Árvore da felicidade fêmea: como cuidar, curiosidades e muito mais!

Árvore da felicidade fêmea: como cuidar, curiosidades e muito mais!

Pensando em cultivar uma Árvore da felicidade? Saiba neste artigo, os principais cuidados, suas características, superstições e muitas outras curiosidades.


Você já ouviu falar na Árvore da felicidade fêmea?

Árvore da felicidade fêmea cultivada em um vaso no jardim.

Como já falamos em outro artigo, existem vários tipos de árvores e certamente você conhece, ou pelo menos já ouviu falar, sobre a Árvore da felicidade. Essa planta repleta de superstições e crendices sobre harmonia, felicidade e até mesmo sorte, mas o que talvez você não saiba é que existe a Árvore-da-felicidade-fêmea e macho.

A Polyscias fruticosa é a Árvore-da-felicidade-fêmea, uma espécie anã, com caule semilenhoso, vistosa e muito usual no paisagismo e Feng Shui. Embora necessite de alguns cuidados específicos, a espécie é bem resistente e uma escolha frequente até mesmo na criação de bonsais.

Fique conosco até o final deste artigo e conheça as diferenças entre as espécies chamadas Árvore-da-felicidade, veja nossas dicas de decoração, diversas boas práticas para adotar durante o cultivo e muitas outras curiosidades. Confira!

Informações básicas da Árvore da felicidade fêmea

Folhagens da Árvore da felicidade fêmea vista de perto.

Nome CientíficoPolyscias fruticosa
Outros NomesÁrvore-da-felicidade, Árvore-da-felicidade-fêmea, Aralia e Ming aralia
OrigemPolinésia, Malásia e Índia
PorteAté 2,5 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera e verão, apenas em sua região de origem
ClimaTropical, subtropical e equatorial

Além de ser popularmente conhecida como Árvore-da-felicidade-fêmea, a Polyscias fruticosa também é conhecida como Ming aralia, ou apenas Aralia. Essa é uma espécie anã, cresce até 2,5 metros, ideal para quem buscar um espécime para cultivar em casa ou no escritório.

A Aralia é uma planta perene, originária da Polinésia, Malásia e Índia, países localizados na Oceania e Ásia. Nativas dos climas quentes e de solo úmido, são excelentes opções para se cultivar em solo tupiniquim, onde os climas tropical e subtropical predominam.

O grande atrativo dessa espécie se encontra em sua densa folhagem, formada de pequenas folhas cor verde-escuras e brilhantes, algumas ainda mais belas e raras podem ter suas margens brancas. São compridas, lanceoladas e levemente aromatizadas.

Curiosidades sobre Árvore da felicidade fêmea

Árvore da felicidade fêmea cultivada no vaso em um fundo branco.

A ampla biodiversidade presente na flora do nosso planeta nos permite encontrar espécies únicas, com características e utilidades que muitas vezes nos impressionam. Veja a seguir, as principais características e curiosidades sobre a Aralia!

Diferença entre Árvore da felicidade fêmea e macho

Para começarmos a falar sobre as curiosidades desse arbusto é importante esclarecermos que há duas espécies diferentes conhecidas como Árvores da felicidade e embora elas possam ser parecidas, da mesma família e mesmo denominadas como “macho” e “fêmea”, elas não precisam uma da outra para proliferarem.

  • Polyscias fruticosa (Árvore-da-felicidade-fêmea) — Essa é a espécie mais frágil, seu tronco é mais fino e delicado, podendo ser necessário o uso de bambu ou outro suporte para sustentá-la de pé. Suas folhas são pequenas e igualmente delicadas.
  • Polyscias guilfoylei (Árvore-da-felicidade-macho) — Por sua vez, ainda que também seja uma espécie delicada, a guilfoylei é mais robusta que a fruticosa. Seu tronco é mais espesso e resistente. E suas folhas são largas e robustas.

Dicas de paisagismo e Feng Shui

A Aralia é uma semi-herbácea muito procurada pelos paisagistas devido à sua delicadeza e densa folhagem ornamental. Alocada em um belo vaso de cerâmica ou de resina, ela comumente é usada decoração do jardim, varanda, quartos, sala e até mesmo em escritórios.

Por conta de sua beleza, delicadeza e superstições que a envolvem, essa é uma espécie muito presente no Feng Shui, prática chinesa que visa incorporar e dispor harmoniosamente elementos decorativos no ambiente, inclusive plantas e móveis, de modo que isso leve boas energias ao local.

Superstições sobre a Árvore da felicidade fêmea

Assim como essa própria arvoreta, os mitos e superstições que a acompanham tem origens asiáticas, de lendas que mencionam uma planta mágica que concede realizações e conquistas para aqueles que cruzam com ela.

Muitos afirmam que alcançar essa gratificação só é possível quando se recebe o cultivar como presente, simbolizando o desejo que a pessoa tem para com a outra. Ainda há aqueles que dizem que este efeito só pode ser alcançado se a Árvore-da-felicidade-fêmea e macho forem recebidas juntas como presente.

Significado da Árvore da felicidade fêmea

Ainda que para alcançar os efeitos mencionados anteriormente seja necessário cumprir algumas especificações, é certo que essa planta é conhecida por levar harmonia, união para o ambiente em que é cultivada, fazendo jus a sua alcunha, agregando felicidade aos lares e prosperidade nos escritórios.

Você pode ter um bonsai de Árvore da felicidade

Além de suas finalidades decorativas e aplicações no Feng Shui, a Aralia também é muito procurada por artistas de bonsai, o fácil controle do seu crescimento e as características minimalistas de uma espécie anã fazem desse cultivar ótimas alternativas a essa prática. Bonsai é uma arte de origem japonesa e consiste na miniaturização de árvores e replicar pequenos ambiente naturais.

Uso medicinal e suas propriedades

O uso da Polyscias fruticosa não se limita apenas a práticas artísticas ou decorativas. Em alguns locais suas folhas e raiz, são utilizados na produção de chás e tônicos com finalidade medicinal. Os benefícios apresentados na ingestão dessas bebidas são:

  • anti-inflamatório;
  • depurativo;
  • antibacteriano;
  • antimicótico;
  • diurético;
  • febrífuga;
  • anti-disentérica;
  • Analgésica.


Quem desfruta dessas poções apresenta melhoras em:


  • Dores reumáticas;
  • Intoxicação;
  • Infecções;
  • Micose;
  • Febre;
  • Disenteria;
  • Fraqueza em geral.

Como plantar a Árvore da felicidade fêmea

Ferramentas de jardinagem, flores amarelas e roxas sobre a madeira.

A Aralia é uma planta magnifica, com muitas utilidades decorativas, espirituais e medicinais. E agora que você já conheceu as qualidades desse arbusto, o ideal é que também aprenda qual o melhor cenário para o seu cultivo. Confira a seguir, as principais dicas e as necessidades para você plantar sua própria Árvore da felicidade.

Escolhendo o vaso ideal

A escolha do vaso é determinada basicamente pela finalidade do cultivo. Se você deseja ter seu espécime como um artifício decorativo o melhor é escolher vasos de cerâmica ou resina, mas se a sua intenção é apenas criar mudas para posteriormente replantá-la diretamente no jardim, opte por vasos de barro. O mais importante é que o vaso possua furos para o escoamento da água.

O tamanho do vaso é um ponto importante visto que seu cultivo pode ser em vasos pequenos e grandes, a variar conforme o porte desejado e conforme ela cresce, o ideal é que seja transplantada para recipientes que comportem seu tamanho.

Vasos pequenos são alguns dos fatores caraterísticos dos bonsais e essa espécie é comum nessa prática. Embora resulte em verdadeiras peças artísticas, naturais e lindas, a sua prática requer alguns cuidados específicos.

Iluminação ideal

Todo cultor deseja que sua plantinha cresce forte, saudável e linda. E escolher apenas o melhor vaso não será o suficiente para que sua Aralia fique maravilhosa e a luminosidade é um fator ainda mais importante do que o recipiente em que ela ficará.

De modo geral, a Árvore-da-felicidade pode ser cultivada a sol pleno, meia-sombra e até mesmo com luz difusa, mas deve-se atentar ao desenvolvimento de sua folhagem para saber o quão adaptada ela está aquele ambiente. O melhor mesmo é que seu cultivo seja realizado a sol pleno, porém, em locais muito quentes o ideal é cultivá-la a meia-sombra, como veremos mais adiante.

Irrigação e ventilação

A irrigação é mais um aspecto determinante para o desenvolvimento de uma planta e ao plantar a Polyscias fruticosa, deve-se considerar que essa semi-herbácea não é propensa ao solo encharcado ou seco por longos períodos. Desta forma, irrigue seu cultivar assim que o solo estiver quase seco, molhe suas folhas, galhos e principalmente o substrato.

Outro ponto que merece atenção é a ventilação que seu espécime recebe. Em ambientes abertos deve-se evitar, que ela fique exposta a muitos ventos e se o cultivo se dá no interior da sua residência é importante deixá-la em um local que receba boa ventilação, mas evitando locais com ar-condicionado ou áreas destinada aos fumantes.

Cuidados com as folhas

É comum que as folhas mais velhas caiam com o tempo e coloquem a mostra o seu tronco semilenhoso, rugoso e frágil, dando-lhe aparência mais velha do que é de fato. Todavia, ainda que isso aconteça naturalmente, é importante ater-se de que não seja devido a outra causa.

Se a queda da folhagem está acompanhada de folhas amareladas ou esbranquiçadas, é um forte sinal que o cultivar está recebendo pouca irrigação ou luminosidade. Avalie que a situação, se necessário reduza o intervalo entre as regas ou mova sua planta para um local mais iluminado.

Atenção: Essa espécie é sensível a mudanças bruscas na temperatura e iluminação, devido à isso é importante que as alterações relativas sejam conduzidas lentamente.

Substratos, adubos e cuidados com a terra

Ao realizar o plantio de qualquer planta o cultor busca criar o melhor ambiente ao seu cultivar, replicando o seu habitat natural, a iluminação, temperatura, umidade e o solo. O preparo do solo para a Árvore-da-felicidade é baseado em 4 fatores cruciais para seu efetivo crescimento:

  • Fertilidade: Escolha uma terra vegetal porosa para compor o substrato, geralmente possui cor bem escura. 
  • Drenagem: Acresceste casca de pinus, casca de arroz ou areia para aumentar o seu potencial de escoamento. 
  • Nutrição: A maneira mais comum para a nutrição do solo é através da matéria orgânica, húmus e adubo animal curtido, porém, outras maneiras podem ser adotadas para o seu enriquecimento, como a utilização de vermiculita. 
  • Umidade: A umidade do solo é essencial para que os nutrientes possam ser transportados até os galhos e folhas da sua planta, por isso é importante seguir as dicas apresentadas anteriormente em respeito a irrigação. 


Em relação à fertilização e adubação, essa espécie não requer tanta atenção. Procure adubá-la ao menos uma vez por ano, durante a primavera ou verão e escolha fertilizantes ou adubos equilibrados, como:

  • NPK 10-10-10: uma das alternativas mais populares, composta de diversos nutrientes de maneira equilibrada. Confira nosso artigo sobre os fertilizantes NPK para maiores detalhes. 
  • Compostagem: a compostagem pode ser feita a partir da reutilização dos insumos da sua própria residência. Veja este artigo onde ensinamos como fazer compostagem. 
  • Bokashi: é outro adubo orgânico que tem ganhado cada vez mais espaço nos jardins, hortas e corações dos cultores. Conheça este adubo e suas qualidades em nosso artigo completo sobre o Bokashi. 

Dicas de poda

Embora não haja muitas necessidades de manutenção, a Aralia pode necessitar de trocas de vasos frequentes para acompanhar seu crescimento. Além disso, ela também poderá necessitar de podas recorrentes, por isso listamos algumas dicas para você realizar a poda de seus galhos:

  • Sempre esterilize seus equipamentos de poda antes de realizar o corte, isso evita a propagação de bactérias e doenças;
  • Corte os galhos secos, doentes e contaminados para evitar que o contágio se espalhe por toda a planta e para que novos galhos saudáveis possam crescer;
  • Realizar podas de contenção nessa espécie também é algo bem comum, isso evita que seu acentuado crescimento tome muito espaço no ambiente e ajuda no adensamento de sua folhagem.

Temperatura ideal para sua Árvore da felicidade fêmea

Nativa de regiões tropicais e subtropicais, essa espécie tem preferência por climas quentes. Sendo assim, veja como realizar sua exposição e proteção conforme a temperatura local:

  • Abaixo de 10° C: Essa espécie dificilmente sobreviverá com temperaturas tão baixas, procure mantê-la abrigada e utilize aquecedores ou luzes próprias para manter sua planta devidamente aquecida.
  • Entre 10° e 18° C: Embora não seja o melhor cenário, a Polyscias fruticosa poderá se desenvolver com essas temperaturas, mas procure mantê-la abrigada de dos fortes ventos. Uma dica importante é aquecer levemente a água ao irrigá-la durante o inverno.
  • Entre 18° e 28° C: Esse é o melhor clima para que este tipo de cultivar se cresça adequadamente. Procure cultivá-lo a sol pleno e contemple toda a sua exuberância.
  • Acima de 28° C: Com essas temperaturas o ideal é que seu cultivo seja conduzido a meia-sombra, evitando que suas folhas queimem com o forte sol.

Criando mudas de Árvore da felicidade fêmea

A melhor estação para a criação de mudas é a primavera, mas isso pode ser feito em qualquer época do ano, inclusive utilizando dos galhos retirados durante as podas de contenção:

  1. Selecione um ramo que tenha pelo menos quatro folhas e retire-as;
  2. para que o enraizamento seja mais rápido, use enraizadores, veja em nosso outro artigo, especialmente dedicado ao assunto, como fazer os seus próprios enraizadores naturais para estaquia.
  3. Acomode os galhos em recipientes individuais previamente preparados, com vaso, camada de drenagem e substrato adequado, confira as melhores práticas de como preparar à terra para plantar em vasos.
  4. Certifique-se de acomodar a sua nova mudinha em um local com iluminação indireta, com temperaturas próximas aos 25° C, com umidade do ar próxima aos 75%, longe de correntes de ar, mas com boa ventilação e certifique-se de manter o solo sempre úmido até que as primeiras folhas surjam. 

Propagação da Árvore da felicidade fêmea

Visto que essa espécie raramente floresce no ocidente, a sua propagação ocorre principalmente através da estaquia, o método que consiste em replantar um ramo retirado de um espécime saudável e posteriormente replantado, assim como explicado anteriormente.

Problemas comuns e como lidar com eles

Se os cuidados apresentados durante o artigo forem devidamente seguidos, dificilmente sua Árvore-da-felicidade sofrerá com as pragas e doenças, mas esporadicamente isso poderá ocorrer e você deverá saber como lidar com os problemas mais comuns:

  • Cochonilhas, pulgões e ácaros-aranha: são pequenos insetos que surgem principalmente que a planta recebe pouca irrigação. Isole o espécime contaminado e borrife uma mistura de água, sabão de coco e óleo vegetal sobre toda a planta até que essas pragas sumam.
  • Nematoides: são geralmente confundidos com deficiência nutritiva e são muito difíceis de serem combatidos. O melhor é que espécies produtoras de nematicidas, como os tagetes, sejam cultivados em áreas contaminadas.
  • Raiz podre: uma das principais causas é o encharcamento do solo. Se notar que a raiz de sua Aralia esteja nessa condição, suspenda a rega, deixe que o solo seque por algum tempo e depois torne a irrigar com intervalos mais espaçados.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da árvore da felicidade fêmea

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da árvore da felicidade fêmea, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Árvore da felicidade fêmea: plante no seu jardim e deixe seu ambiente ainda mais bonito!

Pequena Árvore da felicidade fêmea no vaso e rodeada de pedras.

Como você pode ver, a Polyscias fruticosa é um espécime que requer certa dedicação, mas que não apresenta dificuldades em seu cultivo. Uma espécie repleta de significados místicos que prometem levar mais harmonia, felicidade e boas energias ao ambiente, além de muito bonita e versátil. Aproveite as dicas passadas durante o artigo e deixe o seu jardim, casa ou escritório ainda mais bonito e repleto de boas energias com a Árvore-da-felicidade!

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos