, mas também a sua saúde, já que ela é um dos elementos essenciais para a fotossíntese, além de ser fonte de nutrientes e vitaminas.


Já a alta luminosidade, embora não seja prejudicial, vem acompanhada de outro aspecto muito importante para o desenvolvimento dessa herbácea e que pode impactar na sua forma de cultivo como observaremos nos tópicos seguintes.

Os melhores lugares da casa para deixar a orelha de elefante

Ainda que necessite de bastante luminosidade, a Orelha-de-elefante pode ser facilmente cultivada em casa, contanto que seja em um local bem iluminado. O beiral da janela é um bom lugar para se ter vasos e jardineiras, não atrapalham o caminho e dispõe de bastante luz para elas. A varanda é outra área muito proveitosa para o cultivo dessa espécie.


Todavia, se você deseja cultivá-la no interior da residência é bom que separe um local próximo a alguma janela, pode colocar em uma estante, armário ou em um tripé próprio para vasos, o ideal. Você ainda pode optar por arranjos sobre a mesa da cozinha desde que haja boa incidência de luz solar indireta.

Temperatura ideal para orelha de elefante

A preferência por ambientes bem iluminados para essa suculenta é notável, porém, o calor costuma acompanhar a luminosidade e sob altas temperaturas a sua plantinha poderá ser prejudicada. Embora possam suportar temperaturas superiores aos 30° C o ideal é que seu cultivo seja feito entre os 16° e 28° C e não menos que os 10° C.


Se em sua região o clima for severamente quente, procure manter sua Kalanchoe a meia-sombra, do contrário, com o clima a menos, procure cultivá-la em pleno sol.

Rega da orelha de elefante

Assim como a maioria das suculentas, a thyrsiflora é muito resistente a seca, não apenas resistente, mas também necessita de alguns períodos com o solo seco para manter o seu desenvolvimento efetivo e, passado esse período, irrigação abundante. Veja algumas condições que devem ser consideradas ao irrigar essa suculenta:


  • O intervalo entre as regas deve ser longo;
  • Irrigar após alguns dias com o substrato seco;
  • Após o período de seca, molhe bem o solo durante a rega;
  • Não irrigar o topo e as folhas;
  • Evite regar durante o inverno.

Solo ideal para orelha de elefante

O preparo do substrato para cultivar sua Orelha-de-elefante não tem segredo, ele deve ser:


  • Drenado: casca pinus, casca de arroz ou areia são opções que podem ser adicionadas ao solo para aumentar a eficiência da drenagem.
  • Matéria orgânica: húmus ou esterco animal curtido são ótimos fertilizantes.
  • Terra: ela deve ser fértil, porosa e macia, geralmente são fáceis de identificar devido a sua coloração bem escura.

Adubos e substratos para orelha de elefante

A Planta-de-remo não requer tanta adubação, mas para quem deseja proporcionar o melhor substrato para esta suculenta deve saber que o excesso poderá prejudicar. Desta maneira, procure adubar o substrato entre 1 e 3 meses e opte por soluções com valores nutricionais equilibradas:


  • NPK 10-10-10: é um fertilizante inorgânico muito popular. Conheça melhor os fertilizantes NPK.
  • Adubo natural: além de reaproveitar muitos resíduos que seriam descartados, ajuda a economizar e ainda possui ampla variedade de nutrientes que podem ser adicionada no substrato. Confira o artigo que fizemos sobre os adubos naturais.
  • Bokashi: uma maneira nova de fertilizar o solo, tem ganhado cada vez mais espaço nas terras de cultivo e tem demonstrado ser bastante eficiente. Conheça o adubo Bokashi.

Manutenção e poda da orelha de elefante

Kalanchoe thyrsiflora não requer muitos cuidados de manutenção nem poda, o mais importante é ficar atento as folhas velhas e secas, as quais devem ser retiradas para manter a boa aparência da planta e também para evitar que algumas pragas se instaurem no vaso em busca de alimento. Além disso, é importante atentar-se com a umidade do solo, pois isso pode gerar fungos e outros problemas para ela.

Vasos para plantar orelha de elefante

Por ser uma planta que se propaga com facilidade o melhor é que seja plantada em vasos medianos ou em jardineiras, para ter espaço de proliferar muitas mudas e criar belas touceiras. Todavia, o essencial na hora de escolher o vaso é a sua capacidade de escoamento, nesse caso, os recipientes de plástico tendem a reter mais água por isso devem ser evitados.


Os vasos de barros são ótimos, pois eles chupam a água da terra e assim mantém o solo seco, os de fibra de coco também são excelentes alternativas, além de aumentar o escoamento da água ainda fornece nutriente e enriquece o substrato.

Pragas e doenças da orelha de elefante

Assim como as doenças, é comum que pragas apareçam nas plantas, algumas para se alimentar e outras para se proliferarem. Veja como combater as pragas mais comuns na Orelha-de-elefante e como cuidar das principais doenças que acometem a essa espécie:


  • Folhas queimadas: acontecem devido à exposição direta ao sol por longos períodos e com temperaturas elevadas. Procure levar sua planta para um local a meia-sombra para evitar que isso torne a acontecer.
  • Raiz e folhas podres: além do apodrecimento da raiz e das folhas, o excesso de água atrai fungos e parasitas que prejudicam a maioria das plantas, por isso deve-se evitar encharcar o solo durante a irrigação e no caso das suculentas é bom que passem por alguns dias com o substrato seco.
  • Caracóis e lesmas: embora outras pragas possam aparecer, esses são os mais comuns encontrados nessa herbácea. Para evitar que essas e outras pragas apareçam, você pode polvilhar canela em pó ou cinzas, de churrasqueira mesmo, sobre a planta e o solo, eles produzem um efeito parecido com o sal sobre as lemas, mas não oferecem problemas as plantas. 

Propagação da orelha de elefante

Propagar uma suculenta geralmente um processo fácil e simples, e com a Kalanchoe thyrsiflora não é diferente. Na natureza essa suculenta se prolifera por sementes, mas se fossemos adotar esse método precisará de alguns cuidados extras além de mais paciência para esperar os 4 anos que a espécie pode levar até chegar a fase de maturação.


Nesse caso, outros dois métodos acabam sendo mais interessantes, veja:


Divisão de Touceiras.


Esse método é o mais eficiente devido aos pequenos brotos que crescem naturalmente próximos à planta mãe e podem ser replantados após um corte simples em sua raiz:


  1. Consiste em dividir a raiz da planta, ou seja, separar o broto da matriz;
  2. posteriormente ambas são replantadas em solo previamente preparado;
  3. nos primeiros dias é necessário manter o solo úmido.


Estaca foliar.


Ainda que não seja o mais eficiente, devido a sua facilidade, essa é a maneira mais comum utilizada para propagar essa espécie:


  1. Retira-se uma das folhas mais próximas da base da planta;
  2. deixe-a no sol, em cima de um papel limpo, por 24h para cicatrizar onde foi cortada;
  3. realize o plantio, mantenha sua mudinha a meia-sombra e procure deixar o solo úmido até que comece a nascer as primeiras folhas;
  4. após isso o transplante pode ser feito e a mudinha levada ao sol.

Replantação da orelha de elefante

Assim como as demais plantas, o replantio da Orelha-de-elefante demanda de alguns cuidados, sendo os principais:


  1. Esterilize as ferramentas antes da poda, isso evita que bactérias e doenças sejam transmitidas;
  2. escolha o vaso ideal para sua planta, de modo que proporcione uma boa drenagem ao substrato assim como já foi dito durante o artigo e não use o pratinho;
  3. faça uma camada de drenagem no vaso, abaixo do substrato, com pedriscos ou brita;
  4. se o plantio for realizado no jardim ou canteiro, certifique-se de que à terra seja fofa e não acumule água;
  5. também é importante atentar-se ao clima para não haver muita exposição a temperaturas muito elevadas ou baixas;
  6. certifique-se de que tenha preparado o substrato adequado, bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.

Sobre a orelha de elefante

Suculenta orelha de elefante

Como você viu até aqui, cultivar a Planta-de-remo não é tão complicado e, para te inspirar ainda mais a ter um espécime desse na sua casa, nós trouxemos algumas dicas de como essa suculenta pode ser utilizada na decoração, além das características mais marcantes da espécie. Veja a seguir!

Características da orelha de elefante

A Orelha-de-elefante é uma espécie monocárpica, ou seja, ela floresce apenas uma vez, e após isso ela morre, mas não antes de deixar muitos brotos ao redor de onde foi cultivada. Ela chega a sua maturidade cerca de 4 anos após o plantio, mas pode florescer e morrer antes disso.


A principal característica dessa espécie é a sua folhagem que se distribui de forma circular ao entorno de seu pequeno caule formando uma roseta. Suas folhas são arredondadas, grandes, largas e carnudas, e suas cores, em degrade, podem variar conforme o clima da região em que é cultivada, entre tons de verde-clara, azulada e avermelhada.


Toda a planta, principalmente seu caule e seus brotos, são cobertos por uma pequena camada branca, fazendo parecer coberta de pó, mas o seu maior atrativo são as margens das folhas que adquire o vermelho mais intenso se cultivada a sol pleno.

Inflorescência da orelha de elefante

Sua inflorescência é panícula, com inúmeras ramificações florais, e se dá através de um ramo que chega a alcançar cerca de 1 metro de altura. Suas flores são pequenas e terminais, com inúmeras bem próximas umas às outras. São flores amarelas, vistosas e perfumadas que desabrocham principalmente durante o verão e podem perdurar pelo ano todo.

Paisagismo com a orelha de elefante

No paisagismo seu uso se dá principalmente no ornamento de jardins de pedras e os secos, como os Xeriscapes, um tipo de jardim projetado para regiões secas e de pouca chuva. Todavia, se você não tem um jardim, não se preocupe. Kalanchoe thyrsiflora harmoniza muito bem tanto com exteriores como interiores. Sua touceira é um charme na varanda da casa e sua folhagem atrativa é muito apreciada em composição com outras suculentas, cactos e flores.

A orelha de elefante é venenosa

Ainda que seja muito bonita e de fácil cultivo, a Orelha-de-elefante requer atenção especial, principalmente se for cultivada em um lugar que crianças e animais de estimação tenham acesso, o que não é recomendado. Boa parte do gênero Kalanchoe é de plantas venenosas e apresentam riscos sérios principalmente a esses pequeninos. A ingestão de alguma de suas partes pode ocasionar em:


  1. vômito;
  2. diarreia;
  3. ataxia;
  4. tremores;
  5. morte súbita.

Soluções para problemas da orelha de elefante

Suculenta orelha de elefante

Assim como já mencionamos durante o artigo, todas as plantas são suscetíveis as pragas e doenças, mas duas delas são ainda mais comuns e merecem ser tradas a parte. Confira a seguir como resolver o problema das folhas caídas e como se livrar das cochonilhas. 

Folhas caídas

Isso pode acontecer por diversas razões e nem sempre poderá ser clara a sua causa, a fim de evitar o problema das folhas caídas, você deve atentar principalmente aos seguintes aspectos:


  • Luminosidade: a má iluminação a deixa fraca e perde sua vitalidade, fazendo com que suas folhas caiam à medida que a planta vai morrendo. Procure conservá-la a sol pleno sempre que possível para evitar este mal.
  • Irrigação: irrigar demais ou menos também pode ser um dos motivos, por isso é importante regar esta herbácea adequadamente, assim como já foi falado anteriormente.
  • Nutrição: embora essa espécie não exija muito, a subnutrição também pode ser um dos motivos para a queda de suas folhas, desta forma, procure adubá-la ao menos a cada 3 meses.

Problemas com as cochonilhas

As cochonilhas são alguns dos problemas mais comuns em todas as espécies e alguns truques simples podem te ajudar a se livrar não apenas delas, mas de diversas outras pragas:


  • Borrife uma mistura de sabão de coco, diluído em água e óleo vegetal, aplique apenas um pouco sobre toda a planta;
  • Polvilhe um pouco de canela em pó sobre a planta e acrescente cinzas ao substrato para evitar que muitas pragas apareçam.

Aproveite as dicas e decore sua casa com a suculenta orelha de elefante!

Suculenta orelha de elefante

Assim como pôde ver, a Planta-de-remo é mais uma elegante suculenta para se cultivar, seja em casa, no Xeriscape ou no jardim de pedras. Sua alta resistência a seca possibilita que mesmo em locais de pouca chuva ela consiga se desenvolver e propagar. Mas não apenas por isso, sua variedade de cores é um belo atrativo que adorna muito bem os mais diversos ambientes externos e internos.


Agora que você já conhece os cuidados essenciais e viu as principais dicas de cultivo e decoração, aproveite e decore a sua casa com a elegante suculenta Orelha-de-elefante! 

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos