Rhipsalis baccifera: como cuidar, características, vaso e mais!

Rhipsalis baccifera: como cuidar, características, vaso e mais!

Conheça a Rhipsalis baccifera, um cacto diferente que você vai querer em sua casa, as características que a tornam tão especial e aprenda a cultivá-la.


Rhipsalis baccifera: cacto macarrão

Cacto-macarrão em foco

Os cactos são as famosas suculentas do deserto, conhecidas por suportarem longos períodos de seca e até mesmo por se desenvolverem melhor em ambientes como esse, muitas delas ainda possuem belos e exóticos espinhos que dão um charme extra a algumas espécies. Mas a Rhipsalis baccifera é bem diferente da maioria.


Por mais que pertença à família Cactaceae, a Ripsalis não é um cacto comum, e isso devido a diversos fatores, como por ela ser uma epífita, pois em seu habitat natural cresce agarrada em outras plantas, pedras e até mesmo a beira de cachoeiras. Diferente das suas “irmãs”, ela não é muito resistente aos climas quentes e ainda pode suportar temperaturas negativas.


Quer saber mais sobre esse inusitado cacto? Continue conosco, pois você conhecerá as principais características e curiosidades que tornam a espécie única, também trouxemos os principais cuidados que se deve ter ao cultivá-la e como realizar a sua propagação. Confira tudo isso e muito mais a seguir!

Conheça a Rhipsalis baccifera

Rhipsalis baccifera em vaso branco

Nome Científico

Rhipsalis baccifera
Outros NomesMistletoe-cactus, Ripsalis, Cacto-macarrão, Cacto-espaguete.
OrigemAmérica do Sul, América Central, América do Norte, África, Ásia e Oceania.
PorteAté 4 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoFinal do inverno, primavera e verão.
ClimaTropical, subtropical, equatorial e mediterrâneo.

Ripsalis e Cacto-espaguete são alguns dos nomes populares atribuídos a Rhipsalis baccifera, uma espécie de suculenta com diversas subespécies. Sua origem se dá principalmente no território americano, desde a Argentina até a Florida, porém algumas subespécies também são nativas da África, Oceania e Ásia.


Ela é uma herbácea perene que pode crescer até 4 metros, embora a maioria atinja cerca de 2 metros apenas. Seu crescimento é vigoroso e vistoso, com flores delicadas e pequenas que podem desabrochar desde o final do inverno até o final do verão.


Diferente da maioria dos cactos, a Ripsalia não é uma planta desértica, pelo contrário, ela prefere solo úmido e o cultivo sem muita exposição ao sol quente. São nativas dos climas tropical, subtropical, equatorial e mediterrâneo, crescendo geralmente agarradas em grandes rochedos ou árvores nas florestas.

Como cuidar da Rhipsalis baccifera

Vários vasos com Rhipsalis baccifera

A maioria dos cactos possui grande resistência, de períodos de seca, e até mesmo necessitam deles. Todavia, você verá que os cuidados referentes a essa espécie são mais parecidos com os de outras epífitas, como a bromélia ou as orquídeas. Veja a seguir como cuidar da Rhipsalis baccifera.

Vasos para Rhipsalis baccifera

Assim como a maioria das plantas, ao escolher o vaso para o Cacto-macarrão, o principal cuidado que você deve ter é na eficiência de sua drenagem. Considere os seguintes aspectos:


  • Escolhas vasos com furos em baixo; 
  • Vasos de plástico prejudicam a drenagem, pois retém mais umidade no solo; 
  • Os vasos de barro chupam a água do solo e auxiliam na sua drenagem; 
  • Xaxim são proibidos por lei, porém existem recipientes feitos com diversas fibras, o mais popular é o de fibra de coco, além de ajudar na drenagem eles também contribuem para a nutrição do substrato; 
  • Kokedama é uma ótima alternativa para o cultivo de plantas pendentes, confira como você pode fazer o seu próprio kokedama;
  • Você pode optar por outros diversos tipos de recipientes, mas lembre-se de quanto mais drenável, melhor.

Substratos e adubo para Rhipsalis baccifera

Ao escolher o adubo ou fertilizante, opte por fertilizantes específicos para suculentas ou cactos, como o Bokashi, um excelente adubo orgânico que tem ganhado cada vez mais popularidade. Porém, você também pode fertilizar o substrato acrescentando húmus ou esterco animal curtido.

Luz para Rhipsalis baccifera

Ainda que a Ripsalis seja uma Cactaceae, ela não deve ser plantada em sol pleno, pois essa exposição poderá prejudicar o seu desenvolvimento e causar danos aos seus delicados ramos. A melhor forma de cultivar essa planta é a meia-sombra ou com iluminação indireta, contudo, é importante que o local receba bastante luminosidade.

