Planta Syngonium podophyllum: cuidados, decoração, vaso e mais!

Planta Syngonium podophyllum: cuidados, decoração, vaso e mais!

Conheça aqui a Syngonium podophyllum, curiosidades sobre ela e saiba quais os cuidados para cultivá-la em sua casa!


Existem muitos locais para plantar Syngonium podophyllum

Planta singônio

Nos vasos e jardineiras, rasteiras ou até mesmo pendentes, não importa como, é fato que a Syngonium podophyllum é uma das plantas mais comuns nos lares, jardins e em muitos cantos onde nem mesmo é cultivada. Afinal, o seu acentuado crescimento e a facilidade de proliferação permitem que esta espécie cresça similar as ervas daninhas.

A Singônio, como se tornou popularmente conhecida, é de cultivo simples e com poucas exigências, embora para florescer ela precise de atenção. Porém, suas flores são de beleza ornamental secundária e sua exuberância está mesmo na folhagem, com folhas que mudam de cor conforme a sua maturação e proporcionam belezas variadas com o passar do tempo.

Curiosa para conhecer mais sobre a Singônio? Fique conosco até o final do artigo e veja as suas características, curiosidades e entenda porquê o seu cultivo é tão fácil. Agora separe o seu vaso e mão na terra!

Informações básicas da Syngonium podophyllum

Planta singônio

Nome Científico

Syngonium podophyllum

Outros NomesSingônio, Planta-seta, Videira-seta.
Origem

América Central

Porte

Até 40 centímetros como forração.

Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera e verão
ClimaTropical, subtropical, equatorial e mediterrâneo

Singônio, Planta-seta e Videira-seta são alguns nomes mais populares dados a esse grupo que ao todo possui 34 espécies “irmãs”, como você pode constatar na lista divulgada pela World Flora Online, muitas as quais são nomeadas da mesma forma.


A Syngonium podophyllum schott é uma herbácea nativa da América Central, região onde os climas tropical e subtropical são predominantes. Ela é uma planta perene e cresce cerca 40 centímetros quando utilizada como forração ou em vasos, mas que pode ficar muito maior se cultivada ao lado de árvores maiores, embora não pareça ela é uma epífita.


Suas flores são espádices, muito bonitas, mas possuem valor ornamental secundário. Essa floração surge durante a primavera e o verão, e muitos cultores consideram difícil fazer com que seus brotos desabrochem, ainda que a planta possa ser cultivada em quase qualquer lugar facilmente.


Confira nosso outro artigo e conheça outras espécies do gênero Syngonium. 

Cuidados com a planta Syngonium podophyllum

Pessoa segurando folha de singônio

A grande preocupação quando escolhemos uma planta para cultivar é justamente a dificuldade e necessidades intrínsecas a cada espécie, mas esse não é um problema para quem resolveu ter uma Planta-seta em casa, mesmo para quem não tem muitas habilidades em jardinagem. Veja a seguir os cuidados que você deve ter ao cultivar a Syngonium podophyllum.

Iluminação ideal para Syngonium podophyllum

Não é difícil encontrar um espécime desse em jardins, calçadas e até mesmo terrenos, sob incidência de luz solar direta na maior parte do dia, afinal, a Singônio é nativa de regiões tropicais e bem adaptada aos diversos cenários que assim se apresentam.

Todavia, a sua preferência é pelo cultivo a meia-sombra, onde possam receber bastante luminosidade sem ter suas folhas agredidas pelos raios solares. Em seu habitat natural, nas florestas tropicais e subtropicais, ela cresce agarrada em árvores muito maiores, escondida às suas sombras.

Lugares da casa para deixar a Syngonium podophyllum

Plantas de meia-sombra são ótimas para cultivar em casa, mas precisam de um espaço próximo a janelas e portas, onde tenha uma boa circulação de ar. A Singônio é uma espécie que se desenvolve muito bem nos mais diversos ambientes da casa e acrescenta muito charme.


Mas sua beleza será mais proveitosa se optar por cuidar dela em um jardim vertical, onde seus ramos poderão crescer agarrados a outras espécies ou suportes, criando lindos visuais com sua folhagem. Você também pode optar por cultivá-la em sua varanda, onde há mais potencial para florescer. Ainda que para muitos possa ser difícil florescer, basta seguir as recomendações dadas até o final do artigo.

Temperatura ideal para Syngonium podophyllum

Algo que deve ficar claro é que a Syngonium detesta o frio e dificilmente se desenvolverá com temperaturas inferiores a 10° C, por isso é uma boa opção mantê-la dentro de sua casa, principalmente durante o inverno.

A temperatura ideal para o seu cultivo gira em torno dos 25° C, mas ela se adapta muito bem aos climas mais quentes, contanto que o solo esteja bem úmido e preferivelmente estando a meia-sombra.

Rega da Syngonium podophyllum

Singônio prefere solos úmidos, não encharcados, e por conta disso é importante que se tenha uma boa frequência com a rega, evitando deixar que o solo fique seco por muito tempo. Verifique a umidade afundando a ponta do seu dedo no solo e se ele voltar seco é sinal que ele precisa ser irrigado.


Atenção! Lembramos que não se deve encharcar o solo onde suas plantas são cultivadas, seja em jardins, canteiros, vasos ou jardineiras. Isso atrai fungos, bactérias e pode adoecer severamente a maioria das espécies. Todavia, algumas de suas herbáceas, como a própria Planta-seta, podem preferir solo mais úmido do que outras.


Durante o inverno ou em qualquer outra época que esteja fazendo muito frio em sua região, você também pode optar por aquecer um pouco a água para regar sua plantinha. 

Solo ideal para Syngonium podophyllum

Em relação ao solo, não há muito o que se preocupar, embora possa ser acrescido nutrientes ao substrato de sua planta, necessariamente ela precisará apenas que o solo seja:


  • Fértil: terra vegetal, também conhecida como terra orgânica, geralmente de cor preta, macia e porosa.
  • Drenado: Acrescente casca de arroz ou de pinus, ou até mesmo areia para aumentar a eficiência do escoamento.
  • Matéria orgânica: húmus e esterco animal curtido são os mais comuns e os melhores para esta finalidade. Confira o artigo onde damos maiores detalhes sobre como preparar o solo humoso.

Adubos e substratos para Syngonium podophyllum

A adubação do solo é outro fator que não impacta tanto no desenvolvimento da sua planta, mas se você quiser proporcionar o melhor ambiente possível para ela crescer, opte por adubos ou fertilizantes com nutrientes equilibrados e em pouca dosagem:


  • Adubos naturais: são alternativas muito eficientes e facilmente encontrados em todas as casas, cascas de ovos ou de legumes são alguns exemplos. Confira nosso artigo com mais detalhes sobre os adubos naturais.
  • Compostagem: a compostagem é feita a partir de adubos naturais, porém, com uma variedade maior de resíduos orgânicos de modo a suprir todas as necessidades de nutrientes das plantas. Veja nosso artigo onde ensinamos como fazer compostagem.
  • Bokashi: essa é uma alternativa que tem ganhado cada vez mais espaço, ele é feito a partir da fermentação de matéria orgânica animal e vegetal. Saiba mais no artigo que falamos exclusivamente sobre o Bokashi.
  • NPK: é o tipo de adubação mais comum, que visa atender as 3 principais necessidades das plantas, nitrogênio, fósforo e potássio. Conduzimos um artigo completo onde explicamos com maiores detalhes o que é e qual a importância do NPK.

Manutenção e poda da Syngonium podophyllum

Syngonium podophyllum é uma espécie que não requer trocas frequentes de vasos ou muitas podas. Esporadicamente será necessário cortar alguns ramos doentes e folhas velhas ou mortas, mas essa não é uma prática recorrente.


Importante! Lembre-se de esterilizar suas ferramentas de poda, isso previne que doenças e bactérias se espalhem pela planta.


Todavia, a depender de onde e como esteja sendo cultivada você poderá preferir cortar alguns galhos para ter mais controle do seu crescimento. Esse tipo de manutenção acontecerá principalmente se está herbácea estiver sendo cultivada em jardins verticais ou ao lado de árvores maiores, onde ela pode crescer similar as trepadeiras e tomar bastante espaço.

Vasos para plantar Syngonium podophyllum

A escolha do vaso, embora possa influenciar no crescimento de uma planta, é algo mais relativo ao gosto de cada cultor e o tempo dedicado a cuidar de cada uma de suas espécies.


  • Vasos de plástico: se optar por esse tipo de vaso é importante que, devido a sua retenção de água, a irrigação seja menos frequente e precisará atentar-se para não encharcar o solo.
  • Vasos de barro: são ótimas alternativas que contribuem com a drenagem da água e nesse caso as regas costumam ser mais frequentes.
  • Vasos esmaltados: indispensáveis quando se pensa em decorar ambientes internos ou mesmo externos.
  • Vaso de concreto: se você é do tipo que gosta de botar a mão na massa, pode ainda criar o seu próprio vaso. Basicamente requer cimento e um molde.
  • Kokedama: essa é uma técnica que substitui o vaso por uma amarração personalizada e cheia de estilo. Veja nosso artigo que explicamos o que é e como montar seu kokedama.
  • Terrário: ideal para quem deseja personalizar um ambiente dando destaque a planta e ao seu envasamento. Confira este artigo para conhecer melhor os terrários.

Pragas e doenças da Syngonium podophyllum

Ainda que não seja comum, naturalmente as pragas e doenças aparecerão em suas plantas. As mais comuns são:


  • Cochonilhas, pulgões e ácaros-aranha: são os mais encontrados nas plantas e, embora sejam bichinhos realmente chatos, é fácil lidar com eles. Confira nosso artigo completo sobre os inseticidas naturais e veja como acabar com essas pragas. 
  • Fungos: solo encharcado é a principal causa para o surgimento dos fungos. 
  • Raiz e folhas podres: além dos fungos, deixar o substrato encharcado pode ocasionar no apodrecimento da raiz da planta, murchando suas folhas e ramos.
  • Folhas queimadas: aparecem ao ter muita exposição direta ao sol, por isso o melhor é que o cultivo seja realizado a meia-sombra. 
  • Folhas esbranquiçadas: ao contrário das folhas queimadas, essas surgem quando há pouca luminosidade.

Propagação e mudas da Syngonium podophyllum

A propagação da Syngonium pode ser feita em qualquer época do ano, mas na primavera as chances dessa espécie se desenvolver é maior. O método mais comum e eficaz é por meio da estaquia, veja como é fácil:


  1. Primeiro, lembre-se de esterilizar suas ferramentas de podas;
  2. Corte um ramo com cerca de 10 centímetros;
  3. Replante-o no vaso já preparado;
  4. Regue bem e pronto.

Replantando a Syngonium podophyllum

O replante da Planta-seta pode ser feito de diversas formas. No jardim ou canteiro é importante que a terra seja bem drenada. Em vasos e jardineiras o ideal é que seja feita uma camada de drenagem abaixo do substrato, com pedriscos ou brita. Você ainda pode optar por cultivá-la em um recipiente apenas com água, mas lembre-se de trocar a água ao menos uma vez por semana.


Confira nosso artigo com maiores detalhes de como preparar a terra para plantar em vasos.

Sobre a Syngonium podophyllum

Como você viu, a Syngonium podophyllum não necessita de tanta atenção para se desenvolver e mesmo para florir. Todavia, se você ainda esta em dúvida se deve ou não ter um espécime desse em sua casa. A seguir, conheça suas principais características, curiosidades e como usá-lo na decoração. Confira!

Como usar a Syngonium podophyllum na decoração

Nem sempre é fácil escolher um cantinho para acomodar suas plantas, algumas ficam melhores pendentes enquanto outras são mais apreciadas nos arranjos em casa, ainda tem aquelas que se encaixam perfeitamente na forração do jardim. Veja algumas dicas de como você pode usar a Singônio na sua decoração:


  • Forração: ideal para quem deseja dar novos ares ao paisagismo com uma forração que replica as folhagens das florestas tropicais. Conheça também outros tipos de forração. 
  • Trepadeira: em jardins verticais ou a beira das grandes árvores, a Syngonium pode crescer apoiada em outras espécies e instalações e agregar ainda mais charme ao local. 
  • Planta pendente: os ramos compridos e a bela folhagem desta herbácea permitem que ela seja uma ótima opção para se cultivar de maneira aérea. 
  • Vasos e jardineiras: devido à fácil locomoção, são ideais para quem mora em regiões mais frias. Além disso, assim é possível alterar a decoração de um ambiente sem precisar realizar grandes mudanças.

A Syngonium podophyllum e sua folhagem

As folhas da Syngonium podophyllum são muito lindas e exuberantes e que mudam de acordo com sua maturação. Quando jovens, as folhas possuem a forma de uma seta, com cor verde clara e cheia de nervuras esbranquiçadas. Conforme ela envelhece, sua folhagem pode assumir até 3 subdivisões, o verde ganha tons mais escuros e perdem-se as marcações brancas das nervuras.

É venenosa para animais e crianças

Se até aqui você tem apreciado conhecer as características e a simplicidade da Planta-seta, saiba que ela possui ao menos um defeito. Sua seiva é leitosa e tóxica, porém apenas se ingerida, então evite deixá-la ao alcance dos seus animais de estimação e de crianças pequenas.

A Syngonium podophyllum também pode ser pendente

Substitua as pequenas e delicadas folhas das samambaias pela grandiosa folhagem da Singônio. Cultive-a em vasos ou kokedamas suspensos, são excelentes opções que agregam personalidade e exuberância ao ambiente, suas folhas grandes e cheias de nervuras são grandes atrativas no paisagismo.


Conheça outras plantas pendentes de sombras.

Característica da flor da Syngonium podophyllum

Devido à beleza exótica de suas folhas e a dificuldade que muitos encontraram ao tentar florescer está espécie, a beleza de suas flores possui teor ornamental secundário, mas elas são muito lindas e vistosas. A inflorescência é do tipo espádice, com brácteas grades de cor creme ou esbranquiçada, e no meio uma espiga comprida repleta de minúsculas flores.

A Syngonium podophyllum é decorativa e fácil de cuidar!

Planta singônio

Como você pôde ver durante o artigo, a Singônio é uma espécie de fácil cultivo e necessita pouca de atenção, principalmente em relação a umidade do solo e o clima onde for cultivado. Cresce facilmente e pode até surgir sem nem mesmo ter sido cultivada.


É uma espécie excelente para decorar os mais diversos ambientes, seja como forração no jardim, na varanda ou interior como planta pendente ou no vaso, até mesmo como trepadeira no jardim vertical ou a beira de outra espécie maior.


Agora que já vimos as principais características e cuidados necessários decore a sua casa também com a Syngonium podophyllum schott e compartilhe este artigo com suas amigas para que elas também possam ver suas plantas florescerem!

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas