Planta Periquito: conheça as de cores roxa e vermelha e muito mais!

Planta Periquito: conheça as de cores roxa e vermelha e muito mais!

Conheça a planta Periquito, suas propriedades medicinais, seu uso na decoração, os cuidados essenciais e muitas outras curiosidades. Venha conferir!


Periquito planta: conheça a beleza magnífica dela!

Várias folhas da planta periquito de tom rosa e verde

Certamente você conhece os periquitos, são pássaros bonitos e muito populares em todo o país, e a planta, conhece? Periquito é um dos nomes mais populares dado às herbáceas do gênero Alternanthera, que se caracterizam por sua densa folhagem multicolorida. Segundo o Worl Flora Online, esse grupo é composto por mais de 130 espécies, sem contar as subespécies e híbridas.


Elas são plantas rústicas e robustas, de clima quente, mas que apreciam o solo úmido. Destacam-se como plantas de forração, nos jardins, canteiros e calçadas, com o belo contraste que suas folhas coloridas formam com as outras espécies. Elas também podem possuir pequenos frutos que se escondem em meio as folhas, além de delicadas flores brancas felpudas como pompons.


Continue conosco, para conhecer a Periquito-roxo e o vermelho, suas principais características, as propriedades medicinais, como usá-las na decoração da sua casa, dicas de cultivo e muito mais. Agora, separe um espaço no seu jardim e mãos na terra!

Conheça a planta periquito!

Planta periquito com folhas verdes com rosas

Nome CientíficoAlternanthera ficoidea
Outros NomesPeriquito, Apaga-fogo, Periquito-ameno, Periquito-vermelho, Periquito-roxo, Anador, Aspirina, Penicilina, Perpétua e Sempre-viva.
OrigemAmérica do Sul e América Central.
Porte

Entre 5 centímetros e 1,2 metros.

Ciclo de VidaAnuais ou perenes
FloraçãoInverno, primavera e verão.
ClimaTropical, subtropical e equatorial.

Embora pertençam ao gênero Alternanthera, essas herbáceas são mais conhecidas como Periquito, Perpétua e Sempre-viva. Mas elas também possuem outros nomes que especificam a sua espécie, como Periquito-vermelho, Periquito-roxo e Periquito-ameno, e ainda podem ser chamadas por outros nomes, como Anador, Aspirina e Penicilina, alusão às propriedades medicinais encontradas em algumas espécies.


Devido à ampla variedade de espécies e subespécies, elas podem ter tamanhos muito variáveis. Os cultivares anãs possuem cerca de 6 centímetros enquanto outros podem chegar a mais de 1 metro, como a Alternanthera Brasiliana, ainda assim, todas são plantas de sol pleno, dos climas tropical, subtropical e equatorial.


Elas se dividem entre anuais e perenes, que podem durar anos, mas vão perdendo a exuberante coloração e o charme com o passar do tempo. Embora sejam tropicais, algumas espécies florescem durante o inverno, porém o mais comum é que as flores se desabrochem durante a primavera e o verão.

Como cuidar da planta periquito

Plantas e ferramentas de jardinagem em fundo cinza

Todas as plantas necessitam de atenção em seu cultivo, algumas mais e outras menos. A Alternanthera tem um cultivo relativamente simples, mas ainda assim alguns cuidados serão necessários se você quiser uma planta saudável e vigorosa que dure por um longo tempo. Veja a seguir como cuidar da Periquito!

Qual é o melhor lugar para plantar?

Nativa das florestas tropicais, a Perpétua cresce sobre o solo e ganha terreno conforme se desenvolve. O melhor lugar para plantar uma espécie como essa é em um ambiente que replicam o seu habitat natural, ou seja, onde tenham bastante exposição ao sol e o substrato constantemente úmido.


Jardins, canteiros e até mesmo as calçadas são as melhores alternativas para quem deseja cultivar essa planta. Ela também é comumente utilizada na forração de pomares, dificultando o surgimento de ervas daninhas e outras pragas, de modo que forma uma proteção para as frutíferas.


Todavia, elas costumam crescer demasiadamente rápidas e podem invadir outros terrenos mesmo que não tenham sido implantadas propositalmente, sendo assim, além dos cuidados essenciais, é importante ater-se às dicas de manutenção que apresentaremos durante o artigo.

Iluminação ideal para periquito

A iluminação é um fator muito importante para essas herbáceas, sendo que o ideal é plantá-las a sol pleno, onde terão o melhor desenvolvimento e as cores serão mais vibrantes. Também é possível cultivá-las a meia-sombra, contanto que recebam bastante luminosidade indireta, mas elas perdem a intensidade das cores que caracterizam o gênero.


Atenção! A Alternanthera pode ser cultivada em um vaso ou jardineira, porém, ela não é uma planta ornamental para interiores. Cultivá-la assim reduzirá a incidência de luz solar direta e a ventilação, prejudicando e, até mesmo, impossibilitando o seu desenvolvimento. Esse tipo de cultivo só é recomendado em regiões muito frias, mas não reduz a baixa eficiência do crescimento da planta.

Temperatura ideal

Apaga-fogo é outro nome comum a essa herbácea, isso se dá a sua resistência e preferência aos climas quentes. A temperatura ideal para o seu cultivo está entre 23° e 27° C. Ela ainda pode crescer normalmente com os termômetros mais elevados, embora possam apresentar alguns problemas que abordaremos mais adiante neste mesmo artigo.


Abaixo dos 23° C ela apresenta perda na coloração, seu crescimento é tardio e menos volumoso. Em regiões com geadas, frio intenso ou de muitos ventos elas não se desenvolveram e cultivá-las dentro no interior de sua residência pode ser uma alternativa para ter um espécime desse. Confira nosso artigo onde damos dicas para montar o jardim de inverno.

Rega para periquito

Para proporcionar um terreno mais próximo ao seu habitat, procure manter o solo sempre úmido, obviamente sem encharcá-lo. A depender da forma que sua planta é cultivada será necessário um intervalo maior ou menor entre as regas, mas lembre-se sempre de checar a umidade do solo primeiro:


  • Forração — O adensamento das suas ramificações e de sua folhagem contribuem para manter o solo úmido por mais tempo. 
  • Jardim vertical — Devido ao maior escoamento e baixa retenção da umidade a irrigação deverá ser realizada com maior frequência.

Solo ideal para periquito

Preparar um bom substrato para a Periquito não tem segredo algum. O importante é seguir alguns parâmetros básicos de maneira que o solo seja:


  • Fértil — A terra fértil é essencial para o desenvolvimento de quaisquer espécies, geralmente ela é porosa de cor preta ou bem escura. 
  • Drenável — Para aumentar a eficiência de escoamento do solo é comum a utilização de areia grossa, casca de pinus ou casca de arroz. 
  • Nutrido — A nutrição do substrato se dá principalmente com o acréscimo de matéria orgânica ao solo, como húmus e esterco animal curtido. 

Confira o artigo completo sobre como preparar o solo humoso. 

Adubos e substratos

Forth Jardim é uma das principais fabricantes de fertilizantes e muitos outros produtos para jardins e hortas, mas se você mesmo gosta de preparar o adubo de suas plantinhas, confira algumas dicas para você adubar a Perpétua.


  • Procure fertilizar o solo a cada 3 meses pelo menos. 
  • Se plantada como forração, a adubação deve ser feita anualmente, pois as folhas mortas que caem contribuem para a nutrição do solo. 
  • Os melhores adubos para essa planta são os equilibrados, como NPK 10-10-10 e o Bokashi. 

Manutenção para periquito

Dependendo de como você plantou a sua Alternanthera, e para qual objetivo, essa poderá ser uma etapa mais trabalhosa, pois a sua manutenção pode envolver o replantio anual para algumas espécies e podas para as mais diversas finalidades como veremos a seguir.

Poda da periquito

Algo importante ao podar qualquer espécie é a esterilização das ferramentas de poda, isso dificulta que doenças, bactérias e fungos se espalhem para o solo e outras plantas. Essa técnica pode envolver o corte de ramos, folhas ou até mesmo raízes, e como você viu anteriormente, ela tem finalidades diferentes e não são apenas para a manutenção:


  • Poda dos ramos para propagação da espécie; 
  • Poda para topiaria, uma técnica artística que visa dar formas específicas a uma planta; 
  • Poda de contenção dos ramos e folhas para impedir que invadam outras áreas; 
  • Poda de raízes que já tenham invadido outras áreas ou que tenham crescido demasiadamente do substrato; 
  • Poda para adensamento da ramificação e de suas folhas; 
  • Poda para limpeza e renovação foliar.

Pragas e doenças comuns da planta Periquito

Todas as plantas estão sujeitas as diversas pragas e doenças, incluindo infestações, e para cuidar bem da sua Alternanthera será preciso conhecer e tratar os problemas mais comuns ao gênero:


  • Pulgões, ácaros-aranha e cochonilhas: são os invasores mais comuns a todo cultivar, cuidar deles pode ser trabalhoso, as cochonilhas, por exemplo, possuem um tipo de casco protetor que diminui a eficácia dos inseticidas. Mas não se preocupe, borrifar sabão diluído em água e óleo vegetal tem se mostrado muito eficiente no combate a essas pragas.
  • Formigas: geralmente aparecem como grandes infestações e pode ser desagradável ter que lidar com elas. Para evitar o surgimento de formigas no jardim, é comum que muitas pessoas usem borra de café para prevenir, outra opção é polvilhar canela em pó sobre a planta e o solo. Confira nosso artigo onde ensinamos como você pode preparar outros inseticidas caseiros.
  • Raiz podre e fungos: isso acontece principalmente pelo solo encharcado e é uma das principais causas de morte das plantas. Ao notar qualquer um desses problemas, deve-se isolar a planta, retirar os ramos e raízes podres ou contaminados, suspender a irrigação até ter eliminado o problema e posteriormente regá-la com menos frequência.
  • Perda de coloração: isso ocorre quando a planta Periquito recebe pouca luminosidade. Lembre-se que é melhor cultivá-la a pleno sol sempre que possível. 

Propagação da planta periquito

A planta Periquito se propaga naturalmente, inclusive evasivamente, através das sementes dos seus frutos, mas germinar sementes é mais trabalhoso e requer tempo, o método mais comum e viável é com a criação de estacas a partir de seus ramos.


A melhor época para realizar a sua proliferação é na primavera o seu enraizamento pode ser conduzido tanto em substrato preparado quanto em um recipiente com água. Veja a seguir como você pode criar mudas através de estacas.

Como fazer mudas da planta periquito

Como falamos anteriormente, criar estacas a partir de seus ramos é o método mais eficiente e rápido para propagar a Perpétua, para criar suas mudinhas através dessa técnica siga os seguintes passos:


  1. Lembre-se de esterilizar suas ferramentas de poda e jardinagem antes de mexer com suas plantas;
  2. corte um ramo saudável, o mais próximo de sua base, mas não danifique a sua gema axilar;
  3. retire as folhas que estejam mais próximas à base cortada;
  4. realize o plantio em substrato preparado e o mantenha úmido, ou faça-o diretamente na água, até que crie suas primeiras raízes;
  5. após isso realize o replantio onde realmente deseja cultivar sua plantinha.
  6. Você também pode aplicar enraizador para aumentar a eficiência do processo, veja nosso artigo sobre enraizadores naturais para estaquia.

Os melhores locais da casa para cultivar a periquito

Cultivar essa planta em casa pode ser bem trabalhoso, isso porque o seu desenvolvimento é muito dependente da exposição solar, mas se você mora em uma região fria, talvez essa seja a única maneira de ter um espécime desse.


Procure deixá-la próxima à janela, onde receba bastante luz e se possível, dedique uma área bem iluminada para construção de um jardim vertical e crie um ambiente propício para o cultivo de muitas espécies. Se possível utilize vaporizadores para aquecer o local, mas nunca use aquecedores ou ar-condicionado, seja para aquecer ou resfriar o ambiente em que as plantas estejam.

Saiba mais sobre a planta periquito

Além das cores marcantes do gênero, as Alternantheras ainda possuem outros aspectos que as caracterizam, como suas propriedades medicinais e sua utilização no feng shui. Confira essas e outras curiosidades sobre essa planta incrível!

Periquito roxo

Periquito-roxo é o nome mais popular designado a Alternanthera dentata, uma das subespécies variantes da Alternanthera brasiliana, mas ela também é conhecida como Pequeno-rubi. Ela cresce cerca de 70 centímetros de altura, suas folhas são pontiagudas e sua cor é vermelho-amarronzada, mais intensa e escura, mas as costas de suas folhas são marcadas pelo característico vermelho-rubi.

Periquito vermelho

Já a Alternanthera ficoidea, tornou-se popularmente conhecida como Periquito-vermelho. Elas crescem entre 20 e 30 centímetros apenas, a face superior de suas folhas possuem coloração verde-avermelhada, mas na face inferior o vermelho se torna predominante sobressaindo-se ao verde-escuro de sua folhagem.

Usos da planta periquito

A planta periquito e outras espécies no jardim

O mais comum é encontrar essas plantas na forração de jardins, em canteiros dedicados ou calçadas, de modo que, além de acrescentarem contrate com sua volumosa folhagem ornamental, também contribuem para a preservação do solo, dificultando o surgimento de ervas-daninhas.

Além disso, Alternanthera é uma escolha comum dos artistas de topiaria, autores de letreiros e figuras diversas que ganham destaque, com a sua bela folhagem, sobre os gramados verdejantes. Mas engana-se quem pensa que seu uso é apenas ornamental, elas também muito populares devido a suas propriedades medicinais, como veremos adiante.

Uso medicinal da planta periquito

Pílulas medicinais e um estetoscópio

Muitas espécies do gênero são famosas por suas propriedades medicinais, registros de Amanda Dias de Araújo Uchôa, a Alternanthera brasiliana é uma das espécies frequentemente utilizada no tratamento de diversas patologias, inclusive tendo eficácia comprovada pelas suas ações:


  • Anti-inflamatória; 
  • analgésica; 
  • antimicrobiana; 
  • anti proliferativa de linfócitos; 
  • inibidora do vírus do herpes.

A relação entre o feng shui e a planta periquito

Moedas chinesas de Feng Shui numa superfície de madeira.

Conforme as práticas do feng shui, não têm plantas boas ou más, mas existem espécies adequadas para cada cômodo e ambiente. O ideal é que plantas pendentes não sejam cultivadas no interior da casa para não atrair sentimentos negativos, assim como não se deve manter os cultivares secos e mortos dentro de um ambiente.


Como vimos durante o artigo, a Perpétua dificilmente se desenvolve nos interiores o que já é reprovado por essa técnica chinesa, outro fator é que plantas maiores proporcionam mais eficiência na distribuição de energia no ambiente, e o jardim é onde essa planta poderá crescer mais.

Dicas de paisagismo

Na decoração, o mais comum é que essas herbáceas sejam utilizadas na forração de jardins, onde elas podem crescer acentuadamente e ter o máximo de sua beleza exposta, até mesmo sendo utilizadas para criar desenhos pelos topiaristas.

Caso você não tenha um jardim, elas também formam lindos contrastes com outras espécies nos canteiros e são muito atrativas nas calçadas. Cultivá-las no jardim vertical é mais uma alternativa para dar um charme diferente e exótico à sua coleção.

Conheça o ciclo de vida

Algumas espécies são anuais, sendo assim, elas precisarão de replantio, isto é, criar mudas e replantá-las, ao menos uma vez por ano para que não se perca o cultivar. Esse processo deve ser conduzido após o período de floração, que para a maioria ocorre na primavera e no verão.

Os cultivares perenes, embora possam viver longos anos, com o tempo perdem a sua charmosa coloração, desta forma, para manter a sua folhagem vibrante e atrativa elas também precisarão de replantio para a troca e fertilização do substrato, a cada 2 anos ou mais.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da planta periquito

Neste artigo apresentamos informações gerais sobre os diversos tipos de planta piriquito, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Decore sua casa com a planta periquito!

Folhas de Alternanthera ficoidea rosas e verdes

Como você viu durante o artigo, Alternanthera é um gênero formado por inúmeras espécies nativas do continente americano, plantas tropicais e de cultivo relativamente simples, devendo-se atentar principalmente à umidade do solo e exposição ao sol. Sua beleza exótica é o principal atrativo delas, sua folhagem ganha os olhares com coloração vinho, laranja, esverdeada e principalmente avermelhada.

Ainda que não sejam tão atrativas quanto suas folhas, elas possuem pequenas e delicadas flores e frutas. Agora que você já conhece as principais características e os cuidados essenciais para o seu cultivo, aproveite as dicas passadas durante o artigo e decore a sua casa com a planta Periquito!

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Pensando em adquirir um forno para pizza? Confira no artigo a seguir seus tipos, preços, funções extras, onde comprar e como limpá-los.


Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Quem não ama ter a casa sempre perfumada? Veja neste artigo as melhores opções de aromatizadores de ambiente disponíveis no mercado, seus preços e onde comprar!


As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

Quer comprar uma arara de roupas? Confira neste artigo uma lista com as 10 melhores de 2024, além de dicas para escolher o modelo ideal para você!


As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

Pensando em comprar uma pipoqueira elétrica? Confira neste artigo os melhores modelos de pipoqueiras de 2024 e veja como escolher qual combina mais com você!


Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Está em busca de um excelente licor? Confira a lista com os 10 melhores licores do mundo que separamos para você e como escolher o licor ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Treinos