Solo da Rhipsalis baccifera

Agora quando pensamos no solo ideal para o cultivo do Cacto-espaguete, as melhores opções são os substratos para epífitas, como o substrato para orquídeas da Forth. Mas se você prefere colocar a mão na terra e preparar você mesmo, um bom solo deve ter parâmetros similares a esse:


  • Drenável — acrescente 2 medidas de areia grossa, casca de pinus ou ambas misturadas. 
  • Fértil — Certifique-se de incluir 1 medida de terra vegetal, de boa qualidade, geralmente são pretas e porosas. 
  • Rico em nutrientes — O ideal é ½ medida de matéria orgânica, húmus ou esterco animal curtido. Confira nosso artigo para aprender como preparar o solo humoso. 

Rega da Rhipsalis baccifera

É comum que muitas espécies sejam prejudicadas pela irrigação indevida, ora pela falta de rega e outras vezes pelo excesso. Ao regar sua Rhipsalis, não pense que ela é um cacto ou suculenta, pense nela mais como planta pendente, como as samambaias, e procure manter o solo devidamente úmido:


  • Irrigue o substrato assim que o solo secar, essa espécie possui certa resistência a breves períodos de seca, mas isso deve ser evitado;
  • Durante o inverno é importante diminuir a frequência das irrigações; 
  • Outra dica para o inverno é aquecer levemente a água ao regar suas plantas.

Temperatura para Rhipsalis baccifera

Uma das principais particularidades desse cacto é a sua baixa tolerância ao clima seco e as altas temperaturas. Enquanto a maior parte dessa família se desenvolve bem mesmo com os termômetros acima dos 30° C, a Rhipsalis baccifera cresce melhor na temperatura máxima de 24°, além disso, ela pode ser cultivada mesmo quando está negativa, entorno de até -5° C, contanto que a umidade do ar esteja superior a 50%.

Poda da Rhipsalis baccifera

Um dos grandes atrativos dessa herbácea são as suas incontáveis ramificações que praticamente não exigem poda, necessária apenas em casos específicos em que ela possa ter sido contaminada por alguma bactéria ou doença. Todavia, algumas pessoas podem recorrer a esta técnica a fim de controlar o seu acentuado crescimento.


Importante! Antes de realizar qualquer serviço de poda é recomendado a esterilização das ferramentas. Isso ajuda a prevenir que bactérias, fungos, doenças e outros agentes contagiosos possam se espalhar para outras plantas, solo e até mesmo na criação de mudas.
 

Propagação da Rhipsalis baccifera

Não são todas as espécies que possuem um método de propagação tão fácil quanto as suculentas, porém, ainda que o Cacto-macarrão seja membro desse grupo, e a sua propagação possa ser feita de 3 formas diferentes, algumas técnicas são mais fáceis e indicadas do que outras:


  • Divisão de touceiras — Esse é um dos métodos mais eficientes de propagar a maioria das suculentas e, ainda que não seja tão comum, a Ripsalia também pode ser propagada dessa forma.
  • Estacas — Criar estacas é o método mais popular de propagação das suculentas e cactos, consiste em replantar um ramo ou folha retirado da planta. Sua popularidade se dá a praticidade e eficiência dessa técnica que veremos mais adiante.
  • Semente — Esse tipo de propagação acontece naturalmente, com o vento ou as aves, após se alimentarem de seus frutos, espalhando-as pelo solo. Embora não seja tão eficiente como outras técnicas, o cultor também pode realizar o cultivo a partir de sementes, confira nosso artigo onde ensinamos como germinas sementes.

Doenças e pragas da Rhipsalis baccifera

Uma qualidade muito apreciada, principalmente pelos cultores iniciantes, é a baixa incidência de pragas e doenças no Cacto-espaguete e, ainda que haja problemas, eles são raros. Veja como cuidar dos principais que possam surgir:


  • Lesmas e caracóis — Essas são as principais pragas que podem aparecer nessa herbácea. É comum polvilhar sal para eliminar as lesmas, mas isso deve ser evitado, pois contamina o substrato e pode prejudicar suas plantas. Troque o sal pela canela em pó, ela não prejudica suas plantas e tem efeito similar ao do sal.
  • Caule avermelhado e enrugado — Esse problema é resultado da alta exposição direta ao sol, principalmente nos períodos mais quentes, entre as 10h e 16h, com temperaturas superiores aos 24° C. O ideal é que seu cultivo seja conduzido a meia-sombra ou com luz solar indireta, evitando tanto a penumbra quanto o sol pleno. 
  • Cochonilhas, pulgões e ácaros-aranhas — Embora não sejam tão habituais a este cacto, essas pragas são as mais comuns nos jardins. Um método que tem se mostrado eficiente para cuidar desses pequenos invasores, é borrifar uma mistura de sabão de coco, água e óleo vegetal na planta. 

Confira nosso artigo completo onde ensinamos como preparar os seus próprios inseticidas naturais.

Como fazer a Rhipsalis baccifera florir

Ainda que você procure cultivá-la o melhor possível, ainda pode acontecer do seu espécime não florir, mas calma, existem duas razões comuns para isso acontecer:


  • Baixa luminosidade — É comum que alguns cultores menos experientes confundam o cultivo a meia-sombra com a sombra, plantando seus cultivares locais pouco iluminados os quais muitas vezes deixam de florir. Se este for o caso, procure movê-la a um local mais iluminado, se necessário utilize luzes artificiais para auxiliar nesse processo. 
  • Baixa nutrição — Outra possível causa para sua Rhipsalis não florir é a falta de nutrientes no solo. Uma boa prática que contribui para a sua floração e todo o desenvolvimento dela é realizar a sua adubação a cada 3 meses.

Como fazer muda da Rhipsalis baccifera

Assim como já foi dito anteriormente, criar estacas é o método mais popular e simples para propagar as suculentas. Embora essa técnica se aplique a essa espécie também, alguns cuidados são necessários para aumentar a sua eficiência. Veja como criar as mudas da Ripsalia por meio da estaquia:


  1. Primeiro devemos lembrar que as ferramentas de poda e jardinagem devem ser esterilizadas para só então iniciar o processo;
  2. Corte um dos ramos do caule, o mais próximo possível de sua articulação;
  3. Deixe o ramo secar por cerca de 24h na sombra para que o corte cicatrize;
  4. Plante a parte cortada em areia úmida até que crie raiz;
  5. Após isso sua muda estará apta ao replantio em um substrato adequado.

Sobre a Rhipsalis baccifera

Rhipsalis baccifera com frutos

É verdade que a Rhipsalis baccifera é um cacto diferente da maioria, e isso vai além do seu cultivo. Confira a seguir as características que tornam a exuberância dessa suculenta única.

Características da Rhipsalis baccifera

As inúmeras ramificações de suas hastes é a característica mais marcante dessa espécie. Com caules cilíndricos, delicados e articulados, de modo a criar um emaranhado ramificado. Elas são epífitas e, na natureza, são encontradas geralmente agarradas em árvores, nas fendas de grandes pedras e até mesmo a beira de cachoeiras.

Frutos e flores da Rhipsalis baccifera

Sua floração tem origem no final do inverno e pode perdurar até o final do verão, com flores pequenas e delicadas, de cor branca ou levemente esverdeada. Logo após a floração é natural que venha o seu período de frutificação.

As frutas são pequenas e arredondadas, parecidas com bagas, podem ser brancas ou rosadas e surgem de janeiro a março. Elas são como um banquete para diversas espécies de pássaros que agregam ainda mais vida e charme aos jardins e outros lugares em que seja cultivada.

A Rhipsalis baccifera é uma suculenta ornamental

Não é difícil encontrar ao menos algumas suculentas nas casas e jardins, afinal, elas são conhecidas pelo seu fácil cultivo e por possuírem aparências distintas. Mas não seria exagero dizer que a Rhipsalis baccifera recebe destaque nas decorações.


Sua exuberância é mais apreciada quando cultivada como planta pendente, com a ampla densidade de seus galhos espalhando-se sobre e vaso e caindo com um belo emaranhado repleto de pequenas flores ou frutas. Todavia, você não precisa se limitar a este tipo de cultivo, coloque-a ao lado de uma árvore e aprecie o belo crescimento natural dessa epífita.

Quando plantar a Rhipsalis baccifera

A maioria das suculentas podem ser plantadas em qualquer época do ano, mas se você quiser aumentar as chances do seu cultivar se desenvolver adequadamente, é importante saber a melhor época para realizar o seu plantio.

Geralmente, as espécies se desenvolvem melhor quando são plantadas no seu período defloração, o mesmo vale para a Rhipsalis. Procure plantar, replantar, transplantar e criar suas mudas durante a primavera ou o verão, assim a possibilidade de sucesso será maior.

Diferença da Rhipsalis baccifera das outras cactáceas

Quem a vê pela primeira vez dificilmente imagina que essa planta é um cacto, isso se dá principalmente pela sua aparência incomum, repleta de ramos delicados que precisam de apoio para ficarem eretas ou então serão pendentes. Algumas pessoas podem até mesmo apontar a falta dos famosos espinhos, mas saiba que eles não são uma característica essencial para essa família.

Além da aparência, ela se distingue na maneira como se desenvolve, crescendo agarrada em outras plantas ou objetos para assim poder captar mais luminosidade. Ela também não é tolerante as altas temperaturas e ainda pode suportar climas frios, próximos aos -5° C, que outras cactaceaes dificilmente suportariam.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da Rhipsalis baccifera

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da Rhipsalis baccifera, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

A Rhipsalis baccifera é uma ótima planta pendente ornamental!

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da Rhipsalis baccifera, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

Rhipsalis baccifera brotando em árvore

Quer inovar em sua coleção de suculentas ou na decoração da sua casa? Aposte no Cacto-macarrão. Uma espécie única e distinta dos demais cactos. Crescendo pendentemente, repleta de flores e pequenas frutas que atraem pássaros, aumentando o seu encanto.

Embora o seu cultivo se difere das demais suculentas, será relativamente fácil cultivar essa planta, devendo atentar-se principalmente a umidade do substrato e a luminosidade exposta.

Agora que você conhece essa maravilhosa suculenta ornamental e os principais cuidados necessários para o seu cultivo, aproveite para decorar a sua casa com a Rhipsalis baccifera! Compartilhe este artigo para que mais pessoas conheçam esse cacto diferenciado e saibam que nem todos possuem espinhos e são de clima desértico.

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto